Portuenses contra Rio | Relvado

Portuenses contra Rio

 

O líder dos dragões tinha anunciado antecipadamente que não participaria neste encontro para não criar interpretações erradas.

A concentração formou-se na Praça Humberto Delgado, mesmo ao lado do edifício da
Câmara Municipal. Foi o espaço ideal para Nuno Cardoso discursar contra o seu
sucessor na autarquia, abordando novamente todo o processo durante o seu
executivo. As críticas a Rio foram-se sucedendo para gáudio dos portistas
presentes.
Além do ex-presidente da Câmara marcaram presença nos protestos o deputado do
CDS-PP Manuel Queiró, o deputado do PS Pedro Baptista, bem como alguns
ex-vereadores da autarquia, mas também Pôncio Monteiro, Lourenço Pinto, Hernâni
Gonçalves e Jorge Olímpio Bento.

Presentes estiveram ainda elementos da equipa técnica do FC Porto, tais como
os adjuntos Silvino, André e Baltemar Brito, que fizeram questão de
sublinhar estar ali a título pessoal.
Em nome das modalidades dos dragões juntaram-se aos protestos igualmente Carlos
Resende, Rui Rocha, Eduardo Filipe, Vítor Hugo, Cristiano Pereira e José
Magalhães.

Manifestação foi contra presidente da República
E enquanto na rua os cânticos anti-Rio se sucediam, o cabeça de lista do PSD
pelo Porto nas próximas legislativas, Pacheco Pereira, marcava presença na
autarquia para dar um abraço de solidariedade ao colega social-democrata.
Em declarações ao jornal O Jogo Pacheco Pereira referiu-se à
pequena manifestação como um acto de violação do pedido feito pelo
senhor Presidente da República no sentido de que não se atirasse mais gasolina
para a fogueira.

Primeira Página:

Comentários [21]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Trocados

Deviam fazer a manifestação loga a seguir ao jogo do Belenenses e em frente da Torre das Antas, porque é aí que estão os verdadeiros culpados, da falta da equipa e da falta do estádio.

O que é preciso é calma...

Como sempre, já muitos erros foram cometidos na organização do Euro-2004. Fiquei deveras entusiasmado com a vinda do Euro para Portugal, mas agora sou de opiniao que se Espanha o tivesse ganho era bem melhor. A política despesista deste governo PS que em vez de fazer 6-7 estádios(os necessários) em locais distintos e descentrados(digam-me qual o estádio que se está a construir no interior!!) foi logo para 10... ahhhh país rico.
É claro que quando anda tanto dinheiro á solta e sem grande controlo, isso é uma maravilha... todos lhe querem deitar a mao. Sou de opiniao que o Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa, nao devia ser tao arrogante e pensar que pode passar por cima de toda a autoridade. É claro que tem documentos e contratos assinados, mas só quem é ingénuo é que nao acredita que se calhar foram assinados no último dia com a presidência de camara ainda socialista. Ao Sr. Rui Rio, nao queira tanto protagonismo que com essa algazarra toda ainda acaba por dar a vitória ao PS... e sinceramente como vejo as coisas neste país, gostava que o governo mudasse de cor... todos merecem uma opurtunidade e o PS já a teve.

mais uma péssima edição de um artigo...

Aos editores.
Portuenses-> Cidadãos da Mui Nobre e Invicta Cidade do Porto.
Portístas-> Adeptos do FC Porto.
Presumo que neste artigo se está a misturar desnecessáriamente este dois grupos, pois muitos dos portístas presentes nem residem (e não votam) no Porto.
Excelente organização: prova de que quando uma claque se junta á máquina partidária de um partido se conseguem coisas desta dimensão... sim senhora.
Infelizmente com este tipo de acções apenas se consegue exacerbar as coisas e radicalizar as posições, mesmo depois de um poderado e lógico apelo do Presidente de todos os Portugueses.
Lamentável: a edição deste artigo e a manifestação.
Até uma próxima,

