Sporting: César Prates pode sair | Relvado

Sporting: César Prates pode sair

 

Em Portugal o jornal O
Jogo revela que o empresário de César
Prates, Tadeu Oliveira, se deslocou ao Brasil para averiguar da validade do
interesse do Goiás.
O representante do atleta sublinhou, já em declarações ao jornal Record, que
nada existe de concreto por enquanto, admitindo porém que tem havido
sondagens de vários clubes.

Tadeu Oliveira explicou ainda a este último desportivo que estar muito tempo
sem jogar é prejudicial para qualquer futebolista, acrescentando contudo que
existe [a] possibilidade de renovar com os leões. O empresário diz que
há interesse da parte do César em prolongar o vínculo com o Sporting,
mas isto desde que jogue mais regularmente.

Primeira Página:

Comentários [51]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Pela milionesima vez...

Os factos sao os seguintes:

- Boloni colocou Cesar Prates na lista de dispensas, que elaborou no final da epoca transacta;

- Boloni elaborou uma lista de jogadores que julgava adequados para preencher a vaga;

- A SAD nao conseguiu a contrataccao de nenhum desses jogadores ou por mera incapacidade negocial ou por serem demasiado caros para o clube;

- Perante a eminencia de ficar sem um unico lateral direito de raiz no plantel principal, Boloni foi forcado a recuar na decisao de o dispensar, ate pela (tambem) deficiente compensacao das saidas de Cruz e Babb;

Conclusao: o tecnico tem no plantel um jogador com o qual nao conta e que, quando o utilizou na epoca passada, o fez em funcoes distintas (medio-ala direito)....ooops, peco perdao pelo lapso... na epoca anterior so jogaram (por conta propria) o Jardel e o Joao Pinto. Peco perdao pela incorreccao.

Saudacoes Relvaticas
Rasputin

Re:Pela milionesima vez...

E essa lista elaborada por Bölöni para o lado direito da defesa, tinha defesas-direitos de raiz, ou era só composta por defesas-centrais?

Nao, nao tinha


Nao tinha nenhum defesa direito de raiz, so extremos-esquerdos que ele pretendia adaptar...

Agora mais a serio, Ao_Leo, claro que tinha defesas direitos e mais, ate incluia nomes bem acessiveis... (imagina que um deles ate foi parar a concorrencia...)

Esta inclusive e a primeira vez, que eu me lembre, que um tecnico do Sporting tem de manter um jogador que nao pretende, porque nao tem outra alternativa... Se fores capaz de me recordar outro exemplo, agradeco.

Ahh... e ja agora aproveito para te dar os pesames pela vitoria do Sporting nos Acores! Deixa la, pode ser que no proximo jogo tenhas a alegria de ver o teu Sporting jogar mal... e perder tambem!

Saudacoes Relvaticas
Rasputin

Re:Nao, nao tinha

Esta inclusive e a primeira vez, que eu me lembre, que um tecnico do Sporting tem de manter um jogador que nao pretende, porque nao tem outra alternativa...
Mas isso é o que acontece a qualquer treinador de qualquer clube. É óbvio que é impossível - a não ser em clubes ricos - formar um plantel ao gosto de um treinador. Um treinador não vai treinar um clube porque gosta da totalidade do seu plantel. Haverá sempre uma dose de complacência em relação a certos jogadores. E é aí que tem de surgir a qualidade dos treinadores, ou seja, ao saberem gerir um plantel que já existia antes de irem treinar o clube, mesmo que pontualmente existam jogadores que de bom grado trocariam por outros.

Sobre os Açores, bem podes dar os pêsames a todos os amantes de futebol, porque a julgar pelo que se passou contra o Santa Clara, a ideia que dá é que o futebol morreu. Mas já sei Raputin, o que interessa mesmo é a vitória. Mesmo que essa vitória venha disfarçar uma ausência de ideias gritante da equipa orientada por Bölöni. A minha visão dos problemas do Sporting não fica toldada com uma vitória arrancada a ferros contra o último classificado. O futebol praticado pelo Sporting atingiu os limites da mediocridade, mas para ti isso não conta. São graus de exigência diferentes, Rasputin. Ou então gostamos de diferentes tipos de futebol. O meu não me leva a bocejar quando o assisto, e o teu?

Caro Ao_Leo

Mau jogo...mau espectáculo..

Eu até acho que o Boloni esteve muito bem neste jogo.

Foi objectivo, e soube ler o jogo.
Sabia de antemão que o relvado estaria em péssimas condições, e que não seria propício a grandes floreados.

