Federação livra Nuno Assis da suspensão por doping | Relvado

Federação livra Nuno Assis da suspensão por doping

 


Federação livra Nuno Assis da suspensão por doping
O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) dá razão ao recurso apresentado pelo médio Nuno Assis contra a suspensão de seis meses que lhe foi instaurada pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP). A estrutura decide-se pelo arquivamento do processo, considerando que a acusação contra o jogador do Benfica é «nula» por não ter sido provada a sua culpa no âmbito da análise positiva de doping. Deste modo Nuno Assis está ilibado de sanções e pode ser de imediato opção para o treinador Fernando Santos.

O acórdão do CJ da FPF salienta que o jogador invocava a «nulidade da acusação por falta de factos, já que não imputa ao ora recorrente qualquer conduta, qualquer acto livre, consciente e deliberado de que resultou a verificação do resultado da análise». Nuno Assis acusou a presença de um Norandrosterona-19, um metabolito da nandrolona.
Analisado o recurso do médio, o CJ entende que «a acusação não imputava ao arguido a prática de qualquer facto, mas apenas o resultado da análise», frisando que assim se agiu contra o exposto no artigo 2, número 1, do Regulamento Disciplinar da LPFP que «qualifica como infracção disciplinar a prática ou omissão de um acto voluntário pelo respectivo agente, que seja violador de disposições regulamentares ou legais», realça o acórdão, sublinhando que «apenas com o resultado da análise o arguido não podia ser punido». O CJ refere que uma vez que a acusação não era possuidora de «todos os elementos constitutivos do ilícito imputado ao arguido ela é nula e a consequência é a nulidade de todo o processado com o consequente arquivamento dos autos».
Do mesmo modo o acórdão expressa a ideia de que «sendo a acusação nula não pode reabrir-se o inquérito para se refazer a acusação», conforme procedimento da Comissão Disciplinar da LPFP.
A estrutura da Federação decide assim arquivar o processo, o que transforma Nuno Assis num jogador apto para competir.

Primeira Página:

Comentários [26]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Mais um inocente!

Ha tantos processos no nosso pais, quer em desporto, quer nos outros sectores. Mas o fim é sempre o mesmo : é tudo inocente.

Ai agora é inocente?

Acho uma graça a esta gente, primeiro suspendem o jogador e fazem-no perder uma das dez/doze épocas em que poderá jogar futebol profissional, e só depois é que se averigua a culpa ou não. Não faço ideia se o Nuno Assis é inocente ou um culpado cuja culpa não foi provada... Mas sem querer ser muito óbvio: que tal se apenas suspendessem o atleta após a conclusão do inquérito??!! Assim evitavam fazer estas figuras de incompetência e precipitação! Bem entregue está o futebol a estes senhores, ai está está...!

Como de certo sabem...

Isto de andar na alta competição tem o seu preço... para estar em forma, para estar competitivo, para ser titular... muitas vezes vale quase tudo... os jogadores estão sujeitos a uma pressão enorme.. e se de uma forma facil e a curto prazo conseguem melhorar as suas performances... porque não??? Agora todos sabemos que todos os jogadores estão no "limite"... sempre na barreira... e que por vezes e muitas vezes traidos pelo seu metabolismo são dnunciados... Tambem sabemos que o clubes... querem tirar todo o rendimento possivel de um atleta de forma a ter resultados e a valorizar o mesmo... sabemos que os departamentos medicos trabalham nesses aspectos.... Sobre o caso Nuno Assis... ele disse que éra inocente..!!! Pois as provas ai estão mas se repararem em todos os jogadores nacionais e internacionais que foram apanhados.... nunca ninguem disse que tinha tomado algo... são sempre inocentes... mas é um situação quase matematica .... há formas mais do que fidedignas de saber.... agora tambem pode acontecer uma coisa.... que é ele não saber... e lhe terem dado algo!!! Mas neste caso teve sorte... saudações desportivas

Re: Como de certo sabem...

