A Crónica da Semana | Relvado

A Crónica da Semana

 

Começo inesperado!
por Miguel Heleno

Na verdade, ninguém esperava por este começo da Superliga 2004/2005. Vimos um
Setúbal e um Boavista muito fortes com muita vontade de lutar pelos lugares
cimeiros. Os 3 grandes apareceram muito diferentes do que se previa...

Vitória - Com duas excelentes vitórias (uma delas sobre um grande)
mostrou um contra-ataque mortífero, tendo em Jorginho um organizador que começa
a dar nas vistas. Depois da época passada no Alverca, não se esperava que
Couceiro conseguisse implementar uma mentalidade tão forte numa equipa que
acabou de subir ao escalão principal do futebol português...

Boavista - Está a apresentar o futebol duro, com a pressão alta,
investindo na estratégia de «não deixar jogar». De facto os pupilos de Pacheco
estão muito parecidos com os que levaram o título da Superliga para o Bessa.
Levarão outra vez?! Veremos...

Benfica - Diferente. Com um estilo de jogo bem à italiana, caracterizado
por uma defesa bastante sólida (talvez a mais sólida desde os últimos 10 anos),
apostando no contra-ataque sempre que possível. Está longe dos tempos em que
praticava aquele futebol bonito, mas ineficaz! Terá o Benfica encontrado o
esquema táctico adequado à filosofia do clube? Estará pronto para quebrar o
jejum? Talvez, com Simão, Petit e Miguel em boa forma... Karadas e Manuel
Fernades são as surpresas deste Benfica mais rápido...

Sporting - Tímido. Futebol vistoso, mas com uma defesa débil e lenta (não
sei se é falta do sr. capitão), contrastando com um ataque que tem em Liedson a
referência mais importante. Sim! O avançado está ainda maior esta época... E o
Sporting bem precisa! Pedro Barbosa pior este ano. Tinga e Hugo Viana a subir de
rendimento. Espera-se muito deste Sporting... Se calhar mais do que a equipa
pode dar! Vamos esperar para ver...

FC Porto - Pior (se bem que melhor era muito difícil), talvez pela
responsabilidade de ser o campeão europeu. Todos jogam motivadíssimos quando o
jogo é contra o Porto. Ossos do ofício. Uma defesa orfã de Ricardo Carvalho e
Paulo Ferreira é, neste início de campeonato, a maior dor de cabeça do treinador
espanhol. Se bem que se nota mais a falta do central, já que o internacional
grego vai fazendo esquecer o lateral direito do Chelsea. O ataque dependente da
forma de Carlos Alberto, Diego e Quaresma... "Porquê Hugo Leal?" é a pergunta
que se põe a Pinto da Costa à qual ele responderia "para dar mais uma facadita
no rival da Luz". Maniche explosivo e decisivo como sempre vai escondendo as
falhas de uma equipa muito pouco rodada. Nota-se a falta do "dedo" de Mourinho,
sobretudo no campo psicológico. Se a defesa acertar, se, principalmente, Diego
fizer esquecer Deco é sinal de que temos Porto esta época...

____________________________
Outras crónicas:
- Que esperar nas
competições europeias?, por j_eagle
- Campeões da
Europa 0 - 0 CSKA, por helder
postiga

Primeira Página:

Comentários [4]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Ainda é cedo

Se virmos bem os Sporting e o Benfica já só fizeram 2 jogos na Superliga e o Porto 1! É muito cedo para tirar conclusões gerais em relação ao estado dos candidatos.... Talvez só lá para a 10ª 0u 12ª jornada se possa traçar mais definidamente se um clube é candidato ou não.
Falo principalmente pelo Benfica que é o meu clube. É para mim a maior incógnita. Ainda não vi a equipa com grandes melhorias, e não a acho tão segura quanto isso... mas tem ganho! E isso é muito importante. Lembram-se do Porto que no ano passado que,enquanto Benfica e o Sporting iam empatado os primeiros jogos, ganhava os jogos à 'rasquinha' (não seria tanto, mas...), e conseguiu acumular uma vantagem importante para depois quando subiu de rendimento? Para mim Trappatoni é um reforço tremendo! Melhor será impossível encontrar. Mas lembrem-se que não é em 2 meses que ele põe uma equipa a jogar como ele quer, acho que só o devíamos julgar no fim do contrato dele (no fim da próxima época), por enquanto é deixá-lo trabalhar, porque o italiano é tudo menos incompetente.

Superliga

Vamos por partes:

Outsiders- Setubal e Boavista entraram em força, mostram que têm equipas competitivas, mas penso que o Boavista estará mais capacitado para aguentar essa força durante todo o campeonato, fazendo uma prova regular. O Setubal está muito dependente do Jorginho, e se este sair ou se lesionar vai haver uma quebra muito grande. O Boavista vale pela atitude e pelo colectivo. Acho que neste grupo de outsiders se deve incluir o Belenenses e o Leiria, pelo menos para já...