Kikas

Kikas não leste bem

Caro Kikas:
Não quero defender os editores, mas isto não é um artigo publicado por nenhum relvinha, vem na rubrica de notícias, e parece-me até que é uma amálgama ou um resumo de notícias várias, retiradas dos vários jornais nacionais.
Em segundo lugar em lado nenhum fala de portuenses, mas sim tripeiros.
Em terceiro lugar e pelo que me foi dado a conhecer, sem branquear o uso dado á manif, a organização esteve a cabo dos Super Dragões, mas não me parece que só lá tenham estado portistas, pelo que a tua afirmação também não tem cabimento.
Numa coisa te dou razão, atendendo ao pedido de moderação do PR, deveria ser dada uma tolerância ao caso para depois das eleições legislativas, mas infelizmente, quando o coração tolda a razão, tudo vai mal.
E meu caro sendo eu PS, e membro da JS de Guimarães desde á 19 anos, não pactuo com certas atitudes, pois para mim nem tudo é válido para ganhar eleições, mas que fazer quando o adversário as usa como arma de arremesso?
Soluções procuram-se.
Boa sorte para o fim de semana, onde quer que vás arbitrar.
Saudações Vitorianas

Leste o titulo?

é que muitas pessoas nem lêm o conteudo e ficam com a ideia errada.
Para mim, que sou Vareiro, um Tripeiro é um Portuense, não um Portísta.
Provavelmente sou eu que estou a ver mal e o FC Porto apenas têm adeptos na cidade (logo todos os portístas são portuenses) ou todos os habitantes do Porto são do FC Porto (logo todos os portuenses são portístas).
É muito perigoso (e desnecessário) fazer este género de misturas na edição de artigos pseudo-regionalistas.
Quanto ás movimentações (estranhas de autocarros vindos de fora da Cidade, por exemplo) que "alimentaram" esta manifestação (perdoa-me por não gostar da abreviatura manif) parece-me de ambito demasiado largo para a capacidade da claque de futebol... mas talvez esteja a ser injusto, mas tenho a (des)vantagem de ter visto a notícia fora de Portugal e de não ter ainda ouvido aquilo que narram os nossos média.
Quanto ao panorama politico, não me move qualquer simpatia partidária e costumo votar com base nos programas dos partidos (sim, gosto muito de uns aninhos depois confrontar o que prometeram com o que fizeram) e quando não gosto de nenhum voto em branco (mas sempre votei, porque foi para isso que os nossos pais tanto lutaram: para termos direito ao voto).
Neste caso do FC Porto (tal como no SL Benfica) existe um claro aproveitamento das forças politicas e não me parece que nenhuma seja inocente na forma como tenta retirar vantagens das situações.
É a cultura que temos e o pais em que vivemos. Tenho fé que a conjuntura mude.
Desculpa o longo desabafo.
Tem um bom fim de semana, que eu este fim de semana, em virtude de ainda estar a recuperar da diferença horária pedí despensa e não vou participar em nenhum jogo (vai ser bom ficar em casa com a familia).

Kikas

Re:Leste o titulo? - 5 - Muito Bem Escrito!!

Está aqui mais um tripeiro (há 34 anos que foi quando nasci) que é tripeiro de gema mas não é nem nunca foi de outro clube que não fosse o meu Boavista.
Kikas: como eu também há mais... Não somos é muitos mas isso, paciência...

Saudações Boavisteiras

houve mesmo uma tentativa de agressão

pelas 21 horas de ontem quando Pacheco Pereira se dirigia ao Hotel onde se encontrava hospedado. Tal foi testemunhado por vários membros da comitiva eleitoral do PSD(foi um deles que me relatou o sucedido).

Portuenses??

