Portugal-Holanda no olhar da imprensa estrangeira | Relvado

Portugal-Holanda no olhar da imprensa estrangeira

 

Ingleses rejubilam com expulsão de DecoNo jornal inglês Times fala-se em «passadeira vermelha para Portugal» em alusão aos cartões vermelhos de Valentin Ivanov. O diário refere que as quinas «emergiram sangrando, mas não curvadas de uns oitavos-de-final a transbordar ódio», realçando que «Portugal pode esperar um jogo ainda mais rancoroso contra a Inglaterra», lembrando o texto que os de Eriksson foram derrotados por Scolari no Mundial 2002 e no Euro 2004. O mesmo jornal faz referência às ausências de Deco e de Costinha, expulsos contra os holandeses, realçando que este dado dá «a Inglaterra razões para ter esperança». De resto o Times conclui que «Portugal mereceu ganhar por causa de um maravilhoso golo de Maniche na primeira parte».No sítio da BBC na Internet fala-se num «jogo tempestuoso», realçando-se que «houve mais acção no caderno do árbitro do que no relvado». Esta publicação considera ainda que «Portugal devia ter sido reduzido a nove» mais cedo no âmbito do desaguisado de Figo com Van Bommel.Já o Independent nota que «Portugal usou uma defesa compacta e completa ilegalidade para proteger um belo golo de Maniche», notando-se que «Scolari sabe ganhar jogos de Mundiais com 10 homens». O jornal faz assim alusão ao facto de o Brasil ter segurado no Mundial de 2002 uma vantagem de 2-1 frente à Inglaterra depois da expulsão de Ronaldinho.Franceses destacam espectáculo lamentávelNos vizinhos da Península o desportivo Marca fala de um «jogo muito duro», considerando que a «falta de pontaria elimina a Holanda». O jornal constata que o golo de Maniche foi um «prémio demasiado para os de Scolari», salientando contudo que as quinas «souberam defender-se na perfeição». Já no As se evidencia que o jogo «foi a festa de Portugal e também a de Valentin Invanov». O diário aponta que o «jogo prometia espectáculo», mas conclui que houve pouco fruto da «tensão lógica de um encontro mata-mata, como gosta de dizer Scolari», escreve-se. O As faz ainda alusão ao facto de Van Bronckhorst e Deco terem visto o final do jogo desde o túnel dos balneários depois de terem sido expulsos. «Ali os dois barcelonistas comentaram o desaguisado que organizou Ivanov», constata-se.Em França o Le Monde realça que Portugal esteve em inferioridade numérica por duas vezes «durante um total de 30 minutos» sem que tenha sofrido qualquer golo, frisando que houve nas quinas uma «bela solidariedade ao longo de todo o jogo». O jornal considera que a eliminação da "Laranja" se deveu à «inexperiência dos jovens holandeses, à sua incapacidade para aproveitar a superioridade numérica, e à sua agressividade», frisando por fim que os «cartões vermelhos podem custar caro à equipa portuguesa no sábado» frente à Inglaterra.No desportivo L'Equipe o comentador Angel Marcos refere que o
árbitro poderia ter mostrado ainda mais cartões, realçando que ««todos passaram ao lado do jogo, tanto os jogadores como os treinadores» e que «mesmo Deco e Figo perderam os pedais». Pela positiva o analista destaca «o colectivo holandês e o talento português».No Le Figaro fala-se de «um espectáculo lamentável»; de «um jogo de vingança áspera, crispado, mesquinho, violento», realçando-se que se notou a «tensão mais nociva, atiçada pela arbitragem desastrosa de Ivanov» e que «no fim da luta Portugal qualifica-se». O diário aponta ainda o dedo a Van Basten pela ausência de Van Nistelrooy da sua equipa falando de um «insignificante Kuyt».Italianos falam no jogo mais emocionante do MundialEm Itália por seu turno o La Repubblica traça uma «partida rica de emoções» que no capítulo disciplinar foi «pior do que o Itália-EUA que tinha escandalizado a imprensa internacional» com três expulsões. Abordando igualmente com estranheza a ausência de Van Nistelrooy, o jornal diz que as quinas continuam a ser «a besta negra da Holanda» e que venceram, mas que «como sempre não encantam».No sítio na Internet Yahoo na versão italiana realça-se que «foi o jogo mais emocionante deste Mundial» com «um belo golo de Maniche». «No ringue de Nuremberga fica em pé Portugal», nota o cronista, criticando Van Basten por não ter colocado Van Nistelrooy em jogo e constatando que a Holanda merecia o empate «também porque nós merecíamos ver o prolongamento», escreve, deixando o desejo de que assistamos a «outras partidas assim» neste Mundial.A Gazzetta Dello Sport refere que a «segunda parte parecia mais rodeo do que futebol» evidenciando que os holandeses devem todos perguntar a Van Basten «com um ataque tão estéril, porque é que Van Nistelrooy apreciou o Far West do banco?»Anti-depressivos e férias para os holandesesPor fim na imprensa holandesa ilustra-se a tristeza que impera na Holanda com a eliminação frente a Portugal. O diário Algemen Dagblaad fala em «anti-depressivos ou férias» como a solução para os holandeses depois do desaire em Nuremberga. O jornal também nota que os enormes investimentos feitos pelas empresas em produtos alusivos à presença da Holanda no Mundial terão resultados negativos com a previsível diminuição da procura das cores laranja.O mesmo Algemen Dagblaad aponta noutro artigo de análise ao jogo que «faltou acutilância e audácia à laranja», notando que no Estádio de Nuremberga havia uma bandeira portuguesa com a inscrição "Holland remember 2004" [em português Holanda lembra-te de 2004], realçando que a derrota do Euro 2004 se repetiu de facto frente a Portugal.No Telegraaf lamentam-se as oportunidades falhadas pela Holanda, considerando-se que Portugal precisou de apenas uma para marcar. Tecem-se ainda críticas ao árbitro sublinhando-se que «perdeu o controle do jogo» e que Nuno Valente poderia ter sido sancionado pelo pontapé em riste sobre Robben numa jogada em que se assinalou apenas fora-de-jogo do avançado holandês.Susana Valente