Adiantou Toñito no terreno, colocando-o mais perto da baliza adversária, deslocou JPinto para as alas por forma a que este andasse em terrenos menos pisados e pudesse assistir os jogadores na frente com lançamentos compridos.
Colocou Cristiano em campo desde início na perspectiva deste conseguir furar enquanto o terreno estivesse razoável.
Deu mais músculo ao meio campo, com a inclusão de Paulo Bento, o que até fez com que o Rui Bento fizesse um dos jogos razoáveis da época.
E resultou...

Porque pensas que Quaresma não chegou a entrar?
Com aquele terreno ele nem conseguia fazer rolar a bola, quanto mais fintar..

O Pedro Barbosa, foi outra aposta de realismo.
É possante, pesado, com bom controle de bola...e resolveu um dos grandes problemas...pois o Pedro Henriques que estava a ser o grande carrilador de jogo na 1ª parte, desapareceu na 2ª e se não me engano, não voltou a fazer sequer cruzamentos.

Mas a malta só vê as fintas..e os remates à baliza...as jogadas geniais..

Por vezes temos isso e falta "o resto"..
Foi esse "resto" que nos deu a vitória no sábado, num campo dificilissimo....
e contra uma equipa que até está muito bem organizada, e que não é tão má quanto a tabela classificativa reflecte..

Re:Caro Ao_Leo

Perfeito!

Re:Caro Ao_Leo

Toda essa táctica de que tu falas resultou num excelente golo de Toñito, assistido brilhantemente por João Pinto. Tudo o resto não correu lá muito bem.

Mas o que eu queria mesmo era ver mais do que três passes seguidos entre jogadores, que a equipa pressionasse o adversário, que a táctica do Sporting não fosse "lançar bolas lá para o meio". No fundo, queria que jogassem futebol, e aquilo que têm feito não é jogar futebol. E olha que não é deste jogo. Mesmo em relvas bem aparadinhas o futebol não tem variado muito.

Re:Caro Ao_Leo

Resultou no golo.

Resultou em 2 excelentes oportunidades falhadas por Jardel.

Resultou numa jogada em que o JPinto fica isolado e falha o remate com o pé esquerdo.

... e resultou noutra em que o Jardel fica quase isolado porque a bola bate num ressalto de relva e engana por completo o defesa vermelho..

Desejar um jogo de bola no chão, dribles e espectáculo, naquele campo é irreal.

Já Mourinho referiu o mesmo..

Se me disseres que a equipa podia ter controlado melhor o meio campo, evitando alguns sobressaltos. Até concordo. Mas sinceramente não me lembro do Santa Clara ter entrado muitas vezes na área do Sporting sem ser em lances de bola parada.

Senti (numa das poucas vezes esta época) que o Leão voltou a mostrar a sua raça...

Fez-me lembrar a equipa campeã de à 3 anos...objectiva, realista e pouco dada a lirismos..

André Cruz e Beto,...lançamentos compridos...MPenza e DeFrancheschi nas alas...Acosta no meio a aparar...e um meio campo composto por Duscher, Vidigal e Delfim...

Re:Caro Ao_Leo

Vimos jogos diferentes, de certeza.

Só com muito boa vontade consigo sequer comparar este futebol com o futebol praticado há 3 anos.

Diferencas e semelhancas

Caro Ao_Leo,

A tua "furia" de criticar Boloni parece estar no auge. Entao o homem coloca no topo das prioridades a contrataccao de um defesa direito, nao ve satisfeita essa pretensao e tu a unica coisa que consegues dizer e que "E obvio que e impossivel - a nao ser em clubes ricos - formar um plantel ao gosto de um treinador". O romeno pediu UM jogador e tu falas como se ele quisesse substituir todo o plantel. E ja agora, o clube da minha terra, que anda com uma penuria do caracas, tem 2 defesas direitos na equipa...
Clubes ricos? Quais sao os clubes ricos em Portugal nesta altura? Ves alguns desses "clubes ricos" com tao graves lacunas no plantel, como o Sporting tem nesse sector? Ou seja, o que pretendes dizer e que, mesmo o treinador nao querendo o Prates, tem de o por a jogar "a forca" e a render como se fosse um "fora de serie"... sinceramente. E o mais incrivel de tudo isto e que o brasileiro tem estado lesionado e continuam a "bater no ceguinho" por nao o utilizar... e depois chamam Boloni de inventor!!!!

Quanto ao ponto 2 finalmente parece que vamos chegar a um consenso: eu antes de ser amante de futebol sou sportinguista e ainda por cima, com os pes bem assentes no chao, pois o grau de excelencia que eu pretendo para o meu clube nao se consegue de um momento para o outro e sem atravessar altos e baixos que sao absolutamente naturais. E 18 anos de espera deram-me a paciencia suficiente para saber aguardar pelo fruto apetecido...
Ja tu pareces-me ser um legitimo amante de futebol, depois um anti-Boloni incuravel e depois... depois sportinguista, certo?