Querem o estádio novo pago pelos impostos dos portugueses?? Só se forem daqueles que não pagam impostos e não sabem o que custa viver, por exemplo, em Bragança, pagar o mesmo que os outros portugues e nunca ver nada de novo, nem estradas, nem hospitais modernos, recintos desportivos, etc.!!
O Rui Rio não é só presidente dos respeitosos adeptos do FCP (A cidade do Porto tem mais adeptos do SLB e do SCP que do FCP), e merecem tanto respeito os comerciantes como os adeptos do futebol!! Quem quer novos estádios que os pague, e se forem as câmaras a pagar que sejam municipais os estádios!!

Re:Portuenses??

A cidade do porto tem mais adeptos do SCp e do Benfica??onde foste buscar essa ideia.....a Lisboa??só pode..Os benfiquistas que exitem no norte são da provincia , não são do porto..o os sportinguistas do nort~e ficam para os lados de Viana do castelo...
Lê-se cada uma...

ès triste rapaz..

Vai brincar aos chouriços, e não fales dakilo que não sabes...

Primeiro não te preocupes que não vamos gastar do teu dinheiro em nenhum estádio de futebol, mas sim em acessos, acessos esses que vao beneficiar TODOS os Portuenses, pois o trânsito na cidade do Porto está caótico.

quanto ao facto de haver mais ou menos adeptos, leva-me com esta: uma sondagem do EXPRESSO, dá à cidade do Porto cerca de 70,5% de adeptos Portistas, secundado do Benfica com uns cerca de 8%, Boavista, 7%, salgueiros 4%...etc etc ...

Se não sabes do que falas, faz-me um favor. Está calado!

Re:Como Leão e Dragão continuas a Zero

e a ser o mais despropositado...Que esquisito!Se eu fosse a "tu" atirava-me ao Rio...de vez!

Re:ès triste rapaz..

Bolas...não sabia que não existem adeptos do Sporting na cidade do Porto....

(Isso dos acessos é para rir....?)

O financiamento dos estádios está a ser feito através da doação e aprovação de projectos (alguns deles ilegais) por forma a servir de contrapartida às empresas construtoras e financiadoras dos estádios....

2 perguntas:

Porque anda o Diogo Vaz Guedes (Director da Somague) a negociar com Santana Lopes e com Rui Rio?

Porque anda o grupo Amorim a negociar com o Rui Rio?

Não sabia que eles faziam parte da direcção do Benfica e do FcPorto....

Re:ès triste rapaz..

Se nao sabias que o Grupo Amorim faz parte da direcao do FC Porto, entao ficas a saber, o Grupo detem cerca de 25 por cento da SAD, se nao estou em erro, nao tenho total certeza da percentagem. Contudo gostava de te dizer que nao estou alheio ao facto de o pais estar necessitado de meios e que preciso investir em regioes desfavorecidas como o Alentejo e o interior norte do pais. Agora quando compromissos sao assumidos sao para se cumprir se nos candidatamos, se ganhamos essa candidatura, nao e agora que vamos deixar de realizar o evento. E antes de culpares o Euro e o desperdicio de dinheiro em estadios os quais so serao finaciados em 25 por cento do seu valor pelo estado, lembra-te dos 600 milhoes de contos que se gastaram na Expo e extras, e de qual e a tribuicao de fundos comunitarios de acordo com regioes do pais.

Re:ès triste rapaz..

Eu também sou accionista da EDP, da Telecom, e não vou às reuniões, nem a negociações....

Que eu saiba, esse papel cabe aos accionistas maioritários (que julgo ser o FcPorto), e não a menores.

Ao grupo Amorim, como a qualquer outro accionista, cabe exigir e fiscalizar RESULTADOS, e não, interferir directamente nos meios desde que licitos para os conseguir.
Se achar que a administração não é competente para tal, deve pelos meios normais tomar atitudes.
Onde já se viu tal coisa.

Re:Portuenses??