Primeira Página:

Comentários [28]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Laranja podre = caixote de lixo

Li tudo e nao vi ninguem falar da agressao ao Cristiano Ronaldo nem do "enorme fair-play" laranja. HAJA ACIENCIA... JF

Re: Laranja podre = caixote de lixo

Pois só viram o jogo com "óculos laranjas".... É um problema de muitos media... SOMOS CADA VEZ MAIORES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Já se estão é a borrar todos.... Cumps.

Re: Laranja podre = caixote de lixo

agressão não !! entrada assassina !! se uma entrada daquelas não é vermelho direto !! não existem entradas para vermelho no futebol !!

Re: Laranja podre = caixote de lixo

Realmente tens razão, mas devemos começar a estar habituados pois somos os pobres da europa e vivemos de esmolas... Enfim, se Portugal passar a Inglaterra no próximo sábado, vai dar-me um enorme gozo... ai se vai. Cumprimentos Futebolísticos!

Critiquem que é isso que Scolari quer

Quanto mais criticarem melhor é para os jogadores e para Scolari - o qual "trabalha" melhor debaixo da pressão e das críticas pouco construtivas as quais denotam medo de Portugal e do que Scolari pode fazer. Uma estratégia que já deu frutos muitas vezes no FCP e na qual Scolari está perfeitamente à vontade. Talvez por "gostarem ambos disto" é que Pinto da Costa e Scolari nunca se encontraram em sintonia. E Mourinho também adora a pressão negativa dos opositores.Talvez por isso são todos vencedores, estas guerras ganham-se também antes dos jogos, com frases deste tipo: "Vamos lá mostrar a essa gente quem vai ganhar". E a motivação ao entrar em campo triplica.

Re: Critiquem que é isso que Scolari quer

Mais nada...!!!Força Seleção e força Porto!!!

Contra os canhoes Marchar, marchar

E assim que vamos derrotar o nosso "alido". De bracos dados, com entreajuda, forca de vontade, garra, suor, sangue e lagrimas. Pra cima deles, contra tudo e todos! Viva Portugal

Portugal exporta "Prozac" para a Holanda

«Anti-depressivos e férias para os holandeses» Eis finalmente explicado o ressurgimento do caro "Andebol é que é"... O seu alter-ego está na Holanda recuperando, afincadamente, Holandeses(as)!! P.S. - Prozac: se precisares de ajuda,não te esqueças cá do Vozz... (ah bela Holanda dos meus excessos)

O que fica...

Holland remember 2004 Próximo capitulo: England remember 1986, 1996, 2000 & 2004.

Re: O que fica...

