Portuenses contra Rio |
|
08 de Março de 2002, às 11:06 |
O líder dos dragões tinha anunciado antecipadamente que não participaria neste encontro para não criar interpretações erradas.
A concentração formou-se na Praça Humberto Delgado, mesmo ao lado do edifício da
Câmara Municipal. Foi o espaço ideal para Nuno Cardoso discursar contra o seu
sucessor na autarquia, abordando novamente todo o processo durante o seu
executivo. As críticas a Rio foram-se sucedendo para gáudio dos portistas
presentes.
Além do ex-presidente da Câmara marcaram presença nos protestos o deputado do
CDS-PP Manuel Queiró, o deputado do PS Pedro Baptista, bem como alguns
ex-vereadores da autarquia, mas também Pôncio Monteiro, Lourenço Pinto, Hernâni
Gonçalves e Jorge Olímpio Bento.
Presentes estiveram ainda elementos da equipa técnica do FC Porto, tais como
os adjuntos Silvino, André e Baltemar Brito, que fizeram questão de
sublinhar estar ali a título pessoal.
Em nome das modalidades dos dragões juntaram-se aos protestos igualmente Carlos
Resende, Rui Rocha, Eduardo Filipe, Vítor Hugo, Cristiano Pereira e José
Magalhães.
Manifestação foi contra presidente da República
E enquanto na rua os cânticos anti-Rio se sucediam, o cabeça de lista do PSD
pelo Porto nas próximas legislativas, Pacheco Pereira, marcava presença na
autarquia para dar um abraço de solidariedade ao colega social-democrata.
Em declarações ao jornal O Jogo Pacheco Pereira referiu-se à
pequena manifestação como um acto de violação do pedido feito pelo
senhor Presidente da República no sentido de que não se atirasse mais gasolina
para a fogueira.
-
Benfica espera quebrar invencibilidade da Académica em...
-
Sporting na Figueira da Foz para regressar aos triunfos A...
-
Liga: FC Porto e Sporting com vida difícil A Jornada 8 da...
-
FC Porto em Vila do Conde para encurtar distância para o...
-
Atente na distribuição das equipas para o sorteio:CABEÇAS-...
-
Taça UEFA: é a vez do Sporting de Braga entrar em acção O...
-
Vitória de Guimarães: é hoje o tudo ou nada pela Champions...
-
Taça de Portugal: FC Porto quer dobradinha frente ao...
Trocados
Enviado por manuelbarros a 09 de Março de 2002, às 12:49.O que é preciso é calma...
Enviado por NetScorpium a 09 de Março de 2002, às 11:19.É claro que quando anda tanto dinheiro á solta e sem grande controlo, isso é uma maravilha... todos lhe querem deitar a mao. Sou de opiniao que o Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa, nao devia ser tao arrogante e pensar que pode passar por cima de toda a autoridade. É claro que tem documentos e contratos assinados, mas só quem é ingénuo é que nao acredita que se calhar foram assinados no último dia com a presidência de camara ainda socialista. Ao Sr. Rui Rio, nao queira tanto protagonismo que com essa algazarra toda ainda acaba por dar a vitória ao PS... e sinceramente como vejo as coisas neste país, gostava que o governo mudasse de cor... todos merecem uma opurtunidade e o PS já a teve.
mais uma péssima edição de um artigo...
Enviado por Kikas a 08 de Março de 2002, às 18:29.Portuenses-> Cidadãos da Mui Nobre e Invicta Cidade do Porto.
Portístas-> Adeptos do FC Porto.
Presumo que neste artigo se está a misturar desnecessáriamente este dois grupos, pois muitos dos portístas presentes nem residem (e não votam) no Porto.
Excelente organização: prova de que quando uma claque se junta á máquina partidária de um partido se conseguem coisas desta dimensão... sim senhora.
Infelizmente com este tipo de acções apenas se consegue exacerbar as coisas e radicalizar as posições, mesmo depois de um poderado e lógico apelo do Presidente de todos os Portugueses.
Lamentável: a edição deste artigo e a manifestação.
Até uma próxima,
Kikas
Kikas não leste bem
Enviado por Atletico a 08 de Março de 2002, às 18:41.Não quero defender os editores, mas isto não é um artigo publicado por nenhum relvinha, vem na rubrica de notícias, e parece-me até que é uma amálgama ou um resumo de notícias várias, retiradas dos vários jornais nacionais.
Em segundo lugar em lado nenhum fala de portuenses, mas sim tripeiros.
Em terceiro lugar e pelo que me foi dado a conhecer, sem branquear o uso dado á manif, a organização esteve a cabo dos Super Dragões, mas não me parece que só lá tenham estado portistas, pelo que a tua afirmação também não tem cabimento.
Numa coisa te dou razão, atendendo ao pedido de moderação do PR, deveria ser dada uma tolerância ao caso para depois das eleições legislativas, mas infelizmente, quando o coração tolda a razão, tudo vai mal.
E meu caro sendo eu PS, e membro da JS de Guimarães desde á 19 anos, não pactuo com certas atitudes, pois para mim nem tudo é válido para ganhar eleições, mas que fazer quando o adversário as usa como arma de arremesso?
