Liga dos Campeões com menos jogos | Relvado

Liga dos Campeões com menos jogos

 

O presidente da UEFA, Lennart Johansson, explica, em declarações recolhidas pelo
site Maisfutebol, que esta redução no formato da
competição é do interesse de todos os envolvidos - clubes, jogadores, adeptos,
televisões, patrocinadores e o futebol europeu em gera.

Primeira Página:

Comentários [19]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não havia alternativa !

A questão é que a UEFA não teve a visão estratégica do problema , toda a gente sabe que o modelo só foi alterado porque os grandes Clubes Italianos, Espanhois e Ingleses(veja-se o caso do R.Madrid no antigo modelo nunca chegava á final , no entanto tinha grandes equipas e veja-se as vezes que chegaram á final e ganharam com o novo modelo) que foram os que mais investiram no futebol nos últimos anos, não tinham o respectivo retorno financeiro e desportivo, pois a concorrência era enorme e de grande peso, para isso pressionaram as instâncias da UEFA para que o figurino da Taça dos Campeões fosse alterada e assim nasceu a Liga dos Campeões, lá vinha o tal retorno financeiro com os milhares por cada empate ou vitória e a possiblidade de rectificar um resultado negativo com mais sucesso.
Só que com a saturação no mercado, o desinvestimento das televisões e da publicidade, que está ligada ás fases menos boas da economia a nível global, juntamente com o tremendo desgaste a que os atletas eram sujeitos, corria-se o risco de eventos como o Campeonato do Mundo,Campeonato da Europa ,só para citar estes ,perderem credibilidade devido á saturação e a falta de qualidade dos respectivos jogos e com isso a queda das receitas.
Além disso ,no plano desportivo não estou de acordo que um clube tenha a possiblidade de ganhar a Liga dos Campeões, quando no seu País ficou em segundo ou terceiro lugar.

Menos jogos menos desgaste lá se vai a acta

jejejejeje penso eu de que...

bobby tareco ataquem o fanta já que se me acabaram os pontos de moderação, jejejeje...

finalmente...

finalmente, uma medida acertada proveniente da UEFA. muitos jogos conduzem, necessáriamente, a uma saturação dos operadores, dos jogadores e, principalmente, do público: quem aguenta comer pizza todos os dias?

espera-se que a FPF e a Liga mudem, estruturalmente, o nosso futebol, mudança que devia ter acontecido há, pelo menos, 15 anos: no máximo, 12 clubes na 1ªLiga; depois de duas voltas, os melhores 6 jogariam outras 2 voltas para apurar o campeão e os apurados para as competições da UEFA; os restantes 6, também a 2 voltas, jogariam para evitar a descida à 2ªLiga. quero fiisar que não descobri o ovo de Colombo: muita gente já escreveu sobre este tema; como sempre, falta a vontade política para se conquistar o Futuro...

Re:finalmente...

Se é assim tão bom esse sistema de campeonato, porque é que só na Autria e na Suiça é que este esquema existe e quando apareceu em Espanha deu logo para o torto e no ano seguinte todo voltou ao normal? Segundo o teu esquema o campeonato teria 32 jogos. Por mais 2 jogos por ano tinhamos um campeonato normal e com 18 equipas. E não penses que por termos 12 equipas o campeonato era melhor. Cada vez mais qualquer equipa pequena joga com menos complexos perante uma grande, há mais equilibrio.

Re:finalmente...

não penso que este modelo tenha sido experimentado em Espanha; confesso que não tenho a certeza...

questionas as vantagens do modelo proposto: eis algumas:
1- impossibilidade de se conhecer o campeão em Janeiro, Fevereiro-porque há mais jogos entre os candidatos.
2- maior emoção, mais jogos entre as melhores equipas, maior competitividade-penso que os clubes poderiam iniciar a 2ªvolta com 50% dos pontos amealhados até então...
3- decorrente dos pontos anteriores, a existência de mais receitas.

já imaginaste uma 2ªfase com as seguintes equipas: Sporting, Boavista, Porto, Benfica, Belenenses e Marítimo?

Re:finalmente...

Cada cabeça a sua sentença, mas não achas que um Porto-Benfica deixava de ter aquela emoção, de os do FCP saberem que só iam ver os "lampioes" dessa vez no seu estádio e ninguém quereria perder o jogo, assim como o Sporting nao quereria perder a unica hipotese no ano de subjugar os "andrades" em casa, as rivalidades acendem-se uma vez por ano, acendendo-se mais que uma esfumam-se um bocado. Pelo menos penso assim. Olha o campeonato da Escócia, a 4 voltas, há menos emoção entre os jogos. E há campeões em Janeiro mesmo, se bem que não é o modelo que propões. E nos ultimos anos só tivemos campeão na ultima ou penultima jornada, nao é verdade? E com as coisas como estão.
E houve um ano com playoff em Espanha, ainda nos anos 80, não sei é precisar a época. Mas lembro-me bem. As equipas ficaram divididas em 3 grupos de 6 equipas. Eu lembro-me bem...

