Milan cede guardião à Juventus em gesto solidário | Relvado

Milan cede guardião à Juventus em gesto solidário

 

É um daqueles gestos que no futebol português não estamos habituados a ver. O AC
Milan, após o seu jogador Kaká ter lesionado com alguma gravidade o
guarda-redes da Juventus, Buffon, em jogo do Troféu Berlusconi, emprestou até ao
fim da temporada o guardião Christian Abbiati à Vecchia Signora. Buffon
estará de "baixa" durante cerca de um mês e o presidente dos milaneses, Silvio
Berlusconi, considerou que era necessário ajudar os adversários. Os dirigentes
da Juventus já agradeceram publicamente a Berlusconi a atitude de grande
desportivismo.

Primeira Página:

Comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Mundial

A maior injustiça é a Oceania não ter um lugar garantido no Mundial. A Austrália é uma boa seleção, não é daquelas que só lá estão a marcar presença como a Arabia Saudita. De resto os lugares disponiveis até estão bem divididos, talvez a CAF pudesse ter mais um ou dois lugares de acesso ao Mundial, pois as seleções africanas estão muito bem e recomendam-se.
Mas globalmente é aceitável esta distribuição, apenas o caso da Oceania deveria ser revisto.

Argentina, Brasil e Uruguai

Os três ganharam 9 títulos mundiais de todos os 17 (53%). Nada mais a declarar sobre a qualidade do futebol da América do Sul.

Re:Argentina, Brasil e Uruguai

Eu disse "Argentina e Brasil à parte" não disse?

É óbvio que esses dois são colossos do futebol mundial, e são sempre candidatos ao titulo.

Agora acho que por um lado Argentina e Brasil são as excepções na América do Sul, e que não são eles a "mostrar" a verdadeira qualidade do futebol daquele continente. Por isso digo que é uma injustiça que 5 em 10 equipas sejam apuradas, ao menos juntem as Américas todas num só apuramento!

Re:Argentina, Brasil e Uruguai

Mas eu não respondi também o Uruguai, que tem dois títulos mundiais?

Acho até que o tema proposto é muito interessante e que podiam realmente rever os critérios. Só não acho que vai mudar alguma coisa. Os melhores continuarão a ser os melhores. O que poderá mudar talvez será que algumas que nunca participavam da Copa ou que raramente iam, começarão talvez a ir, em detrimento de outras, também fracas, mas não deverão passar da primeira fase. Ou seja, acho que mudar os critérios ia levar apenas a uma mudança de equipas fracas no Mundial. É trocar seis por meia dúzia.

Alternativamente, acharia melhor que o Mundial durasse cerca de dois meses e incluísse mais selecções. Daria mais oportunidades a todos e tornaria a competição ainda mais interessante. Entretanto acho que não seria viável essa mudança em termos financeiros.

Re:Argentina, Brasil e Uruguai

Eu só digo que o Uruguai, não ganha há 50 anos, e ultimamente tem estado muito em baixo.

Que na América do Sul não se nota evolução nos últimos anos, o que já não acontece por exemplo com Àfrica e de alguma forma também com a Asia.

É óbvio que os melhores serão sempre os melhores, mas quem sabe se for dada oportunidade a outras selecções estas comecem a evoluir?

Re:Argentina, Brasil e Uruguai

E há algum problema com o facto de ter ganho duas Copas há mais de 50 anos? Só porque foi há muito tempo não vale tanto? Para mim, o facto de ter sido há muito tempo mostra que o país tem tradição no futebol. E continua bom, não tão bom, mas bom o suficiente para continuar exportando jogadores para a Europa. Foi campeão da Copa América de 1995, e de duas outras nos anos 80.

