UEFA já equaciona substituição de clubes portugueses | Relvado

UEFA já equaciona substituição de clubes portugueses

 


UEFA já equaciona substituição de clubes portugueses
O "Caso Mateus" continua a dar que falar e enquanto se aguarda a posição do secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, sobre o processo surge à baila a tese de que a UEFA está já preparada para substituir as equipas portuguesas nas competições europeias, caso o Gil Vicente persista no recurso aos tribunais civis. O jornal A Bola anuncia que Chievo, Osasuna e Ajax poderão vir a assumir os lugares de Porto, Benfica e Sporting na Liga Milionária.

Gilistas com a corda na garganta

Laurentino Dias está neste momento reunido com Gilberto Madaíl e com Valentim Loureiro, presidentes respectivamente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP). Aguarda-se o desfecho do encontro para saber se as duas estruturas que gerem o futebol português alcançam algum consenso no modo como lidar com o caso.
A hipótese de suspensão dos clubes portugueses das competições europeias vai entretanto pairando no ar, podendo FIFA e UEFA aproveitar o caso português para agir exemplarmente. Neste sentido A Bola fala do afastamento das equipas lusas das provas europeias se porventura até Outubro o Gil Vicente não desistir dos tribunais comuns.
E o clube de Barcelos está cada vez mais com "a corda na garganta", podendo vir a ser punido com mais do que a mera descida de divisão. É muito provável que os "galos" venham a declarar nas próximas horas a desistência da justiça ordinária, até dadas as notícias que vêm de Itália. A poderosa Juventus cedeu às pressões da FIFA e da Federação Italiana e desistiu da acção que tinha apresentado no Tribunal Administrativo de Lázio onde pedia a anulação da decisão de despromoção à Série B no âmbito do Calciopoli.
Por cá o Conselho de Justiça da FPF vai nesta sexta-feira analisar o recurso do Leixões que alega o direito de assumir o lugar do Gil Vicente na primeira Liga, caso a decisão de despromover o clube de Barcelos prossiga. Para os gilistas a teimosia dos seus dirigentes poderá contudo vir a ser muito mais penosa do que a mera descida à Liga de Honra, não sendo de descartar a hipótese de ser decretada, até por imposição da FIFA, a suspensão do clube de todos os campeonatos de futebol.

Primeira Página:

Comentários [69]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Caso Mateus ao minuto!

Sija hoje minuto a minuto aqui: http://leixoessc.com

Vejam

http://terceiroanel.weblog.com.pt/arquivo/2004/05/24/mais_uma_novela

E tu, viste?

Se viste, leste: "Ricardo Rocha foi mal inscrito, perante o regulamento da Liga de Clubes no seu artigo 32º, o jogador só poderia assinar o contrato com o Benfica a partir de 1 de Abril" Mais abaixo: "...depois de explicar que o ex-jogador do Sporting de Braga assumiu compromisso com o Benfica em 14 de Janeiro de 2002, mas que o contrato só deu entrada na Liga em 8 de Maio do mesmo ano..." Nem preciso de ir buscar qualquer tipo de informação-extra para dar a resposta. De qualquer maneira obrigado por relembrares esse grande momento, o qual assisti em directo e que, passado o espanto, passei a admirar o LFV pela frontalidade com que aborda as questões. Ali, preto no branco. Cumps.

Não tem nada a ver !! e vós a darem-lhe

incrivel

esta historia toda. se o gil vicente nao desistir da queixa,o que o seu presidente ja disse nao o faz,o futebol portugues corre o risco de ficar parado uma epoca na uefa.e isso traz prejuizo elevados,nao só financeiros como no coeficiente de clubes. isto tudo porque um clube nao aceita o facto de ter jogado com um jogador mal inscrito na liga. gil na liga de honra já

Re: incrivel

exatamente! O Gil Vicente concordou com os regulamentos impostos (assim como todos os outros clubes) e agora que não os seguiram levam os assuntos para tribunais! Vergonha...

Re: incrivel

http://ablasfemia.blogspot.com/2006/08/caso-mateus-e-questo-constitucional.html Há coisas mais importantes do que ter clubes nos campeonatos europeus.

