Fehér contra a Liga e o Sindicato | Relvado

Fehér contra a Liga e o Sindicato

 

Combate em torno de 6 milhões
Note-se que é precisamente uma compensação de 6 milhões
de euros que o clube das Antas pede, em virtude da saída do avançado
húngaro para a Luz. Neste momento o processo decorre nos órgãos da Liga de
Clubes. É de referir que Fehér perdeu o primeiro round deste
combate, depois de a Comissão Arbitral Paritária da Liga ter considerado que não
tinha competência para julgar este caso. Uma decisão que correspondeu assim às
pretensões dos dragões, cuja argumentação tinha ido nesse sentido.

Fehér vai recorrer aos tribunais europeus
Entretanto o processo vai decorrer nos Tribunais civis, com a queixa de Fehér
contra Liga e Sindicato. O jogador alega que o contrato de trabalho assinado
entre os dois organismos viola o direito comunitário, conforme adianta o jornal
Record. Por
isto Fehér deverá mesmo recorrer aos órgãos de
Justiça europeus. O O Jogo nota que com este processo poderá surgir um
novo Bosman.
Recorde-se que a luta deste jogador belga levou ao fim das restrições à
liberdade de circulação dos futebolistas.

Primeira Página:

Comentários [22]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

será...

será que, quando se decidir este caso, o Benfica já terá sido campeão...?

Re:será...

nao estou a ver o caso durar 50 anos.. hehe venha ai o despropositado que por este comentario ja mereco

Será que ... ?

Será que o Benfica vai fugir ao Porto como foge ao Fisco, será que o PSD irá apoiar o Feher e o Benfica, para assim fazer frente aos Sindicatos, logo hoje que vai ser aprovada a Reforma Laboral.
Isto cheira-me a novela de varios episódios.

Re:Será que ... ?

Acho que já ficou bem claro que o Sport Lisboa e Benfica salvaguardou os seus interesses nesta contratação e por isso não tem nada que fugir de ninguem.

A minha primeira reacção...

..foi exactamente igual à dos colegas relvinhas! Se ele mudou de atitute, passando agora a acusar a lei de estar errada, deu explicitamente razão ao Porto. Afinal até parece que ele recebeu as cartas, e quero crer que o Porto até tem razão, senão que outro motivo o levaria a ter esta atitude agora? Recordemo-nos que esta actual lei da formação é exactamente resultado do caso Bosman!! Foi a forma encontrada de proteger os clubes (sim não se pode apenas proteger os jogadores), dos impactos resultantes da Lei Bosman. Este era um daqueles casos envoltos em "chico-espertice" que muito gostava de ver a serem resolvidos a favor do Porto. Não só porque sou portista e porque obviamente 6 milhões de Euros é muito dinheiro, mas também como uma forma de moralizar o sistema e jogadores (e sobretudo os seus empresários), para que num futuro próximo passem a jogar limpo com os clubes! Por outro lado tem que se encontrar maneira de não permitir aos clubes abusarem do seu poder (como por vezes - temos de reconhecer - o Porto também faz!), enconstando jogadores apenas porque estes não querem assniar por eles - no caso Feher foi mais complexo do que isso, pois o jogador também não jogou limpo com o Porto.

Cumps,
LEhon

afinal feher da razao ao porto

esta reaçao vem provar que o fc porto desde o primeiro minute tinha razao em relacao ao feher.venha de os 6 milhoes de euros e depois ele(feher)que va para os tribunais que bem entender

Isto só vem comprovar...

que o FCP tem razão em pedir o valor de formação...

O Feher ao pôr o processo contra a Liga e Federação assume implicitamente, que conforme a lei existente, o FCP tem direito a receber o valor de formação!!

Ele vem demonstrar que não está de acordo com a lei mas que esta de facto existe... Os argumentos deste senhor estão sempre a mudar, ontem "não recebi a proposta de renovação", hoje "o FCP não me formou", amanhã "o contrato colectivo de trabalho está errado"...

Maus conselheiros levam a maus caminhos!!

O nosso amigo Veiga que vá começando a pôr um dinheirinho de lado para pagar... Quer ganhar dinheiro à custa do FCP, mas vai-se sair mal...

Re:Isto só vem comprovar...

Como resposta ao teu comentário, uma só palavra: BOSMAN.

Abraço

Re:Isto só vem comprovar...

Bosman - Belga (comunitário)
Feher - Hungaro (não comunitário)

Lei Bosman - lei comunitária
Que eu saiba os não comunitários continuam a contar como estrangeiros...

Não será farinha de sacos diferentes??
(eu não tenho a certeza mas quem souber que me elucide que eu agradeço...)

Não sou jurista, mas penso que quem fez o CCT seria, ou pelo menos estaria por dentro do assunto.

De qualquer forma esse nem é o essencial do meu comentário... Porque se quiseres também tenho uma só palavra para definir tudo isto - Hipocrisia

Re:Isto só vem comprovar...