Com relação à evolução, isso é complicado dizer que não dá para se notar na Am. Sul. A pessoa para dizer isso tem que acompanhar de perto os Campeonatos Nacionais e como eu não faço isso não poderia dizer, mesmo assim, se acompanhasse, qualquer conclusão é, a meu ver, muito subjectiva. "Evolução" no futebol é algo subjectivo, porque no final das contas são sempre 11 contra 11 dentro das 4 linhas e ganha quase sempre o melhor, evoluído ou não. Se a América do Sul continua a exportar jogadores e continua a ganhar campeonatos internacionais, então será que não está "evoluindo" suficientemente bem? Se não for o caso, do que adianta "evoluir" e não ganhar?

Com relação a oportunidades para outras selecções, penso que tem havido um bom revezamento das selecções mais fracas, mesmo com o critério actual. Penso que, de forma geral, têm tido boas possibilidades para evoluirem. O ideal, entretanto, que eu sugeriria, seria a inclusão de mais selecções para ficar mais interessante (e não simplesmente reduzir o número de vagas da América do Sul). Há muitas selecções que eu não conheço, por exemplo, Cabo Verde, Moçambique, Angola, Guiana, etc.

Pois mas..

se não viessem aprender a jogar em equipa para a europa muito pouco valiam. Ainda por cima, a tua selecção é a equipa oficial da fifa, como ficou bem patente no último mundial.

Re:Pois mas..

Que azia...

Antes dos brasileiros virem "aprender" a jogar futebol na Europa nos anos 80 já eram tricampeões e já tinham participado de todas as Copas...

Quem disse que o Brasil é a minha selecção? E se eu te dissesse que sou francês?

Por falar em último Mundial, torci para Portugal. Acreditava que Portugal seria um sucesso, entretanto foi o contrário, um tremendo fracasso, perdendo logo por 3 a 0 para os EUA. Provavelmente achas que foi culpa da FIFA, não é?

Tens que aceitar, pois é um facto: a Seleccção principal de Portugal só participou de três Copas até hoje e nunca ganhou nenhum título internacional. Por isso, acho que é mais o contrário do que escreveste: são brasileiros, como o Deco, Derlei, Liedson, Ronaldinho Gaúcho, etc., que estão a ensinar os europeus, no caso os portugueses, a jogar futebol. Não pense que o Ronaldinho Gaúcho, o Romário, o Mozer, o Kaká, o Liedson, etc. jogavam diferente no Brasil. Jogavam exactamente igual. Quando o Mozer veio para Portugal já era campeão do Mundo pelo Flamengo em cima do Liverpool.

Ah, é verdade, é tudo culpa da FIFA, não é?

Re:Pois mas..

Só mais uma coisa, para mim esta questão dos brasileiros/Europa, é fácil.

Os brasileiros são os melhores jogadores na relação qualidade/quantidade, nenhum outro país produz tanto bom jogador.

Na Europa pratica-se o melhor futebol.

Por isso nesta altura o Brasil é quase imparável, tem brasileiros "europeus"... é uma combinação quase imposível de bater!

Re:Pois mas..

Como assim na Europa pratica-se o melhor futebol? Acho que isso é questão de opinião, é subjectivo. E também acho que não existe propriamente o tal futebol "europeu", porque o futebol varia muito de país para país. Eu, por exemplo, não gosto de ver jogos com equipas inglesas ou italianas, prefiro as espanholas e até mesmo portuguesas. Ver o Sporting jogar, por exemplo, dá gosto.

Quanto aos brasileiros europeus não penso que sejam imparáveis porque são europeus. Por exemplo, Cicinho e Robinho ainda nunca jogaram na Europa e são imparáveis.

Sem dúvida nenhuma o que é bom e fundamental na Europa são as melhores condições financeiras e de treinamento, que obviamente influenciam no rendimento dos jogadores, mas mesmo assim não penso que o futebol do bom jogador (como Romário, Ronaldinho, Mozer, Dida, etc.) mude muito quando vai para a Europa. O Ibson joga igualzinho no Porto como jogava no Flamengo e dizem cá que ele conseguiu adaptar-se rapidamente. Mas, na verdade, ele nem precisou de adaptação, apenas está a jogar o futebol que sabe jogar.

Re:Pois mas..

