João Pinto cumpre 4 meses de castigo | Relvado

João Pinto cumpre 4 meses de castigo

 

Um perdão que pode ser revogado
O organismo concede assim a João Pinto a oportunidade de revelar que a sua agressão foi um acto isolado. Se pelo contrário o jogador tiver falhas graves durante o próximo ano, conforme sublinhou o presidente da Comissão de Disciplina da FIFA, Marcel Mathieu, será suspenso pelos dois meses que agora lhe são perdoados.

De notar que João Pinto está suspenso desde o passado dia 18 de Junho, podendo assim regressar aos relvados já a 17 de Outubro, isto é, a tempo do primeiro derby do Sporting na I Liga desta época, contra o Boavista.

Sporting considera sentença justa
Para o presidente da SAD de Alvalade, Miguel Ribeiro Telles, que acompanhou o jogador na sua deslocação a Zurique, onde foi proferida a sentença, esta é uma sentença justa e equilibrada. Assim o Sporting não vai recorrer da decisão, conforme referiu o mesmo dirigente.

Valentim reafirma inocência de JVP
Por seu lado o presidente da Liga de Clubes, Valentim Loureiro, continua a defender a posição que manteve desde o início. O Major sempre afirmou que João Pinto era inocente, considerando que o atleta não teria agredido o árbitro. Na óptica deste dirigente se tivesse havido agressão o castigo nunca poderia ser este...

(Informações recolhidas na TSF)

Primeira Página:

Comentários [68]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Estou farto

Eu só acho que os arbritos devem estar em panico para apitar o proximo euro 2004.
Sendo Portugal a equipa da casa, e com o apoio natural da Uefa, os arbritos só têm a temer o comportamento dos nossos jogadores.
Achei graça a ouvir tantos jornalistas a dizer que JVP sempre foi um exemplo em termos de comportamento.
Será que se esqueceram do que ele fez ao Isidóro rorrigues num famoso Benfica-Boavista?
Estou a ficar farto do futebol

Vitoria para uns derrota para outros

O castigo aplicado a Joao Vieira Pinto de seis meses sendo dois deles de pena suspensa é mau porque um castigo é sempre um castigo.
Por outro lado foi uma grande vitoria para quem sempre acreditou e apoiou o jogador nos bons e maus momentos e uma grande derrota para todos aqueles que queriam a sua cabeça por ser um jogador importante do adversario,muita gente preocupou-se mais em ele ser um jogador influente da equipa rival do que da propria agressao em si,
Com o final deste caso resolvido Joao Pinto viu que afinal nem todos o idolatravam e que a hipocrisia era muita e aqueles que antes de estar no sporting o tratavam como menino de oiro agora queriam ve-lo por baixo ele que sempre respeitou os seus anteriores clubes.
Mais uma nota tambem para a Associaçao Portuguesa de Arbitros de Futebol as palavras de Angel Sanchez dizem tudo Joao Pinto nao matou,nao roubou nem violou ninguem.
Joao Pinto errou mas toda a gente erra(pelos vistos nao) e agora em Outubro espero que o "pai" dos golos de Jardel regresse em grande forma e que mostre o que sabe.
Cumps
#relvado

Refutando Valentim Loureiro

Valentim afirmou que
"... se tivesse existido agressão o castigo nunca poderia ser esse"

Mas o código de disciplina da FIFA diz, no artigo 48, que a pena minima por "Violência", definida como agressão que não ponha em causa a integridade fisica, é de dois jogos...

Quem não acreditar pode consultar o regulamento (http://www.fifa.com/fifa/media/FDC-E.pdf)

Não existe nenhuma duvida quanto à agressão. Nem para a FIFA nem para o resto do mundo.

O que se considerou foi não ter ficado provada inequivocamente a intencionalidade dessa agressão... e daí a pena relativamente leve. (A não existência de imagens claras ajudou, e muito!)

