Porto vai queixar-se da Federação à FIFA | Relvado

Porto vai queixar-se da Federação à FIFA

 

No que a Quaresma diz respeito, a SAD da Invicta não gostou que o extremo não
tenha sido dispensado dos trabalhos da selecção de Sub-21 depois de ter sido
expulso na partida de sexta-feira na Letónia. O atleta não é assim opção para o
jogo desta terça-feira contra os estónios, mas o seleccionador Agostinho
Oliveira decidiu mantê-lo na comitiva das quinas.
Para a equipa portista as atitudes da Federação no que concerne às duas
situações mencionadas não são aceitáveis. O FC Porto prepara muito desfalcado a
deslocação a Braga, precisamente devido à ausência de vários internacionais,
para aquele que será o primeiro jogo da formação na Superliga 2004/2005 e por
isso contava com outra postura do organismo.

[Fonte: Jornal O Jogo]

Primeira Página:

Comentários [32]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

deviam levar era ....(parte 2)

o processo do apito doirado ..que ao que parece o caso esta a ser abafado . Até a comunicação social o faz .

e as facturas das viagens pagas aos arbitros para o brasil.

Isto do fcp e da Selecção

já começa a fartar!!

Se o fcp não quer os seus jogadores na Selecção, que se faça a vontade!! É que isto já anda a passar um bocado das marcas com queixinhas á FIFA.. é vergonhoso.

Existem outros jogadores que davam tudo para jogarem na Selecção, se os clubes se opõem e o jogador acata, ficava logo carta fora do baralho.

Há que perceber que a Selecção Nacional não é um passeio, do tipo hoje vou e amanhã não posso. Tem de se formar uma equipa a jogar como um todo, como tal tem de haver uma certa regularidade de jogadores.

Se os melhores jogadores nacionais fazem parte em grande parte de um só clube, como aconteceu com o futebol clube do porto, devia de ficar mesmo ao critério do clube dispensá-los todos, caso não aceitasse, que dissesse quais os dispensáveis de modo a que o seleccionador procurasse outros jogadores para preencher os lugarares em questão.

No futebol não existem vedetas, existem equipas, será que ainda não aprenderam com a Grécia? Basta um ou dois para fazer a diferença o resto tem de trabalhar tudo para o conjunto, com alma e coração, com vontade de lá estar e sobretudo com regularidade.

Selecção ou Clubes cada um tem de saber de si e acarretar com as consequências das suas decisões.

Cumps.

já agora levavam ...

o processo do apito doirado ..que ao que parece o caso esta a ser abafado . Até a comunicação social o faz .

e as facturas das viagens pagas aos arbitros para o brasil.

A Selecção é que precisa do Porto...

...não é o Porto que precisa da Selecção...

Vejamos... este ano a Selecção teve bons resultados... É verdade que sim... 2º lugar no seu europeu, não é mau.
Alguns jogadores este ano poderão ter-se valorizado... O Ricardo Carvalho valorizou-se... Já seria caro mas depois do europeu ficou ainda mais...

Mas agora eu pergunto: Quanto terão desvalorizado os jogadores do Porto, no mundial da Coreia e do Japão? E todos os anos que a Selecção não foi apurada para mundiais e europeus, quanto é que terão desvalorizado os jogadores do Porto?

Os 30 milhões do Ricardo Carvalho são 25 milhões de liga dos campeões e 5 milhões de euro2004. Os 21 milhões de Deco são 20 milhões de Liga dos campeões. Os 20 milhões de Paulo Ferreira, são 20 milhões de Liga dos Campeões... O Porto com a selecção, este ano, terá ganho 5 milhões...
A Selecção com o Porto e restantes clubes ganhou o 2º lugar do Europeu (que rendeu bem mais que 5 milhões).

Espero ter ajudado a que caia o mito da valorização de jogadores na selecção...

HaRt

Re:A Selecção é que precisa do Porto...

Não concordo.

