Tolerância Zero às Simulações! | Relvado

Tolerância Zero às Simulações!

 

CADA VEZ MELHORES A SIMULAR...
A partir de agora o caso será outro e a estrutura organizativa dos árbitros
deseja que os homens do apito ajam de forma implacável para com estas situações.
Até porque «é muito claro que os jogadores são excelentes a simular»,
salienta o árbitro Graham Poll em declarações ao mesmo site. «Não
estou a dizer que pratiquem, mas é-me difícil acreditar que são tão bons
numa coisa sem a praticarem», acrescenta ainda o juíz.

QUATRO TIPOS DE «MERGULHO»
Nesta arte do «mergulho» foram já identificados pelos homens do apito quatro
tipos de actuação, de acordo com a enunciada publicação: quando não há contacto;
quando o jogador se deixa cair a um contacto mínimo; quando o «mergulhador»
arrasta propositadamente a perna ou o pé; e finalmente quando um jogador reage
de forma exagerada.
Para evitar estes vícios os árbitros ingleses serão mais rígidos na próxima
época. Mas para que nos primeiros encontros da temporada não se verifique uma
rajada de cartões, a Liga profissional de futebol inglesa vai promover encontros
entre os representantes dos árbitros e dos jogadores para que a nova regra seja
claramente entendida.

Primeira Página:

Comentários [19]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Calma e tranquilidade...

na abordagem deste tema.

Só quero deixar uma notinha de pé de página, para que vejam a diferença entre um orgão de informação que informa (neste caso a BBC) e a postura em Portugal.

É que a medida que é anunciada em Inglaterra está a ser tomada em toda a Europa... (e da última vez que olhei, Portugal estava na Europa...), tendo sido iniciada na formação dos árbitros internacionaís pela UEFA e já aplicada amplamente nos jogos da Champions e da Taça UEFA estando prevista a continuação no Euro 2004 e implementação na próxima época em todos os Campeonatos Europeus... e Portugal também já iniciou a formação dos seus árbitros neste particular...

Infelizmente por cá não temos uma BBC...

Isto tem efeitos retroactivos?

É que se tem, e se considerarmos que o João Pinto já passou dos 30 anos, acho que nos arriscamos a nunca mais o ver pisar um campo de futebol. O coitado do homem deve ter de passar alguns 10 anos suspenso!

Re:Isto tem efeitos retroactivos?

Não te preocupes, porque ele já está a pagar essa fama desde que saiu do SLB, onde esteve a cair durante 8 anos.
Ai... mas ... ai isto não era para dizer pois não?
Para vôcês o homem só simula quedas quando ingressou no SCP, pois no Benfica não precisava devido ao bafo existente e transmissivel no balneário.

Re:Isto tem efeitos retroactivos?

Xiii... eu já quando o homem jogava no Benfica me queixava, e bem, por isso não em revejo nisso que tu dizes. E ainda lá está outro grande mergulhador, de seu nome Nuno Gomes, afinal basta ver a palhaçada que ele fez na Noruega.

Enfim

Em inglaterra (e brutânicos em geral) parece que têm alergia letal aos saltinhos e aos pulinhos, mas entradas assassinas com os pitons (vide Keane, Vieira, Gerard, etc) até são aplaudidas. E estamos a falar de entradas que podem impossibilitar um jogar durante meses, e em todos os jogos abusa-se das entradas de sola com uma frequencia que arrepia - e até jogadores "de classe" como o Owen e o Henry não se inibem de as usar.

Uma das coisas que me enerva em andar por foruns britanicos é a analise da final da UEFA o ano passado. O Porto só ganhou ao Celtic porque se atiravam muito para o chão, mas para eles o Celtic fez um jogo limpo. Jogo limpo com entradas a pés juntos e de pitons ?

Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Se por um lado é preciso acabar com as simulações, tambem se deviam preocupar em acabar com o jogo maldoso cuja unica intenção é lesionar o adversário.

Porque não ...

utilizar as imagens televisivas para poder sancionar os "simuladores".
Talvez assim, os jogadores deixassem de tentar "saltar tantas vezes para a piscina".
Por outro lado, os castigos a existir , deveriam ser iguais para todas as equipas, e não existindo distinção como neste momento parece , por vezes , acontecer.

Saudações Vitorianas

Isso é tudo bonito...

Aliás até é perfeitamente compreensível em Inglaterra (que tem um regulamente disciplinar a sério...). Mas que dizer de Portugal?
   
  Vamos agora perseguir os simuladores, os enganadores ou todos os adjectivos que lhes queiram chamar. Enquanto isto, agressões claras e evidentes continuam a passar em claro.

