Lázio pagará 140 milhões de dívidas ao fisco em 23 anos | Relvado

Lázio pagará 140 milhões de dívidas ao fisco em 23 anos

 

PRESIDENTE DA LÁZIO DIZ QUE O CLUBE SALVOU-SE
Após o acordo com o fisco italiano, o presidente da Lázio, Claudio Lotito, não
tem dúvidas em afirmar que «o clube salvou-se». Apesar disso, o dirigente
nota que é preciso «encontrar outros recursos» para fazer face às
dívidas. O acordo com a administração tributária italiana prevê que no primeiro
ano a Lázio deverá pagar oito milhões de euros e nos 22 anos seguintes uma
verba dividida em seis milhões de euros. Como garantias de pagamento foram
hipotecadas a sede legal do clube e os passes dos futebolistas.
A complicada situação financeira da Lázio arrasta-se desde há algum tempo e no
ano passado o actual presidente do clube injectou 21 milhões de
euros nos seus cofres, mas nem assim a crise se resolveu. Aquele dinheiro acabou
por ser apenas a garantia de inscrição do clube na Série A da Liga italiana e
permitiu a Lotito tornar-se no accionista maioritário da Sociedade e
no presidente do clube.

Primeira Página:

Comentários [17]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O Sporting ainda está pior que a Lázio! LOL

DINHEIRO
Megapassivo para 40 anos

Dias da Cunha reconheceu que o Sporting deve 50 milhões de contos aos bancos. O economista e membro do Conselho Leonino, Jesus Oliveira, considerou a situação "muito grave" e apreciou-a em detalhe

O passivo bancário do Sporting, avaliado por Dias da Cunha em 50 milhões de contos (250 milhões de euros) levaria 30 a 40 anos a pagar, segundo a avaliação do economista e actual membro do Conselho Leonino, Jesus Oliveira. "Este passivo, mesmo a uma taxa de juro de 0,002%, poderia levar 480 meses [40 anos] a pagar. E, mesmo assim, seria com mensalidades na ordem dos 900 mil euros [1,8 milhões de contos]. É um problema muito grave", disse.

Perante um panorama financeiro tão catastrófico são "previsíveis" outras duas situações: "O Sporting não estará em condições de pagar e ainda que o fizesse é natural que no final contraísse outras responsabilidades." A única saída para o círculo vicioso seria o aparecimento de uma situação de excepção, referiu Jesus Oliveira. "O aparecimento de grandes jogadores que permitissem amortizar a dívida através de transferências muito valiosas. No entanto, mesmo nesse caso, é duvidoso que fossem aparecendo os jogadores suficientes durante o número de anos necessário para suprir todas as dívidas", acrescentou.

As consequências imediatas do buraco económico e financeiro do Sporting são o não pagamento aos bancos e a renegociação sistemática do "project finance" (esquema de pagamento de dívidas contratado com as entidades bancárias). "Julgo que o Sporting não irá pagar a dívida bancária. Paga em publicidade, eventualmente, e o resto os bancos que esperem. Por outro lado, tenho dúvidas que os bancos continuem a emprestar dinheiro às SAD e aos clubes. Podem é começar a renegociar o 'project finance' de três em três anos ou de quatro em quatro anos."

Também poderá haver outras consequências, embora de médio e longo prazo, como a falência económica, financeira e desportiva. "O que aconteceu ao Farense, Salgueiros, ou Campomaiorense pode, noutra fase e de outro modo, suceder um dia a um dos grandes clubes. Porque os clubes não geram receitas suficientes para pagar os juros das dívidas, nem têm receitas para aguentar a estrutura de exploração", disse Jesus Oliveira. "Pode haver a cosmética da venda de um jogador ou outro para disfarçar. Mas, veja-se como o projecto de autofinanciamento do [novo] Estádio [José Alvalade] se esboroou por completo. Além disso, repito o que afirmei há anos: quem esperar pela distribuição de dividendos da Sporting SAD pode esperar deitado."

Mas haverá algum meio para atalhar caminho e resolver de uma vez o problema financeiro e económico do Sporting? Jesus Oliveira considera que sim. "Há uma forma de resolver a questão desde que a estrutura financeira dos clubes seja compatível com os administradores, dirigentes e atletas que tem. Solução tem, mas é preciso compatibilizar a receita com a despesa. Tem havido uma má avaliação deste problema", concluiu o economista e membro do Conselho Leonino.
Record

Re:O Sporting ainda está pior que a Lázio! LOL

É caso para dizer...se o Sporting não existisse, tu também não existias ( pelo menos neste espaço)...xiça que já é prá ai a 10ª vez que leio isto e sempre com os mesmos erros.