A influência da selecção nos clubes, começa logo na altura da formação, em que na altura do Carlos Queiroz, (e depois) foi o garante da evolução de grande parte dos grandes jogadores que temos hoje em dia.

Quer a nível de metodologia, quer de nível competitivo.

O grande pulo competitivo de Portugal, penso que todos o reconhecerão deveu-se ao trabalho efectuado nessa altura que permitiu a evolução quer nos clubes, quer da selecção, permitindo que chegassemos ao nível actual.

Resta saber se os clubes também vão pagar isso...

Para além disso, refiro que o R.Carvalho era falado, mas só foi alvo acérrimo de outros clubes após o Euro.
No caso Deco foi decisiva a sua chamada à selecção Portuguesa. E pode-se comprovar isso pelas propostas do mesmo Barcelona, de à 2 épocas e a recente. O Paulo Ferreira, é o caso mais gritante.
Era um jogador do Estoril, com algumas qualidades e jovem que aparece a jogar como médio centro/direito na selecção.
É tranferido para o V.Setúbal, onde volta a dar nas vistas, quer no clube, mas sobretudo na selecção. Daí é transferido para o Porto, onde chega à selecção A.
O seu valor de venda, qualquer pessoa poderá concordar, foi surpreendente e só possível num ano de "chelseas" gordas.

Por decisão do G-14, que é composto maioritariamente por clubes que compram jogadores de selecção, JÁ FEITOS, tem-se levantado esta celeuma.
Como já sugeri, a solução é simples.
A FPF, por iniciativa própria deixava de convocar jogadores desse grupo, em todos os escalões.

Re:A Selecção é que precisa do Porto...

Dizes que a influência da selecção começa logo na formação... A formação, apesar de também haver na selecção é na grande maioria dada nos clubes. É nos clubes que os jogadores fazem a maior parte da sua carreira... Lembra-te que a selecção limita-se a usar os melhores jogadores nas melhores posições... O Paulo Ferreira também deu no que deu por ter jogado no Porto... Se continuasse no Setúbal, acabava-se a selecção num instante.

O que dizes que fez o Carlos Queiroz trouxe sim melhorias a nível de selecções... Incutiu na selecção regras de funcionamento... Organização à equipa... começou desde cedo a formar um grupo principal de jogadores que lhes deu mecanismos de jogo... Mas repara, é um de cada clube... E por vezes o clube nem jogo no mesmo sistema táctico que a selecção.

Repara... nos os anos 90, que foi quando começou a geração de ouro, Portugal em termos de equipas, começou a decair, não começou a subir. Subiu sim em termos de selecção e de jogadores. Só no fim da geração de ouro é que vieram trofeus europeus para Portugal... Portugal, em clubes, passou ao lado de qualquer final nos anos 90.

Por isso, insisto, o Porto tem muito mais a haver da selecção do que o contrário. Lembra-te que o Porto tem presença regular e com todos os jogadores, numa montra grandiosa, a Liga dos Campeões. Em termos de selecções temos presenças de 2 em 2 anos (com tudo a correr bem)... Sim porque, jogos muito importantes e daqueles vistosos, a nível de selecção, temos 3 ou 4 por ano.

No caso do Ricardo Carvalho até acho que a Selecção o valorizou... Imagina que Portugal ganhava à Grécia no primeiro jogo... O Ricardo Carvalho ia jogar 0 jogos... Imagina que o Paulo Ferreira ainda não tinha sido vendido... Os vinte milhões iam ser transformados em 15 ou em 10 (se calhar é este o real valor dele, mas não é isso que estamos a discutir)... Ou seja... o que a selecção poderá ter valorizado no Ricardo Carvalho, poderia ter desvalorizado no Paulo Ferreira. Diz-me... Lembras-te de algum jogo que o Ricardo Carvalho tenha feito na selecção de sub 21? A maior parte da formação dele foi feita no Porto e no Amarante... Não foi a selecção que o formou...

