Scolari prevê Portugal-Holanda equilibrado | Relvado

Scolari prevê Portugal-Holanda equilibrado

 


Scolari prevê Portugal-Holanda equilibrado
Luiz Felipe Scolari considera que no Portugal-Holanda dos oitavos-de-final do Mundial 2006 vencerá a equipa que cometer menos erros. O seleccionador das quinas prevê «muito equilíbrio» no jogo de domingo, salientando que a Holanda «é um adversário muito difícil tal como seria de esperar nesta altura da competição». Mas o treinador brasileiro nota que a Argentina também seria uma rival «poderosa»...

«Cometer o menor número de erros»

Em declarações ao sítio oficial da Federação Portuguesa de Futebol na Internet, Scolari elogia o trabalho feito por Marco van Basten na Selecção laranja, frisando que tem vindo a realizar um planeamento «excelente, montando uma equipa extremamente bem organizada que defende e ataca muito bem», nota. Scolari lembra ainda que os holandeses «fizeram uma campanha de qualificação excelente e deram seguimento ao bom trabalho já neste Mundial», atenta.
Sobre o modo de jogar dos Países Baixos, o seleccionador de Portugal refere que «a Holanda explora muito as alas e aposta num grande controlo de bola», reforçando que estes adversários «também conhecem as nossas características, pelo que é natural que exista muito equilíbrio», preconiza. Scolari lembra que «jogámos com a Holanda no Euro 2004, mas esta equipa não manteve muitos dos jogadores que estiveram em Portugal», refere. Note-se que no Europeu as quinas eliminaram a Holanda nas meias-finais do torneio com um triunfo por 2-1.
Na partida do Mundial 2006 Scolari espera repetir o desfecho de 2004, salientando que nesse sentido é preciso «cometer o menor número de erros possível e ser superiores ao nosso adversário», nota. «Nestes jogos de mata-mata, as coisas decidem-se muitas vezes pelo estado anímico das equipas e pelos erros que possam cometer», conclui o treinador.

Van Basten: também não somos nada maus!

E na análise de Marco van Basten Portugal tem «uma excelente equipa, mas nós também não somos nada maus», evidencia o seleccionador dos holandeses. O ex-avançado da "Laranja Mecânica" refere tal como Scolari que será «um jogo onde não podemos errar», prevendo que as quinas serão «um grande adversário». «Mas já tivemos de defrontar Argentina e Costa do Marfim, por isso já nos estamos a habituar a ter de encontrar estas grandes equipas», conclui o treinador.
Note-se que Van Basten fazia parte da equipa que infligiu a Portugal a única derrota frente à Holanda em jogos oficiais. Foi em 1993 com Ruud Gullit e Frank Rijkaard a fazerem parte do onze holandês numa altura de glória do futebol dos Países Baixos. Os tempos são outros e na "Laranja Mecânica" há outros gomos de talento. Falta saber se o sumo holandês terá mais polpa do que resistência as quinas lusas.

Foto: Agência Lusa


Primeira Página:

Comentários [4]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Jogo de tripla

Qualquer um pode ganhar mas temos de acreditar nas nossas potencialidades. De facto a defesa é o mais fraco na nossa seleção a Holanda pelo jogo que vi com a Argentina não metia medo mas como descansaram alguns jogadores não sei. Penso que o nosso meio campo não poderá dar espaço. Vamos a eles que a seguir eliminamos os Ingleses , isto parece o Euro.

Domingo, finalmente

vamos poder ver o real valor desta nossa selecção. Se vencermos a Holanda, começarei a achar que não é impossivel a final (embora vencê-la já é outra história). O historial de encontros com a Holanda joga a nosso favor, é bem verdade, mas nem isso me faz estar muito optimista. Senão vejamos, em 2004 vencêmo-los ocom muita facilidade. Mas em 2004 tinhamos 1) o factor casa e o apoio massivo de um país inteiro 2) Jorge Andrade 3) um meio campo portista perfeitamente rotinado, em grande forma e pleno de confiança (embora Deco-Costinha-Maniche não estejam a portar-se nada mal agora), 4) Rui Costa para desenguiçar o jogo se necessário fosse, 5) um Figo dois anos mais novo e por isso menos pesado. Por outro lado 1) a Holanda está uma selecção renovada (ao contrário da nossa...) e mais forte do que em 2004, 2) vai meter mais adeptos no estádio do que nós, 3) em caso de dúvida, sabemos para que lado o árbitro vai apitar (o do $ holandês, naturalmente). Assim sendo, não sei mesmo o que esperar no Domingo. Tudo depende de como os elos mais fracos desta selecção (Ricardo, Meira, Pauleta) se comportarem. Claro que nós temos uma arma secreta: a ajuda sobrenatural da N.S. do Caralhazio (ou lá como se chama), cujo apoio nunca nos tem faltado... e que estará por certo bastante empenhada em ajudar-nos a derrotar aqueles ateus holandeses. A ver vamos.

Re: Domingo, finalmente

o segundo ponto e o mais importante! Entao não é que o Jorge Andrade até marcou um golo nesse jogo? So foi pena e que foi na baliza errada... Mas que faz muita falta a Portugal neste mundial isso n ha duvidas

Re: Domingo, finalmente

Pauleta o elo mais fraco?!?!?! Só podes estar a brincar!!! Na fase de apuramento para o mundial de 2002, ganhamos em Roterdão com um golo dele, e um golo do Sérgio Conceição a passe do Pauleta; e nas Antas empatamos com a Holanda 2-2, com um golo do Pauleta, e um golo de penalty numa falta feita sobre o Pauleta! De facto, é um elo fraco como o car****!!!!