A Crónica da Semana | Relvado

A Crónica da Semana

 

O FC Porto de cada um
por PLO

No meio de tantos festejos nacionais e de euforias desmedidas mas salutares, no
que toca a vitórias da selecção, vou ansiando por boas novas do meu «pequeno»
clube que é campeão europeu.
Esperava eu, no amor ingénuo que tenho ao FC Porto, que o título máximo recém
adquirido servisse de tónico para que a política desportiva que o orienta
trilhasse uma via de sucesso, mas mentalmente sã. Não é que hajam razões
de queixa, mas seria desejável que não tivessemos de provar continuamente que
jogamos melhor que os outros, que ganhamos mais vezes que os outros e, também,
que contratamos melhor que os outros.

Num futebol em que os jornais desportivos "constroem" ou "destroem" o valor de
muitos jogadores por influências de empresários, e em que clubes contratam
atletas baseados em percentagens que se pagam ou recebem e não do que o plantel
precisa, tenho a dizer que somos campeões nacionais! E como numa atracção
irresistível pelo abismo, o FC Porto adquiriu um paladar apurado por médios
defensivos de valor duvidoso.

Temo que Paulo Assunção, que a título de considerando pessoal nunca me
impressionou por aí além como jogador, seja isso mesmo: a rísível bofetada no
Sporting e o adoptar, para 2004/05, do estilo já estafado "somos mais espertos
que vocês" que me provoca vómitos compulsivos cada vez que assisto, de mãos
atadas, a mais um tiro no pé.
Pobre Sporting, que se encontra na mira de um dirigente adversário que prefere
quebrar a torcer e pobres de nós que temos esse dirigente como presidente.

Compreendo e perdoo o complexo de inferioridade de Pinto da Costa para com o
Benfica patente na necessidade de demonstração de grandeza que tem regido o
Porto. Nunca seremos o "novo Benfica" por quem o país torcerá em peso numa
Liga dos Campeões, nem tão pouco temos de o ser. Isto, Pinto da Costa nunca
entenderá...
Não compreendo e choco frontalmente com o autêntico reatar das más relações com
o Sporting por causa de um jogador que não tem valor para nenhum dos dois
clubes, mas que fundamentalmente me faz questionar se esta administração, que
realizou as verbas que se conhecem, merece lá continuar para as gastar.

* PLO *

____________________________
Outras crónicas:
- As lições do meu
avô, por Andebol é que é!
- Scolari uniu os
portugueses, por palmelao

Primeira Página:

Comentários [70]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

hd,hc

eh pa, eu nao sabia que um aperto de maos era a mesma coisa que assinar um contrato.
ja nao aperto a mao de ninguem e ainda menos dum sportingista...

Re:hd,hc

Por mim... estás dispensado de tão pesado fardo!

;)

Bom fim de semana

Re:hd,hc

Também não és assim tão pesado...
ó vizinho!