Quanto à suposta "vitória"... Há alivio, mas é sempre mais um momento negativo para o nosso futebol. É triste que um dos seus dirigentes máximos não compreenda isso.

para mim

foi positivo para o jogador não ter apanhado uma pena mais severa. De qualquer modo parece-me justa. Não penso que tenha havido um comportamento que justificasse uma sanção mais grave. Mas o que para mim é triste é a forma como alguém aqui mentiu: O JVP pediu desculpas ao árbitro, logo assumiu que agrediu. Mas o Major Valentim nos dias que se seguiram disse que o JVP lhe garantiu que não tinha agredido ninguém. Depois o Major mudou de discurso quando apareceu a fotografia. Das duas uma ou temos um JVP que só assumiu o que fez perante as provas ou temos um presidente da Liga que mente com grande facilidade...

ainda bem

que o j.pinto só apanhou 4 meses de castigo efectivo.assim nao havera desculpas se o sporting perder o campeonato nacional.....

tss...tss...

1- Sempre gostei e gosto muito do JVP como jogador.
2- Sempre critiquei o JVP pela sua postura em campo no aspecto disciplinar.
3- Odiei que no SLB o pusessem como capitão de equipa, porque não tem personalidade para tal e é muito conflituoso.
4- Simular penalties não é desporto e já no SLB o fazia muito, irritando-me até com hipóteses de golo desperdiçadas por um mergulho.
5- Volto a referir que gosto do JVP como jogador, para não ser mal interpretado com o que se segue:

ESTE CASTIGO É UM ATENTADO A QUEM AMA DE VERDADE O VERDADEIRO FUTEBOL.

Re:tss...tss...

cuidado, Capuchinho vermelhusco: o «Lobo JVP mau» pode encontrar-te na floresta densa, escura e perigosa...

cuidado...

Re:tss...tss...

conheces a história???
acaba com os caçadores a matarem o lobo...

Re:tss...tss...

sabes que a história, por vezes, não se repete...

(quando falas em caçadores, referes-te aos Torquemadas Reis e Pereira?...)

Re:tss...tss...

De tdas as histórias novas que fazem, já reparaste que o lobo sai sempre a perder???
A unica que conheço moderna, só te conto se me garantires que não tens senhoras a ver isto (depois de leres, mostras se quiseres).

Saudações Benfiquistas

Mundo estranho este em que vivemo....

Neste campeonato do mundo o João Pinto agride o arbitro com um murro no abdómen e é castigado com 6 meses de pena, com 2 de pena suspensa; no passado europeu por insultos da parte de alguns jogadores de Portugal levaram 6 e 8 meses de suspensão e agora isto!
Porque será que a UEFA foi tão benevolente para com o João Pinto? Será que foi influenciada pelas declarações da esposa ´de João Pinto que disse " que não sabia como iria conseguir viver com 2 mil contos por mês" , ou a UEFA tomou esta decisão motivada pelas paupérrimas actuações dos àrbitros no mundial; seja lá como for para uma punição exemplara, a meu ver deixou muito mas mesmo muito a desejar.

Re:Mundo estranho este em que vivemo....

Não me parece haver duvidas. Se estão a par, minimamente, da justiça por certo saberão que a "prova" é um elemento essencial em qualquer caso.
No caso do passado Europeu de 2000 os jogadores portugueses foram demasiado agressivos. Neste caso supoe-se que os protestos de JVP também o foram e pode ter havido algo mais mas não se pode provar.

Re:Mundo estranho este em que vivemo....

Tambem coloco as mesmas questões...porque será?

Um exemplo crasso dos delirios

Que comandaram muitas mentes neste caso. Sugerir que a FIFA foi influenciada pelas declaracoes da esposa do Joao Pinto... nao lembrava ao diabo!!!
Sugiro um emplastro para aliviar o hematoma...

Decisão correcta da FIFA

A minha leitura da decisão é a seguinte:

O murro de João Pinto foi de fraca intensidade e poderá ter sido o resultado de um gesto instintivo e não intencional.

Não deixa de ser uma agressão grave e foi punida (4 meses de suspensão TOTAL, o que é diferente das penas aplicadas aos jogadores do Euro2000, que podiam jogar em provas domésticas), mas de molde a não prejudicar demasiado o jogador.

Mas ficou provado que houve murro / agressão. Do comunicado da FIFA (http://www.fifa.com):

"The evidence in FIFA’s possession, ...indicated that João Pinto had punched referee Angel Sanchez of Argentina in the stomach when he showed him the red card."

Aliás é esta a leitura de toda a imprensa internacional.

BBC( http://www.bbcnews.com/sport):
"Pinto banned by Fifa
Fifa, world football's governing body, has banned and fined Joao Pinto for punching a referee."