Cantar de galo

É o que anda a fazer o Gil Vicente. E nós a ver.. Deixem-se de birrinhas Norte & Sul ou compadrios institucionais, esta história já foi longe demais. Se começarem as pressões na FIFA dos bichos-papões para que seja posta ordem aqui na República d(os)as Bananas aí sim, quero ver até que ponto chega a teimosia de um homem em não querer assumir os seus erros.. Havia de ser bonito, recurso atrás de recurso, a última instância numa situação destas era o quê? Escrever uma carta ao Papa apelando absolvição por uma ignorância abençoada dos regulamentos?

O GIl não é a Juventus...

E tem muito menos a perder e mais a ganhar do que a Juve. Penso que não irá ceder com facilidade (a não ser que tenha muito boas contrapartidas), e na minha opinião fazem bem.

Re: O GIl não é a Juventus...

fazem bem? passar por cima de tudo e de todos? eles erraram e serão punidos por esse facto... agora estar a dizer que este ou aquele fizeram o mesmo e não foram punidos, é ridiculo! Lá por isto ter acontecido: http://terceiroanel.weblog.com.pt/arquivo/2004/05/24/mais_uma_novela e não se ter passado nada... já se sabe que o benfica passa sempre impune!

Re: Re: O GIl não é a Juventus...

Fazem bem em procurar defender os seus direitos. Se têm razão ou não, os tribunais hão-de decidir.

Re: Re: Re: O GIl não é a Juventus...

e entretanto lixam os outros... aliás lixam o país. 'A minha termina onde começa a liberdade dos outros.'

gralha

'A minha liberdade termina onde começa a liberdade dos outros.'

Re: gralha

Diz-me só uma coisa. Se tu achas que tens razão, não te vais defender? Se lutas por um direito teu, isso é crime?

Re: Re: gralha

Talvez ele não tenha percebido que isto mexe até com os direitos dele. Se uma instituição (ou pessoa) não se pode defender nos tribunais, para que serve a justiça?

Re: Re: Re: gralha

Vale a pena ler isto: http://ablasfemia.blogspot.com/2006/08/caso-mateus-e-questo-constitucional.html O futebol não é a coisa mais importante do mundo.

Agir e rápido...

A situação do "Caso Mateus", como seria de esperar, poderá levar uma crise enorme ao futebol português. Agora não há muito por onde escolher... O Gil Vicente terá de retirar o recurso aos tribunais civis (tal como fez a Juveentus...) Se tal não acontecer, a liga (como já fez a federação) terá de suspender o Gil Vicente de todas as actividades desportivas... Apela-se ao bom senso da direcção do Gil Vicente e do seu Presidente (o que parece dificil...) em todo este caso que já prejudicou e muito o futebol em Portugal e poderá ainda mais afectá-lo. Agir e rápido... à ultima da hora (pois todos nós sabemos que isto já devia estar tratado e há muito)

Penso que...

Se realmente os clubes portugueses presentes nas competições europeias (Benfica, Porto, Sporting, Braga, Vitória e Nacional) forem subsituidos das provas da UEFA, estes terão todo o direito a pedir uma indemnização compensatória nos valores que perderem pelo afastamento das competições à FPF e à Liga de Clubes. Para além do mais o Gil Vicente deve ser fortemente punido!

Re: Penso que...

concordo plenamente o problema é onde a fpf e a liga vão arranjar mais de 3 milhões de contos para idemenizar os 3 grandes.

Re: Re: Penso que...

mete mais nisso !! até porque caso os clubes não possam jogar , ninguém saberia que encaxe financeiro poderiam fazer , ninguém garante até onde os clubes poderiam chegar , e quanto mais longe, mais guito !!

Re: Re: Penso que...

E já agora junta também mais 1 milhão de contos a dividir pelos outros três.

Re: Re: Re: Penso que...

Não sei... tendo em conta que a UEFA até pode dar prejuízo...

Re: Re: Re: Re: Penso que...

A entrada na fase de grupos rende 300 mil contos a cada clube...

Re: Re: Penso que...

espero que isso não seja possível... o gil vicente deveria retirar a queixa.. era o mais honesto a fazer. mas já se está a ver o que vai acontecer, belenenses e gil permanecem na liga... e o gil retira a queixa. infelizmente em portugal é assim... ninguém sabe cumprir. O gil só sabe dizer que aconteceu o mesmo ao sporting e tal... e não desceu... não tem argumentos concretos... mentalidades mesquinhas e infantis!

ja viram os meus videos sobre corrupçao na fifa?

http://www.youtube.com/profile_videos?user=frommars88

Adorava ver um jogo Juventos-Gil!