Em relação ao Deco, continuo a achar que a selecção não o aqueceu nem arrefeceu... Lembra-te que o Porto ganhou a Liga dos Campeões... E se não saiu pelos valores que o Barcelona queria, porque haveria de sair este ano? Este ano saiu para lá porque as propostas doutros clubes eram mais ou menos iguais... Lembra-te que no decorrer do europeu o nome que se falava era Deco para aqui... Deco para ali... Houve 3 candidatos a comprar antes do europeu acabar... E se o Barcelona e outros compram brasileiros Ronaldinhos Gaúchos, também compravam o brasileiro Deco.

Como já sugeri, a solução é simples.
A FPF, por iniciativa própria deixava de convocar jogadores desse grupo, em todos os escalões.
Parece-me que esta frase ainda reforça mais o que eu digo... Porque não o faz deixa de convocar os jogadores? Porque precisa deles... Porque é que a selecção, para não ter chatices, não pega num monte de putos, forma-os, paga-lhes o salário todos os meses, paga-lhes o seguro põe-os a jogar quando quer e lhes apetece e assim não chateia ninguém? Porque os jogadores vindos dos clubes são mais baratos... Ou melhor, são dados...

HaRt

Re:A Selecção é que precisa do Porto...

"O grande pulo competitivo de Portugal, penso que todos o reconhecerão deveu-se ao trabalho efectuado nessa altura [...] "
Mentira! O grande salto competitivo da selecção portuguesa (e de outras como a Croácia, a Suécia ou mesmo a Grécia e a França que "apenas" tinha ganho um europeu até aí e pouco mais) deu-se com o ínicio da Lei Bosman e com a consolidação da mesma. Hoje, temos cerca de 50% de convocados nacionais e 50% dos grandes países do futebol (Inglaterra, França e especialmente Itália e Espanha).

Há 10 anos tínhamos (não sei, talvez cerca de) 2/3 jogadores "europeus" (Chalana, Paulo Futre, Rui Barros) e o resto era da "terrinha"...

Re:A Selecção é que precisa do Porto...

Aceito que aos olhos de outra pessoa possa ser demasiada clubite, mas gostava de discutir este assunto com quem me deu a clubite ou com outra pessoa...

Desviem-me da clubite e contra-argumentem...

HaRt

O Porto sente-se indignado...

E na minha opinião tem todo o direito a sentir-se. Disponibiliza um jogador para a selecção, ele a FPF devolve-o lesionado... Acho que tem de se chegar a um consenso nesta questão das selecções. Se é verdade que os jogadores se valorizam bastante nas grandes compertições, tirando disso proveito os clubes (caso consigam fazer um bom negócio) ou os próprios jogadores ('obrigando' o clube a pagar-lhe melhor, sob ameaça de saída), também é verdade que em casos destes saiem prejudicados. Pagam pelo jogador, pagam-lhe salário, 'emprestam-no à selecção' e ele vem lesionado. Agora, é o clube que tem de o recuperar e que fica sem ele durante o tempo que o jogador não puder competir.
Lembram-se do Simão ?

Re:O Porto sente-se indignado...

Caro relva,

Não recebem os jogadores diárias e prémios por estarem ao serviço da Seleção?
Não deveriam então os atletas - eles sim - prestar contas ao clube que representam por danos sofridos ao serviço do País?
É deveras dúbia a conclusão a que se pode chegar, dependendo do ponto de vista...a velha questão da garrafa meio cheia ou vazia.

Dito em poucas palavras é assim:

-O Porto não gosta de Scolari;
-Scolari não gosta do Porto;

Quem começou a guerra não interessa, agora se há interessados que a guerra acabe, que ajudem... O Porto não vai ceder na guerra o Scolari também não.

Preparem-se... muitos capítulos se vão seguir e eu como portista estou do lado do meu clube.

HaRt

Não percebo...