      O que é pior simular ou agredir?

      end

Re:Isso é tudo bonito...

Concordo contigo. Não sei como é perfeitamente aí em Portugal, mas aqui no Brasil vejo alguns árbitros usando de atitudes um pouco mais brandas que as que os outros árbitros europeus não portugueses têm praticado. Muitas vezes preocupa-se tanto em punir os simuladores que acabam deixando de marcar penalties. Já vi injustiças em que penalties claros além de serem deixados de marcar pelo árbitro acabam levando ao jogador receber um cartão amarelo. E o jogador não pode nem reclamar ? Acho isso um absurdo. Acho que não havendo exagero nas reclamações, não há necessidade de certas punições. Abuso de autoridade

Em contrapartida, jogadores que são perseguidos com faltas seguidas durante um jogo acabam sendo criticados por alguns torcedores e crítica esportiva. Alguns chegam ao absurdo de criticar o jogador que tenha um estilo habilidoso pois acaba recebendo seguidas faltas. A culpa de haver faltas seria do jogador que as sofre e não de quem as comete... Estranho isso. Acho que eu vejo o futebol de modo errado então.

Re:Isso é tudo bonito...

Caro endo, não sei o q pensas. Mas eu pessoalmente julgo que a hipocrisia é um dos defeito mais odiáveis do ser humano.
Por isso custa-me menos que me agridam de uma forma directa e identificável, do que ver alguém a afirmar que eu o agredi sem que isso seja verdade.

Isto falando num plano extra-futebol, que só tem aqui lugar por poder ser mais expressivo em relação àquilo que quero dizer.

Se o Ricardo Rocha der uma cabeçada ao Silva e fôr expulso, em princípio foi uma consequência do calor do jogo e do facto deste desporto ser praticado por seres humanos, pese embora eu o critique.

Já se o Silva vir um cartão vermelho porque o Rocha simulou ter sido agredido, penso que se trata de uma situação mais revoltosa.

SAud.

eu se fosse árbitro

seguia o seguinte critério quanto às simulações:
1- jogador que leva um encontrão leve ou que no meio de uma confusão leva uma "carícia" de um adversário e se atira para o chão a contorcer-se com dores, vermelho directo. Não suporto este tipo de simulações.
2- jogador que cai após um contacto leve ou simula uma queda por pretensa falta do adversário, se não protestar advertência verbal, caso proteste amarelo.Isto fora da grande área adversária.
3- jogador que se atira para a "piscina" dentro da área contrária, dava amarelo mas se o jogador protestasse "tipo braços no ar" a indispor a assistência contra o árbitro, dava vermelho caso o jogador após o cartão amarelo continuasse a fazer gestos.
De qualquer modo é preciso atender a cada situação e também ao estado do relvado, muitas vezes os jogadores caiem em situações adversas (mau estado do relvado,chuva e vento) e nesses casos é preciso ter outro tipo de conduta. Nem sempre o que parece é.
Outra situação que eu não tolero é ver jogadores a pedir penalties quando se encontravam longe do local. É intolerável o comportamento desses jogadores mas é o "pão nosso de cada dia".
 

acho +/- mal

na minha opiniao, ha que deixar este tipo de castigo para análise através das imagens da TV.
Se o árbitro mantiver um critério coerente, com tendência para assinalar mais penalties, o que sucede na prática é um favorecer de quem joga na grande area do adversario.
que mal tem haver 2 penalties para cada lado num determinado jogo? não muito... se forem 4 penalties para o mesmo lado, é mais chato, mas ao menos sabe-se quem é que estava na ofensiva...
se à partida estiver estipulado que o jogador pode ser penalizado com uns 6 jogos por tentar falsear o jogo, talvez seja dissuasor QB.

NL

Afinal...

...não é só por cá, em Inglaterra pelos vistos até se treinam estas situações. Até admitem que é uma lei já escrita, mas que não tem sido aplicada por falta de coragem.

      Simplesmente lá, os árbitros não se deixam ir tanto na cantiga, o que não quer dizer que não caiam nela.

      Se em Inglaterra, com árbitros profissionais o problema ainda não se extinguiu, não podemos exigir muito mais dos nossos árbitros amadores.

      E já agora que se profissionalize também os elementos do Conselho de Disciplina da Liga, que na falta de castigo destas situações por parte dos árbitros, deviam ser estes a recorrer às imagens televisivas para puni-los. Só assim se pode desabituar o nosso futebol dessa práctica.

Cumps.

Tolerância Zero às Simulações - Resposta...