Benfica- Apesar do que se escreveu, acho que o Benfica está bem melhor esta época. Tem um plantel mais extenso, perdeu apenas Tiago, que foi substituido pelo Manuel Fernandes, um jogador que não fica nada a dever ao seu antecessor, além de ser mais rápido e mais explosivo. É um Benfica com maior sentido colectivo, que joga mais como um bloco, e que é muito mais eficaz do que o era anteriormente. A rever...

Sporting- Ainda não se encontrou. O sistema táctico ainda é indefinido, porque o losango não funciona, a equipa não tem, pelo menos de momento, um organizador de jogo, que interprete bem nesse sistema, e não tem um ponta-de-lança que complete Liedson. No entanto, e apesar de tudo, tenho gostado de alguns movimentos do Sporting, como a pressão alta e uma circulação de bola bem eficaz em alguns momentos. A rever igualmente...

Porto- Com certeza que melhorar seria quase impossivel. Porque tinha o melhor treinador do Mundo, e porque tinha uma mentalidade inigualável. Cometeu alguns-para não dizer muitos- erros na construção do plantel, e a equipa ainda não formou um colectivo forte. Parece-me que vai ser um Porto a viver das suas excelentes individualidades, e que vai perder mais vezes do que na época passada. Mas não nos podemos esquecer que em termos psicológicos, o Porto tem a obrigação de ganhar esta Superliga, caso contrário, o fracasso será enorme...

Re:Superliga

excelente comentário, mas no Sporting o losango nao funciona devido ao estado fisico debil tanto do Hugo Viana como do Pedro Barbosa. Quando um bloco tao importante como o losango tem dois jogadores fisicamente debeis é muito complicado ter consistencia.

Parece que o Peseiro vai jogar em 4-3-3 contra o Maritimo com Danny e Douala abertos nas alas, saindo da equipa o Capitao, e o Pinilla.

Excelentes alterações, primeiro porque vai dar uma sequencia à produção do Douala, que esteve muito bem contra o Rapid, e vai estimular o Danny pela substituição efectuada nesse jogo.

Foram alguns jogos com este sistema táctico, mas os jogadores Barbosa e Pinilla não corresponderam, e há que dar uma sequencia a outros que têm tudo para subir de rendimento.

Se o Peseiro fizer estas alterações só tenho que lhe dar os parabens, pois por exemplo o Douala levou uma injecção de confiança ao ser importante no segundo golo do Sporting, e há que dar sequencia a esse momento. Mesmo que o proximo jogo corra mal ha que apostar no Douala mais jogos.

É muito cedo

Um inicio de época com duas jornadas decorridas não da para analisar muita coisa, mas mesmo assim algumas notas:

Benfica: o Benfica não encontra esquema táctico ideal. São ideias de novo treinador com as suas próprias características. É lógico que só se torna ideal se no fim estiver em primeiro. Nas surpresas é falado no Manuel Fernandes e no Karadas, do qual eu discordo esta análise. O Karadas só pode ser considerado uma surpresa mais para a frente se conseguir os seus objectivos, não se precipitem. O Manuel Fernandes só é surpresa para quem começou a ver futebol há duas semanas. Este puto vai ser o futuro patrão do meio campo da selecção…não tenho duvidas.

Sporting: O que é entendido por futebol vistoso? A defesa não é débil nem lenta, o Polga é rápido, o Paíto idem então estamos a falar de que? Lentidão de processos? Ahhh…o Beto não é o capitão do Sporting. O Pedro Barbosa ainda não esta bem fisicamente, não que vá chegar a um nível que possa jogar os 90 minutos a alto rendimento, mas vai fazer melhor concerteza. O Tinga só está a subir de rendimento para quem não viu jogo nenhum desde a pré-época, ele esteve sempre igual.

Porto: ainda falta muito tempo para ser uma equipa de futebol, principalmente quando o treinador não teve a possiblidade de fazer uma pré-época. Tem jogadores mas falta-lhe equipa. Não se pode dizer que o ataque viva de inspiração de A B ou C, mas sim do trabalho de toda a equipa. O mesmo se passa quando se sofrem muitos golos…é tudo uma questão colectiva, obviamente que bons executantes tornam a execução de um colectivo muito mais forte.

Quanto ao Boavista pode ter uma palavra a dizer pois para além do futebol primitivo por todos conhecido, está a apresentar-se em campo com futebol mais consistente do que na época passada..

O Vitória tem uma excelente equipa, e aquela dupla de ataque pode dar muito que falar. Prevejo um campeonato tranquilissimo, quicá na luta por um lugar europeu? Tudo depende da mentalidade dos jogadores.