Soluções procuram-se.
Boa sorte para o fim de semana, onde quer que vás arbitrar.
Saudações Vitorianas
Leste o titulo?
Enviado por Kikas a 08 de Março de 2002, às 19:34.Para mim, que sou Vareiro, um Tripeiro é um Portuense, não um Portísta.
Provavelmente sou eu que estou a ver mal e o FC Porto apenas têm adeptos na cidade (logo todos os portístas são portuenses) ou todos os habitantes do Porto são do FC Porto (logo todos os portuenses são portístas).
É muito perigoso (e desnecessário) fazer este género de misturas na edição de artigos pseudo-regionalistas.
Quanto ás movimentações (estranhas de autocarros vindos de fora da Cidade, por exemplo) que "alimentaram" esta manifestação (perdoa-me por não gostar da abreviatura manif) parece-me de ambito demasiado largo para a capacidade da claque de futebol... mas talvez esteja a ser injusto, mas tenho a (des)vantagem de ter visto a notícia fora de Portugal e de não ter ainda ouvido aquilo que narram os nossos média.
Quanto ao panorama politico, não me move qualquer simpatia partidária e costumo votar com base nos programas dos partidos (sim, gosto muito de uns aninhos depois confrontar o que prometeram com o que fizeram) e quando não gosto de nenhum voto em branco (mas sempre votei, porque foi para isso que os nossos pais tanto lutaram: para termos direito ao voto).
Neste caso do FC Porto (tal como no SL Benfica) existe um claro aproveitamento das forças politicas e não me parece que nenhuma seja inocente na forma como tenta retirar vantagens das situações.
É a cultura que temos e o pais em que vivemos. Tenho fé que a conjuntura mude.
Desculpa o longo desabafo.
Tem um bom fim de semana, que eu este fim de semana, em virtude de ainda estar a recuperar da diferença horária pedí despensa e não vou participar em nenhum jogo (vai ser bom ficar em casa com a familia).
Kikas
Re:Leste o titulo? - 5 - Muito Bem Escrito!!
Enviado por ricguim a 09 de Março de 2002, às 17:05.Kikas: como eu também há mais... Não somos é muitos mas isso, paciência...
Saudações Boavisteiras
houve mesmo uma tentativa de agressão
Enviado por vputin a 08 de Março de 2002, às 15:26.Portuenses??
Enviado por Celorico a 08 de Março de 2002, às 15:06.O Rui Rio não é só presidente dos respeitosos adeptos do FCP (A cidade do Porto tem mais adeptos do SLB e do SCP que do FCP), e merecem tanto respeito os comerciantes como os adeptos do futebol!! Quem quer novos estádios que os pague, e se forem as câmaras a pagar que sejam municipais os estádios!!
Re:Portuenses??
Enviado por VivaFCP a 08 de Março de 2002, às 23:08.Lê-se cada uma...
ès triste rapaz..
Enviado por Leao_o_Dragao a 08 de Março de 2002, às 16:32.Primeiro não te preocupes que não vamos gastar do teu dinheiro em nenhum estádio de futebol, mas sim em acessos, acessos esses que vao beneficiar TODOS os Portuenses, pois o trânsito na cidade do Porto está caótico.
quanto ao facto de haver mais ou menos adeptos, leva-me com esta: uma sondagem do EXPRESSO, dá à cidade do Porto cerca de 70,5% de adeptos Portistas, secundado do Benfica com uns cerca de 8%, Boavista, 7%, salgueiros 4%...etc etc ...
Se não sabes do que falas, faz-me um favor. Está calado!
Re:Como Leão e Dragão continuas a Zero
Enviado por Billy the Kid a 09 de Março de 2002, às 00:30.Re:ès triste rapaz..
Enviado por pois a 08 de Março de 2002, às 16:51.(Isso dos acessos é para rir....?)
O financiamento dos estádios está a ser feito através da doação e aprovação de projectos (alguns deles ilegais) por forma a servir de contrapartida às empresas construtoras e financiadoras dos estádios....
2 perguntas:
Porque anda o Diogo Vaz Guedes (Director da Somague) a negociar com Santana Lopes e com Rui Rio?
Porque anda o grupo Amorim a negociar com o Rui Rio?
Não sabia que eles faziam parte da direcção do Benfica e do FcPorto....
Re:ès triste rapaz..
Enviado por wolf09 a 11 de Março de 2002, às 13:08.Re:ès triste rapaz..
Enviado por pois a 11 de Março de 2002, às 14:35.Que eu saiba, esse papel cabe aos accionistas maioritários (que julgo ser o FcPorto), e não a menores.
Ao grupo Amorim, como a qualquer outro accionista, cabe exigir e fiscalizar RESULTADOS, e não, interferir directamente nos meios desde que licitos para os conseguir.
Se achar que a administração não é competente para tal, deve pelos meios normais tomar atitudes.
Onde já se viu tal coisa.
Re:Portuenses??
Enviado por wolf09 a 08 de Março de 2002, às 16:22.Mas ja agora o que preferes, que se realize o Euro como deve ser, ou que o teu pais se torne motivo de chacota internacional?? Como estas perto de Espanha talvez te convenha a mudanca de organizacao.