...estas constantes atitudes de conflito provocadas pelo FCP à Federação.

Se os jogadores vão à selecção, há problemas...Se não vão (Vitor Baia), problemas há...Em que ficamos?

E,depois, pq. razão os preços da transferência de Ricardo Carvalho, Deco e Paulo Ferreira sairam tão inflacionados?
E porque razão Maniche e Costinha valem tanto dinheiro?
Será que se não fossem convocados valeriam tanto dinheiro?
Será que a selecção não ajudou o FCP a facturar o que facturou neste defeso?

Pensem nisso...

Claro que foi por causa da Selecção

Eles lá foram à Final do Euro, não ganharam nos ultimos dois anos a Liga dos Campeões, a Taça UEFA, dois campeonatos nacionais, uma taça de Portugal... Nada disso é comparável à presença na Final do Euro...

bah...

Re:Não percebo...

Tens razão quando dizes que vários jogadores sairam muito valorizados depois do Euro 2004. A selecção tem desvantagens para os clubes, mas também grandes vantagens.

Só que quando se zangam, os dirigentes só vêem as desvantagens.

Re:Não percebo...

Ahahahahah !!!

  Não me digas que foi à custa da Selecção que o Porto vendeu o Deco e o R.Carvalho por aqueles valores...foi ? O Deco foi para o clube que já há muito o pretendia (há um ano atrás já sabiam que o Deco ia dar nas vistas no Euro, inclusive, ajudando a eleminar a Espanha), o R.Carvalho acompanhou o Mourinho na ida para Inglaterra (só deve ter tido a noção do seu real valor no Euro). E então essa do P.Ferreira, nem sequer se fala...foi genial essa afirmação.

  E o Costinha e o Maniche que valem uma fortuna e não foram vendidos também foi na Selecção que deram nas vistas ? Até ver, não parece, ainda ninguém cometeu uma loucura por eles.

Re:Não percebo...

Quanto valeria o Paulo Ferreira depois do Europeu? Continuaria a valer 20 milhões?

Claro que o Ricardo Carvalho passou a valer 30 milhões depois de ter jogado na selecção porque entretanto esteve parado durante um ano a ver os colegas ganharem a Liga dos Campeões... O mesmo para o Deco que não aqueceu nem arrefeceu o facto de jogar pela Selecção... Já o ano passado ele valia 20 milhões...

HaRt

Re:Não percebo...

O Paulo Ferreira só valeu o que valeu porque houve um louco russo que tem dinheiro para dar e vender que o comprou de olhos fechados...Aliás até acho que foi um mau negócio porque se lhe pedissem 30,40 milhões de Euros ele aceitava.

O Ricardo Carvalho foi notoriamente valorizado durante o Europeu.

O Deco idem, idem, aspas, aspas.

Re:Não percebo...

Então risquemos o Paulo Ferreira, porque pelos vistos foi valorizado devido ao Abramovich... A Selecção não o valorizou...

O Ricardo Carvalho foi valorizado... Aceito.

O Deco, não foi... Já o ano passado o PSG queria dar perto de 20 milhões pelo Deco... O Deco para ter sido valorizado teria que ser vendido por 30 milhões... Porque entre os 20 milhões do ano passado e este ano, houve uma liga dos campeões ganha que é uma montra mais que suficiente para valorizar jogadores...

Por isso, repito o que aqui disse... a Selecção terá valorizado 5 milhões os jogadores do Porto... Quanto é que a Federação ganhou com jogadores do Porto que ajudaram-na a ir à final? Apenas 5 milhões? Não me parece...

HaRt

Re:Não percebo...

Tens que esperar para saber se o Deco foi ou não um bom negócio, tudo depende do valor que o Quaresma possa atingir. Se o Quaresma valer daqui a dois anos 50 milhões de euros(tem capacidade para isso) então foi um excelente negócio.

Re:Não percebo...

