Investigações do Apito Dourado chegaram ao fim | Relvado

Investigações do Apito Dourado chegaram ao fim

 

O processo resultante das investigações da PJ tem mais de 15 mil folhas, ao que
apurou o Jornal de Notícias, que fala ainda da eventual inclusão futura de
adendas relativas às ligações do futebol às autarquias, às obras do Metro
do Porto e às cumplicidades políticas.
O dito diário lembra ainda que este processo começou em Março de 2003 após a
recepção por parte da PJ de uma carta anónima onde se denunciava que o Gondomar
estaria a preparar a subida à Liga de Honra por vias menos lícitas. Note-se que
no âmbito do processo foram implicados o presidente do Gondomar, José Luís
Oliveira, que é também vice-presidente da Câmara de Gondomar, e ainda Castro
Neves, outro elemento da autarquia gondomarense que é dirigida por Valentim
Loureiro.

_________________________________________________________________
As investigações desenrolaram-se em duas fases mais ou menos distintas com várias detenções efectuadas. Atente de seguida aos principais desenvolvimentos do caso:
* Primeira Fase: envolvimento de Valentim Loureiro e Pinto de Sousa
* Segunda Fase: Pinto da Costa e João Loureiro implicados

Primeira Página:

Comentários [31]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Esperemos...

... que a montanha não vá parir um rato como infelizmente tem sido costume no nosso país quando se tratam de casos envolvendo figuras mediáticas.

Exemplos: Lembram-se das FP25, ou do Pedro Caldeira?

Re:Esperemos...

Quem espera sempre alcança... mas, meu amigo, a justiça é cega... se é cega é pq não vê ou, pior ainda, não quer ver.

O certo é q devido ao processo estar a decorrer o campeonato da 1.ª liga nunca esteve tão bonito... já tinha desistido de intervir nestas coisas da porcaria do futebol português.

Espero bem q decorram as investigações, pelo menos até ao fim do campeonato... depois vêm as férias e o «apito d'ouro» tb vai ir... na volta virá bronzeado, aí já não será de ouro mas de bronze, ora como o bronze já nada vale, vai esquecer... penso eu de que...

Calu

Re:Esperemos...

Quem espera sempre alcança... mas, meu amigo, a justiça é cega... se é cega é pq não vê ou, pior ainda, não quer ver.
O certo é q devido ao processo estar a decorrer o campeonato da 1.ª liga nunca esteve tão bonito... já tinha desistido de intervir nestas coisas da porcaria do futebol português.
Espero bem q decorram as investigações, pelo menos até ao fim do campeonato... depois vêm as férias e o «apito d'ouro» tb vai ir... na volta virá bronzeado, aí já não será de ouro mas de bronze, ora como o bronze já nada vale, vai esquecer... penso eu de que...
Calu

Re:Esperemos...

O Pedro caldeira foram os lesados que retiraram as queixas, excepto um.
O Damásio até lhe deu uma casa para ele ir murar uma vez que a casa "dele" já não é dele mas sim dos filhos, e está arrendada para poder pagar os estudos, foi o que ele alegou e foi aceite pelo Juiz e pelos advogados dos queixosos que entretanto deixaram de ser não é.

Quanto ás Fp, não sei se sabes que foi o PADRE MAX, é que se sabes, também sabes que se calhar o Major valentão agora não estava a ser julgado no âmbito deste processo

Re:Esperemos...

O que é que o Padre Max teve a ver com as FP?
Mataram-no nos anos 70, anos antes dos terroristas das FP se terem constituído.

200 arguidos???

Mas então a maior parte não éram testemunhas de acusação?

15 mil folhas ???

Quem são os desgraçados que vão ler esses "serrabiscos" todos ??? Bolas ! Quando chegarem a meio já não sabem o que leram nas primeiras páginas !!! lol

É bom que as investigações tenham terminado , só espero que isto siga para a frente e esclareça tudo de uma vez .

Fim ou Princípio?

