2011: As modalidades em síntese | Relvado

2011: As modalidades em síntese

O Relvado preparou para si um resumo do que aconteceu de mais relevante ao longo do ano, nas princip
 
Modalidades (2011)

Numa altura de balanços do ano, o Relvado preparou para si um resumo do que aconteceu de mais relevante nas principais modalidades.

Em 2011, Portugal viu um piloto luso sagrar-se campeão mundial de todo-o-terreno, um atleta e um judoca serem campeões europeus e conseguiu dois títulos europeus no hóquei em patins. Nas modalidades coletivas, destaque para o FC Porto, que foi campeão nacional em três delas.

Lá por fora, Vettel, Djokovic e Bolt foram destaques, por motivos distintos, num ano marcado por contas confusas na altura de entregar o título mundial de surf.

Vamos percorrer as diversas modalidades, por ordem alfabética.

Andebol

O FC Porto sagrou-se campeão nacional pelo segundo ano consecutivo, à frente de um surpreendente Madeira SAD, que terminou no segundo lugar. O Benfica conquistou a Taça de Portugal e foi longe nas competições europeias, perdendo apenas na final da Taça Challenge.

A nível internacional, o destaque foi novamente gaulês. A França revalidou o título de campeã mundial, juntando o troféu aos títulos europeu e olímpico.

ObikweluAtletismo

Francis Obikwelu causou surpresa ao tornar-se campeão europeu em pista coberta, na especialidade de 60 metros livres. Naide Gomes ficou com a medalha de prata no salto em comprimento.

No ponto alto do ano, os Mundiais em Daegu, Portugal saiu sem medalhas da Coreia do Sul. O super-favorito Usain Bolt foi desqualificado por falsa partida nos 100m e protagonizou o choque da competição.

Automobilismo

Nas quatro rodas, Ricardo Moura foi campeão nacional de ralis, enquanto Armindo Araújo terminou no 23.º lugar no Mundial. Sebastian Loeb foi o melhor no WRC pelo oitavo ano consecutivo.

Sebastian Vettel é agora o bi-campeão mais jovem na história da Fórmula 1, depois de um “passeio” do piloto alemão e da sua equipa, a Red Bull, no campeonato deste ano.

Basquetebol

O FC Porto levou a melhor sobre o Benfica numa final muito disputada e conseguiu o título nacional. A Taça de Portugal viajou para a Madeira, já que foi conquistada pelo CAB.

Sem surpresas, a Espanha foi campeã europeia, num torneio em que Portugal perdeu todos os jogos realizados. Na NBA os Dallas Mavericks conquistaram o primeiro título na história, meses antes de uma greve famosa e prolongada, que só terminou no dia de Natal.

Volta a Portugal: LusaCiclismo

A 73.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, com um pelotão desfalcado, teve novamente um vencedor português, oito anos depois. Foi Ricardo Mestre, da Tavira-Prio.

O “rei dos sprints” Mark Cavendish é o novo campeão mundial de estrada, mas em França foi Cadel Evans o nome em destaque, ao conquistar o ‘Tour’ pela primeira vez.

Futsal

O Sporting foi a equipa em destaque: campeão nacional numa final “curta” contra o Benfica, vencedor da Taça de Portugal, também frente ao vizinho da Luz, e vice-campeão europeu, sendo derrotado na final pelos italianos do Montesilvano.

Golf

Ricardo Santos ficou no quarto lugar do Challenge Tour e subiu assim ao European Tour, o principal circuito europeu. Filipe Lima ficou fora dos vinte primeiros.

Num ano em que no geral a Europa levou a melhor sobre os EUA, Charl Schwartzel, Rory McIlroy, Darren Clarke e Keegan Bradley conquistaram cada um dos Majors.

Hóquei em patins

Décimo título nacional consecutivo para o FC Porto, desta vez garantido só na última jornada. O Benfica conquistou dois troféus europeus: a Taça CERS e a Supertaça Europeia (por falta de comparência do campeão europeu Liceo da Corunha).

Para não variar, a Espanha foi campeã mundial, num torneio em que Portugal ficou com a medalha de bronze.

Hóquei no gelo

No hóquei mais gelado, as principais notícias surgiram fora dos pavilhões. Os Boston Bruins foram campeões da NHL, numa final que venceram contra os Canucks, resultado que deixou a cidade de Vancouver no meio de destruição, incêndios e violência nas ruas.

A maior tragédia nos últimos anos na modalidade aconteceu no momento da queda do avião que transportava a equipa russa do Lokomotiv Yaroslavl. Todos os jogadores morreram.

Judo

João Pina foi campeão europeu na categoria de -73kg, Joana Ramos e Telma Monteiro conseguiram a prata. Nos Mundiais a participação lusa foi discreta; Joana Ramos foi a melhor, com um quinto lugar.

Hélder Rodrigues no Dakar: LusaMotociclismo

Hélder Rodrigues foi o piloto português em destaque no último ano: campeão mundial de todo-o-terreno e terceiro classificado no Dakar. Rui Gonçalves ficou num honroso sexto lugar no mundial MX1 de motocrosse.

Casey Stoner foi o campeão em Moto GP, num campeonato marcado pela morte de Marco Simoncelli. Miguel Oliveira, nos 125cc, foi o primeiro piloto luso a participar no mundial a tempo inteiro, mas não terminou a temporada.

Natação

Diogo Carvalho foi quarto classificado nos Europeus de piscina curta. Ian Thorpe regressou às piscinas de uma forma discreta, num ano marcado pelo domínio de Ryan Lochte, que conseguiu levar a melhor até sobre Michael Phelps.

Râguebi

O Direito foi de novo campeão nacional, derrotando na final o Belenenses. Portugal teve uma participação irregular no Torneio Europeu das Nações.

A Nova Zelândia foi campeã mundial em casa, 24 anos depois. A Inglaterra conquistou o Torneio das Seis Nações, no hemisfério norte, enquanto no hemisfério sul a Austrália foi a dominadora, ao conquistar o Torneio das Três Nações.

Surf

Numa temporada irregular de Tiago Pires, Kelly Slater foi campeão mundial pela 11.ª vez seguida, num final de época marcado por confusão nas contas por parte da organização. Primeiro Slater já era campeão, depois não era, depois era preciso esperar… mas o título foi confirmado.

Ténis

Ano muito positivo para Rui Machado: superou Frederico Gil como o melhor tenista luso e foi o jogador com mais títulos no circuito Challenger.

Novak Djokovic  é o novo “rei” do circuito ATP, tendo conquistado os torneios na Austrália, Wimbledon e EUA. Roger Federer terminou bem, com a vitória nas finais ATP, enquanto Rafael Nadal conduziu a Espanha a nova vitória na Taça Davis.

Ténis mesa

Tiago Apolónia, João Monteiro e Marcos Freitas fizeram história, ao conquistarem a medalha de bronze no Campeonato Europeu por equipas, o melhor resultado de sempre de Portugal na modalidade.

Voleibol

O Fonte Bastardo conquistou um título inédito. Pela primeira vez uma equipa açoriana ficou com o troféu, levando a melhor na final sobre o Benfica, que havia sido o melhor conjunto na fase regular.

Ano preenchido para a seleção nacional: voltou a estar num Europeu, mas saiu do torneio só com derrotas; regressou também à Liga Mundial, mas ficou no último lugar do grupo, além de ter falhado o apuramento para os próximos Jogos Olímpicos. A Sérvia foi campeã europeia, mas foi a Rússia a seleção em destaque, graças às conquistas na Liga Mundial e na Taça do Mundo.

Comentários