Rio Ave não pode ir à Taça UEFA | Relvado

Rio Ave não pode ir à Taça UEFA

 

Apesar disso, nada há a fazer, segundo
a TSF, que nota que nenhum recurso ou qualquer pagamento de multa poderá
abrir as portas da Europa aos vilacondenses.

Em reacção a esta circunstância o capitão do Rio Ave, Gama, confessa na dita
estação que «é um pouco frustrante para os jogadores», mas o atleta
lembra
que «à partida [a UEFA] não era um objectivo» para o Rio Ave.

Primeira Página:

Comentários [25]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Se aqui há culpados

então eles são os dirigentes do Rio Ave.

A mais ninguém se pode incutir culpas caso o Rio Ave termine o Campeonato no 6º Lugar em que se encontra actualmente.

Curioso também que isto só seja noticiado agora se a inscrição do Rio Ave era para ter sido feita até Janeiro.

É que com a manutenção mais que garantida e sem possibilidades de chegar á UEFA não estou a ver os jogadores do Rio Ave a darem o litro nos próximos jogos!

Ainda por cima quando o descrédito neles veio do próprio clube e dos seus dirigentes.

Julgo que não se podem atribuir culpas a terceiros pois os regulamentos são para cumprir.

Ficam agora as portas bem abertas para o Boavista ou o Marítimo conseguirem o 6º lugar, último que dá direito á Taça UEFA.

Saudações

Aqui vai a ajuda estrelado :)

Clica aqui!

Re:Continuação

Aqui

Penso ter ajudado :)

Saudações :D

Re:Para quem nâo conseguir ir ao maisfutebol

Nem Rio Ave, nem Beira-Mar, nem Moreirense, nem Gil Vicente, nem Alverca, nem Académica podem aspirar a marcar presença na Taça UEFA na próxima época, mas o Belenenses, que está atrás de todas estas equipas e ocupa a 15ª posição na tabela classificativa, candidatou-se ao licenciamento exigido pela UEFA, para que os clubes participem nas competições europeias, e é um dos nove clubes portugueses que podem cumprir os requisitos exigidos pelas instâncias internacionais.

O Rio Ave é sexto classificado e se o campeonato terminasse hoje os vilacondenses tinham alcançado «supostamente» um lugar que garantia a presença na Taça UEFA em 2004/05. Mas, esta teoria não passaria à prática. Ou melhor, se os regulamentos se mantivessem iguais aos que estiveram em vigor até à época passada, a equipa de Carlos Brito ia mesmo às competições europeias, apresentando a sua inscrição na Federação Portuguesa de Futebol depois de se qualificar no campeonato. Mas, como esta temporada tudo mudou, o Rio Ave não poderá jogar na UEFA mesmo que matematicamente alcance um dos seis primeiros lugares da Superliga.

Manuel Quaresma, secretário-geral da Federação Portuguesa de Futebol, explicou à Maisfutebol Rádio os novos regulamentos, dos quais todos os clubes da Superliga foram informados atempadamente: «É o primeiro ano que a UEFA vai obrigar que os clubes para participarem nas competições europeias estejam licenciados. Houve um processo de licenciamento em que nós tivemos o nosso manual aprovado. O manual foi enviado para os todos os clubes da Superliga que foram convidados para participar em Workshops, fizemos dois, e os clubes tiveram até 31 de Dezembro para manifestarem a sua vontade de se candidatarem a uma licença.»

Este foi o primeiro passo que, segundo Manuel Quaresma, foi divulgado aos 18º clubes que disputam o principal campeonato português. Agora será a Federação Portuguesa a decidir se os clubes cumprirem as exigências. «Depois de manifestarem essa vontade [de se licenciarem], até 31 de Janeiro mandaram os documentos do processo que neste momento estão a ser analisados e cuja resposta será dada até ao final do mês de Abril. Nós estamos a analisar os documentos que foram mandados e até 30 de Abril vamos comunicar aos clubes os documentos que faltam para nos enviarem e fazermos algumas vistorias das infra-estruturas desportivas», afirma o secretário-geral da F.P.F.