Quando digo melhor futebol, não me estou a referir a qualidade "visual", do futebol espectaculo que toda a gente gosta, mas sim a um futebol mais evoluido tacticamente (às vezes com claro "mau gosto").

É só isso que eu digo, é claro que os brasileiros que veêm para a Europa, não veêm aprender nada técnicamente, mas não tenho dúvidas que se tornam jogadores mais disciplinados tácticamente, com maior capacidade de jogar em equipa (há sempre super vedetas, que não veêm mesmo aprender nada).

Tens dúvidas que se por exemplo Ronaldinho não tivesse vindo tão cedo para a Europa não era ainda o jogador que é hoje? Ou mesmo Ronaldo?

Re:Pois mas..

Tenho certeza de que Barcelona, Real Madri, Inter de Milão, etc., os grandes clubes, permitem que qualquer jogador evolua tecnicamente, fisicamente, tacticamente, etc., em todos os sentidos. Qualquer jogador, com o passar dos anos, em um clube rico, com um excelente CT e muito bons profissionais, tranquilidade com relação a sua vida financeira e familiar, enfim, em um clube que permita que o jogador só se preocupe em melhorar o seu futebol, irá melhorar, em todos os sentidos. É claro que o Ronaldinho Gaúcho e o Ronaldo evoluíram na Europa por causa dos seus clubes. Mas não vejo superioridade no futebol que é praticado na Europa. Disciplina táctica também há no Brasil, Argentina, Peru, etc. Pode até ser que na Europa haja mais rigor táctico, mas todos os treinadores que se acham génios e sacam os grandes craques das equipas em detrimento de um esquema táctico que não contempla a participação do craque, não costumam terminar bem. No final das contas, sabem que, na verdade, quaisquer que sejam os esquemas tácticos que escolham, terão que deixar o craque jogar como sabe melhor. Por isso, continuo a achar, e tenho quase a certeza de que, apesar da evolução natural que os grandes craques brasileiros tiveram na Europa, não tiveram que mudar o seu futebol. Romário, Liedson, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, etc. não precisaram mudar a forma como jogavam. Os treinadores é que foram inteligentes e conseguiram adaptar suas convicções para tirar o melhor desses craques, em vez de forçar uma mudança e impôr um esquema táctico.

Re:Argentina, Brasil e Uruguai

Isso é verdade, mas o Uruguai já nada ganha há mais de 50 anos e a quantidade de equipas sul-americanas nas fases finais dos Mundiais nada tem a ver com os seus resultados de conjunto!
Pelo teu critério, para além da América do Sul e da Europa niguém estaria presente!
Realmente a situação da Confederação Sul-Americana é de um privilégio que me parece insustenytável por muito tempo.

Europa x América do Sul

As selecções europeias que vão às Copas são praticamente sempre as mesmas, são muito fortes, as melhores da Europa (e mesmo de Ásia, Oceania, África, etc.). Para que abrir ainda mais vagas do que as actuais para países europeus (ou não) que com certeza são inferiores? Qual a diferença entre perder antes do Mundial e durante o Mundial? Não faz muita diferença.

Por exemplo, focando a Europa e explicando de outra forma o meu ponto-de-vista: se Alemanha, Itália e Espanha, entre outras, participaram de todas as Copas até agora e Portugal só de três significa que, historicamente e tradicionalmente, Alemanha, Itália e Espanha são melhores que Portugal. No entanto, mesmo assim, Itália, Alemanha e Espanha não têm mais títulos que Brasil, Argentina e Uruguai. Para que então abrir mais vagas do que as actuais para países europeus se estes não conseguem ser os melhores no próprio Continente, e os melhores do Continente não conseguem ser os melhores do Mundo? Será que isso seria correcto?