Parece que esta fase terminou, mas o que acredito e, honestamente, espero é que seja apenas... o princípio. Acima de tudo, que se faça justiça. Que seja reparado o bom nome a quem não cometeu nenhuma ilegalidade e que sejam acusados e condenados todos, repito, todos aqueles que comprovadamente tenham cometido actos ilícitos e alinhado em situções fraudulentas. Para que de uma vez por todos se separe o trigo do joio. Porque o futebol português precisa e os árbitros agradecem.

Re:Fim ou Princípio?

E isso alias que todos nos esperamos. Depois de tantas testemunhas ouvidas e papel escrito tem de se chegar a um consenco e limpar de vez o que de mal se faz no futebol e nao so.

Julgo que o principio do fim estara agora a comecar, mas no meu caso tenho muitas reticencias porque o pais chama-se Portugal. Ja nao e o primeiro caso em que os processos sao arquivados so e so porque as pessoas envolvidas sao da alta roda da sociedade Portuguesa.

Por ultimo bem vindo ao Relvado.com uma opiniao de um profissional e oiro neste forum que tal como o futebol atravessa crises (tudo por causa de pontos de moderacao) de identidade.

Cumprimentos dos EUA.

assim é que é falar...

...gostei de saber que existem árbitros que consultam e escrevem no relvado e assim enriquecem ainda mais este nosso campo de discussão, a bem do futebol português...

...a sua posição parece-me correcta e ajustada...é como diz, há que separar o trigo do joio...

...cumprimentos, mr. referee...ao Nélson Pires "idem idem aspas aspas"...

Re:Fim ou Princípio?

Eu gostava era que tu, Duarte Gomes, assim muito directamente, me dissesses se acreditas (já não pergunto se sabes) que existem árbitros que se deixam aliciar...

Não foste tu um dos que ouviste "certas escutas telefónicas"?

Bem... se calhar nem podes falar do assunto... e é como dizes... que se faça justiça!

Cumps

Re:Fim ou Princípio?

Deixa-me então dar-te a minha opinião, Nélson, que naturalmente vale o que vale. Sim, acredito que existem árbitros sérios, árbitros mais vulneráveis e, se calhar, alguns desonestos. Como acredito que isto acontece em todas as áreas de actividade que existem. Acredito também que esta investigação fará muito bem ao futebol português, porque punirá (espero) quem prevaricou e "assustará" todos aqueles que estão ou estariam a pensar fazê-lo. Acredito também que existe muita conversa em relação a árbitros envolvidos, mas que o "grosso do pelotão" são mesmo alguns dirigentes, empresários, autarcas e outros políticos. Até o facto da Operação se chamar "Apito Dourado" é elucidativa sobre a quem é que a opinião pública aponta o dedo em primeiro lugar: aos árbitros, claro! Para terminar, dizer-te que no meu caso concreto, fui ouvido para testemunhar uma série de barbaridades que dariam a volta ao estômago a muito boa gente. Tenciono por isso constituir-me como assistente e juntar-me à acusação, porque como ja aqui disse...quem não se sente, não é filho de boa gente! Gosto muito da arbitragem (acredita), mas tenho mulher, família, amigos e a minha vida não é nem pode ser vivida no meio de pessoas e valores diferentes dos meus. Daqueles que acredito. Portanto, por enquanto compro esta guerra, na certeza de que as coisas mudarão. Se tal acontecer, muito bem. Senão... Cumprimentos, meu amigo.

Re:Fim ou Princípio?

Obrigado pela tua resposta.

Tenho de ir trabalhar... mas prometo que lerei com mais atenção o teu "depoimento", mais logo... juntamente com outras opiniões que irão aparecer, com certeza!

:)

Cumps

Re:Fim ou Princípio?

Muitas vezes duvido.. E infelizmente cada mais.. Mas ouvir um árbitro a falar assim dá-me esperanças que realmente se faça justiça!

Obrigado!

Re:Fim ou Princípio?