Só F.C. Porto, Sporting, Benfica, Braga, Nacional, Boavista, Marítimo, Leiria e Belenenses se candidataram

A F.P.F. exigiu que os clubes preenchessem um vasto questionário onde, entre outras coisas, tiveram que dar conhecimento da sua situação financeira assim como das instalações desportivas de que dispõem quer ao nível da formação quer do futebol profissional. Os nove clubes acima indicados, preencheram os documentos necessários para se licenciarem e poderem aspirar a um lugar nas competições europeias. Agora é a F.P.F quem decide, como sublinha Manuel Quaresma: «Agora em primeiro lugar será a Federação a entender se os clubes cumprem, ou não, os requisitos da candidatura para terem o licenciamento. Depois disso a UEFA vai confirmar, ou não, se nós atribuímos bem o licenciamento. Portanto quem atribui o licenciamento são as federações nacionais.»

O secretário-geral da Federação diz quais são os candidatos: «Os clubes que se candidataram ao licenciamento foram F.C. Porto, Sporting, Benfica, Belenenses, Boavista, União Leiria, Marítimo, Nacional da Madeira e Sporting de Braga. Só estes clube podem neste momento participar nas competições da UEFA da próxima época.»

Ponto final no assunto. Os outros podem classificar-se nos seis primeiros lugares da Superliga mas só os seis primeiros destes nove clubes vão estar presentes nas competições europeias em 2004/05.

Os deuses devem estar loucos

Imaginem que a sexta vaga sempre era preenchida através da taça de portugal, e que a mesma calharia em sorte a uma equipa de segunda liga ou de escalão inferior? O que faria a FPF, sim, pois apenas convocou para o workshop apenas os 18 clubes da superliga? Será que iriam assumir as culpas, ou a partir de agora apenas poderão ir às competições europeias os clubes da superliga?
Saudações Alvinegras.

Ó Bagão Félix!

Por favor prepara mais um subsidio de desemprego! Alguem vai para o olho da rua... e com justissima causa...!

É pena

Então se não efectuou a pré-inscrição, não pode ir à UEFA? E a vaga? Perde-se ou é preenchida pela equipa classificada logo a seguir? Por este andar, pode ser esta a salvação para o Boavista ir à UEFA...

Sinceramente... é pena!!!

O Leixões...

...foi à Taça Uefa e de certeza que não pré-nada, já que foi atraves da Taça de Portugal.

Algo aqui cheira mal.

Cumprimentos

então...

...quer dizer que o 7º classificado vai à Europa? Desportivamente é pena para o Rio Ave mas não deixa de ser uma boa notícia para os outros, se bem que espero sinceramente que o Nacional não vá precisar disso.

Re:então...

Vai o Maritimo...

Re:então...

ou o Boavista...

ooops

Pode até se questionar essa lei que diz que a equipa precisa se inscrever na UEFA com tanta antecedência.

Mas o que não há justificativa é que uma equipa deixe de participar de uma competicão internacional gracas a uma situacão como essa. A impressão é a de que faltou planejamento ao Rio Ave.

Critérios Legais e financeiros

Porque parece que os relvas andam a comentar antes de ler as noticias aqui vai um pequeno resumo.
A UEFA ESTE ANO decidiu que quem quisesse entrar nas suas competições teria de obecer a um conjunto de critérios legais e financeiras (como por exemplo dividas, etc...). Este critério já é usado para participar nos campeonatos (aplicado o~u não).
Para isso comunicou às diversas federações que os clubes deveriam enviar um dossier, para serem avaliados e poderem participar nas respectivas competições.
Acontece que o Rio Ave, Beira Mar e outros esquivaram-se a isso, seja pq não obediciam aos critérios, seja pela velha mentalidade portuguesa, seja pelo que fôr. Pensavam que com o pagamento de uma coima o assunto estava resolvido.
Ora se não forem à UEFA, não é por culpa da UEFA ou FPF. É simplesmente por culpa deles proprios. Até podem ter tido o merito desportivo, mas não tiveram o merito de dirigismo.

Rio Ave - Benfica

...e pronto...o Rio Ave já pode perder com o Benfica...já não precisa dos pontos...