Saudacoes Relvaticas
Rasputin

Re:Diferencas e semelhancas

Chegar atrasado à discussão tem destas coisas. No fundo o Paulo Verde e o leão eterno escreveram o mais importante.
Correndo o risco de me repetir, e começando pelo fim, deixa-me dizer-te que estás totalmente enganado em relação às minhas prioridades. Tu consegues dissociar aspectos que para mim estão, ou deveriam estar, totalmente ligados. Eu amo o meu Sporting, como amo o futebol e porque amo o futebol. Dissociá-los é impossível. Ambos deveriam estar ligados, mas não é isso que sinto. E sinto que o principal responsável por isso não acontecer é Laszlo Bölöni, que é o homem errado no local errado. Isso torna-me um anti-Bölöni incurável? Não me parece. Até porque tenho sabido explicar-te porque é que não quero que o romeno se mantenha à frente da minha equipa, dando argumentos que podes ou não considerar válidos, mas que deverias respeitar.
Eu considero que os teus argumentos de vitimização de Bölöni, fazendo do romeno um pobre coitado à mercê de uma SAD impiedosa, estão gastos. Eu vejo o Sporting jogar desafios atrás de desafios de uma forma miserável, com um futebol que me envergonha, mas mesmo assim venho aqui e leio-te a louvar o treinador responsável por orientar a equipa. É a tal história do limite. Até onde serás tu capaz de defender Bölöni? A argumentação das lacunas do plantel duram eternamente? Se realmente o romeno foi e está a ser tão mal tratado pela SAD, pois que se vá embora. Que não aceite trabalhar em condições tão adversas.

Para terminar, e comentando o teu primeiro parágrafo, tu dizes que:
O romeno pediu UM jogador e tu falas como se ele quisesse substituir todo o plantel.
Mas afinal em que é que ficamos? É por causa da falta de um defesa-direito que a época tem corrido desta maneira? Toda aquela história da falta de condições dada pela SAD ao treinador, era por falta de apenas um jogador? O que eu te estava a dizer é que os clubes não podem estar a refazer os planteis de acordo com a vontade de cada treinador que chegue. Seria impensável. E a função dos treinadores é também trabalhar com os jogadores que têm à disposição. Repetindo-me: achas mesmo que o plantel do Sporting é assim tão fraco? Quantos treinadores não dariam muito para estar a orientar este grupo de jogadores?

Nao chegas atrasado nem adiantado

Chegas quando podes, que e tambem o meu caso.

Quanto ao assunto de amar mais o clube ou o futebol... e uma questao academica, onde nao me queria alongar muito, pois podemos perder o fio de jogo... ah desculpa, esse quem perdeu foi o Sporting. Eu queria dizer o fio a meada...
Gostaria no entanto de utilizar um exemplo relativamente recente: na final da Taca de Portugal, o Sporting defrontou o Leixoes. O que aconteceu: fez uma fraquissima exibicao, ainda por cima contra uma equipa de uma divisao inferior e o nosso clube ate foi beneficiado por erros da arbitragem. Eu no final peguei no meu carro, cheio de pessoal amigo e toca a festejar e apitar pela estrada fora. Tu, seguindo a logica que tens apresentado, virias para o Relvado lamentar-te da vergonhosa prestacao leonina, agravada pela incrivel incompetencia do tecnico do Sporting, que proporcionou uma tarde de inenarravel pobreza futebolistica que, com muita sorte, nao acabou em desastre total... apos o que te «afundarias» no teu sofa, em profunda depressao existencial, certo?

«Eu considero que os teus argumentos de vitimização de Boloni, fazendo do romeno um pobre coitado à merce de uma SAD impiedosa, estao gastos»