"Acredito também que existe muita conversa em relação a árbitros envolvidos, mas que o "grosso do pelotão" são mesmo alguns dirigentes, empresários, autarcas e outros políticos"

Sem querer que entre em detalhes, e nem poderia por motivos óbvios, não é verdade que para haver corruptor tem que haver corrompido? E o corrompido (a existir) só pode ser o árbitro é claro. Logo não me parece que as acusações a serem provadas (e muitas delas resultam de escutas telefónicas e denúncias anónimas que valem o que valem e se valessem muito o processo não estaria a desenvolver-se em tão largo período) não atinjam equitativamente árbitros e outros agentes marginais ao futebol.
Mas cá estaremos para ver se as acusações serão efectivamente provadas.

Re:Fim ou Princípio?

Claro que sim. Não quero que pense (pensem) que estou para aqui "armado" em bom samaritano e a vestir pele de Anjo. Nada disso. Mas gosto de aproveitar este tipo de contactos com gente que gosta e respira futebol como eu, para trocar pontos de vista. A isto chama-se evoluir. Claro que a corrupção tem sempre dois lados, mas ao que sei deste processo, trata-se mais de indícios de crime que não passam apenas pela corrupção. Pelo contrário. O tal "grosso do pelotão" a que me referia era relativo a crimes de falsificação de documentos e de tráficos de influência e esses, acredite, extravasam bem a esfera da arbitragem. Só isso, meu caro. Agora, repito: que pague quem tem que pagar, seja quem for...e que seja ilibado quem tem de ser, naturalmente.

Re:Fim ou Princípio?

"O tal "grosso do pelotão" a que me referia era relativo a crimes de falsificação de documentos e de tráficos de influência e esses, acredite, extravasam bem a esfera da arbitragem"

Eu sabia que você sabia, embora não estivesse à espera que o dissesse, e eu também sei que é esse o "grosso do pelotão"! Quanto ao 1ºcaso (falsificação de documentos) é bem possível que algumas pessoas sejam punidas, no 2ºcaso (tráfico de influências) é difícil, você sabe do que estou a falar...mas não é conversa para se ter aqui.

Re:Fim ou Princípio?

Duarte Gomes??? O arbitro??

Re:Fim ou Princípio?

O próprio.
Preparo-me para ser "massacrado" ou nem por isso? LOL.
Cumprimentos,

Re:Fim ou Princípio?

Depende, beneficiou o FCP??

Se sim este clone é o ideal, se foi a favor do Benfica venham as loas.

Não ligue e continue.

Re:Fim ou Princípio?

Infelizmente, já fiz e tenho feito algumas asneiras, algumas delas até meteram...dó!! Agora ( e eu sei que não é fácil acreditar) não tenha dúvidas que sempre, sempre até hoje vou para dentro de campo a querer fazer o melhor possível. Convivo muito mal com os meus erros. Quando vejo (na TV) ou até mesmo percebo (logo, no campo) que terei feito "asneira", a sensação é muito...estranha. Mas enfim, cabecinha levantada e, acima de tudo, aprender com os erros.

Re:Fim ou Princípio?

Admitir que se erra já é uma grande virtude!!!!!!!!!!
Mas já agora, quando se apercebe do erro na altura isso não o condiciona no resto do jogo?
Não estou a dizer que aconteça, estou a perguntar se não acontece??? o que é diferente.

Re:Fim ou Princípio?