Re:Portuenses??
Enviado por pois a 08 de Março de 2002, às 16:46.Teriam que viver num local com 2 Hospitais (Santiago do Cacém e Beja)entre Setúbal e Faro (+-280km) numa faixa que vai desde a costa litoral até à fronteira com espanha (+-175km), (o que faz +-49000km2 servidos por 2 hospitais...e onde só um deles tem maternidade) para compreender o conceito de isolamento e centralização...
Ex: Uma mulher prestes a dar à luz uma criança, e que resida em Sines ou Santiago do Cacém, tem que deslocar-se 100km até Beja, ou em alternativa 115Km até Setúbal, numa viagem que demora (de ambulância) cerca de 1h20/30...se não apanhar dificuldades no caminho.
Isto era aceitável se vivessemos num pais enorme....o que como concerteza sabem não é o que acontece.
Dariam assim menos valor ao Euro, e borrifavam-se nos espanhois (assim como assim comemos toda a porcaria que eles exportam para cá...e disso ninguém reclama)
Quando Portugal é uma anedota em termos de UE, é ridiculo e hipócrita, querer fazer da organização de um Euro, duma Expo ou de uma Capital da Cultura, questão nacional para provar que somos capazes e organizados....
Provar para quê? pergunto eu...
Muito bem!!
Enviado por Garfield a 08 de Março de 2002, às 19:12.Re:Portuenses??
Enviado por pois a 08 de Março de 2002, às 16:10...mas de facto é óbvio que tem havido aproveitamento de alguns clubes, por forma a obterem financiamentos de uma forma no mínimo obscura.
Os casos do SLBenfica e do FcPorto são gritantes...só não há rebelião em sentido contrário, porque a malta quer é o estádio de futebol feito.
Uma tamanha ignorância...não por estupidez natural, mas por não se querer ver o que está claro. Mais graves os casos dos que sabem e concordam.
Nem só na tua zona se vive esse problema...posso-te dizer que em todo o Baixo Alentejo (a maior região do país) existem 5 campos (nem digo estádios) relvados....e discutem-se milhões de contos em finaciamento directo (em dinheiro) mais (muito mais) em imobiliária, terrenos dados a clubes....
enfim...nada que se deva estranhar.
Rio abaixo
Enviado por wolf09 a 08 de Março de 2002, às 12:14.Quanto ao comentario de Pacheco Pereira em relacao a manifestacao, e o que se espera de um personagem demagogo desprovido de ideias proprias e que em nada se identifica com o Porto.
Rui Rio deve respeitar quem o pos aonde esta, quem o tirou de um anonimato de incapacidade politica sem o Porto era mais um Ze Ninguem, e mesmo com o cargo que tem faz um esforco tremendo para o voltar a ser.
Re:Rio abaixo e a ACP também?
Enviado por ricguim a 09 de Março de 2002, às 16:43.Acha isso possível?
Sabe o que diz a lei?
Se uma associação representativa de interesses de um conjunto de munícipes (já agora todos os associados pequenos comerciantes da cidade do Porto) questiona uma decisão camarária, a cãmara não pode ignorar essa mesma pretensão sem que haja uma votação pública (em reunião na cãmara) bem como após essa reunião seja efectuada uma votação com todos os vereadores dos diferentes partidos.
Rui Rio pode ser acusado, e eu concordo, de ter feito muito barulho demasiado cedo, o que denota muita inexperiência política.Se calhar ele fê-lo por não ter sido apoiado politicamente por Pinto da Costa, que apoiou exactamente o seu adversário nas eleições camarárias (Fernando Gomes).
Agora também não pode ou não deve ser acusado de ter ido contra a Lei. Imagine-se o que seria se ele por e simplesmente ignorasse as disposições democráticas que o seu cargo exige. Sabia que isso era suficiente para lhe retirar o cargo?
Gostaria de ver estas indignações por motivos muito mais nobres!
A democracia ainda não chegou ao Futebol? Ainda estamos no tempo da Ditadura (neste caso futebolística???)
Ou será que o Futebol vai conseguir vencer a Democracia?
Pessoalmente não concordo com o estilo de Rui Rio. Não concordo com a forma como ele abordou o problema das Antas nem como abordou o problema do Bessa, do qual ninguém fala mas para quem não sabe, também ele cortou acessibilidades previstas no projecto inicial. Acho é que, apesar das políticas, é muito triste ver alguns munícipes da cidade do Porto a perseguir um presidente que, por muito errado que alguns pensem que esteja, está lá eleito democraticamente e ficará lá durente quatro anos a não ser que desrespeite a lei, o que ele, até ver, não fez...
Saudações de um tripeiro nato, que quer ver o jogo inaugural do euro 2004 nas Antas mas que tanbém quer ver a sua cidade longe de interesses que não são os seus e que não defendem os interesses de TODOS os seus munícipes (ou pelo menos da sua maioria...)
Saudações tripeiras
Cada vez mais um país de palhaçada
Enviado por Paulofonseca a 08 de Março de 2002, às 11:50.