Agora, vais-me desculpar, mas chegou a hora de dizer «Basta». Basta da deturpacao das minhas palavras e das minhas posicoes. O que eu tenho vindo a fazer desde o inicio e a apelar a uma posicao de bom senso e de nao «radicalizacao» de posicoes contra o tecnico. Ou seja, Boloni tem culpas, mas nao tem TODAS as culpas. Boloni tem falhado em determinadas opcoes, mas nao e o UNICO que tem falhado. Boloni tem mostrado dificuldade em lidar com os obstaculos que se lhe deparam... mas OUTROS tem tambem mostrado falta de capacidade e de flexibilidade. La porque nao concordo com a tua posicao e com os teus argumentos (que sempre respeitei) nao quer dizer NECESSARIAMENTE que esteja do outro lado da barricada, ou seja, que me tenha tornado num fanatico admirador do romeno. Confio nele, mas reconheco-lhe falhas e virtudes. Para ti ele e um «mediocre incompetente». Para mim e um tecnico que ja provou ser capaz de por o Sporting a jogar bom futebol e a ganhar titulos. Tem por isso um credito de confianca que nao se arruina em meia epoca de resultados e prestacoes menos positivas. Tu nem o beneficio da duvida lhe deste, desde que conversamos neste forum. E sabes, eu ate tenho uma posicao dificil... que e a do «gajo que sabe demais... mas que tem de estar calado». Existem alturas em que eu tambem gostava de saber das coisas so pela rama, pela imprensa ou pelas tertulias com os amigos... se calhar estava muito mais a vontade para ter certas posicoes. Mesmo assim, desafio-te a encontrar um comentario meu de total e incondicional apoio a Boloni, com elogios e louvores e desresponsabilizacao do romeno. Se quiseres ate te ajudo... le mais uma vez o meu comentario ao jogo Sta.Clara- Sporting e tenta vislumbrar algo mais do que condescendencia e compreensao pelo momento delicado da equipa de futebol. Tu pedes a Lua nesta altura... eu peco um passo de cada vez e o uso da tao «afamada» paciencia sportinguista... afinal, o que sao + 4 meses comparados com 18 anos de insucessos?
Agora, meu caro, o que jamais aceitarei sao argumentos do tipo «tudo o que sucedeu na epoca passada foi fruto do acaso, da sorte e do Jardel». Discussoes baseadas em principios ridiculos... jamais contarao com a minha participacao e merecem ser, tambem por isso, ridicularizadas. Se nao e esse o teu caso, entao renovo-te o pedido para que tenhas uma «mente aberta», sem que isso signifique necessariamente que tenhas de alterar a tua opiniao (legitima) sobre o tecnico do Sporting Clube de Portugal.

Saudacoes Relvaticas
Rasputin

Re:Nao chegas atrasado nem adiantado

Meu caro,
Falta-te um certo espírito de auto-crítica que na hora de afirmares coisas como:Basta da deturpacao das minhas palavras e das minhas posicoes. O que eu tenho vindo a fazer desde o inicio e a apelar a uma posicao de bom senso e de nao «radicalizacao» de posicoes contra o tecnico.
De onde te veio esse espírito de auto-vitimização, para mim novo? Eu tenho de aceitar em silêncio que me chames anti-Bölöni incurável, furioso lutador contra o romeno, e que mesmo o meu sportinguismo seja posto em causa. Ao passo que se te refiro o único ponto onde tu te apoias para defender o treinador do Sporting, é logo uma deturpação de palavras à qual há que dizer «Basta!». Não dramatizemos, Rasputin.
De onde vem então a minha cega perseguição a Bölöni? Com que intenção é que tu achas que eu faço isso? Alguma xenofobia da minha parte em relação a romenos? Ou será que aquilo que estou contra é a permanência de Bölöni como treinador do Sporting? Não colocas sequer a hipótese de estar farto de ver o meu Sporting jogar mal, e que atribuo as culpas a Bölöni? Eu até tenho fundamentado as minhas críticas. Ainda se não o tivesse feito, admitiria alguns telhados de vidro, mas sabes bem que não é isso que tem acontecido.

Agora, meu caro, o que jamais aceitarei sao argumentos do tipo «tudo o que sucedeu na epoca passada foi fruto do acaso, da sorte e do Jardel». Discussoes baseadas em principios ridiculos... jamais contarao com a minha participacao e merecem ser, tambem por isso, ridicularizadas.
Eu digo-te, e repito-te as vezes que for necessário: se Jardel não tivesse vindo para o Sporting a época passada, não teríamos sido campeões. Jardel, numa ânsia de poder vir a ser convocado para o Campeonato do Mundo jogou como nunca havia jogado. E acabou por salvar um Bölöni desorientado, que antes de Jardel chegar já estava a ser posto em causa. Aliando esse facto a termos o melhor plantel da primeira liga, aos principais adversários na luta pelo título estarem nitidamente inferiorizados, e mesmo a algumas arbitragens anormalmente benévolas para com o Sporting, fomos JUSTAMENTE campeões. E digo-te que seria imperdoável não o sermos com aquele plantel. Assim como é imperdoável que este plantel esteja arredado do título antes da primeira volta acabar. A tal condescendência e compreensão a que tu apelas tem o seu limite, e o meu já foi ultrapassado há muito.

So me vens dar razao...

