Porto cede exploração da marca à TBZ por 13,5 milhões |
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31 de Março de 2006, às 15:00 |
O FC Porto assinou um contrato de cedência de exploração comercial da marca do
clube com a empresa TBZ que é válido por dez anos. Com o negócio a SAD azul e branca
encaixa um montante global de 13,5 milhões de euros, conforme revelam os
portistas no seu sítio oficial na Internet.
Note-se que a TBZ gere também as marcas Benfica, Sporting, Sporting de Braga e
Académica, sendo ainda responsável pela gestão do Estádio Cidade de Coimbra e
liderando o negócio do marketing desportivo em Portugal. A gestão comercial da
marca FC Porto era efectuada desde a época 1996/1997 pela PortoComercial que
tinha a seu cargo a comercialização de direitos de imagem,
patrocínios e licenciamento de merchandising, mas também os dragões
acabam por se render à TBZ.
15 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
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Enviado por slaker a 01 de Abril de 2006, às 07:09.importante para o futebol
Enviado por mocaefutebol!! a 31 de Março de 2006, às 20:16.Nota à edição
Enviado por Feraz a 31 de Março de 2006, às 17:04.Saudações desportivas
a anos luz
Enviado por Chronus a 31 de Março de 2006, às 16:38.[ 2003/04/22 | 13:20 ] Redacção MaisFutebol Cláudia Nunes
Um perfume com a marca Diego Armando Maradona, pilhas do Vasco da Gama, chocolates da selecção argentina, porta-chaves do Liverpool, eis alguns dos produtos que fazem parte do catálogo TBZ e a que se junta agora a marca Benfica.
O acordo assinado entre a multinacional e os encarnados tem uma validade de dez anos. João Barroqueira, administrador da TBZ, não confirma os 50 milhões de euros que têm sido avançados como a quantia envolvida no negócio, mas sempre adianta que «o valor negociado com o Benfica é superior ao negociado com outros clubes da Europa».
O contrato inclui ainda mínimos garantidos, o que significa que os lucros do clube podem ser superiores dependendo da venda de produtos. «É um acordo com um estrutura económica complexa, que inclui uma vertente fixa e outra variável. Ultrapassando determinados montantes, a TBZ remunera o clube de acordo com comisões previamente estabelecidas», explica João Barroqueira.
A estratégia da TBZ passa pela «associação a grandes marcas mundiais», fazendo aumentar os produtos Benfica e «criando colecções segundo diferentes targets». A prioridade será «alargar a base de empresas de distribuição», a principal área de investimento. Trata-se de «uma máquina de distribuição que leva três anos a montar», afirma João Barroqueira, até porque «o grosso da facturação será feito aí».
O contrato com os encarnados prevê a abertura de lojas por todo o país. A começar, há uma loja provisória no Estádio da Luz e a garantia de um espaço de «destaque» no centro comercial do novo estádio. E há também a promessa de inovar. «Serão lojas tão boas quanto as do Manchester. Estamos a trabalhar com consultores ingleses. Serão lojas modernas e de acordo com a maior marca de Portugal», garante João Barraqueira.
A marca Benfica vai também estar à venda em vários aeroportos, pelas mãos da TBZ. E há planos para a internacionalização da marca em duas fases: primeiro junto da comunidade portuguesa e depois junto de outros potenciais adeptos internacionais, que poderão surgir também em função do desempenho desportivo do clube.
De resto, João Barroqueira garante que o contrato com os encarnados é de «baixo risco», mesmo tratando-se de uma marca onde abunda a contrafacção. «Temos muita segurança no Benfica», frisa o administrador da TBZ.
A provar que os esforços não se ficam por aqui, João Barroqueira promete que «até ao final do ano, mais dois clubes passarão a trabalhar com a TBZ», embora sem querer avançar com os nomes.
Oportuno?
Enviado por Metro a 31 de Março de 2006, às 18:59.Re:a anos luz
Enviado por GMelo a 31 de Março de 2006, às 18:49.Se fosse o LFV
Enviado por galo a 31 de Março de 2006, às 16:16.PS: Este dinheiro entra antes ou depois dos 12 milhões de lucro de ontem ?
Já é hábito...
Enviado por PLO a 31 de Março de 2006, às 16:33.«se fosse com o Benfica voces diziam...»
... que é como quem diz, a legitimar a barbaridade que vais proferir à custa do que eventualmente algum outro tanso poderia afirmar em relação ao Benfica, nos mesmos moldes.
Até seria cómico se não fosse tão triste.
* PLO *
Re:Já é hábito...
Enviado por galo a 31 de Março de 2006, às 16:39.Que está a hipotecar o Benfica para obter dinheiro rápido, bla bla...
E pergunto eu, 13,5 milhões por 10 anos não será pouco ?
Re:Já é hábito...
Enviado por PLO a 31 de Março de 2006, às 16:42.Até lá não compreendo sequer como é que se pode comentar esta notícia, com dados tão superficiais, com tanta propriedade assim para dizer ou que é bom ou que é mau.
Bitaites? Só se for para descarregar a bílis...
* PLO *
Re:Já é hábito...
Enviado por galo a 31 de Março de 2006, às 16:48.Eu não tenho dados concretos sobre a venda de camisolas e cachecóis no Porto, mas imagino que a ser verdade, a TBZ vai conseguir um bom lucro.
Imagina o número de camisolas, cachecóis, e acessórios que não se vendem em 10 anos.
(Já nem estou a contar com a inflacção daqui a 10 anos, 50 euros cada camisola) :
12500000 / 50 = 250 000 camisolas, por exemplo
Não me parece muito para vender em 2 anos até.
Re:Já é hábito...
Enviado por kaiowa a 31 de Março de 2006, às 17:11.Re:Já é hábito...
Enviado por PLO a 31 de Março de 2006, às 16:57.A ti não te parece muito 250 000 camisolas, mas tens dados para afirmar isso?
Ou foi a «olho» que viste que se vendia isso em dois anitos?
Sabes qual é o racio de camisolas/ano que o Porto vende? Sabes se a dificuldade nessas mesmas vendas não terá motivado a exploração?
É evidente que a empresa tem de ganhar o seu. Nunca se poderia ir buscar o mesmo dinheiro que doutro modo seria obtido com o p.v.p
Mas a ti, «parece-te que...» e, sem te interrogares sobre qualquer uma destas questões, lá vai disto...e pimba!
* PLO *
Re:Já é hábito...
Enviado por galo a 31 de Março de 2006, às 16:59.Re:Se fosse o LFV
Enviado por Chronus a 31 de Março de 2006, às 16:27.