E 2006 Draco???????????????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ao resto Bem Escrito... Cumps.

Este jogo recordou-me...

...na época que o Porto ganhou a Liga dos Campeons, na Semi Final contra o Deportivo, mas este árbitro não merece arbitar mais nenhum jogo, 4 dos cartões mostrados foram mercidos(Costinha,...), ele foi um cobarde, que infelizmente, estragou um jogo... Espero que Portugal consiga mais...

O que a impresa inglesa devia ter escrito

Este árbitro russo fez uma péssima exibição, sendo que a maior beneficiada foi a nossa selecção, a Inglaterra. O árbitro começou a mostrar cartões amarelos despropositados para ambas as equipas e naturalmente vieram os vermelhos, ficando assim as seleções desfalcadas para o nosso jogo.

É impressão minha ...

É impressão minha ou Portugal começa a preocupar? Mas quem de perfeito juízo diz que Portugal não mereceu a vitória e fala do lance de Figo e do Cristiano Ronaldo nada?! Humm, parece-me que grande parte imprensa estrangeira preferia que a Holanda passasse, mas seria pelo bom futebol e por ser melhor? Pois é ... Portugal começa a preocupar, principalmente os Ingleses que rejubilam pela ausência de Deco e Costinha. Quanto a Costinha nem vale a pena falar, Deco é mais preocupante mas Figo irá ocupar bem o lugar e caso seja necessário mexer entra o Tiago. Temos todas as condições de passar esta Inglaterra, pés no chão e aí vamos nós !! FORÇA PORTUGAL !!

Re: É impressão minha ...

Eles já se começam é a borrar todos de medo... FORÇA PORTUGAL. Cumps.

Onde está a menção

Aquela vergonhosa lesão premeditada contra Ronaldo????????????!!!!!!!!!!!!! Isso é que é o fair-play??????????? É preciso que se diga que a Holanda só jogou melhor que Portugal, porque os seus astros, Robben e Van Persie (grandíssimos jogadores) puderam jogar, ao contrário de Ronaldo que tão "convenientemente" se lesionou. Se N.Valente ou Miguel tivessem feito a estes 2 o que Boularouz fez a C.Ronaldo que teria feito a Holanda no jogo????????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ela viveu destes 2, como Portugal vive dos seus mágicos. Só que o Ronaldo foi assassinado, enquanto que Robben e Van Persie puderam mostrar o que sabem fazer. E porque é que esta imprensa ressabiada e que sofre de parcialidade aguda (ou ressabiadismo agudo) não menciona estes pormenorzinhos?????????????? Já dizia a Clara Ferreira Alves: "Há media ou há merdia?" Isto são é os merdia, não os media... P.S. Deculpem-me a linguagem, mas isto enerva-me... FORÇA PORTUGAL. Cumps.

Irónico

Espantou-me sobretudo estapassagem num jornal italiano: "o jornal diz que as quinas continuam a ser «a besta negra da Holanda» e que venceram, mas que «como sempre não encantam»." É de mim ou estavam a atribuír-nos exactamente as características transalpinas? Quanto a isto «Portugal pode esperar um jogo ainda mais rancoroso contra a Inglaterra»... Não haja a menor dúvida: estes gajos não têm a menor noção de desportivismo. E logo os ingleses, que se dizem reis do desporto. É possível que isso se volte contra eles.

a esses ingleses..

que tanto nos criticam e já meteram o dedo para tentar meter o figo de fora ( medo , cheira-me que ja estão borradinhos com medo, só de olharem para ricardo, figo, ronaldo e companhia até se mijam as pinguinhas) mas ao que parece em vão !! NÓS NO SABADO DAMOS-LHES A DEVIDA RESPOSTA gosto tanto desses gajos como de merda !!

Re: a esses ingleses..

Mereces um Divertido... Cumps.

A imprensa internacional

Após o jogo de Portugal com a Holanda, dei-me ao trabalho de fazer uma leitura do que se escreveu por alguns dos mais imporatantes sites internacionais de futebol/desportivos e houve um denominador quase comum, a critica directa e aberta à Selecção Portuguesa! Ao contrario de muitos, eu tomo toda esta animosidade e critica as prestações da Selecção de Portugal no Mundial, como um elogio, ou melhor, como um sinal de respeito, para não dizer medo. Toda esta onda de criticas, especialmente vinda dos nossos vizinhos espanhois, não passa de uma estratégia orquestrada de encapotar todo o receio que Espanhois, ingleses, Franceses, etc. demonstram perante o enorme potencial e acima de tudo do grande espirito de grupo que a Selecção Portuguesa tem mostrado neste campeonato do Mundo. Por falar em espirito de grupo, o unico jornal internacional que li fazendo referencias elogiosas á Selecção Portuguesa, foi o diario desportivo Argentino Ólé, destacando a grande qualidade tecnica dos nossos jogadores e o grande espirito de grupo acima referido!