A questão não é se está inocente... eu sinceramente tenho dúvidas. Ainda me lembro quando a equipa toda do Boavista andava nos limites da Caféina... como se tomassem 12 ou 13 cafés por dia. O que importa realçar aqui é a falta de qualidade de quem gere, de quem analisa e de quem fiscaliza. Perderam toda a credibilidade porque cometeram erros inadmissiveis. Não se pode permitir que isto aconteça. Se tivessem seguido as regras, neste momento saberiamos se Nuno Assis é inocente ou não. Neste caso, não sabemos e tudo fica em águas de bacalhau. Temos que começar a exigir PROFISSIONALISMO E COMPETÊNCIA. O desleixo, a incompetência e o relaxamento tem que ser punidos. Cumprimentos, Vitor

Como já estou meio dopado permitem-me um off?

O som do futebol Quaresma/ Dead Can Dance Sentir os ouvidos vibrarem ao som das fintas ciganas de Quaresma. Por de trás, na pele do relvado, a voz redonda e arábica de Lisa Gerard. O coração acelera mais e mais, acelera tanto que entra em slow-motion, como que vivendo horas intermináveis por cada segundo que passa: os olhos não compreendem o perpétuo movimento do drible fingidor e o sangue alimenta-se das notas ancestrais, oitavas de fogo e sustenidos de chuva , do The Serpent’s Eggs. O afago carinhoso na bola-fêmea, a curva, o defesa curvado, o centro com a parte posterior dos dedos, o remate de primeira, o desfraldar das redes: testemunha privilegiada da arte do golo. O afogo por dentro da harmonia musical, os timbres altos como montanhas, os silêncios conspiradores, a magia na garganta, os segredos dos antigos anciões desvendados, o prazer de ouvir. A nobreza de sentir. Cristiano Ronaldo / Carl Orff A velocidade sôfrega nos braços vento. A dinâmica marítima herdada da solidão de uma ilha, a técnica sambada, o embuste zig-zaguiado nos pés envoltos em talento. À imagem esguia do futebolista acrescentemos a superfície teatral de uma opereta, uma Carmina Burana de música vibrante, os ritmos infernais nas vozes de cristal, as melodias simples mas dramáticas como jogos de sorte ou azar, e temos na mão chave para o sublime. O corar de prazer espelhado na face juvenil, o coroar do maestro que dirige músicos quase por telepatia. A capacidade de explorar atalhos desconhecidos num labirinto protegido por defesas, a necessidade de experimentar o limite do pulsar humano em frenéticos espirais de sons. A arte de jogar à bola com os dentes fincados na veia da imaginação em contraponto com a arte operária de criar palavras em forma de música. Figo / Fado O mais belo fruto do nosso futebol só se complementa e completa na mais alta criação lusitana: o fado. Ao vê-lo jogar podemos sentir, à flor da pele, a libertação dos presságios e fatalismos portugueses, expurgados à força de guitarra e viola. Ao vê-lo expor-se na nudez da vontade podemos sentir a nudez áspera da voz de Amália. Ao vê-lo ser maior que a sua idade (ou que o seu coração) sentimos que este país é maior, também, que a água de todas as palavras, intensamente bordadas a sal e sangue, dos nossos mais ilustres fadistas. O sentimento, a lágrima e o suor que lhe envolve o talento revelam-lhe o mais singular traço lusitano: o acreditar até ao fim, a capacidade de, nas horas de fraqueza, buscarmos a força que outrora nos guiou além da Taprobana. A forca que nos prende à história, o fado, criado e nascido de tradições mouras, herdeiro do fogo de Viriato ou da neblina que envolve D.Sebastião, o Desejado, tudo isso podemos revisitar na fúria e no engenho de Luís Figo.