Pois é...

mais uma vez por aqui se vê a falta de ambição das equipas portuguesas visto que só 9 fizeram a candidatura à presença numa competição da UEFA. de notar que as equipas amadoras que, via taça, foram à final não necessitam dessa inscrição (ex: Leixoes) apesar dessa nova regra só ser válida a partir da epoca currente.

Tristeza se essa notícia se confirmar...

Na medida em que uma eventual boa classificação do Clube, não poderá por si só permiitr a recompensa de jogar na próxima época na Superliga.

Alegria e orgulho pela época muito boa que o Rio Ave tem feito que tendo como primeiro objectivo a manutenção acaba por poder pensar em ir à Europa...

Paciência quanto a este episódio... Não se à UEFA...

Pela segunda vez na história do clube, esteve-se muito perto de conseguir esse objectivo( a primeira foi quando se perdeu a final da Taça em 83/84 para com o Porto 4-1).

como???

Isto só pode ser brincadeira,ou então faltam aqui pormenores!!Desde quando é que se tem de escrever uma equipa para a taça uefa quando a classificaçao determina os lugares disponiveis??Se for responsabilidade dos clubes,penso que todos se deviam inscrever então,o que não me parece que seja assim!! Falta aqui algum pormenor...aguardemos..

Explicação

no maisfutebol, comn os creditos para o spico...

O Rio Ave é sexto classificado e se o campeonato terminasse hoje os vilacondenses tinham alcançado «supostamente» um lugar que garantia a presença na Taça UEFA em 2004/05. Mas, esta teoria não passaria à prática. Ou melhor, se os regulamentos se mantivessem iguais aos que estiveram em vigor até à época passada, a equipa de Carlos Brito ia mesmo às competições europeias, apresentando a sua inscrição na Federação Portuguesa de Futebol depois de se qualificar no campeonato. Mas, como esta temporada tudo mudou, o Rio Ave não poderá jogar na UEFA mesmo que matematicamente alcance um dos seis primeiros lugares da Superliga.

à la Manuela Ferreira Leite

Na minha óptica, que sou um leigo quanto às regras da UEFA, isto é uma grande ANORMALIDADE.

      Então, à 19ª jornada (2ª jornada da 2ª volta), quando matemáticamente qualquer das equipas da Superliga tinha possibilidades atingir o acesso às competições da UEFA, era exigido que quem quisesse entrar nelas tinha que fazer uma inscrição?

      Não sei, mas calculo que essa incrição não deve ser gratuita, por isso mesmo muitos clubes devem ter optado por não a fazer.

      Pelos vistos também devem ter uma Manuela Ferreira Leite a extorquir dinheiro aos pobres.

Cumps.

É caso para dizer...

Nem o presidente do Rio Ave acreditava que este plantel fosse capaz de ganhar o direito desportivo, de participar na UEFA!!!

Quando é que há eleições no Rio Ave?

Desculpem mas não percebi...

Então uma equipa para poder ir à Taça Uefa tem que efectuar uma pré inscrição ou qualquer coisa do género???
Então não é a classificação obtida no campeonato que conta?
Esta para mim é nova!!!!! Será mesmo verdade?
Alguém me ilucide se faz favor...

Saudações Benfiquistas.

Desculpei mas não percebi...

Então uma equipa para poder ir à Taça Uefa tem que efectuar uma pré inscrição ou qualquer coisa do género???
Então não é a classificação obtida no campeonato que conta?
Esta para mim é nova!!!!!
Alguém me ilucide se faz favor...

Saudações Benfiquistas.

Re:Desculpei mas não percebi...

Foi por isso que o benfica não foi há Uefa nos outros dois anos. O benfica não se inscreveu a tempo, então a direcção disse para os jogadores ficarem mal classificados.

Re:Desculpei mas não percebi...

Já pensas-te em ir ao «Levanta-te e Ri»? Essas piadas são mesmo de qualidade...

Re:Desculpei mas não percebi...

Pois, esta também desconhecia.
Apenas sei que é necessário fazer uma pré-inscrição para a competição da Taça Intertoto.