A aposta na formação | Relvado

A aposta na formação

 

lup51 diz: "Em Portugal, todos os defesos somos bombardeados por declarações de dirigentes de todas as "cores" que falam da continuada aposta na formação. Mesmo na segunda liga e segunda B.
Olhemos a "super"liga:
Em cerca de 480 jogadores que constituem os plantéis seniores, menos de 80 passaram por que fosse dos escalões de formação do clube que representam (pouco mais de 15 por cento). E já agora, apenas cerca de 280 são portugueses (menos de 60 por cento).
Honra seja feita ao boavista que conta com 8 jogadores da formação contra 2 do leiria(em 26...). O Benfica 4 em 23, porto e sporting 6 em 26.
Quanto a portugueses, nº1 é o alverca com 21 em 27 e o último o nacional com 11 em 27.
Tudo isto dá que pensar sobretudo tendo em conta a capacidade que vem sendo demonstrada em gerar craques em Portugal. Os clubes da preferem contratar um desconhecido da 4ª divisão brasileira a observar e contratar portugueses de escalões secundários (vejam-se césar peixoto e zémanel que jogavam no taipas na 3ª... costinha no nacional na 2ª B... pauleta no estoril na 2ª B.
Penso que é um tema com muito para discutir. Será que quando os centros de formação dos grandes somarem alguns anis de funcionamento a lógica será alterada?
Último pensamento: Atletico Bilbau, 24 jogadores, todos espanhóis (bascos) e 17 da formação. actual 5º classificado da liga. Nantes - 2 vezes campeão francês nos últimos 5 anos - 6º este ano - 23 jogadores, 19 da formação. É preciso acreditar!
Até o Barcelona (11 em 25) e o real madrid (12 em 22) têm mais gente da cantera que os grandes portugueses... e são dos maiores clubes do mundo num campeonato que importa algumas das maiores vedetas do mundo.
O que pensam os relvas?"

diversos:

Comentários