o futebol português dá pra tudo

ja na coreia uns 5 ou 6 jogadores do fcp acusaram nandrolona disseram que comeram leitão ...o kennedy deve ter comido outro bixo. devem ter sido os mesmos que geriram deste caso agora o assis acusa doping e não validam por erros processuais dos profissionais que gerem o futebol profissional em portugal.... estes senhores se tivessem vergonha na cara demitiam-se. isto é um incentivo á dopagem..tal como o branqueamento ao apito doirado e pessoas envolvidas é um incetivo há corrupção esta merda só acaba quando a uefa e a fifa meterem aki uma comissão de inquerito e proibirem portugal de participar em competições europeias e mundiais ..selecção e clubes... um dos grandes culpados disto é a comunicação social ...que o senhor oliveira detêm acções na maioria deles tá quase a conseguir o monopolio--visto que têm interesses em sad´s de clubes é mais que claro que os media são claramente manipulados propagadeando o que mais lhe interessa. visto isto. temos un futebol pa papalvos e pra alguns se encherem de dinheiro. quanto a justiça...qualquer dia ate o bibi vai almoçar com a ministra da educação

Estou perplexo.

Esta justificação do CJ que é aqui apresentada ou está incompleta ou então não consigo compreender. Quer dizer que se forem detectadas substâncias ilegais em um jogador de futebol isso não basta para acusar sendo necessário provar que o jogador tinha consciência de que as havia tomado? Se assim fosse ninguém era condenado a não ser que admitisse ter tomado as drogas. Será que alguém sabe qual a justificação * completa * dada pelo CJ, e me pode elucidar quanto a isto? Aparentemente tratar-se-á de um erro processual da acusação que permite a não condenação do jogador, embora este tenha de facto acusado substâncias ilícitas... Alguém que saiba do assunto (jurista de preferência) que diga o que se passou sff.

A explicação! In

"O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol arquivou hoje o processo de doping ao médio Nuno Assis, do Benfica, que se encontrava suspenso por seis meses, tendo cumprido mais de cinco, anunciou o organismo. Suspenso desde 3 de Fevereiro, o futebolista tinha acusado 19-norandrosterona, num controlo antidoping realizado no final do jogo com o Marítimo, da Liga portuguesa, a 3 de Dezembro de 2005. Com o apoio jurídico do Benfica, Nuno Assis recorreu, alegando que tal substância em causa podia ser produzida pelo organismo, além de apontar algumas irregularidades nos procedimentos técnicos de recolha das análises. O CJ da FPF veio agora dar razão ao futebolista, apontando que “o procedimento disciplinar (...) pautou-se pela violação das garantias de defesa” de Nuno Assis. O organismo federativo concordou com a defesa do atleta, que invocava a nulidade da acusação por falta de factos, uma vez que não lhe imputava qualquer acto consciente que tivesse levado ao resultado da análise. Para o Conselho de Justiça, houve ainda um erro processual, uma vez que foi refeita a acusação, depois de a Comissão Disciplinar da Liga de clubes ter reconhecido a existência das nulidades apontadas por Nuno Assis, algo que não está previsto nos regulamentos da Liga." In "O Jogo". Ou seja, o CJF deu razão ao jogador devido a erro processual evidente por parte da CDL. Também não ficou provado que o jogador se tivesse dopado pois a substância encontrada pode ser produzida pelo organismo, embora "nunca" numa quantidade tão elevada (a não ser que tivesse havido uma disfunção biológica acentuada mas breve - tipo empanturrar-se com leitão 2 horas antes do jogo hi hi). Mais uma vez a CDL vê um processo anulado pelo CJF por irregularidades processuais. Enquanto as palermices da CDL tinham como alvo o FCPorto eram uns anjos, mas agora que os alvos espalharam-se (e ainda vamos ver o que resulta do imbróglio com o Gil Vicente e o Belenenses) já há maior consenso de que os individuos são mesmo incompetentes.

