Dias da Cunha: venda de Rochemback é belíssimo negócio | Relvado

Dias da Cunha: venda de Rochemback é belíssimo negócio

 

«Foi um belíssimo negócio». É assim que o presidente do Sporting
encara a transferência de Fábio
Rochemback para o Middlesbrough.
Dias da Cunha lembra que «o jogador ainda estava ligado ao Barcelona e, por
isso mesmo, foi
uma operação vantajosa», diz. Note-se que o clube de Alvalade recebeu do
clube inglês 1,5 milhões de euros pela quebra do contrato de empréstimo que
implicava o médio brasileiro, conforme anuncia o Barcelona no seu sítio
oficial na Internet. Associando este processo à aquisição de João
Alves ao Braga e referindo-se ainda à contratação de Wender ao mesmo clube,
o líder dos leões fala num «equilíbrio económico-financeiro» e considera
que «os ganhos desportivos foram superiores a esse tal equilíbrio».

Primeira Página:

Comentários [35]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

1,5 milhoes é muito pouco

para um jogador da qualidade e importância do Rochembach, pessoalmente não entendo como podem afirmar isso.

A verdade é k não tinham outro remédio senão deixá-lo ir...

Por uma vez concordo com o Dias da Cunha

Concordo que o Sporting fez um bom negócio. É preciso lembrar que o Roca era do Barcelona (que lhe pagava 65% dos ordenados) e que no final da epóca era um jogador livre.
O Sporting conseguiu convençer o Barcelona a prescindir da sua parte (com o argumento de poupar nos salários e no final do ano nada receber) e recebeu cerca de 2.5M Euros, o que lhe permitiu adquirir um dos mais promissores médios portugueses (cerca de 50% do passe), que em termos de qualidade não fica a dever nada ao Roca e tem um enorme potencial de valorização (não é fácil ser convocado para a selecção jogando no Braga) e poupando também nos ordenados.
Ao mesmo tempo continua a limpeza do balneário - Não é preciso lembrar as palavras para o Peseiro.
Ou seja quer em termos desportivos quer em termos financeiros foi uma óptima operação para o Sporting, estando os seus dirigentes de parabéns (e não sou sportinguista)

Esclarecimento


Mas afinal quanto pagou o Boro, pela totalidade do passe do Rochemback?

Se o Sporting tinha direito a metade e recebeu 1,5 Milhões dá a ideia que o Boro só pagou 3 Milhões pelo passe.

Se assim é não valia mais a pena o Sporting ter pago 1,5 Milhões, já que metade do valor de uma transferência era para si, ao Barcelona?

Assim ficavam com o jogador por 1,5Milhões!

É que metade do passe do João Alves custou 2,5Milhões! E o João Alves à partida não dá as mesmas garantias do Rocha.

Se estiver errado alguém faça o favor de me esclarecer sobre os parâmetros deste negócio!

Mas se for como disse é um péssimo negócio para o Sporting.

Saudações

Re:Esclarecimento

nao digas isso,era facil comprarmos e depois o ordenado dele? se nao o vendessemos agora no fim de epoca tinhas uma desilusao de o veres no porto ou benfica

Re:Esclarecimento

segundo o jornal "O Jogo", o Sporting recebeu a totalidade do valor da transferencia (2,5 milhoes de euros), pois o Barça abdicou dos 50%, para que o negocio se efectivasse.

Em relação à tua pergunta se nao valia a pena o Sporting ter pago os "50por cento", eu digo-te que nao porque o ordenado do Rochemback é inacessivel a qualquer clube portugues.

re:


O ordenado dele não era na ordem dos 150 Mil €?

Quer Porto quer Benfica têm lá pelo menos 4 cada um a ganhar isso ou mais que isso.

Quanto ao teu Sporting penso que o tecto Salarial estabelecido foi de 75 Mil, certo?

De qualquer modo para se saber se foi um bom ou mau negócio, temos que esperar uns meses para ver a adaptação do Wender e do João Alves ao Sporting. Do João Alves espero uma entrada rápida a titular na equipa, do Wender não vou muito à missa com esse jogador e não sei até que ponto será um jogador para o Sporting.

Saudações

Re:

também nao acho o Wender jogador para o Sporting, mas como ja referi espero estar enganado e vir aqui admitir o erro. Por aquilo que ja vi dele, nao sou seu apreciador...

Em relação ao ordenado do Roca, neste momento ronda os 200 mil euros por mes creio eu... nao sei se algum clube Portugues está neste nivel. Para o Sporting nao esta concerteza, porque como referes, e bem, o tecto está situado nos 75 mil euros. O Rochemback se nao saisse agora sairia no final da época, pois nao estava a ve-lo baixar tanto o ordenado.