Os Hungaros, Polacos, Romenos, Suiços beneficiam de um estatuto de cumunitários, visto haver um protocolo celebrado pela UE com estes paises, tendo em vista a livre circulação de pessoas. O comércio não está contemplado. O objectivo deste protocolo é o de trazer mão de obra barata para a UE. Exatamente o que acontece com os futebolistas.
Hipocrisia é desvirtuar a lei. Uma lei não comtempla todos os casos possiveis. E sempre que se constata que ela permite alguma fuga ou não está correcta com os valores que a propria defende, é revugada e será aprovada nova.
Como para bom entendedor meia palavra basta, e tendo-te em conta de pessoa inteligente...

Abraço

Re:Isto só vem comprovar...

Claro que sim... Mas se a lei está desvirtuada, o tribunal é que vai decidir...

Mas tal como tinha referido, não foi o FCP que fez a lei, está somente a tentar fazer com que esta seja cumprida, logo o Feher está a dar razão ao FCP para este reclamar...

A hipocrisia a que me refiro é a de andar sempre atrás de uma nova justificação porque as outras são sempre demasiado frágeis (mentirosas mesmo), se esta for válida muito bem, mas então lá está, parem de fazer do FCP culpado, mas que é triste, disso eu não tenho dúvidas...

De qualquer maneira fiquei um pouco mais elucidado em relação aos cidadãos de Leste (obrigado)...

Re:Isto só vem comprovar...

Não me parece que pôr Liga e o sindicato em tribunal seja o mesmo que culpar o Porto pela lei estar mal feita.
Acho sinceramente que não se pode impedir um jogador sem contrato de escolher o seu clube. Independentemente da lei.

Abraço

Re:Isto só vem comprovar...

Acontece que o Porto não impediu o Feher de assinar por ninguém! Aliás a prova disso é o facto de o jogador estar neste momento a jogar pelo Benfica, e do que eu sei de uma forma legal. O que o Porto pede, é uma indmenização pela formação, visto que este se transferiu com menos de 24 anos ... e isso é muito diferente de "impedir o jogador de assinar".Á que lembrar que essa indmenização foi exactamente prevista como resultado do caso Bosman...

Cumps,
LEhon

Re:Isto só vem comprovar...

Não deves ter percebido mas repito: "Não me parece que pôr Liga e o sindicato em tribunal seja o mesmo que culpar o Porto pela lei estar mal feita."

Re:Isto só vem comprovar...

Ok, também não teves ter percebido :

"Acho sinceramente que não se pode impedir um jogador sem contrato de escolher o seu clube. Independentemente da lei."- Foi a isto que eu respondi!

Deu para entender agora ?

Cumps,
LEhon

Re:Isto só vem comprovar...

Acho que a lei está errada.
Quando um padeiro assina um contrato com a padaria da esquina, tendo 16 anos de idade, não paga nada para ir trabalhar para a padaria da rua debaixo.
Isto é valido para todos os trabalhadores excepto para os futebolistas. Não deve haver dinheiro envolvido. O Porto não tem culpa da lei. Apenas se aproveita de uma lei que não está de acordo com as normas europeias.
Aposto que vai o Feher vai ganhar a causa á Liga e ao Sindicato, mas apenas no Tribunal Europeu. Aliás basta ver quantas vezes foi condenado o Estado Portugues no Tribunal Europeu, a favor de particulares.

Re:Isto só vem comprovar...

Eu por acaso não me recordo bem, mas os casos do Ednilson e Petit (Boavist-Roma), em que a UEFA decidiu que a Roma deveria pagar ao Boavista indemnizações, estas não eram relacionadas com a formação??

Re:Isto só vem comprovar...

Foram sim sr. Mas não significa que eu tenha que concordar. Acho que se deveria debater novamente a lei de transferencias.

Re:Isto só vem comprovar...

Acontece que o padeiro não tem uma lei de excepção que lhe permite descontar apenas 30% (ou qq coisa assim) no máximo para o estado por ser atleta de alta competição (uma profissão de desgaste rápido)! A não ser que seja um padeiro que participe em muitos concursos! E atenção, que as regras nas quais o FCP se apoia, são regras Europeias e não Portuguesas.

Cumps,
LEhon
 

Re:Isto só vem comprovar...

Os impostos não tem nada a ver com a formação.
Repara que os deputados tambem tem regalias, como reforma ao fim de 8 anos, e não tem de compensar niguem para mudar de partido.
Actores, mergulho profissional etc. Tantos e tantos casos que não faz sentido.

Re:Isto só vem comprovar...

Eu quando me referi à culpabilização do FCP, estava a falar do que o Feher tem dito, ou seja culpa o FCP de tudo, disto pelo menos não se pode queixar...

Peço desculpa por não me ter feito entender.

O tempo...

... ajuda, mas não paga!

Enquanto isso, sempre dá para ir enchendo o mealheiro!

Outro Bosman?! Por favor...

Saudações Azuis e BRancas!

#Relvado