Off topic: Resposta do Nacional ao Sporting

O presidente do Nacional convocou uma conferência de imprensa para reagir às críticas de "falta de ética" que lhe foram feitas pelo Sporting, pelo facto de Paulo Assunção ter acabado por mudar-se para o FC Porto, e não foi nada meigo. Bem pelo contrário.
Dando a sua versão do caso, Rui Alves assumiu a existência de um acordo com o Sporting para a transferência do jogador, mas se este acabou por não ser concretizado, deve-se apenas «à incompetência das pessoas do Sporting que estavam a tratar do assunto», asseverou. Entendeu por isso que «estou a fazer um favor ao meu amigo Dias da Cunha, denunciando a incompetência que existe dentro do Sporting».
De acordo com o presidente nacionalista, o Sporting terá demorado demasiado tempo a avançar para a concretização do negócio, pois apesar de terem conseguido um primeiro acordo com Paulo Assunção, não passaram esse acordo para o papel. Isto apesar dos seus próprios alertas, feitos ao técnico José Peseiro, de que o FC Porto estaria também na jogada e oferecendo a Assunção valores bem mais elevados do que os oferecidos pelo Sporting. É que, aos 20 mil euros/mês da proposta leonina, os "dragões" terão contraposto 35 mil euros/mês. Quase o dobro!
Rui Alves garante que, mesmo assim, tudo fez para que Assunção fosse mesmo para o Sporting, só que os "leões" voltaram a demorar... em demasia. «Telefonei ao senhor Carlos Freitas às quatro da tarde, dando-lhe conta da necessidade de avançar rapidamente para a concretização do negócio com o jogador. Ele respondeu-me que já me telefonava. Ligou-me à 11 da noite, três horas depois do Paulo Assunção ter assumido que já não assinava pelo Sporting».
Resumindo: «O Sporting teve cinco dias para prender o jogador e não o fez, enquanto o Porto tratou tudo de um dia para outro», constatou Rui Alves.
SITUAÇÃO EXACTAMENTE IGUAL À DE RICARDO[ARTIGO]
O certo é que, após o jogador se ter comprometido com o FC Porto, Rui Alves tornou-se no centro das críticas leoninas, ontem reforçadas num comunicado emitido pelo sítio do clube na Internet. O presidente do Nacional entende que «disseram-se essas asneiras apenas para esconder a incompetência de algumas pessoas». Não disse quem, mas ficou claro que se referia a Carlos Freitas, homem-forte do futebol leonino.
Continuando, o dirigente máximo do Nacional estabeleceu um paralelo: «Expliquem-me qual é a diferença relativamente à contratação do Ricardo. O Boavista tinha acordo com o Benfica para a transferência do guarda-redes Ricardo, mas o Benfica não quis pagar o salário que o jogador pedia. O Sporting ofereceu-lhe esse valor e por isso Ricardo foi para o Sporting. Não me venham agora falar em falta de ética...».
SE FOSSE NO NACIONAL ALGUÉM ERA DESPEDIDO
Rui Alves deixou por isso uma garantia. «Se uma coisa dessas acontecesse no Nacional, alguém ia ser despedido!».
Por tudo isto, não teve quaisquer dúvidas em assumir que «em termos organizativos, o Nacional dá 10-0 ao Sporting, e não me admirava que ficássemos mesmo à frente deles no Campeonato», vaticinou.
Deixou por isso um alerta a Dias da Cunha, a quem fez questão de chamar "amigo". «Não olhe para o sistema. Olhe para dentro do seu clube». Continuando: «Infelizmente o presidente do Sporting não percebe nada de futebol. Arranje quem perceba e que seja competente, pois enquanto não o fizer nunca vai ganhar coisa nenhuma» aconselhou.
SERÁ QUE O SPORTING QUERIA MESMO O JOGADOR?
Da sua parte, garante, está absolutamente tranquilo, pois entende nada ter feito de mal. Afinal de contas, lembrou que «o jogador não é uma besta nem mercadoria», pelo que não se pode concretizar um negócio destes sem contar com a sua aceitação.
Além do mais, ficou-lhe ainda uma grande dúvida: «Será que o Sporting queria mesmo o jogador?».
Sporting recusa estágio em Alcochete
Em comunicado ontem divulgado no seu sítio oficial na Internet, o Sporting voltou a tecer fortes críticas à postura de Rui Alves, acusado de «quebra de compromisso de palavra». Os "leões" anunciaram também que não se sentem «em condições de disponibilizar a Academia Sporting» para o estágio de pré-temporada do Nacional, que terá assim de procurar outra alternativa.
Confrontado com isso, Rui Alves não conseguiu esconder o seu desagrado pela postura dos responsáveis leoninos, e acabou mesmo por dar uma resposta "torta": «Por mim até podem meter o centro de estágio no...», desabafou.
De qualquer maneira, desvalorizou a questão, garantindo que «desde o início que fui contra a realização do estágio de pré-temporada em Alcochete, pois acho um local demasiado quente nesta altura do ano», brincando depois com a situação: «Com aquilo que vamos receber podemos até fazer um estágio no estrangeiro», disse, com uma gargalhada.

Re:Off topic: Resposta do Nacional ao Sporting

O Rui Alves garante.

E pela postura séria que leva na vida, exemplo que podemos tirar da sua passagem por postos governativos na Madeira, só posso dizer que há todas as razões para acreditar nele...

Nele e no Paulo Assunção que fez declarações como jogador do Sporting, para depois dizer que nem falou com ninguém do leões...

É tudo gente séria...

