Olegário Benquerença apita meias-finais da Taça saudita | Relvado

Olegário Benquerença apita meias-finais da Taça saudita

 

[Fonte: Sítio oficial da Federação Portuguesa
de Futebol]

Primeira Página:

Comentários [18]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

ora bolas vem este referee

praqui dizer bem do gaijo e com que cara é que a gente agora o insulta todos divertidos, se ele é o unico que o conhece

seu desmancha prazeres... se fores o arbitro do benfica-sporting desta vez inventa um penalty ao contrário ;P

olegario patrimonio do imaginario futebolistico, secção dos pesadelos dos benfiquistas e das teses de doutoramentos em primeiros nomes

era mais fácil darem-me um tiro nos cornos

despropositado num post de brincadeira. vou começar a usar t-shirts com um alvo

Re:era mais fácil darem-me um tiro nos cornos

Eu dou o primeiro tiro.

E é já em Seia.

Cerveja para mim e Vinho Alentejano para ti.

bem sabemos que é o delfim...

...do insuspeito amigo do major guilhermino

clubite aguda?

bem sei, o olegário tem aqui muitos fãs - adeptos azuis, claro.

é ou nao verdade que foi elogiadissimo pelo guilherme aguiar na sic?

é ou nao verdade que o guilherme aguiar é apoiante do major valentim, que telefonava a arbitros para dar conta de que os observadores estavam controlados? existem escutas.

metam a clubite aguda entre os vossos dois neurónios

Relvinhas...

Não sejam mauzinhos. Sei que esta minha "defesa" não vai cair bem em muita gente, mas acreditem que o Olegário é um bom árbitro e uma excelente pessoa. Trabalha muito para a arbitragem em Leira, formando jovens candidatos e dedicando grande parte do seu tempo ( com os encargos daí inerentes) a ensinar as Leis de Jogo e a dar acompanhamento a árbitros estagiários do seu distrito.
Sofre com os seus erros e tem uma enorme capacidade de procurar aprender com eles, vendo-os (quando gravados na TV) até à exaustão, procurando perceber onde falhou e como evitar futuros erros.
Eu sei, eu sei... sou suspeito, mas acreditem no que vos digo. Só para que conste. Com tanta inimizade, acho que alguém deve servir de contraponto, certo, pessoal? Abraço e bom dia, Relvinhas.

Re:Relvinhas...

Eu já fui árbitro de Andebol durante 2 anos e sei que posso ter errado, mas sempre sem o mínimo interesse nisso. Eu não sou corrompivel.

Ao nível da pedagogia, sempre fomos ensinados a usar alguma pedagogia em jogos principalmente dos infantis e alguns de iniciados ... acima disso, era já arbitragens normais. Eramos incentivados a baixar as sanções nos infantis e explicar aos jogadores a razão das situações. Eu próprio lembro-me de uma jogada em que um jogador involuntariamente faz uma gravata a outro. Expliquei-lhe que estava a ver um cartão amarelo porque o que ele tinha feito era perigoso para um colega... até ao final do jogo ele não repetiu mais nenhuma atitude mais dura...

Agora o que já li que um árbitro a ensinar um jogador de 16/17 anos a efectuar um lançamento ... é ridículo. Isso é trabalho de treinador. Se o jogador não sabe fazer... o treinador que lhe explique.

Re:Relvinhas...

Eu moro no Distrito de Leiria e a arbitragem por estas bandas, pelo menos nas Distritais é uma desgraça. :-)

Penso que os árbitros nestas categorias deveriam ser mais instrutivos para comm os jogadores e menos autoritários, vi vários jogos dos juniores ao longo destes últimos anos e mesmo com miúdos tentam impôr uma disciplina que a meu ver não se deveria aplicar a miúdos de 16/17 anos. Já nem falo em escalões inferiores...

Vi um árbitro penso que já «reformado» a ensinar a fazer um lançamento a um junior da minha equipa entre outras coisas que deviam ser os treinadores a faze-lo. Certas atitudes sem a «intimidação» causam também respeito pelos árbitros e pelo público.

Eu não quero imaginar que um árbitro é um «repressor» dentro de campo, mas mais um elemento para ajudar ao espectáculo que é o futebol, no entanto admito que é complicado, como foi complicado ao Sr. Olegário ou o seu assistente assinal golo no lance do Benfica Vs Porto em que a bola entra apesar de certos indivíduos virem dizer que não, pois com um tratamento 3D pode-se aldrabar muita coisa. :-) Mas esse tipo de erro compreende-se.