Caro Ao_Leo,

Antes demais nao vamos deixar que esta discussao provoque uma zanga pessoal, perfeitamente desnecessaria e sem qualquer sentido.
Tu continuas numa posicao extremada (meu caro, os teus comentarios vao invariavelmente num sentido: Boloni e culpado de tudo e nao tem qualquer desculpa para nao fazer melhor). Eu continuo numa posicao pragmatica: Boloni tem responsabilidades, mas estas tem de ser repartidas por outrem e constituem, sem duvida, fortes atenuantes do que se tem passado ultimamente de menos bom com o futebol do clube. Tu continuas a querer «empurrar» ou «carimbar» quem nao concorda com os teus (legitimos) argumentos como «irredutiveis defensores de Boloni». Eu continuo a pedir que olhes para a floresta e nao sempre para a mesma arvore. Tu nao queres Boloni no Sporting porque o achas «mediocre», «inventor» e «sem capacidade para treinar um clube como o Sporting». Eu acho que ele ja fez o suficiente e mostrou o valor correspondente para merecer terminar o seu contracto com um determinado credito de confianca. No final faremos o balanco...

Ja quando afirmas que «se Jardel nao tivesse vindo para o Sporting a epoca passada, nao teriamos sido campeoes», repito que se trata de uma frase meramente especulativa, sem qualquer fundamento que a comprove e perfeitamente extemporanea. E entao quando referes que «Aliando esse facto a termos o melhor plantel da primeira liga, aos principais adversarios na luta pelo titulo estarem nitidamente inferiorizados, e mesmo a algumas arbitragens anormalmente benevolas para com o Sporting, fomos JUSTAMENTE campeoes.» estas a deturpar completamente uma epoca que foi brilhantemente conseguida e a entrar em contradicao com o que disses. Porque? Entao se o Jardel «jogou como nunca» e «salvou Boloni», o que interessava o restante valor do plantel? Mas se o plantel era o «melhor da 1a. liga», entao porque e que, por exemplo, o excelente plantel do Barcelona nao esta na frente da liga espanhola? Ah pois... ai o problema e (foi) o Van Gaal... no Sporting foi sorte de Boloni. Finalmente, a ultima afrimacao vais ter de a fundamentar pormenorizadamente e com exemplos concretos: com que entao o Sporting beneficiou de «arbitragens benevolas»... curioso... onde e quando? No entanto, e pena que, quando esta epoca algumas arbitragens foram «menos benevolas» para o Sporting... os «canhoes» se tenham virado invariavelmente para a figura de Boloni, nao e?

Caro Ao_Leo.... sabes perfeitamente que o futebol jamais se formulara com a mesma exactidao de uma formula matematica. Existem condicionantes... existem pressupostos... existem equivocos e factores incontrolaveis, ou seja, um bom plantel + um bom treinador nem sempre e igual a um bom resultado. E criticar «elo mais fraco» e sempre a saida mais facil e confortavel... Sabes, tenho mesmo pena de nao teres descoberto o Relvado no periodo de pre- epoca... senao a esta altura julgavas que estavas a trocar ideias com o Paulo Cardoso ou com o celebre Alexandrino... e olha que nessa altura tinha a grande maioria dos sportinguistas deste forum a chamar-me de «alarmista», «pessimista» e outros brindes do genero. Por isso mesmo, falo com total a vontade e coerencia com aquilo que afirmei entao.

Saudacoes Relvaticas
Rasputin

Re:So me vens dar razao...

Não te preocupes em relação à zanga pessoal. Estou longe de me sentir de alguma maneira ofendido com alguma coisa que tenhas escrito, até porque te tenho em suficiente consideração para achar que alguma vez fosses enveredar por esse caminho. Só achei que alguns pontos necessitavam de ser esclarecidos no último comentário.

O teu primeiro parágrafo faz-me perceber que de certa maneira defendes que Bölöni não renove. Estarei a ser precipitado na minha análise?

Depois referes a minha convicção de que sem Jardel não teríamos sido campeões como um exercício totalmente especulativo. Obviamente que é, mas baseio essa minha convição naquilo que o Sporting praticava em matéria de futebol antes do brasileiro chegar, e depois do brasileiro chegar. Não terá sido apenas coincidência. A influência de Jardel no título da época passada está provada com números. E olha que não acredito que Spehar conseguisse os tais 42 golos.
Dizes tu que entro em contradição quando digo que Jardel salvou Bölöni e refiro ao mesmo tempo que o plantel era o melhor da primeira liga. Essa não entendi. Contradição em quê? Eu associei os vários factores que nos fizeram ser campeões, e um dos quais era o plantel onde se incluía Jardel. Sem Jardel o plantel não seria o mais forte, é o que te digo. Daí que a chegada de Jardel tenha salvo Bölöni, que se mostrava incapaz de colocar aquela equipa a praticar um futebol competitivo.
Sobre as arbitragens vou-me abster de te dar exemplos concretos, até porque acho que faria pouco sentido irmos ao pormenor passada uma época. Considero apenas que no cômputo geral houve um maior favorecimento que prejuízo em relação à totalidade das arbitragens. E cheguei a essa conclusão talvez por estar mal habituado. Habituei-me a ver as tais "arbitragens simpáticas" associadas a outras cores, que não o verde. A primeira vez que senti que não tínhamos razões de queixa foi a época passada.