Acho que antes de criticares os portistas de se quererem aproveitar dos dinheiros dos portugueses deves de estar na posse de todos os factos. A Camara, nao vai financiar o Estadio, mas os acessos ao estadio. Numa zona da cidade, que obviamente nao deves conhecer, extremamente necessitada dos mesmos. Rui Rio e presidente da camara, mas nao de todos os portuenses, nao e uma figura consensual a sua vitoria nas eleicoes so aconteceu pelo desgaste do executivo governamental.
Mas ja agora o que preferes, que se realize o Euro como deve ser, ou que o teu pais se torne motivo de chacota internacional?? Como estas perto de Espanha talvez te convenha a mudanca de organizacao.

Re:Portuenses??

Os terrenos compraram? ou foram dados pelo município?

Teriam que viver num local com 2 Hospitais (Santiago do Cacém e Beja)entre Setúbal e Faro (+-280km) numa faixa que vai desde a costa litoral até à fronteira com espanha (+-175km), (o que faz +-49000km2 servidos por 2 hospitais...e onde só um deles tem maternidade) para compreender o conceito de isolamento e centralização...
Ex: Uma mulher prestes a dar à luz uma criança, e que resida em Sines ou Santiago do Cacém, tem que deslocar-se 100km até Beja, ou em alternativa 115Km até Setúbal, numa viagem que demora (de ambulância) cerca de 1h20/30...se não apanhar dificuldades no caminho.
Isto era aceitável se vivessemos num pais enorme....o que como concerteza sabem não é o que acontece.

Dariam assim menos valor ao Euro, e borrifavam-se nos espanhois (assim como assim comemos toda a porcaria que eles exportam para cá...e disso ninguém reclama)

Quando Portugal é uma anedota em termos de UE, é ridiculo e hipócrita, querer fazer da organização de um Euro, duma Expo ou de uma Capital da Cultura, questão nacional para provar que somos capazes e organizados....

Provar para quê? pergunto eu...

Muito bem!!

Concordo plenamente consigo.Experimentem explicar a pessoas que nem água canalizada têm,ou saneamento básico qual a importância do Euro ou da Expo.E não me venham dizer que ajuda a melhorar a imagem do país lá fora.Deviam-se preocupar mais com a imagem que os portugueses têm do seu próprio país do que andar a fazer obras para inglês ver.É tudo fachada.Se nem o próprio país conseguimos ter em ordem para que vamos andar a mostrar aos outros aquilo que não somos?

Re:Portuenses??

Tenho-me abstido de comentar toda esta situação...
..mas de facto é óbvio que tem havido aproveitamento de alguns clubes, por forma a obterem financiamentos de uma forma no mínimo obscura.

Os casos do SLBenfica e do FcPorto são gritantes...só não há rebelião em sentido contrário, porque a malta quer é o estádio de futebol feito.

Uma tamanha ignorância...não por estupidez natural, mas por não se querer ver o que está claro. Mais graves os casos dos que sabem e concordam.

Nem só na tua zona se vive esse problema...posso-te dizer que em todo o Baixo Alentejo (a maior região do país) existem 5 campos (nem digo estádios) relvados....e discutem-se milhões de contos em finaciamento directo (em dinheiro) mais (muito mais) em imobiliária, terrenos dados a clubes....

enfim...nada que se deva estranhar.