CNN (http://sportsillustrated.cnn.com/soccer/)
"Portugal's Pinto suspended for punching referee"

L'Equipe(http://www.lequipe.fr/Football/index.html)
"L'attaquant Joao Pinto est suspendu pour quatre mois, après avoir frappé un arbitre lors de la Coupe du monde 2002"

Naturalmente, as leituras em Portugal são outras. Um conhecido dirigente, que afirmou que João Pinto não agrediu, até disse que a decisão lhe deu razão...

Palavras para quê? É o futebol Português.

Re:Decisão correcta da FIFA

O murro de João Pinto foi de fraca intensidade e poderá ter sido o resultado de um gesto instintivo e não intencional.

frase muito triste ... muito mesmo ...

Re:Decisão correcta da FIFA

concordo contigo, a pena foi justa...

mas, concordarás, como estamos longe do fogo do Santo Ofício...

Felizmente!

A FIFA tem os seus podres, mas ainda tem mais juizo que o nosso futebolzinho, apesar de tudo.

Re:Felizmente!

è verdade o nosso futebolzinho não tem juiso, como foi possivel cahamar um jogador à selecção que agrediu um seleccionador?

Re:Felizmente!

sem comentários. perdeu um aóptima oportunidade de ficar calado

JVP e os sportinguistas

1. caro JVP: durante muitos anos, foste o menino de oiro de um clube que não te mereceu...

2. nós, leões, nesses tempos, não gostávamos de ti... mas, no nosso íntimo, percebíamos que só tu nos podias derrotar, como naquele 14-5-94...

3. depois, ingressaste no Sporting: viste que somos diferentes: recebemos-te de braços abertos... disseste que voltaras a ter, novamente, alegria em jogar futebol...

4. fizeste uma época de sonho; alguém disse que eras o seu pai... atrever-me-ia a dizer que foste o pai deste título...

5. aqui, entra a, não tenhamos medo das palavras, nojenta actuação dos media tugas e da APAF execrável, nojenta e inquisitorial!!! senti nojo de muita gente: JVP estava no tapete e o sonho da gentalha era enterrá-lo!... hoje, comeram elefantes vivos, muitos elefantes vivos...

6. uma palavra aos lampiões e portistas: não sei se a época que se avizinha será nossa... não sei se seremos campeões... mas, convictamente, sei que JVP continua connosco!!!

7. Sporting Sempre!!!

Re:JVP e os sportinguistas

é que vocês até a fifa têm comprada, incrivel, absolutamente incrivel. por favor comecem a bater nos arbitros que é o que está a dar. Na minha opinião é 100% reprovável o que o joão pinto fez e é inadmissivel um jogador que ganha milhares de contos comportar-se.

Re:JVP e os sportinguistas

realmente, pifaste...

que tristeza...

Re:JVP e os sportinguistas

Tão triste por atacá-lo por ser do Sporting é defendê-lo pela mesma razão!

Tens dúvidas que ele agrediu o árbitro? Como português sinto-me envergonhado pela atitude do JPinto. A sermos eleminados podiam sair com a cabeça levantada (como a Argentina)

Não o crucifico mas acho que tinha que pagar pelo que fez.

E acho que 2 meses de suspensão não são pena para quem agride o árbitro. Para este facto vejo apenas duas explicações: o trabalho da SAD do Sporting e o árbitro (se ele se tivesse mandado para o chão naquela altura ...), já que não acredito que a FPF tenha mexido um palha.

Terias a mesma reacção se fosse o Batistua ou o Henry ou outro jogador qq?

Re:JVP e os sportinguistas

outro justiceiro do Santo Ofício...

Tomás de Torquemada deixou muitos seguidores nesta terra...

que tristeza...

Re:JVP e os sportinguistas

belos argumentos ...

Re:JVP e os sportinguistas

entendo a tua dor, a tua revolta...

Re:JVP e os sportinguistas

Olá a todos!
Realmente, neste momento, os "inquisidores" de João Pinto vão ter que engolir muito do que disseram.Não quero dizer com isto que aprove a atitude dele na forma como se dirige ao árbitro,
não!nada disso!o que acontece é que houve muitos que nunca aceitaram a mudança de camisola e aproveitaram esta oportunidade para o arrumarem de vez.
Alguns jornalistas da nossa praça deviam ser mais isentos, mais honestos nas suas avaliações,mas aconteceu precisamente o contrário.Vou aguardar como vão reagir...CUIDADO JOÂO AINDA NÂO ACABOU!!! AGUARDEMOS O CAMPEONATO...
PAULO

Concordo com a decisão...