Re: A imprensa internacional

Exactamente. E já reparaste que nenhum deles "reparou" na sarrafada vergonhosa, desprezível e premeditada de que C.Ronaldo foi alvo???????????????????????? Só falam do pé em riste a Robben... Nacionalismos agudos ou invejas agudas... Cumps.

Olha!!!!

Ja aparecem as moderacoes nos posts!

Ahhhhh!!!

"Ao contrario de muitos, eu tomo toda esta animosidade e critica as prestações da Selecção de Portugal no Mundial, como um elogio, ou melhor, como um sinal de respeito, para não dizer medo" Isto assim explica tudo!!! Tu no fundo desde que saíu a convocatória andaste este tempo todo a elogiar, a respeitar e quem sabe a temer a Selecção Portuguesa! Ps´tá claro, agora!

Orgulhosamente sós?

Dizia há uns anos Miguel Esteves Cardoso que há uma coisa típica do português (ou do "portuguezinho", não me lembro), que tem a ver com o facto de, entre nós, desdizermos daquilo que é nosso, mas espingardarmos a torto e a direito quando um estrangeiro aponta a ferida, falando de despeito, de inveja, de xenofobia, etc. Aparentemente só nós estamos qualificados para nos criticarmos a nós próprios, de acordo com esse "ponto de vista". As críticas que li do jogo, na net, são, na maioria, razoavelmente objectivas e adequadas ao jogo que eu vi. Não podemos esperar de um comentador estrangeiro, a priori desligado da selecção de Scolari, que se renda à qualidade do jogo exibido nesta partida ou que se regozije com a quantidade de cartões exibidos: houve emoção à farta e um belo golo e foi bem bom. Quanto ao resto... Refugiarmo-nos a propósito disto tudo numa espécie de reedição do "orgulhosamente sós" do botinas, embora tal vá ao encontro do Processo Patriótico em Curso parece-me exagerado! Por falar em Espanha é interessante, mesmo assim, o comentário de Relano, no "As" e o de Koeman, no Sport.

Re: Orgulhosamente sós?

Esta impressão que retiro da imprensa internacional na sua generalidade cair em cima da Selecção Nacional, não se resume apenas este jogo, vem de todos os outros anteriores. Curioso verificar que os orgãos de comunicação estrangeiros que mais criticam a Selecção Nacional são aqueles que poderão defrontar Portugal mais adiante na competição e que já jogaram conosco no Euro2004, que como se sabe são os mesmos adversarios, casos de Holanda, Inglaterra e mormente Espanha. Serão isto tudo criticas fundadas ou resquícios de aziagas anteriores?

Re: Re: Orgulhosamente sós?

Pois, ainda têm o cú a arder desde o Europeu...ehehehehehehehehhehe. Somos cada vez MAIORES!!!!!!!!!!!!!!!!!! FORÇA PORTUGAL. Cumps.

bem visto

a quantidade de inimigos demonstra bem a grandeza actual desta Seleção.

Van Basten

Quis fazer uma renovação muito rápida. Tirar logo jogadores como Seedorf, Makaay, Davids e Stam. Criticam o ataque holandês mas o mais curioso é que eles devem ser a selecção que tem pontas de lança de maior qualidade. Porque é que Huntelaar ficou de fora dos convocados? Marcou 55 golos em 52 jogos.

Re: Van Basten

Tens razão, se tivesse pontos de moderação, eu dava-te um, foi "bem-feita" perderem, mas, se desse só para perder um, era o seleccionador da Holanda, porque deixar um defesa, que claramente deverá ser o melhor central holandês, Davids um "trinco" raro, Seedorf, um jogador que no Milan tirou o Lugar ao Serginho, Makaay grande "João Pinto" e Huntelaar, que foi dos melhores marcadores da ultima epoca na Holanda... O que eu penso, é que deve haver algum probelema entre Basten e o Milan...

Re: Re: Van Basten

...Milan e Ajax(clubes que já representou)...