Ter a percepção que eventualmente erramos é muito difícil de digerir. No campo, nunca temos essa certeza, caso contrário poderíamos rectificar a decisão. O pior mesmo é...a dúvida. Será que marquei bem o penalty? Foi mesmo dentro ou começou ainda fora da Área? Será que ele me enganou ou sofreu mesmo falta/agressão? Isto sim, é o que nos corrói a consciência. No campo, a experiência também prevalece e, quando acontecem situações destas, o melhor mesmo é seguir em frente e procurar agir como se tivessemos tomada a mais certa das opções!! Naturalmente que o subconsciente poderá ficar afectado, pelo que é fundamental sabermos que temos de estar preparados para lidar com situações desta natureza! Mau é quando chegamos a casa e a televisão (essa "assassina") nos mostra a dimensão do nosso erro!! Terrível, acredite. Vejo os lances até à exaustão, para ver se me convenço que acertei, mas quando o erro é evidente...dói. Dói que se farta! Mas enfim, é esta a nossa função! Moral da história: concentração absoluta em todos os lances, estar próximo da acção, decidir com rapidez mas muita serenidade e depois...claro, torcer para que tenha corrido bem. Nós somos os piores críticos de nós próprios.
Cumpr,

Re:Fim ou Princípio?

Ah e já agora... Qual o jogador c q se deparou ao longo da sua carreira q considera o mais fiteiro (eheheh)

Re:Fim ou Princípio?

Já q nunca tive a oportunidade de trocar umas palavras c um árbitro vou aproveitar para lhe fazer umas perguntas:
1º se concorda c o recurso a imagens televisivas para auxilio dos arbitros (na hora, obviamente)
2º como vê este escandalo todo do Apito Dourado e q comentário lhe suscita o facto da larguissima maioria de dirigentes envolvidos ser de clubes do Norte do País
3º se chegou a ser ouvido em alguma altura relativamente ao dito processo

Não sou jornalista... Embora a barrage de perguntas o possa indiciar!! eheh

PS- Já agora tem algum clube de eleição (embora n espere q me diga qual)?
cumprimentos, felicidades e bom trabalho!

Re:Fim ou Princípio?

Muito bem. O mais sucinto possível, na resposta às 5 questões:
1) Concordo c/ imagens TV apenas para avaliar se a bola ultrapassa ou não a linha de golo. É um lance terrível para nós e essa medida reporia a verdade desportiva e retirava-nos uma decisão muito dificil. Em tudo o resto, não. Porque se existissem 3 ou 4 situações por jogo, este seria constantemente interrompido. Além disso, ainda iriam colocar em causa o elemento que tivesse de decidir, face ao video. Passaria a ser ele o corrupto. Uma desgraça, acredite.
2) O Apito DOurado é um bem para o futebol português e, acredite no que lhe digo, não mora apenas no Norte. Que se faça justiça e que não se cometam injustiças. Só isso!
3) Fui ouvido como testemunha para saber que fui prejudicado em duas observações feitas a jogos por mim dirigidos. Já tomei as medidas que tinha que tomar e vou até ao fim. Acredite!
4)O clube da minha simpatia é o Benfica. Por incrivel que pareça, são nos jogos do Benfica que cometi os maiores erros da minha carreira. A simpatia de um árbitro por um clube é irrelevante no momento de decidir. A seriedade não tem cor nem natureza geográfica. Além disso, veja um exemplo básico: o PRepublica é assumidamente PS, mas...é ou não o Presidente de todos os portugueses?
5)O jogador com caracteristicas mais...habilidosas que encontrei foi o Jardel. Cometi vários erros de interpretação em lances que o envolviam, alguns deles muito comprometedores, infelizmente. Diria que era um pesadelo vê-lo cair e pensar: será que desta foi mesmo falta?
Sempre ao dispor.
Cumprimentos.

Re:Fim ou Princípio?

Obrigadissimo!!! Foi um prazer trocar umas palavras consigo e... VIVÓ BENFICA!

Re:Fim ou Princípio?

Se o Sr. é de facto quem diz ser, louvo-lhe a coragem que teve em responder a tudo o que lhe foi proposto.

Fair and square

Ou então... agora é que vai começar!

Muitos queriam que já tivesse realmente acabado...

Investigação e acusação são duas coisas distintas

Não havia necessidade dessa ironia ou então desconhecimento da realidade.
Mas o estado de euforia desculpa muita coisa. Só que a euforia, muito mais que a tristeza, é efémera e acaba no fim de cada época.
Capisce?! pode dar para qualquer lado (ou clube neste caso).