Re:Off topic: Resposta do Nacional ao Sporting

acho que não vais encontrar santos em lado nenhum...inclusive no Sporting....volto a dizer (como já tinha dito antes) que entre esse acordo de cavalheiros e o Paulo Assunção ter ido para o Porto passaram 4 dias....o que esteve fazendo o Sporting durante esses 4 dias????Acho que denota falta de profissionalismo...ou no minimo mostra não conhecer este mundo do futebol....afinal isto não é a Igreja...

Re:Off topic: Resposta do Nacional ao Sporting

"....afinal isto não é a Igreja..."

Sei que não.

Mas nesse caso paremos com as discussões hipócritas (digo eu..e não dirijo a ninguém) sobre "moral e bons costumes".

Porque nem nós adeptos, então teremos propriedade para discutir sobre os nossos clubes. Sobre o que é "certo ou errado" moralmente.

Afinal, isto não é uma igreja....

Cada um escreve o que quer

e faz os raciocínios que deseja, ou que ocorre em determinado momento.
É difícil ser coerente quando se escreve sobre futebol ou o desporto em geral. O futebol é uma paixão, uma emoção, e esses sentimentos são volúveis quando dissertamos sobre ele, umas vezes concordamos com uma coisa, outra não. Daí poder-se entrar em contradição a fazer a análise de um facto em determinados momentos.
Sobre a crónica:
Se Assunção fosse Káká (um ex.) estarias a criticar o PC por o contratar?!
O Porto não está a negociar Deco com o Barcelona, e não andam os 2 em competição por Luis Fabiano?
Achas que Assunção tem um valor relativo, é a tua opinião, e foi só para afrontar DC que PC o contratou. É uma ideia como outra qualquer, mas lembro-te que quando Assunção esteve no Porto, tinha apenas 18 anos, estava emprestado pelo Palmeiras. O Porto podia comprar o jogador no fim da época se o quizesse mas não o fez. Também nessa altura era difícil o jogador poder salientar-se porque nessa época, estavamos a atravessar uma crise.
Lembras-te de Toñito? E da "guerra" SCP-FCP nessa altura?
Ele preferiu o Sporting, se tivesse corrido bem a sua prestação nesse clube, eram uma maravilha, como não correu...
Há opções que têm que ser tomadas em diversos momentos, se são simpáticas ou não é outra questão, e esta foi tomada por quem lá está. Se vai ser um sucesso ou não veremos na próxima época.
A finalizar e sobre Assunção, o jogador não rompeu nenhum contrato com o Sporting, apenas existia um acordo verbal. Se há alguém a criticar, neste caso, é o Rui Alves.
Voltando a Fabiano, se o Barcelona se antecipar e o contratar este fim de semana, o PC já não vende o Deco ao Barcelona?
As coisas nos negócios são diferentes, cuidado com os acordos de cavalheiros!
Quando está em causa o €€€ está o caldo entornado.

Atenção ao Caso Toñito...

O que se passou, foi que os 2 clubes, FC Porto e Sporting, negociaram quem diferentes entidades.

O Sporting fê-lo com o Tenerife e o FC Porto com o V.Setúbal.

Afinal o V.Setúbal não tinha legitimidade para negociar o jogador, sendo que o Sporting apenas levou vantagem por isso.

É bom que se esclareça.

Re:Atenção ao Caso Toñito...

eu sei disso. Mas se houvesse aquele apregoado acordo de cavalheiros de que se fala tantas vezes e muitas vezes hipócritamente, um deles tinha desistido e não tinha dado a bronca que deu na altura. Mas era o tempo de Roquette e PC "meio-zangados"!
Eu apenas citei esse caso por ter alguma, relativa, analogia.
Eu não perco muito tempo a discutir, ou a pensar sobre estes casos.
São cíclicos e habituais.

Re:Atenção ao Caso Toñito...

O acordo de cavalheiros, é apenas em relação a jogadores dos clubes envolvidos.

Que eu saiba ele não existe em relação a contratações, onde aliás sabe-se, muitas vezes eles se intrometem por várias razões:
1. Porque os empresários os apresentam a vários clubes, o que pode dar azo a que eles se interessem por eles. E aí não há como evitar "confrontos".
2. Nem que seja para levantar um pouco o preço.
3. Por pura casualidade.

a historia...