Um abraço e um bom dia

Re:Relvinhas...

pois essa arrogância vê-se até nos jogos da Superliga...em que os árbitros estão habituados a serem desculpados pelos erros que cometem, e não dão a mão à palmatória. Para mim depois dos jogos o arbitro tinha que justificar perante as câmaras em Conf. de Imprensa todas as atitudes que toma dentro de campo.
Não estando a cima da lei devem ser julgados pelo seu trabalho e não pelas amizades ou pelos lobbies a que pertencem.
Isto é tornar Profissional um sector que se diz (só se diz!!!) amador. Chamar á responsabilidade dando melhores meios e melhores condições de trabalho, o que não implica directamente um aumento de ordenado porque se 43% dos Portugueses consegue viver com o ordenado minimo porque não conseguem os arbitros viver com 300 cts por mês!

Re:Relvinhas...

Compreendo a sua posição e naturalmente respeito a opinião que tem. Permita-me, no entanto, que lhe dê a minha sobre alguns aspectos importantes que foca. Muitas vezes, temos uma visão algo distorcida da realidade, por ser essa a conclusão que retiramos do que lemos ou o ouvimos falar. Queria dizer-lhe que não acho que estejamos habituados a ser desculpados pelos nossos erros, pelo contrário! Somos massacrados pela crítica (imprensa), pela opinião pública e o nosso nome é ridicularizado e injuriado de todas as formas durante dias, meses e - em alguns casos - muitos anos! Além disso, somos penalizados na nossa nota e perdemos credibilidade perante dirigentes, colegas e, por vezes, amigos. Desculpabilizados? Por quem??
Quanto às Conferências Imprensa, também...discordo. Entendo que é digno e é de louvar a atitude de assumir um erro num determinado jogo, mas repare: se o fizessemos no jogo seguinte, já iriamos ser acusados de errar sistematicamente e de nos desculparmos a toda hora. Se eu disser numa C. Imprensa que não vi um penalty e no jogo seguinte disser o mesmo...quem vai acreditar em mim?? É um pau de dois bicos, acredite. No entanto, repito, entendo que pontualmente podemos assumir as nossas falhas publicamente e nunca tive qualquer problema em fazê-lo pessoalmente.
De resto, dizer-lhe que este sector se diz amador porque... é mesmo amador. Eu tenho uma profissão e só no final do dia é que arranjo algum tempo disponivel para treinar. As condições de treino ainda são precárias, não temos acompanhamento médico, fazemos jogos às 21h saindo do emprego às 18h ( e a voar), sem descanso e à espera da bondade da entidade patronal. Depois dos jogos, alguns a 350 e 400 Kms, regressamos de carro até casa, às tantas da manhã, para trabalhar no dia seguinte. Acredite no que lhe digo... profundamente amadores! Por último, os tais 300 contos que fala, naturalmente que seriam suficientes num País como o nosso. Agora, a esse valor deduza 22% de Irs... depois, desconte portagens (Lx - Porto - Lx, por exemplo), mais gasóleo para oitocentos ou novecentos Kms e, naturalmente, 70.000 kms/ ano feitos pelo carro! Multiplique por 4 fins-de-semana/ (as tais despesas que referi) e veja quanto sobra, líquido, desse valor. Já não lhe peço para contabilizar as despesas de revisão do carro( mto frequentes), o facto de um carro novo em dois anos ficar com 150 mil kms ou, até, todas as despesas médicas que suportamos por lesões que tantas, tantas vezes temos...
Além disso, o País que nos paga os tais 300 cts/ mês é o mesmo que paga 32.000 cts ao seleccionador nacional e muitos, mas mesmo mtos miilhares de contos a dezenas de jogadores que, sendo profissionais, erram tanto ou mais do que eu. Meu caro, vá por mim. Não é o paraíso que parece. Mas este, claro... é apenas o meu ponto de vista.
Cumprimentos,

Re:Relvinhas...

Referee concordo em alguns pontos do seu post e respeito muito a arbitragem, sei que é uma profissão ingrata mas que muitos e agora ainda mais ambicionam (as vagas para os cursos de arbitros e treinadores aumentou nos ultimos 2 anos em média 160%). Concordo que um pais como o nosso não pode nem deve pagar 32.000 cts a ninguém, nem ao melhor do mundo apesar do sucesso desportivo que está a ter sinto que estamos a perder uma certa identidade na selecção (já se fala em Derlei!!!!).