Acho que a FIFA faz muito bem

Em substituir as equipas Portuguesas, porque se em muitos meses de tempo a liga e a FPF nao tiveram o condao de resolver um problema facil de resolver, entao so faz sentido a FIFA ter de aplicar as suas sancoes. Depois as equipas Portuguesas prejudicadas desportivamente e economicamente com esta decisao vao pedir contas a quem nao teve os tomates de tomar decisoes imediatas. Vao ver como as comadres vao falar e sacudir agua do capote como de costume. Este eh infelismente o estado do futebol Portugues e aqui saliento as duas unicas pessoas neste pais que tentaram abrir os olhos aos Portugueses da podirdao em que este sector se encontra. Dias da Cunha Luis F. Vieira Digam o que diseram destes dois homens, tiveram a coragem de chamar os bois pelos nomes. Mas afinal como Portugal eh uma Republica das Bananas tudo eh possivel. Cumps

oUÇAM O QUE OS JURISTAS DIZEM..E TDS AFIRMAM O MM

Também o constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia, ouvido pelo DN, questiona os regulamentos desportivos que proibem o recurso para os tribunais comuns. "Se, porventura, um clube for, eventualmente, mal julgado na esfera desportiva, tem legitimidade para interpor recurso para os tribunais comuns", diz, concordando que o Gil Vicente pode recorrer "até ao Tribunal Constitucional". Assim, em última instância, caso o processo chegue ao TC e este considere inconstitucional a proibição de recurso aos tribunais comuns, é a legislação desportiva que está em xeque, desde os regulamentos de Liga e FPF à própria Lei de Bases Desportiva. Se o Gil Vicente expandir as acções para o Tribunal Europeu, hipótese que Cruz Vilaça não excluiu ao DN, será então a própria FIFA que estará em causa, transformando este num caso de consequências próximas do caso Bosman - assim seja dada razão ao Gil Vicente, obviamente. "As regras da FIFA vêm de um período em que o futebol era uma actividade muito diferente do que é hoje. É dificilmente compreensível que clubes altamente profissionalizados abram mão da possibilidade de usar os meios judiciais ao seu alcance para defender os seus direitos", diz o advogado. Note-se que a opinião do constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia implica que a penalização do recurso aos tribunais comuns é sempre inscontitucional mesmo que se prove com o recurso que a questão é desportiva. Isto porque a questão de se saber se uma questão é desportiva pode ser mal julgada pelo tribunal desportivo, e não se tratando de uma questão desportiva tem que haver direito a recurso para um tribunal comum superior aos desportivos. Só se os tribunais comuns rejeitarem julgar caso por o considerarem desportivo é que então sim o caso poderá ser tido como desportivo para efeitos de penalização. Só os actos cometidos após o estabelecimento definitvo da natureza desportiva do caso é que poderão ser penalizados pela justiça desportiva. Mas a partir daí a penalização já não interessará para nada.

Tudo treta.

Tudo vai ficar resolvido até 2ª feira. Essas equações da FIFA, Têm de ser feitas mas é evidente que tudo vai dar em...nada.

Nada melhor que Portugal para se dar o exemplo!

Alguém acredita que se a Juventus não desistisse, a FIFA e a UEFA iam suspender a selecção e os clubes de Itália? Estão a imaginar a Liga dos campeões sem os clubes itlianos e as suas estrelas mundiais? Não me parece. Com Portugal é diferente, a FIFA e a UEFA até devem estar a torcer para que o Gil não desista, para depois poderem dizer: "Estão a ver! Tomem cuidadinho e não imitem os portuguesinhos!" Basta ver que na actual edição da Liga dos Campeões, existe um clube que foi condenado por CORRUPÇÃO! Mas isso pouco importa, o que interessa é que é italiano e tem/gera dinheiro... e muito... quem sabe para mais alguns subornos! Isto sim é grave. Já para não falar que na época anterior foram alterados os regulamentos de modo a que o Liverpool pudesse participar... Não me parece existirem grandes dúvidas, em relação à suspensão da FIFA. O anúncio deve estar para breve. Depois seguem-se mais 2 ou 3 dias para o Gil desistir e voltar tudo ao normal, ou caso contrário, a UEFA anuncia também a substituição dos clubes portugueses. Isto lá para a próxima 3ª-feira, pois daí a 8 dias começa a Liga dos Campeões! A tal que pela primeira vez ia ter 3 clubes portugueses. Depois disso, acho difícil a UEFA voltar a trás...