... do plo e do sistema.

sera que o plo é o DC ?

Se a hipocrisia pagasse imposto??

Se a hipocrisia pagasse imposto, não haveria carimbos e a Manuela Ferreira Leite não tinha que vender patrimonio.
Aleluia, aleluia, vinde Senhor e perdoai aqueles que ofendem inconsientemente o Campeão da Europa.
Perdoai os que pensam que são arautos da verdade e da honestidade.
Amen

Não há duvida que me surpreendes....

...caro PLO.

Um gajo acorda de manha e vê um certo dia uma crónica inflamada contra o Sporting dizendo raios e coriscos,depois disso mais uma copy-paste ...hoje, tive de lavar a cara com agua gelada para lêr bem a tua crónica.
Isto foi precisamente com menos palavras o que escrevi ontém no artigo " O Sistema é isto por Dias da Cunha".
O Porto é liderado por um dirigente mesquinho e pequeno que não perde a sua oportunidade para dar a sua facada, fazer a sua vendetta.
O Porto já é grande na Europa, mas continua nestas atitudes a ser um clube regional e pequeno em Portugal.

Isto é um atentado ao Lider a Ele , ao patraozinho de todos os Portistas...fiquei sem palavras de reacção.
Já me apercebi que perdeste uns acólitos...
Já te acusam de querer o lugar do Andebol...hohoho

Por falar nisso não teras tu uma costela Benfiquista? e o Andebol uma Portista?
Vocês não andam aqui só para baralhar o pessoal?

Caro barão

Antes de tu teres escrito o teu comentário ontem já eu tinha enviado a cronica :)

Um abraço,

* PLO *

Re:Caro barão

Foda-se Paulo, nunca mais ponhas no título carobarão, porque eu li uma coisa completamente diferente!

lololololololololololololol

FC Porto é o que é...

E se não fosse assim, dificilmente chegaria onde chegou.

O choque e a ruptura com velhos hábitos do futebol português, criando "novas rotinas" que não hesito em chamar "O SISTEMA", está em grande parte ligado a clubes do norte. (embora não detenha a sua exclusividade)

"O Sistema" o que é então?
É um circulo de vícios, amigos, compadrios, pagamento de favores, exigência de outros, conflito de interesses, mas que quanto a mim, não é um POLVO com tentáculos assim tão espalhados. Há é muitos "Polvos".
Há-os um pouco por todo o lado e são como pequenos focos, que "trocam" favores.
Há até conflitos entre alguns deles (como por exemplo as Associações Distritais de Futebol) que lutam pelo poder institucional em determinados sectores.

Como se desenvolveu o chamado "Sistema"?
Quanto a mim está sobretudo associado a causas sociais.
Até ao 25 de Abril, era mais notório o sindrome de Metropole à volta da capital.
Chegavam todos os dias pessoas das províncias Portuguesas para tentar a sorte onde havia dinheiro.
Em sequência disso, desenvolveu-se o associativismo nas zonas periféricas de Lisboa, permitindo o crescimento de clubes como o (e retirando Sporting, Benfica e Belenenses) Oriental, Atlético, Seixal, Amora, Barreirense, CUF (depois Quimigal e agora Fabril do Barreiro), V.Setúbal e outros.

Ora o sistema de votos nas Associações, é feito por representantes das mesmas nas respectivas divisões. Logo, nesta altura, era sobretudo a Associação de futebol de Lisboa e Setúbal, quem detinha a maioria e controlava grande parte do Futebol Nacional.

O implantar de industrias a norte, ou a sua proliferação é o início de uma reviravolta. Os clubes sobretudo da que é agora a Zona Metropolitana do Porto, crescem devido à sua condição económica. Continuam a sentir no entanto dificuldades, já que são muitas vezes prejudicados em favor de clubes das regiões mais fortes Associativamente.
Aí o FC Porto, lidera o princípio de uma revolução.
Com condições financeiras para construir boas equipas, mas que por si só lhes conseguia garantir o sucesso pretendido, opta-se então por abrir fogo aos 2 principais clubes de Lisboa, já que até pela conjuntura económica, os clubes da região de Lisboa, estão enfraquecidos, tendo quase na sua totalidade, caido em divisões inferiores.