Cumps

Bom negocio

É prematuro dizer se o negócio foi bom ou nao, so o rendimento desportivo dos dois jogadores o pode confirmar.

No plano teórico o negocio foi bom, sem duvida. Rochemback é um grande jogador, mas não está ao seu nivel há muitos meses atras, fruto da sua má condição fisica. Para além disso, se nao saisse agora, no final da época abandonaria o Sporting sem qualquer contrapartida para o clube. Se o rendimento desportivo estivesse garantido preferia ver Roca até ao final da época e o SPorting nao ter proveitos financeiros, do que a situação actual. Libertamos também um jogador conflituoso e indisciplinado, o factor que pesa mais na opiniao que tenho acerca desta transferencia.

O Sporting encaixou 2,5 milhoes de euros, tendo o Barcelona abdicado da sua parte. Atitude de louvar por parte deste clube, mas que possibilitou um negocio que lhe traz benificios, ao deixar de pagar salarios elevados até ao final da época.

A entrada dos dois jogadores são uma incognita a nivel desportivo, pois nao sabemos como irá ser o seu desempenho. João Alves vem colmatar a saida do brasileiro, e Wender vem trazer outra solução ao ataque do Sporting. Nao aprecio este jogador, e tenho duvidas que acrescente qualidade à equipa, mas espero estar enganado, e admitir o meu erro. João Alves é um bom médio, se é capaz de suprir a ausencia de Roca isso é o que vamos ver.

Concordo c/ Dias da Cunha

Penso que, pela primeira vez, sinto agrado ao ouvir falar o "meu" Presidente. Claro que, segundos depois, já me está a deixar de mãos na cabeça com tamanhas barbaridades... Enfim ! Não é o que está em questão.

Quanto a este negócio é, claramente, vantajoso. Saiu um jogador lento, pesado, muito faltoso, que em muito contribuia para o (cada vez mais) lento jogo da equipa e, pelo que se constou, problemático no balneário.
Mas analisando o negócio, a vinda do Rochemback foi, em tudo, positiva. Na 1ª época foi um elemento nuclear, importantíssimo! Na 2ª, claramente um elemento a mais e, como continua sempre a haver estatutos de titular "no matter what", lá se continuava a arrastar ou, mediante a sua forma física, a rebolar...
Este ano, e após uma pré-época fantástica, estava a voltar a ser o (mau) Rochemback da época anterior. Mediante isso, a parte desportiva sai a ganhar, visto que tanto Wender como João Alves têm todas as condições para serem mais-valias e assíduos titulares.

E claro que não nos podemos esquecer que daqui a uns meses o Rochemback ía sair á borla...

Quanto ao equilibrio, tanto financeiro como desportivo, e mesmo que só tenha entrado 1,5M com o Roca, acho que é positivo, tendo em conta todas as entradas e saídas:
- 6M(Enaka) + 1,5M(Roca) + 0(Hugo, M. Sérgio, Barbosa, R. Jorge, Mota, Viana)= 7,5M

- 1M(Wender) + 2,5m(J.Alves) + 3M(Deivid) + 0 (L. Loureiro, Edson, Tonel, A. Marques, Nani, Varela, Silva, Manoel[mesmo sendo emprestado]) = 6,5M

No final da época logo veremos os resultados... Por agora, estou satisfeito ! Pena tenho que o Rogério não se tenha ido, por troca com o Abel (Braga) ou Amaral (Belém). Mas duas excelentes notícias num só dia é fruta a mais ! ;)

dEmz.Sporting

Re nao concordo com dias da cunha

nao concordo porque o Rochembak era oum dos melhores e mais influentes jogadores do sporting senao o melhore nao e com estes dois jogadores que vem que vai substituir o que foi embora

Desculpa lá mas...

as contas estão mal feitas.

O Edson e o Tonel não foram para o Sporting a custo zero.

Custaram no mínimo cerca de 0,5M cada um.

Re:Desculpa lá mas...

O Tonel acho que tens razão, mas o Edson estava mesmo em fim de contrato!

Pois.