Realmente tenho pena de não ter descoberto o Relvado antes. Até porque acho que na tal pre-época iríamos estar em total concordância. Pelo menos no que à previsão negativa diria respeito. Obviamente que cada um daria razões diferentes, mas pelo menos iríamos concordar em algo.

So para finalizar... por agora

Caro Ao_Leo,

Renovacao de Boloni? Antevejo-a como muito dificil... ate porque as duas partes irao impor condicionantes de dificil conciliacao. (mas e como digo... depende muito do balanco de final de epoca).

Se nao for Boloni, entao vou ser o mais directo possivel: Jaime Pacheco!

Quanto as arbitragens da epoca passada, tenho as continhas todas feitas e olha que afinal... ate fomos mais prejudicados que beneficiados. Mas claro que isso foi submergido pela criacao do celebre "mito dos penalties". E de tal forma... que esta epoca ja temos levado, em alguns jogos, com os reflexos subconscientes dessa situacao.

Saudacoes Relvaticas
Rasputin

Re:Diferencas e semelhancas

sem querer meter a minha foice em alheia seara, sempre escrevo que sou sportinguista e amante de futebol...

aquela «coisa» dos Açores, meu caro, é o grau zero do belo jogo...

já vi o Porto vencer em Alvalade por 1-0: o NOSSO clube fez uma exibição espantosa... houve dois penalties sobre Figo, 18 cantos a nosso favor e 1 contra; recordas-te do árbitro? Calheiros, de seu nome, emérito cliente da Cosmos...

perguntar-me-ás: perdemos o citado jogo... sim, perdemos; mas, meu amigo, há princípios de que nunca abdicarei: o prazer de ver o meu CLUBE jogar futebol é um deles...

esta época, ainda não tive esse prazer...

Sporting Sempre!!!

Caro Leão...

...peço desculpa, mas...pelo menos os jogos com o Milão, em alvalade, e com o Partisan e Belgrado, foram bem jogados pela nossa equipa...Já para não mencionar A vitória contra o guimarães e o Boavista que do ponto de vista da beleza futebolistica foram inferiores...permite que pelo menos, tenhamos estes oásis...

Saudações Leoninas para Castelo Branco!!!

Caro Leao Eterno

Quando registas-te o teu nick deverias ter acrescentado algo, para corresponder mais acertadamente com a tua postura, ou seja, tu seras o Leao Etern..amente Insatisfeito. (o que ate nem tem nada de mal, so revela que dificilmente te acomodas e que queres sempre mais)

Bom, quanto ao teu escrito, vamos la comentar mais umas frases soltas:

«aquela «coisa» dos Acores, meu caro, e o grau zero do belo jogo...»

Aquela «coisa» como tu lhe chamas, foi um passo positivo no caminho da reabilitacao do Sporting. Nao foi uma exibicao de encher o olho? Nao foi um festival de futebol? Nao foi uma partida bem jogada? Paciencia, com as condicionantes do terreno e o passado recente do clube...foi o que se pode arranjar: uma vitoria e 3 preciosos pontos na luta pelo 2o. lugar. Melhores dias virao concerteza, em que se podera agradar a gregos e troianos.

«perguntar-me-as: perdemos o citado jogo... sim, perdemos; mas, meu amigo, ha principios de que nunca abdicarei: o prazer de ver o meu CLUBE jogar futebol e um deles...»

Nem de proposito Leao... tenho a cassete dessa partida em que o Sporting fez realmente uma jogatana e foi altamente prejudicado. Faz algum tempo, quis reve-la, tendo por perto apenas o meu sobrinho de 11 anos (ja «injectado» de sportinguismo ate a alma). Com a impaciencia natural das criancas, ele perguntou-me logo no inicio «Tio, por quantos e que o Sporting ganhou esse jogo?» Eu respondi-lhe: « Olha, por acaso perdemos, mas vais ver uma grande exibicao dos leoes e ainda por cima com o Figo a jogar com a nossa camisola...» Resposta imediata: «Perdemos??? Tira la isso e mete a cassete da epoca passada...» Moral da historia: jogos como aquele «diluem-se» na memoria dos «velhotes» como nos... os resultados... esses... ficam para a historia;)

«esta epoca, ainda nao tive esse prazer...»

Oh pa, parece que agora metes-te a «pata na poca», como diz a expressao popular. Ok.. esta epoca nao viste nada... entao, diz-me la (que ninguem nos ouve)... quais foram os jogos da epoca PASSADA que te empolgaram? Conta la quais foram as exibicoes que te fizeram vibrar? Foi aquela serie de goleadas consecutivas? Confessa la...