Esta postura de ataque, permite desde logo, que haja uma identificação das pessoas da região com o clube.
A sua postura guerreira, é então uma bandeira da região que cresce a olhos vistos.

Pinto da Costa, conhecedor dos meandros do futebol nacional, vai então desmoralizando os seus opositores com uma postura que se lhe reconhece. Não perde oportunidade de picar qualquer um deles, optando por manter sempre um deles do seu lado, aproveitando a rivalidade de verdes e vermelhos, para "dividir e reinar".

E resultou.
Foi uma postura de risco, de constante conflito, de reevindicação com e sem razão.

Mas permitiu ao FC Porto, em condições muito especiais, ser sem dúvidas um dos maiores clubes portugueses e não apenas o 3º grande.

E sinceramente penso que esta mentalidade só mudará com novas gerações de gestores, numa fase posterior a J.N.Pinto da Costa.

Pois

Tenho a dar-te os parabéns. Só uma pessoa lúcida e que não cegue na sua cor clubística poderia ter escrito um artigo deste. Sem sombra de dúvidas, do melhor que tenho visto por este fórum, merecedor de uma publicação em qualquer jornal desportivo português.
Um abraço deste adepto Portista.

Re:FC Porto é o que é...

Excelente critica. Brilhante...
Os meus sinceros parabéns

Re:FC Porto é o que é...

Continuando um raciocínio que não terminei e com o qual inicie o comentário.

A partir de uma determinada altura os clubes do norte sentiram a necessidade de se unir "instituicionalmente" de outra forma, para equilibrar uma balança que pendia nitidamente em seu desfavor. Era absolutamente necessário colocar as pessoas certas nos locais certos, para aliar à maior capacidade financeira dos seus clube e conseguir assim alguma hegemonia no futebol Português.

O que é facto, é que com o FC Porto, cresceu todo o futebol no norte.
Muitos clubes andaram e andam a reboque dos sucessos do FC Porto.

Em jeito de balanço, estou em crer que os tempos que aí vêm, são tempos de "equilíbrio".

O "Sistema", de que todos falam (com propriedade) POIS TODOS OS GRANDES BENEFICIARAM DELE, será diluido no crescimento de clubes como o Beira Mar, Académica, U.Leiria, S.Braga, V.Setúbal, V.Guimarães, Marítimo ou outros. E isto porque estas cidades são neste momento "independentes" e congregam esforços das respectivas regiões económicamente e como identidade, tornando-se elas próprias metrópoles.

E essa será a maior revolução do futebol português.

Re:FC Porto é o que é...

A questão é até que ponto esses ditos clubes mais pequenos conseguirão mesmo crescer.

Regra geral consideramos como grandes campeonatos o Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão... e porquê ?

Embora haja um clube com mais títulos do que os outros, existe diversidade de candidatos ao título.

Sempre e quando, em Portugal, se consiga (há que considerar também as dimensões do país), pelo menos uma mão cheia de candidatos, teremos essa tal nova mentalidade, caso contrário, continuaremos como até agora.

Bom comentário,

Melhores cumprimentos,

                                                       

O sr atira pedras ao ar ...

O sr tem todo o direto à sua opinião. Tal como eu tenho direito à minha. E eu opino que o sr critica sem conhecer todos os factos. Leia as declarações do presidente do nacional da madeira. Assumindo que de facto o jogador teria acordo com o sporting (o que parece não ser verdade) não me repugnaria que o FC Porto o tivesse contratado nessas condições. Durante a época anterior o FC Porto foi alvo das mais diversas provocações e insinuações. O FC Porto não deve nada ao Sporting. Não lhes devemos qualquer respeito ou consideração. Quem semeia ventos colhe tempestades. Usar o estatuto de campeão europeu é mesmo o ideal para moderar certos ímpetos. Haverá algum jogador que prefira jogar no Sporting a jogar no FC Porto ?

Recomenda-lhe que tenha um pouco mais de moderação ao criticar o seu clube. Gostava de saber a quem tenta agradar.

Cumprimentos

Re:O sr atira pedras ao ar ...

Não lhes devemos qualquer respeito ou consideração.