Rio abaixo

A problematica levantada em torno do PPA das Antas pelo Doutor Rui Rio, e no meu entender ridicula, desprovida de sentido e baseada em ideias pre-concebidas e fomentadas por uma estrategia partidaria. Ora se antes de sequer ter uma ideia concreta do que se estava a passar o Presidente da Camara do Porto....infelizmente. Decide fazer ouvidos de mercador a todos os envolvidos no processo e questionar acordos previamente assinados para fomentar uma batalha pessoal. Para isso recorre a ACP que deve estar no minimo fora do seu raciocinio. Se levarmos em conta as recitas financeiras que o Euro ira proporcionar a todo o sector de servicos da cidade do Porto e arredores, so podemos considerar a atitude da ACP ridicula. O facto de Rui Rio ser adepto do Boavista, a mim nao me incomoda, o que me parece estranho e ter desde o primeiro momento iniciado uma cruzada contra o FC Porto, pondo em causa nao so uma instituicao que deu mais a cidade e a regiao norte do que alguma vez o Sr. Rui Rio ou o partido que representa fizeram ou virao a fazer. Creio que nos dias que correm muitos portuenses devem de estar arrependidos de ter escolhido esta rica prenda.
Quanto ao comentario de Pacheco Pereira em relacao a manifestacao, e o que se espera de um personagem demagogo desprovido de ideias proprias e que em nada se identifica com o Porto.
Rui Rio deve respeitar quem o pos aonde esta, quem o tirou de um anonimato de incapacidade politica sem o Porto era mais um Ze Ninguem, e mesmo com o cargo que tem faz um esforco tremendo para o voltar a ser.

Re:Rio abaixo e a ACP também?

Entao mas se assim fosse a Associação de Comerciantes do Porto era "manipulada" por Rui Rio!!
Acha isso possível?
Sabe o que diz a lei?
Se uma associação representativa de interesses de um conjunto de munícipes (já agora todos os associados pequenos comerciantes da cidade do Porto) questiona uma decisão camarária, a cãmara não pode ignorar essa mesma pretensão sem que haja uma votação pública (em reunião na cãmara) bem como após essa reunião seja efectuada uma votação com todos os vereadores dos diferentes partidos.
Rui Rio pode ser acusado, e eu concordo, de ter feito muito barulho demasiado cedo, o que denota muita inexperiência política.Se calhar ele fê-lo por não ter sido apoiado politicamente por Pinto da Costa, que apoiou exactamente o seu adversário nas eleições camarárias (Fernando Gomes).
Agora também não pode ou não deve ser acusado de ter ido contra a Lei. Imagine-se o que seria se ele por e simplesmente ignorasse as disposições democráticas que o seu cargo exige. Sabia que isso era suficiente para lhe retirar o cargo?
Gostaria de ver estas indignações por motivos muito mais nobres!
A democracia ainda não chegou ao Futebol? Ainda estamos no tempo da Ditadura (neste caso futebolística???)
Ou será que o Futebol vai conseguir vencer a Democracia?
Pessoalmente não concordo com o estilo de Rui Rio. Não concordo com a forma como ele abordou o problema das Antas nem como abordou o problema do Bessa, do qual ninguém fala mas para quem não sabe, também ele cortou acessibilidades previstas no projecto inicial. Acho é que, apesar das políticas, é muito triste ver alguns munícipes da cidade do Porto a perseguir um presidente que, por muito errado que alguns pensem que esteja, está lá eleito democraticamente e ficará lá durente quatro anos a não ser que desrespeite a lei, o que ele, até ver, não fez...
Saudações de um tripeiro nato, que quer ver o jogo inaugural do euro 2004 nas Antas mas que tanbém quer ver a sua cidade longe de interesses que não são os seus e que não defendem os interesses de TODOS os seus munícipes (ou pelo menos da sua maioria...)

Saudações tripeiras

Cada vez mais um país de palhaçada

Lembra-se aqui há uns anos, quando umas senhoras com idade para serem mães de alguns de nós, estavam a tentar lutar pelo seu posto de trabalho na Marinha Grande e invadiram um local privado? Policia de choque "porrada" nas senhoras, uma vergonha! Há uns meses atrás o "barbas" do benfica mais uns amigos interromperam o tránsito na 2ª circular! Nem porrada, nem niguém preso, nem nada! A policia devia estar a dormir! A semana passada mais umas "bestas" praticaram umas agressões? Já alguem foi preso? Houve repressão da polícia de choque? Palhaçada!!!