Saudacoes Relvaticas
Rasputin

Pergunta simples...

Sabes que não defendo o Boloni,nem o ataco desenfreadamente, embora, penso eu, já conheças de sobra a minha opinião...

Só te pergunto, e sem te querer maçar : achas que Boloni tem feito um bom trabalho no seu global, e que tem condições para continuar a ser o treiandor principal do Sporting Clube de Portugal?

Só te peço um favor : procura não argumentar baseado nos resultados, tenta uma perspectiva mais distante e menos apaixonada!

Um abraço.

Sporting Sempre!!!

Resposta complicada

Por ser uma pergunta muito abrangente, mas que parte de um pressuposto que nao e totalmente verdadeiro. Explicando: existem sportinguistas que definitivamente nao gostam de Boloni. Mais: radicalizaram de tal forma a sua posicao, que tudo o que se passa de negativo no clube num passado recente, tem a «a marca» do romeno». Esta e logicamente uma posicao legitima. O que nao e legitimo e que quem nao concorde com esta analise (radicalmente critica)... seja colocado necessariamente do outro lado da barricada, ou seja, transformar-se num «adorador» inusitado de Mister Boloni. E e essa precisamente a «falsa ideia que se tem vindo a construir lentamente,i.e., tipo Bush «se nao estas connosco... estas contra nos». Exemplo claro, e que posicoes mais moderadas como a minha (ou a do Nelson Pires), nunca afirmaram que Boloni era «genial», «um estratega fenomenal», «um mago vidente do mundo da bola». O que temos tentado fazer passar como mensagem e que se tenha compreensao pelas circunstancias dificeis em que o tecnico tem vindo a trabalhar, circunstancias estas que colocaram a nu de forma mais evidente as lacunas que ele tem (obviamente), mas que nao invalidam as virtudes que ele tambem possui. No meu caso pessoal (tambem por «infelizmente» saber demais do que se passa nos bastidores) o tecnico romeno tem ainda um capital de confianca que o passado recente no clube lhe concedeu. No final da epoca naturalmente ira se fazer o acerto de contas e verificaremos se o balanco e positivo ou nao. Achas esta posicao radical? Radical e chamar-lhe «dentista incompetente», «inventor», «mediocre» e que tudo o que ele ganhou foi devido a sorte e ao Jardel. Eu sou um claro apologista do «meio-termo», que julgo ser a posicao mais equilibrada: Boloni tem meritos e tem culpas... mas nao esta so no processo.

Respondendo mais directamente a tua questao, eu dividiria a passagem de Boloni pelo Sporting em duas fases: a epoca anterior, em que dispos de condicoes de grande estabilidade interna, de alguma flexibilidade directiva e de um balneario saudavel, para construir uma equipa que funcionou, em determinados momentos, quase na perfeicao. (e sim, construiu a equipa a volta de Jardel e fe-lo de forma a subtrair o maximo rendimento do brasileiro, qual e o problema em assumir isso?); depois temos esta epoca, altamente condicionada pelo rigor inedito, praticado pela direccao de uma SAD em Portugal e sobretudo pelo caso Jardel que teve reflexos a todos os niveis na vida do clube e em que todos tem as respectivas cotas de responsabilidade. Boloni afundou-se em equivocos e na forma como lidar com determinados problemas. Esta agora num processo de viragem, em que procura sair do «lamacal» onde se meteu e onde (tambem) foi metido. Se tera capacidade de dar a volta por cima... isso so o final desta temporada o dira. Eu confio que sim. Queria insistir num dado que no meu entender, ainda nao foi devidamente analisado: quem parece ter uma posicao mais debilitada dentro do clube nesta altura, curiosamente nao e o tecnico... e os sinais exteriores ja comecaram a ser dados pela recente entrevista do Dr.Miguel Ribeiro Teles ao jornal do clube. Que ilacoes retiras das palavras dele, Paulo?

Quanto a cenarios possiveis do final da epoca, sao os seguintes, nesta fase:

n Renovacao do contracto com Boloni, mas em que este ira recusar trabalhar nos «condicionalismos» actuais... negociacoes dificeis em perspectiva;
n Existe de facto uma hipotese de Boloni ficar responsavel pela Academia, mas o romeno nao esta para ai virado. Nesse caso, seria ele, conjuntamente com a direccao, que escolheriam o tecnico principal, que ate poderia ser.... Rolao Preto.
n Finalmente, Boloni sai do Sporting e nesse caso viria um novo tecnico, existindo uma forte «tendencia» paa que a primeira opcao seja a de um treinador que recentemente foi campeao nacional.