O único privilégio da América do Sul é de ter o melhor futebol do Mundo, representado em números de títulos e em número de jogadores nas melhores equipas do Mundo, sendo também visível em muitos jogos. Por isso, a qualidade do seu futebol não pode ser questionada e não se pode acusar (muito menos sem provas) a FIFA de privilegiar o Continente por questões políticas. Até mesmo porque o Havelange nem é mais o presidente da FIFA e, pode-se dizer, política e interesses na maior parte das vezes estão ligados ao poder financeiro, e com certeza o da Europa é muito maior. Se fosse haver mais influência política do que justiça nos critérios da FIFA a Copa do Mundo com certeza só teria países europeus!

Enfim, acho que essa questão de mudar os critérios da FIFA é questão de opinião de cada um, apenas. Sempre haverá quem irá criticar os critérios, quaisquer que sejam. E podem até mudar os critérios, mas o facto é que, quaisquer que fossem os critérios, muito provavelmente o Brasil ainda teria 5 Copas, a Alemanha 3, a Itália 3, etc., porque futebol ganha-se dentro das quatro linhas, dentro de campo, e não na política.

Um último adendo: por que será que de todos os fóruns da Internet pelo mundo afora relacionados a futebol as críticas ao número de Selecções da América do Sul nas Copas do Mundo sempre são apresentadas apenas em fóruns portugueses? Será que na Alemanha ou na Itália questionam esse critério?? Não, nunca! Por que será?

Torço sempre por Portugal, mas que mereça ir às Copas dentro de campo, vencendo sempre de selecções como Liechtenstein e Luxemburgo (melhores que Colômbia e Paraguai??) nos apuramentos e não por conta de uma mudança nos critérios da FIFA.

Os critérios são políticos!

Realmente, na determinação do número de equipas de cada Confederação, não há critérios claros! Apenas um jogo de influências onde a tradição da América do Sul (e o peso de Havelange) ainda marcam pontos.
Penso que o futuro obrigará a uma melhor distribuição das vagas e a perda de influência da Confederação Sul Americana.
Talvez até, o que creio seria o melhor, se poderá dar a união entre aquela e a CONCACAF, a confederação da América do Norte, Central e das Caraíbas, o que já vem a acontecer nas suas principais competições de selecções em que tem havido convites e participação de equipas da Confederação viinha.

Off Topic - Bons resultados para Portugal!

Letónia 1 Rússia 1 (Já acabou)

Liechtenstein 0 Eslováquia 0 (Já na segunda parte)

Força Liechtenstein!

Dinamarca 4 - Inglaterra 1

E, sem ter nada a ver, o que me dizem deste 'amigável'?

Ganda abada!

Re:Dinamarca 4 - Inglaterra 1

Quem tem James e G. Johnson a titular arrisca-se a isso.

Falamos muito na clubite presente na nossa selecção, mas em Inglaterra é muito pior. Só visto! Adeptos do Arsenal a irem ao forum do Chelsea dizer que a culpa foi dos jogadores da equipa londrina...enfim.

Angola 2 - Cabo Verde 1

A perder por 1 golo ao intervalo, a Selecção Angolana deu a volta ao resultado com um golo de Mantorras no primeiro minuto da segunda parte e outro de Love no final.

O golo de Cabo verde foi marcado por Lito, jogador da Naval 1º Maio.

Re:Dinamarca 4 - Inglaterra 1

Não me admira nada...a Inglaterra só tem nomes, mas e futebol??
Nada...como muitas das suas equipas.

Confirma-se!

A eslováquia empatou

Re:Confirma-se!

incrível.

Re:Off Topic - Bons resultados para Portugal!

Acabou 0-0...grande resultado para Portugal!!
Praticamente na Alemanha...

Tendo em conta

que é o continente com mais campeonatos do mundo ganhos acaba por não ser exagero.

De parabéns!

Grande desportivismo.

Vindo

do Berlusconi é caso para dizer : "quando a esmola é boa o pobre desconfia".

Re:Vindo

não deixa de ser verdade.

Se emprestassem o Dida

Isso é que era o verdadeiro desportivismo!

Re:Se emprestassem o Dida

olha que o Dida ne é assim tão melhor...

OFF TOPIC: Resultados da sondagem do noko

Resultados finais da sondagem acerca da idade do noko no Galinha Infeliz