Como o Rochemback no fim da época poderia saír sem que o Sporting tivesse qualquer encaixe monetário, e mantê-lo na equipa ía ser dificel devido ao seu alto ordenado, a sua saída nesta altura foi realmente um óptimo negócio, mas só em termos financeiros, porque desportivamente, a meu ver, o Sporting fica a perder.
Rochemback era só a referência do meio campo leonino. Se Rochemback não jogasse o Sporting não " jogava ". A dependência da equipa para com este jogador era enorme. Era por ele que passava todo o futebol leonino. Sem ele como vai ser?
Falta agora saber se João Aves vai conseguiu substituír com vantagem, ou pelo menos com a mesma eficácia, o brasileiro.
Ou então a referência do meio campo dos " leões " vai ter que ser substituída, e em vez de ser um só jogador passar a ser o conjunto, e para isso há jogadores: Custódio, Carlos Martins, João Alves, e Luis Loureiro.
É esperar para ver. Só mais tarde é que se vai ver se o negócio, desportivamente, foi assim tão bom.

eia

somente 1.5M? nao tinha direito a 50% do passe do rochemback?

acho muito muito pouco...

mas vende.se contrata.se outro pa o mesmo lugar muito bem

Não,

O Sporting não tinha direito desportivo nenhum sobre o passe de Rocka, simplesmente o brasileiro estava emprestado por 3 épcas!

Vamos ver o que dá

Se DC tem ou não razão.

A mim parece-me

mais um dicurso de motivação para quem entra (Wender e João Alves), porque nesta fase a única coisa que sabemos, é que saiu um jogador influente, (para o bem e para o mal), e entram dois jogadores que ainda não sabemos o que vão render no Sporting, por isso estarmos a falar de ganhos ou percas a nível desportivo, é prematuro.

Trata-se sem dúvida de passar para os novos jogadores a mensagem "contamos com vocês para fazer mais e melhor do que quem saiu"!

Agora não tenho dúvidas que foi um excelente negócio, pois o Sporting não tinha nenhuma influência sobre a decisão de saída ou permanência de Rochemback, e no final da época ele saia a custo zero.

Também vi comentários, que diziam que o Sporting devia ter feito um esforço para manter Rocka, mas não nos podemos esquecer que o oredenado dele era cerca de 170.000€ mensais, o que sai fora dos limites impostos por esta direcção.

Preço de passe muito baixo!

Só esses milhões por um jogador desta qualidade? Os dirigentes do Sporting não sabem fazer lucro: certamente ainda nao conhecem o conceito de venda ao Kilo...

Desconhecemos...

A esmagadora maioria dos adeptos desconhecem se a transferência de Rochemback foi um bom negócio ou não, isto porque oficialmente o montante da transferência não foi divulgado. Já li entre 14 milhões de euros (sete deles para o SCP) e o milhão e meio de euros. A diferença é enorme, daí que não posso opinar com propriedade sobre o negócio.

Desportivamente, a saída de Rochemback é uma enorme perda, pois considerava-o o jogador mais influente colectivamente do SCP. Só os rasgos de Douala e os golos de Liedson se poderiam comparar, embora sejam quase sempre corolários de iniciativas individuais. João Alves sendo um bom jogador, não tem a qualidade do brasileiro e acho desnecessária a sua aquisição, dado possuir o SCP jogadores como Custódio, Loureiro, Moutinho, Carlos Martins e Sá Pinto para actuar na zona central do meio campo. Além disso 2,5 milhões de euros por 50% do passe é um exagero nos tempos que correm por um jogador que conta uma só internacionalização A.
A contratação de Wender não pode entrar nestas contas pois foi ultimada antes da venda de Roca.
O SCP podia e devia ter contratado outro extremo, para além de Wender e dois laterais de qualidade (Rui Duarte e Rossato seriam boas opções), para além de garantir o academista Zé Castro.

PS- Com todos estes negócios com o Braga, esqueceram-se do Nunes, um dos melhores centrais do nosso campeonato? Porque não foi ultimada a sua aquisição, servindo Hugo como moeda de troca?

mau negocio e o que :

Calma que ainda nao acabei,nao admitimos(sporting)que outros clubezecos facam propaganda a nossa custa ,fomos lesados e nao podemos pactuar com indignidades e propaganda falsa e vergonhosa,agora sim acabei--
HA atencao da sad do sporting(facam alguma coisa)

Mau negocio e o que:

Se passou em espanha,quando foi o sorteio da LC confundirem o sporting lisboa com o sport lisboa e benfica e uma ofensa para nos,ja faziam contas de enchente para receber o finalista da taca uefa e depois reagiram mal a noticia que afinal nao eramos nos mas sim o benfica,estes espanhois sao uns malandros mas nao podemos admitir estas ofensas e comparacoes ridiculas,que so nos dao ma imagem.o sporting e eterno

Concordo plenamente

Era melhor no fim da epoca vermos o rochemback no benfica ou porto sem vermos dinheiro nenhum

Equilíbrio económico-financeiro??