Então? Que é lá isso?
E o amigo acha que esse é que é o verdadeiro EspíritoAzul?
Batanete sou eu e não digo tantos disparates!
Tenha vergonha e não critique quem mostrou dignidade!

A pequenez dos fanáticos

De facto grande parte dos portistas que aqui andam são especiais, muito especiais.

Todos eles - os fanáticos doentios e anti-desportistas - são adeptos do estilo ditatorial, à moda de um Saddam: opinião unânime sempre e úncia. Aquele que ousar questionar o "grande" líder será apelidado de traidor e sumariamente executado.

Constatamos que desportivismo não existe. Porque nem quando vencem conseguem ser grandes. Mesquinhos e ressabiados para sempre. Resultado do complexo de inferioridade que não são capazes de ultrapassar.

Mas as críticas soezes e insultuosas que são dirigidas em massa para o PLO são, em minha opinião, merecidas e justas. Porque também ele não se coibiu de afrimações atrozes e insultuosas perante alguns que tinham opinião diferente da sua. Faz sempre bem provar do seu próprio veneno...

Quanto ao comportamento dos "verdadeiros" portistas, é repugante.

Caro PLO

"...a mais um tiro no pé.
Pobre Sporting, que se encontra na mira de um dirigente adversário que prefere quebrar a torcer e pobres de nós que temos esse dirigente como presidente."

Perdeste o crédito todo.

Re:Caro PLO

Procura perceber o que é dito e porque é que é dito e não vás atrás da crítica fácil.

Demora um pouco mais porque se tem de ler com atenção, mas depois talvez valha a pena.

E quando é alguém que tu sabes ser portista e com quem já concordaste em bastantes outras vezes anteriormente, é sempre mais construtivo perguntar "Plo, porquê isto assim?" do que dizer "perdeste o crédito todo".

É que não adiantas nada com a frase ao fim de contas....

Um abraço,

* PLO *

Ps: Aconselho-te a ler a resposta que dei ao illusion.

Re:Caro PLO

Sabes PLO, a verdade é que eu, como todos os relvas que leram o teu comentário, nem me passava pela cabeça que ao abrir este post teu, me deparasse com semelhante artigo. Foi um choque, como também já pude reparar que outros sentiram o mesmo, até os que mais te conhecem aqui no forum.
Eu sei que és um bom Portista, mas pronto! Acordaste do avesso nesse dia :)
Abraço.

Re:Caro PLO..curiosamente

os que mais me conhecem não são quem falou aqui mostrando-se indignado.

esses não me conhecem e provavelmente nunca conhecerão.

Um abraço,

* PLO *

Dupla Vitória!

O F.C.Porto para além de grandes vitórias no campo desportivo tem esta época a grande oportunidade de conseguir uma vitória histórica e muito importante do ponto de vista financeiro,diminuindo ou anulando o passivo,sem descurar o fortelacionamento dos seus cofres,e também da sua equipa de futebol.
Tudo isto deve-se aos jogadores, a José Mourinho,ao presidente Pinto da Costa e restante direcção da SAD.Aos jogadores porque foram todos excepcionais profissionais,a José Mourinho porque deu uma nova alma a muitos jogadores e adeptos,marcando todos á sua volta com a sua invulgar postura como treinador e pessoa.
Por fim ao presidente Pinto da Costa e restante direcção da SAD deve-se agradecer pela boa gestão que estão a fazer,quer em termos de recursos humanos quer financeiros como são demonstrativos os negócios de Paulo Ferreira e Seitaridis,ganhou-se 17 milhões de euros e contratou-se um bom jogador,antes do Euro.
Quanto ao assunto Paulo Assunção o Porto e o Sporting estão de relações cortadas e queriam ambos o mesmo jogador,ganhou o que tem maior capacidade financeira e não só,foi simplesmente o que aconteceu,mais nada.

Hmmm?

Como tudo muda de uma semana para a outra! Umas vezes defende-se o clube com unhas e dentes, mesmo sem se ter razão e outras vezes "é bem" dizer mal, para receber dos "adversários" umas palmadinhas nas costas e ouvir um "sim senhora, aqui está uma pessoa que sabe dar o braço a torcer" e outros elogios! O mundo do futebol é maravilhoso! Ehehehe!