Quanto a mim... olha, para mim so existe um tecnico a altura do que eu desejo para o clube... e ja o disse publicamente: Johaan Cruyft. Nao sendo possivel... contento-me (e apoio) aquilo que tenho.

E nao... nao me macas nada, Paulo. Antes pelo contrario.

Saudacoes Relvaticas
Rasputin

Sobre a entrevista...

Devo-te confessar que não a tinha lido na íntegra...estive agora a fazê-lo...para te poder responder...bolas que és um tipo exigente e que puxas por mim...mais do que o meu tempo disponivel me deveria permitir neste momento...:))

Mas sobre a entrevista dele : séria, lúcida, realista e discreta q.b.

Lógio que não conheço a situação de bastidores que tu assumes conhecer bem...se queres que te diga conheço melhor a "dos vizinhos do outro lado da estrada" do que a nossa, logo não consigo ler nas entrelinhas tão bem como tu...

Sobre a história da predisposição dele em sair...não sei! O homem o que diz é que foi eleito para cumprir um determinado mandato...que termina neste ano...como ele parece ser uma pessoa sóbria, admite a possibilidade de não ser eleito pelo orgão social competente...não me parece que se esteja a mostrar indisponível caso seja reconduzido no cargo...mas como disse, isto resulta da leitura das linhas...tu que lês nas entrelinhas poderás ter uma interpretação diferente....

Sobre o teu comentário...não se consegue ler o resto da resposta...o link não funciona!!!

Um abraço de Leão para Leão...

E tudo o vento levou...

Passam muitos jogadores bons por Alvalade (no metro), mas isso não quer dizer que fiquem lá todos. O César é um jogador rápido mas que não se enquadra na maneira de jogar deste treinador (que ainda não percebi qual é).
O César quer jogar como toda a gente quer, também o meu amigo Rui queria jogar a médio/extremo esquerdo e não conseguiu segurar o lugar. Ou espera por outra oportunidade ou o melhor é procurar outro clube, onde tenha mais hipóteses de ser titular.
De qualquer forma, obrigado pelo contributo.

Já mandei um e-mail...

...ao meu clube , Fluminense , para ver se eles acordam , tiram o Goias da jogada , e contratam o César Prates para a lateral-direita , que é a posição mais carente do plantel . Também informei sobre o Marinho Peres...se ocorrer qualquer coisa com o Renato...Ele tá ai .

Apenas um pouco de estatística...

Época 99/00 ----> 18 jogos oficiais
Época 00/01 ----> 39 jogos oficiais
Época 01/02 ----> 32 jogos oficiais

      Agora pergunto, se Bolloni sabia que Prates não prestava, porque tem jogado tanto! Só se foi por engano! Ah já percebi, é para poder adaptar o Sá de vez a defesa direito!

          Ai Laszlo, cada vez te enterras mais!

já me perguntei várias vezes

se ele efectivamente está lá... porque joga sempre um atleta adaptado...

Que continue por muitos e bons anos....

Só espero que o Sporting lhe renove o contrato por no minimo 5 anos, que é para nao correr o risco de ainda o ver de vermelho, pois de nabos já la temos muitos defesas direitos, so me lembro de o César Prates jogar bem no ano em que veio para Portugal, desde daí foi sempre a descer, nunca teve um adversário directo para o lugar e isso acho que foi um grande erro que a SAD cometeu.
Ainda faço mais uns desejos que são o Hugo, R.Bento, P.Bento, Jardel(este Jardel não o da última época),Telhos,Nélson, Tiago, Rui Jorge,P.Barbosa renovem contrato por muitos e bons anos (3 já devem bastar) e que vendam o Quaresma, o Ronaldo, o Beto, que não comprem o Contreras e ai vamos ter uma grande equipa...
Há falta a cereja em cima do bolo com o Octávio como treinador e o Jesualdo como adjunto, ai está o Green Team 2003...

Saudações

Re:Que continue por muitos e bons anos....

Não cheguei a perceber...se tinhas sonhos com o Sporting ou pesadelos...heheheh

Re:Que continue por muitos e bons anos....

de tornado, meu caro, não tens nada...

quando muito, não passas de uma brisa inconsequente...

envergonhas os meus amigos benfiquistas...

Re:Que continue por muitos e bons anos....

Mas tu que és o bate boca cá do sitio, o cómico man, não aguentas quando uma boca toca o teu clube, pois o Benfica é grande de mais e por isso há que usar tudo para o mandar a baixo mas este ano vcs já devem e ter dor de pescoço pois estão sempre a olhar para cima para ver onde estão o PORTO E O BENFICA E NÂO TARDA NADA O GUIMARÃES.

Quanto a conheceres amigos Benfiquistas melhores do que eu, deixa estar quem não queria ser teu amigo era eu...