Não pus isso em questão...
50 milhões pelo Quaresma é fasquia demasiado elevada... vamos com calma...

HaRt

Aguenta e não chora

O FC Porto tem mais é que aguentar a ausência de internacionais. Não é o que os outros clubes fazem?

Para isso é que existem mais de 11 jogadores no plantel, acho eu. Mas mesmo assim, não deixam de existir pressões ridiculas sobre jogadores e federação, que só ajudam a piorar o resultado final dos jogos lá fora.

Um jogador do Porto já tem medo de se lesionar na selecção logo não mete tanto o pé à bola, não faz carrinhos, etc e tal - logo não mostra empenho, logo não se ganham jogos...

Re:Aguenta e não chora

Um jogador do Porto já tem medo de se lesionar na selecção logo não mete tanto o pé à bola, não faz carrinhos, etc e tal - logo não mostra empenho, logo não se ganham jogos...

Ahhh! Que bom... está encontrado o culpado de todas as derrotas de Portugal... Obrigado... É sempre um bocado complicado para mim tentar descobrir quem foi o culpado da derrota mas assim já fico mais aliviado... Obrigado mesmo...

HaRt

Re:Aguenta e não chora

Quanto muito estava a dizer que muitos jogadores bons das selecções são do Porto.... não disse que eram culpados das derrotas, mas se os melhores ficam com medo de se lesionarem...

vontade de... (como sempre) fazer guerra

os moinhos do dom quixote parte 11293.

o nuno valente foi dispensado por lesão ,há algum motivo para polémicas só por que ele fez mais uns exames?

quanto ao quaresma - depois do que aconteceu em atenas... e da sua ausência completamente forçada dos jogos... e tb do tiago... percebo que a federação tome esta atitude. não vá agora um jogador fazer-se expulsar por que o adversário seguinte é acessível...

ele faz falta em todos os jogos, incluindo a recepção ao luxemburgo.

ao menos assim não há suspeição, e como está bem fisicamente continua a treinar, não se vai ressentir para o próximo jogo do porto.

para tentar esclarecer a minha posição

claro que o porto deve ter toda a informação acerca do nuno valente, isso é o mínimo exigível.

não estou a dizer que o quaresma fez de propósito - mas é a tal história - à mulher de césar não basta sê-lo, tb deve parecê-lo... para evitar a má língua

Re:para tentar esclarecer a minha posição

E O Ricardo Quaresma, para evitar a tua má língua, resolveu ficar na selecção até hoje, segundo vem escrito no MaisFutebol, para que não houvesse dúvidas em relação ao vermalho que ele levou...

HaRt

Re:para tentar esclarecer a minha posição

não para evitar a minha má língua, mas a das massas.

chamei a atenção para isso, não estava eu prórpio a acusar o quaresma.

Re:para tentar esclarecer a minha posição

Ok... percebi mal :-)

HaRt

Re:para tentar esclarecer a minha posição

Já agora, também vinha no Maisfutebol, que a FPF, diz que mandou os exames com o jogador, mais um relatório efectuado pelo departamento clínico da selecção...

Só para completar...

Depende da perspectiva utilizada

Quando um jogador se lesiona ao serviço do clube, a federação, exige que o clube através dos seus médicos, preste todos os esclarecimentos necessários.

A Federação neste caso, não adoptou o comportamento contrário.

Além de não custar nada, penso que só lhes ficava bem.

Quanto a levantar a suspeição de que se fez expulsar, só o faz, quem deseja por em causa o Porto.

Como se o Ricardo Costa quando foi expulso nos Jogos Olimpicos não estivesse já o jogo perdido e Portugal eliminado...

São as tais mentiras que se forem muito repetidas passam a ser verdade...

Mas eu compreendo esses comentários.

Afinal o Ricardo Costa e o Bosingwa foram utilizados no jogo com o Benfica, dois dias depois do último jogo pela selecção.

Mas isso também é misturar clubes com selecção, ou estarei enganado?