Se foi por 1,5 milhões €, e não por 2,5 milhões € como eu tinha lido, o Sporting não ganhou muito...
Deu por 50% do passe de João Alves 2,5 milhões de €, por Wender deu 1 milhão €, acho que o equilibrio financeiro aqui não foi equacionado.
Mas nisto ainda concordo...
«os ganhos desportivos foram superiores a esse tal equilíbrio».
Esperar para ver, mas teoricamente os ganhos desportivos são bons com estes dois jogadores.

A todos..

os sportinguistas e portistas que gostam de se gabar dos negócios que fazem, fica uma frase de Victor Fernandez :
"O melhor negócio é ter uma grande equipa".

Re:A todos..

não é minha norma entrar neste tipo de comentários, mas há maior gabarola do que Luis Filipe Vieira?

Re:A todos..

O José Veiga? :)

Re:A todos..

Já ontem falavam que o Sporting não olhava ao ponto de vista desportivo, até podem ter razão num certo ponto...mas o Sporting vendeu Quaresma, recebeu Rochemback por empréstimo de 3 anos, o Barcelona agora vendeu-o o Sporting recebeu dinheiro por ele.
Vendeu Ronaldo por qualquer coisa com 15 milhões, o que deu para pagar a Academia, e não podemos esquecer que Ronaldo no Sporting não era titular indiscutivel ao contrário de Quaresma, e o Sporting não ia cortar as pernas ao jogador e ele perder essa oportunidade.

Vendeu Enak por 6 milhões, recebeu Loureiro e foi buscar Tonel.
Recebeu propostas por Douala, Liedson, que até pode sair a custo zero, por Beto segundo ouvi ontem do Sevilla e não vendeu...
E mesmo assim consegue ter uma equipa competitiva que chegou a uma final, e que não olha só a termos financeiros...os desportivos também são importantes.

Sem esquecer que fomos buscar o melhor extremo da epóca passada e uma das revelações da última epóca já internacional AA.
Não temos uma boa equipa?

Re:A todos..

Ora diz me lá..

O Sporting conseguiu um bom encaixe financeiro com a venda do Enakharire, é certo..

Mas aonde tu ves defesas centrais com a qualidade dele a esse preço ?

Se calhar se tivessem esperado um bocadinho mais tinham chegado à Liga dos Campeões e só aí já tinham o que ganharam com a venda dele...

Re:A todos..

Para começar...Enak estaria contrariado e queria sair para a Rússia.
O Sporting foi buscâ-lo barato ao Standart, isso é verdade, e tem muita qualidade, mas ele jogava como titular no Sporting'?
Era um super-homem?
Olha dou-te dois exemplos, o Enak lembro-me jogou dois jogos a titular e o Sporting foi humilhado na Madeira e perdeu a taça uefa.
Deve ter jogado mais, mas estes jogos são marcantes.
Outra coisa, então o Sporting vende um jogador contrariado, adquire um jogador a custo zero como veio Luis Loureiro, vai buscar Tonel, quando tiver mais adaptado pode-se tornar um central importante no Sporting...e dizes que o Sporting não olha ao ponto de vista desportivo?
Por favor, o Sporting recebeu inumeras propostas por jogadores e não vendeu, ainda ontem Rogério e Beto foram segundo o que li e ouvi cobiçados por clubes e o Sporting olhando para o ponto de vista desportivo não os vendeu.
Agora como têm o Miccoli e o karagounis, já têm uma grande gestão, quando foi o falhanço Tomasson, eram todos maus naquela direcção...agora diz-se que os outros é que são maus.
Por favor...

Re:A todos..

Fico mais contente com a vinda do Miccoli e do Karagounis, mas acho que ao Benfica ainda falta no mínimo um ponta de lança, espero que ao menos venha em Janeiro.

Esses jogos não sei.. Mas os jogos do Sporting que eu via o Enak safava a defesa toda, parecia que era ele o único central da equipa.
Pelo que já vi do Tonel e do Semedo não me parece que vão ser os outsiders que farão o Polga e o Beto trabalharem no duro..
Não estou a dizer que o Sporting não tenha uma equipa candidata ao título, (na liga record tenho mais jogadores do Sporting que do Benfica :D), porque tem um bom meio-campo e ataque, mas sabendo-se como foi a defesa do Sporting o ano passado, podiam ter contratado pelo menos um defesa central de qualidade reconhecida (estou a pensar no José Castro), ou não ter vendido o Enak.

Mas pronto, se calhar em Janeiro arranjam mais um. :)