é tal qual aos processos de corrupção

acharam facturas de viagens pagas a arbitros na contablidade do fcp e não existiu causa efeito jacinto paixão admitiu que este com prostitutas que o reinaldo lhe pagou o jantar, as prostitutas admitiram que tiveram com jacinto paixão e que foram pagas pelo araujo que foi apanhado numa escuta a dizer a pinto da costa que tava tudo tratado e o juiz arquiva o processo porque era impossivel o fcp subornoar um arbitro para ganhar a uma equipa como o estrela da amadora.. ha coisas que não se compreendem...em italia por menos vão descer 2 ou 3 clubes

Re: é tal qual aos processos de corrupção

e pelo teu CÚ a cima já subiu e desceu muita coisa né NOKO_CÙ_GULOSO??? Terramoto

Re: Re: é tal qual aos processos de corrupção

Ponto 1: não sei se as acusações que o noko faz são verdadeiras ou falsas e terei de considerar que o FC Porto é inocente (por muito que me custe) até que alguém apareça em tribunal a provar por A + B que esses factos acontecaram e que o tribunal também assim o entenda! Ponto 2: Terramoto... com ofensas baixas apenas acontece que perdes a razão à vista de todos... e par quê ofender quando podias ter respondido com a simples frase que escrevi no ponto 1.. e olha que aqui o andrade pra defender o Porto não sou eu...

Com tantos conhecimentos jurídicos futebolisticos que a Susana demonstrou aqui possuir, foi uma pena que ela não tivesse seguido a profissão de juíza ou procuradora geral da républica, afim de tirar a limpo as conclusões que a outra juíza parece não ter conseguido tirar, dentro do processo apito dourado e assim este não viesse a ficar em águas de bacalhau, como tudo indica vai acontecer por (falta) de provas....;-))

Coitado do Nuno

Na minha opinião foi sempre um excelente profissional, apesar de achar que SLB não é clube para ele. P.S: Hoje faço 17 aninhos, por isso façam farra, é que os franceses até fizeram feriado..

Epá...

Parabéns!!! Por uns mesitos, é certo, mas tens a mesma idade que eu, não sei se isso é bom.

parabens

ao menino e ve la se nao comes o bolo todo.deixa algum para os relvinhas e para tua familia :P

Re: Coitado do Nuno

muitos parabéns!, e bebe uma taça de champomin (afinal ainda não tens idade para apanhar uma tosga) :)

palhaçada

so mostra a vergonha do futebol portugues acabaram com a carreira do nuno assim

Sem querer julgar

O jogador (se e inocente ou culpado), qem è que tira o tempo de suspensão que o jogador cumpriu ? Isto e uma VERGONHA !!!

Analise positiva

Que não foi provada ? O tio Tó, arranja ai uma bejeca, que este non sense deve ser in-sul-ação !!

Ena!

Assim o Nuno Assis já não precisa de cumprir as 2 ou 3 semanas que lhe faltavam para os 6 meses de castigo. Que jeitaço que isto dá...

Análise positiva?

Que não foi provada? Raios me partam se percebo alguma coisa desta porra...

Atenção foi o CJ da FPF ...

Antes de começarem a dizer que a Liga é dominada pelo SLB . Falta agora saber qual a posição do Ministro

Como diz o velho ditado...

A verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima.

A verdade...?

A verdade vem sempre ao de cima? Segundo o que está escrito na notícia as análises do jogador acusaram substâncias ilícitas, mas que a acusação não conseguiu demonstrar "qualquer conduta, qualquer acto livre, consciente e deliberado de que resultou a verificação do resultado da análise" - só para citar a notícia. É esta a verdade que te referias? Que ele tinha doping mas não se sabe se tinha consciência disso?

Re: Como diz o velho ditado...

Porque ele diz-se inocente, isso faz disso uma verdade?

Re: Re: Como diz o velho ditado...

Nunca foi provado que ele tinha acusado e segundo as provas que os médicos apresentaram ele é inocente, logo...

Re: Re: Re: Como diz o velho ditado...

é bem visto, de facto. Cmpts