Deve-te ter causado um orgasmo absoluto esta noticia...

Re:O Sporting ainda está pior que a Lázio! LOL

Outra vez a mesma conversa?!

A partir de agora quem tiver reclamações a fazer pode ler a minha resposta ao Claudio...não vou dizer a mesma coisa dez vezes!

Re:O Sporting ainda está pior que a Lázio! LOL

Tá bom...olha...aproveita e faz uma crónica.
Assim já não tenho de lêr este rosário espalhado por todos os artigos...

Re:O Sporting ainda está pior que a Lázio! LOL

Ok...faço-te então uma proposta.

Faço uma crónica (sobre o Sporting pois sem o teu clube não existo! LOL) se fizeres um comentário com o teu verdadeiro nick que, desculpa que te diga, dava-me muito mais gosto ler que o Barão das Couves que é mais pimba. Aceitas?

Re:O Sporting ainda está pior que a Lázio! LOL

O meu verdadeiro nick?...há anos que já foi ao ar...

O meu nick é este e não tenho CLONES ( coisa quase rara neste relvado), se é pimba ou não...olha...foi o que arranjei na altura...
O teu é que esta em muito má forma...relativamente a outros tempos...

Ó Helder Postiga:

Além de reeditares pela 34ª vez uma notícia sobre o passivo do Sporting em 7 dias... não a corriges e publicas os mesmos erros crassos de matemática e contabilidade!

Lê o que escreveste, ou escreveram por ti, faz as contas e depois diz alguma coisa!...

Cumps

Dica: 900mil euros = 180 mil contos!

Re:Ó Helder Postiga:

Claudio, esta notícia não é minha, pá!

Não viste que foi tirado do jornal Record? E a avaliação é feita pelo economista e actual membro do Conselho Leonino, Jesus Oliveira! LOL

Re:Ó Helder Postiga:

Ó rapaz, farto de saber isso estou eu!

Só não entendo qual a novidade, a graça ou o interesse em andar a semana toda a repetir o mesmo assunto todos os dias e em vários sítios!

Cumps

Re:Ó Helder Postiga:

Aqui o rapaz (hoje, sinto-me mais novo 30 e tal anos! LOL) gostava que me provasses que eu andei "a semana toda a repetir o mesmo assunto todos os dias e em vários sítios!

Não te deve ser dificil provar isso. Fico à espera...sentado! :)

Re:Ó Helder Postiga:

Ninguém disse que tinhas sido tu a publicar a notícia em vários sítios, o que eu disse é que a notícia EM SI já tinha sido repetida várias vezes!...

Quanto à idade... parabéns!

Cumps

Espero sinceramente ...

q este clube se safe de uma falencia, e q n lhe aconteca o q aconteceu ah Fiorentina, q teve de passar pelos regionais.

Tal como a Lazio, o Parma, e outros clubes mundiais de nome, devem de se manter na grd roda do futebol, para bem de tds aqueles q gostam deste desporto magnifico.

cumps

Ghost

Re:Espero sinceramente ...

olha que a fiorentina jogou apenas no equivalente á segunda B, a serie C. no ano seguinte subiu a serie B, e depois subiu a serie A, com a federaçao italiana a aumentar para seis o numero de clubes que subiram, alargando a serie A a 20 equipas para permitir isso... fizeram-lhes a papinha

E ainda há quem fale no Benfica...

-nt-

Como eu escrevi outro dia acerca do Sporting

Cuja situação económica é muito menos grave do que esta, há soluções para resolver esta crise e outras.
O que é preciso é arrepiar caminho e não continuar na mesma fuga para a frente.
Tudo tem solução, haja boa-vontade e novos caminhos, até Portugal a tem.
O que é preciso é trabalhar motivando as pessoas e não andando sempre a falar que isto está mal e que a culpa era dos outros.

é a hecatombe

a lazio, o parma, a roma, o dortmund, tudo de calças na mão

Está mau...

...serão estes clubes nestas situações os primeiros de muitos?