A ser verdade a tal Tolerancia 0 as Simulacoes, ha jogadores que vao passar
mais tempo de fora do que em jogo, como
por exemplo:Deco, Simao, Carlos Alberto
Liedson..., etc...etc...etc...

Británicos hipócritas

Quero perceber a razão de se aterem a algo que no fundo não passa de um detalhe inserido num contexto muito mais amplo. Por que só o "mergulho" vale a discussão, e ignora-se todo um conjunto de condutas hipócritas igualmente nocivas à correcção e lisura dos jogos de futebol, repetidas quase compulsivamente por parte dos jogadores nas partidas por todo o mundo ?

Primeiro: e o arbitro que aplica um "amarelo" ou mesmo um "vermelho" a um avançado por simulação de penálti, quando na verdade todos vimos, pela TV e no estádio, que houve sim senhor a grande penalidade, mas os árbitros, às vezes até por razões moralmente reprováveis de "sistema", acham conveniente para si não marcá-las ? Quantas injustiças e prejuízos, em funçao directa desta farsa(ou mesmo erro isento) não poderão advir ao clube e jogador prejudicados ? Há punição a este árbitro ? E o defesa que aproveita-se cinicamente deste "erro" da arbitragem e lança-se em ofensas ao avançado falso-mergulhão, não é o "simulador" sem fair-play deste lance, e um simulador tão detestável quanto os mergulhões ?

  E aquele futebolista que tocou por último na bola antes que esta saísse ao lado ou para canto mas, ainda que sabedor da sua "culpa", levanta a mão como a reivindicar ao árbitro ou ao auxiliar a marcação a seu favor ? Isto não é também cinismo ? Não é simulação ? Pra mim, tão grave quanto mergulhar. Mas não oiço nenhum destes árbitros armarem-se de tantas precauções contra estes casos. Hipócritas.

Sobre as simulações

Acho sinceramente que os árbitros deveriam ter acesso a imagens televisivas para avaliar situações "difíceis".

Os ingleses são extremamente rígidos com a história das simulações, e recordo-me agora de um jogo da Taça de Inglaterra ou a Taça da Liga (não me lembro da denominação certa) em que o Liverpool bateu o Yeovil (da Conferência, creio) por 2-0.
Na altura foi muito contestado o primeiro golo do Liverpool que nasceu de uma grande penalidade sobre Harry Kewell, cometida pelo defesa português, salvo erro, Hugo Rodrigues.

No final do jogo, o defesa lusitano disse à comunicação social "Kewell é um "mergulhador"".

A imprensa logo caiu em cima de Kewell acusando-o de se "atirar para a piscina" e outras coisas, mas o atacante Australiano do Liverpool negou tudo, e a pressão sobre ele foi tanta que o coitado já jurava a pés juntos que nao tinha "mergulhado".

O defesa Hugo Rodrigues em declaraçoes à comunicação social pediu desculpa a Harry Kewell e disse que tinha exagerado nas acusações.

O que eu quero salientar com isto, é que como num lance de pouca importancia, a partir de uma acusação de um defesa que joga na Conference (4ª divisao, suponho) a imprensa caiu toda sobre o jogador.

Resumindo e concluindo...

Os ingleses não perdoam!

É significativo

«Não estou a dizer que pratiquem, mas é-me difícil acreditar que são tão bons numa coisa sem a praticarem».
Só esta frase, vinda de quem vem, era pano para mangas.

Estou mesmo a ver o treinador do Cascalheira de Cima a dizer aos seus pupilos: «Meus meninos, agora antes de irmos ao banho 10' de simulações de quedas e mergulhos para a piscina».

É este o futebol que queremos?

SAud.

Em Portugal já é + ou - assim

Quando li o titulo do artigo, ainda pensei que fosse para Portugal e para o nosso campeonato, mas, como é para o Ingles não fiquei nada intusiasmado com o artigo, é que em Portugal, e ao contrário dos árbitos Ingleses, os árbitos Portugueses já dão o cartão amarelo pelas simulações.

Pena é que nem sempre acertem nas suas decisões, mas errar é humano.

Pensava que era comigo

a tolerância zero:)
Só ficarei contente quando a mesma postura fôr tomada em Portugal» até lá mantenho a frase "penalização aos simuladores".
Depois de há alguns dias atrás se ter ouvido algo de idêntico em Itália ( julgo eu ) é agora a vez da Inglaterra chamar atenção para este pormaior.
Fico à espera da Liga portuguesa.

Um livro com o nome...

"Um mergulho... na Relva" tenho a impressão que dava um best seller.