E explico o porquê:
0-O jogador incurria numa pena que ia de uma minimo de 6 meses á irradiação. É lamentável a forma de como durante este processo tanta gente disse tanta asneira, nomeadamente a APAF (da qual sou associado).

1- João Vieira Pinto é simplesmente o jogador da sua geração á mais anos a actuar como profissional no mundo.

2-Tem uma carreira desportíva invejável, tendo já sido Capitão da Selecção Nacional em escalões mais jovens e foi duas vezes Campeão do Mundo de sub 20, Vice-Campeão da Europa de Sub-21 e 3º Classificado num Europeu (Euro 2000).

3-Se bem que no inicio da sua carreia fosse um jogador com alguns problemas disciplinares, pois era expulso vezes de mais em função de excessos seus, e algumas vezes pude testemunhar em função de excessos de alguns árbitros (explo: Veiga Trigo), João Pinto amadureceu muito tendo sido simplesmente Capitão do SL Benfica e sempre um dos mais emblemáticos da sua geração.

4-Após a agressão (que o próprio jogador já confirmou e oficialmente admitiu - pelo menos é o que está redigido no texto oficial em que lhe é deduzida a pena), João Vieira Pinto falou civilizadamente com o árbitro argentino tendo assumido o seu erro, o que para além de ser raro é de Homem.
Foi vital o facto do jogador ter admitido a agressão.

5-A pronta acção de Fernando Couto (Que foi simplesmente o jogador que recebeu o prémio de Fair-play no Euro 2000) vital para serenar o árbitro, no campo, a accção do mesmo Fernando Couto e de Luis Figo (o jogador FIFA deste ano) no final do jogo junto do árbitro visando minizar o sucedido, foram tidas como abonatórias no apuramento do CAstigo.

6-A pronta, correcta (em termos de procedimentos) e eficaz acção do Presidente da Federação concertada com a defesa do Sporting foram muito importantes para o desfecho final deste caso.

7-A pena aplicada ao atleta foi de 6 meses, (o limite minimo possivel) devido principalmente ao que escreví nos pontos 1,2,4 e 5.

8-A pena foi reduzida em dois meses de pena suspensa (que serão repostos caso João Vieira Pinto seja alvo de algum castigo durante a próxima época).
Tal só foi possivel devido á forma como a Federção, Jogador e Clube apresentaram o historial do jogador, nomeadamente por este ser caso "virgem" em perto de 150 internacionalização do jogador.

9- Se o Jogador não fosse João Vieira Pinto o castigo tinha sido bem mais duro e seguramente sem atenuante.
João Vieira Pinto é um embaixador do Futebol como o reconhece a própria FIFA, sendo dos poucos jogadores a actuar em Portugal que leva público fora de Portugal aos estádios.

10-Qualquer tentatíva de paralelo entre este caso e o de Shanchez não passa de pura manobra de diversão, pois Shanchez não foi alvo de punição por parte da FIFA (e o árbitro nada escreveu em relatório... o que no minimo estranhissímo) e foi punido pelo organizador da prova onde passou a dita agressão.
É o mesmo que querer fazer jurisprudência em Portugal (aplicação de uma Lei) por uma Lei que existe num outro qualquer pais igualmente soberano.
É favor não misturar alhos com bugalhos.

Por fim, estou feliz com o desenlace de toda esta situação, pois sem João Vieira Pinto o nosso Futebol fica ainda com menos visibilidade.

Até uma próxima,

Kikas

Mudem o nome da FIFA...

...para 5 à Sec, que pelos vistos é perita em operações de branqueamento (a não ser que tenha mesmo acreditado na desculpa patética dada pelo jogador.... Alías, só pelo facto de tentar enganar a FIFA de uma forma tão descarada (pois, pois, coitadinho estava mesmo a tentar desembaraçar-se dos colegas) devia de ser um factor de agravamento

ficamos à espera de ver as consequencias que este precedente gravissimo poderá ter no futuro

pode haver muita gente contente com a decisão, mas por amor de deus, não me digam que foi justa porque não foi. Veja-se a punição que tiveram os jogadores da selecção no Europeu e por muito menos...