No entanto a descupablização dos erros cometidos é dada pelo Conselho de Arbitragem que deveria ter uma mão pesada quando o árbitro comete um erro (erro que seja visivel no campo e não na TV em mil camaras lentas e de vários angulos) esta mão pesada não deveria ser uma multa ou coisa parecida deveria ser o afastamento para escalões secundários de certos árbitros que demonstram prepotência e erram em demasia.

O árbitro deveria ser um amigo do espectaculo e cada vez mais, mesmo a nivel internacional, se sabe que os arbitros são o bode expiatório do futebol. Se um treinador erra muitas vezes é despedido e se um arbitro erra muitas vezes?

Arranjar soluções consensuais não é fácil no sector mas devia ser chamada a terreiro todos aqueles que durante largas décadas levaram o nosso futebol ao extremo da pobreza (como está ser feito de forma suave pelo APITO DOURADO...Carlos Valente, António Garrido, Martins dos Santos, Francisco Silva, Guimaro entre muitos outros....) com ofertórios de campeonatos a clubes que se dizem os maiores do mundo.

Vivo o futebol com intensidade é uma verdade amo o meu Sporting do qual sou sócio pagante á 30, repito 30 anos mas não consigo deixar de pensar em todos os lances mal julgados pelos árbitros e que prejudicaram e muito no Sporting este ano. OK tmb fomos beneficiados mas o ke me lembro sempre é dos lances em que fomos prejudicados...por muito imparcial que seja nunca consigo pôr de parte (a 100%) as minhas cores clubisiticas...tal como eu existem muitos arbitros que não conseguem fazer o mesmo.

Pergunto eu não se estará a facilitar demasiado a entrada de pessoas sem escrupulos na arbitragem portuguesa?

Uma outra questão que gostaria de pôr ao senhor é que medidas poderia a CA tomar de forma a minimizar os custos normais da vida de um arbitro? Para mim é simples o pagamento das ajudas de custo (não paga IRS) de forma ordeira e controlada pode ser uma solução mas também não acredito que os arbitros apitem para perder dinheiro!

Um famoso árbitro da nossa praça, ex- internacional, trabalha à mais de 20 anos numa instituição bancária com as regalias de ser árbitro internacional e apesar de não trabalhar 1/10 das horas que eu trabalho ganha (só do Banco) 3 vezes mais que eu, que trabalho em média 10 horas por dia e contribuo para a riqueza da empresa e para lhe pagar o ordenado, ele limita-se a dar cursos de formação a novos colaboradores 2x por semana 4 horas por dia!!!!...e eu ao fim do dia tambem tenho as minhas tarefas de (não é de arbitro) PAI para cumprir...

Agradeço o teor do seu comentário e desejo-lhe as maiores felicidades na sua carreira. Espero que no próximo Europeu, já que no mundial de 2006 não temos, tenhamos um arbitro portugues na fase final e que seja o nosso REFEREE.

Cumprimentos,

APITO DOURADO

Re:Relvinhas...

Pois, a verdade é que a nível distrital ainda se vê muita coisa, no mínimo...incoerente. Árbitros pouco pedagógicos e demasiado exigentes para escalões de formação ou, por outro lado, demasiado "desmotivados" para com jogos que, sendo de categoria inferior, merecem todo o nosso respeito.
Por estes motivos, esse trabalho ( o tal de Formação dos mais jovens), que faço em Lisboa e o Olegário faz em Leiria é fundamental para que, daqui a uns anos, os árbitros de topo tenham uma atitude diferente e adequada à realidade dos jogos que dirigem.
Só com este trabalho "de sapa" se pode chegar lá, um dia. E nós continuamos, pois claro!
Abraço, caro amigo.

um passo na direcção certa

De aplaudir este intercâmbio de árbitros. Espero que em breve os árbitros portugueses sejam parte de uma "pool" de juízes que podem ser nomeados para outro campeonato qualquer, e que o inverso também suceda, para podermos estar mais descansados no que toca a tráficos de influências. bravo.

Sei de 6 milhões de portugueses...

Que não se importavam que ele ficasse por lá...

Re:Sei de 6 milhões de portugueses...

6 milhões vputin?
Pensei que o FC Porto tivesse menos adeptos...

Gostei! Espero que erre...

para ver se o passam pelo fio da cimitarra. E se a experiência for positiva tenho meia-dúzia de nomes a enviar para lá...

Re:Gostei! Espero que erre...

Seria lindo. E também sei de um ex-presidente que precisava da barba feita com uma cimitarra bem afiada...

hum

será que a federação arranjou este biscate para pagar os serviços prestados nesta epoca?