Re:finalmente...

penso que, acima de tudo, temos que reduzir o número de clubes nas ligas profissionais e o número de jogadores por equipa-20 mais 5 jovens da equipa B seria uma posição viável...

é dos livros que a redução aumenta a qualidade...

Alternativa

Podiam continuar com a segunda fase de grupos (ficariam 4 grupos), só que agora só passariam os primeiros de cada grupo (em vez do 1º e 2º) para as meias-finais. Acho mais justo do que entrar logo no "bota-fora"... assim ficaria muito parecida com a taça Uefa.

Na minha opinião, a Liga dos Campeões deveria ser mais semelhante a um campeonato (pontos) do que a uma taça (eliminatórias).

Cumprimentos.

é muito positivo

na medida em que vai aumentar o interesse da competição... Apesar de diminuirem os jogos que vão ser transmitidos, vai certamente recuperar-se o interesse na fase mais adiantada da prova. Por um lado os jogadores vão ser beneficiados na medida em que vão estar a um menor desgaste fisico e psicológico... Por outro vão continuar sujeitos a uma pressão bastante intensa...

Quanto aos clubes vão poder beneficiar do facto de não terem tantos compromissos(de facto um clube joga menos 6 jogos, o que até pode parecer pouco, mas se virmos que isso é um mês e meio a jogar à quarta e ao sabado compreendemos a importância da decisão...

Quanto às receitas o actual formato da Liga dos Campeões parece-me que matava a galinha dos ovos de ouro. Na medida em que vendo as coisas de uma perspectiva economicista, quanto maior a oferta de jogos interessantes menor será o preço que quem procura os jogos estará disposto a pagar. Por isso pode ser benéfico para as receitas do futebol, na medida em que cada jogo poderá valer mais. Todavia há que ter em conta o facto do mercado das receitas televisivas estar em recessão...

Pedido aceite.

Com a eliminaçao precoce da França no mundial, Michel Platini foi o primeiro a tentar exlicar o fracasso frances, com a grande quantidade de jogos, que os jogadores sao obrigados a fazer durante a epoca.
Platini e os media franceses logo de seguida "pediram" à UEFA, para tentarem mudar alguma coisa a nivel europeu.
Talvez esta nova formula da liga dos campeoes, seja resultado desse "pedido".
O que nunca sera é uma tentativa de ajudar os clubes mais pequenos.

PS-Nao acredito muito em casualidades.

Liga dos Campeões...

Acho que esta competição deveria ser para os clubes campeões de cada pais e não como se faz agora em que os paises mais ricos, colocam mais equipas na liga...Se é Liga dos campeões, os verdadeiros campeões que são aqueles que vencem os respectivos campeonatos que disputam entre eles quem é o melhor..
Assim seria mais sério.

Liga dos Campeões...

Sabes o que eu estava á espera da UEFA para o proximo ano? Só os vencedores das respectivas ligas.
Vamos esperar...
Abraço

Re:Liga dos Campeões...

caro cosme seja o Porto o Sporting o Boavista ou o Benfica, continuo a ter a mesma opinião a liga dos campeões para os campeões de cada país.
Abraço

É o principio do fim?

Pode ser do interesse dos clubes a nivel desportivo, mas a nivel economico nao sera de certeza, ja que menos jogos, querem dizer menos televisao, e menos televisao, quer dizer menos publicidade, e menos publicidade quer dizer menos dinheiro!
Sera que estao a acabar com a galinha dos ovos de ouro???

Re:É o principio do fim?

Mata-se a galinha é com jogos a mais e jogadores a arrastar-se como no mundial...

Re:É o principio do fim?

Foi exactamente a pensar no mundial, que a UEFA mudou.

Agora, esta mudança nao quer dizer mais dinheiro para os clubes, antes pelo contrario, pois vao fazer menos jogos, e menos jogos nunca deram mais dinheiro.

Re:É o principio do fim?

Já agora com a galinha de quem?
Da UEFA?
Dos clubes espahois? Ingleses? Germanicos?
Vai uma aposta que os clubes portugueses ficam a ganhar o mesmo?
Acredito que o sistema de eliminação é muito mais favoravel aos clubes portugueses. Logo se for desportivamente mais vantajoso, tambem o será financeiramente.

Re:É o principio do fim?

Quando a UEFA muda alguma coisa, é sempre para ajudar os clubes grandes e nuca os pequenos como sao os clubes portugueses.
Pensas que eles pensaram no espectaculo?
So estao a mudar alguma coisa, porque algumas selecçoes europeias no ultimo mundial, deram o estouro, e entao choveram pedidos de todo o lado!!!

Grande..

será que srs da UEFA começaram a pensar?
Como foi que eles descobriram que querer tantos lucros eram inimigo do espectaculo?
Ainda há mais coisas para eles descobrirem. Resta aguardar, pode ser que para o ano venham mais medidas possitivas.