Camacho critica arbitragem do Bessa | Relvado

Camacho critica arbitragem do Bessa

 

O Benfica jogou o que lhe deixaram. É assim que o treinador José António
Camacho analisa a arbitragem da equipa liderada pelo juíz Carlos Xistra no jogo
de domingo frente ao Boavista. A propósito da partida que ficou
empatada a zero, o técnico da Luz sublinha que os árbitros têm de tomar
medidas, devem expulsar jogadores se o entenderem, mas não podem deixar que o
jogo seja permanentemente interrompido com faltas constantes, frisa em
declarações recolhidas pelo jornal O Jogo.

Primeira Página:

Comentários [56]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Record ao seu nivel

Contudo o Jornal Record destaca um bom trabalho do arbitro por ter deixado o jogo andar em beneficio do espetaculo, mais ainda, refere que foi uma liçao do Sr. Xistra aos outros arbitros como se deve deixar jogar, dando mesmo a nota mais alta ao arbitro.

Este jornal, de dia para dia, está cada vez mais ridiculo. Com tanta ignorancia não sei onde isto vai parar.

Olha, olha...

... afinal este é igual aos outros todos... o Boloni também era muito cordial até o Sporting começar a perder e lhe subir a mostarda ao nariz...

preso por ter cão e preso por não ter...

Sou o primeiro a dizer que o Carlos Xistra não tem pedalada para aplicar o critério que decidiu aplicar no Bessa, que foi equivalente para ambos os lados mas permitiu entradas mais duras (algumas segundo os "canhanhos" da Bola para vermelho directo e que as houve, houve e para os dois lados).
Não gostei e na minha opinião faltou bom senso. Felizmente não faltou sorte e nenhum jogador saiu gravemente tocado do embate entre os dois clubes.
A verdade é que Xistra decidiu e está decidido e bem ou mal foi esse o critério usado, que foi idêntico para ambas as equipas.
Xistra é preso por ter cão (quando apita quase tudo e não deixa jogar) e por não ter, quando tenta dar uma de Collina (como dizia o amigo Cravo: Collinadas ou Callinadas... não interessa!!!)... essa é que é essa.
Camacho não gostou... está no seu direito.

Mas entao...

de quem foram as melhores oportunidades de golo? Do Benfica?!?! Não me parece. Señor Camacho, esteja grato por ter no seu plantel um jovem talento de seu nome Moreira, esse mesmo que nem Scolari quer conhecer...

Saudações

Re:Concordo...

em algumas partes, quando dizes k as melhores oportunidades ñ foram do Benfica discordo, numa boa parte do jogo o Benfica quase ñ rematou e limitou-se apenas a ver o Boavista atacar quando digo o Benfica excluo o Moreira pk este esteve bem em todo o jogo, mas depois o Benfica teve oportunidades de golo constantes, concordo contigo k temos mta sorte em ter o Moreira k é um jovem talento.
Saudações

Re:Mas entao...

Uma Bola na barra, um remate isolado do cristiano defendido pelo william , outra clara oportunidade do zahovic isolado que rematou mal, o chapeu do puto foram as mais perigosas entre outras menos perigosas.
Quanto ao boavista tb algumas oportunidades mas não mais que o benfica.

Camacho desnorteado?

Nota-se uma grande mudança na postura de Camacho no início desta nova época. Declarações contraditórias sobre a possível transferência de Tiago; opções tácticas no mínimo discutíveis (Aguiar e Argel) e a exclusão polémica de Roger; tudo isto indica um estado de espírito muito pouco tranquilo. Acresce, ainda, severas críticas à arbitragem de Xistra, num registo pouco usual no técnico castelhano...

      O desgaste começa a dar mostras no discurso do espanhol, desconhecendo-se qual a amplitude dessa eventual insatisfação.

      Na minha opinião, Camacho tem errado mais que o habitual e, em conjunto com uma situação conjuntural pouco favorável, isto tem trazido custos elevados ao Benfica. A "expulsão" de Roger é incompreensível, tanto no tempo como no modo, e acendeu mais uma frente incendiária nos problemas da SAD encarnada.

      Uma novela a assitir com muita atenção...

      end

Re:Camacho desnorteado?

«Uma novela a assitir com muita atenção... »

Mas será que existe alguma novela? Camacho falou apenas o que toda a gente viu, e falou sempre no tom que nos habituou. Não falou em «campos inclinados» pelo menos.

O Benfica não jogou porque alguém não deixou, o jogo não devia ter acabado 11 contra 11, mas como já disse não é desculpa para o empate.

Cumprimentos

A vergonha do futebol continua

Infelizmente as pessimas arbitragens continuam a ser comuns nos jogos em portugal. Aqui verificou-se um anti-jogo total. A negação do futebol. Era impossivel ao benfica ter a bola nos pes mais de 30 segundos sem haver uma falta, e quantas não foram marcadas!!!
Uma vergonha, por isso não admira que as pessoas vao ao estádio. Bilhetes caros, maus espectaculos e pessimas arbitragens.
Pagar para isto?
Não obrigado!!

Re:A vergonha do futebol continua

"A negação do futebol.

Epá, sabia que o Fernando Santos era benfiquista assumido, mas não sabia que eras tu :)

Igualmente bom seria...

que os jogadores não aproveitassem tanto as oportunidades que têm para enganar os árbitros... seja por quedas ao mínimo toque, sem sequer tentarem disputar o lance até ao fim, seja por aproveitarem qualquer ocasião para agarrarem e empurrarem os adversários, aproveitando as "distrações" dos árbitros.

Há muita falta de jogo limpo, é o jogo que temos... Sr.Camacho habitue-se porque desde que me lembro sempre foi assim, e sempre ouvi dizer que no aproveitar é que está o ganho.

Mas uma coisa é verdade, os árbitros em Portugal não têm qualquer tipo de coerência na mostragem de cartões... ainda ontem vi mais uma vez um "bom" exemplo disso.

Com atitudes, não com palavras...

"os árbitros têm de tomar medidas, devem expulsar jogadores se o entenderem, mas não podem deixar que o jogo seja permanentemente interrompido com faltas constantes,..."

E os treinadores tem que decidir se querem que o jogo seja constantemente interrompido com a marcação de faltas.

Não tarda que alguém venha reclamar.

Os árbitros portugueses são sempre a mesma coisa. Sempre de apito na boca, a interromper o jogo, etc etc etc

Quanto a mim, o problema é o seguinte e passa pelo Sr. Camacho e de todos os outros treinadores.
Que é, mudar a mentalidade dos seus jogadores, ou intruí-los de outra forma, para que quando um árbitro tiver o que se chama critérios largos, que se preocupem em jogar futebol.

Mas como já disse e volto a repetir, porque a hipocrisia incomoda-me, o treinador do Benfica, prefere por em campo o Fernando Aguiar, naturalmente (e volto a repetí-lo) pelas qualidades técnicas deste jogador, que fazem dele um brilhante médio centro, bastante superior, quer a Andersson, quer do dispensado Ednilson.

Grandes lições de superioridade dá este senhor ao futebol português.

Re:Com atitudes, não com palavras...

Não me parece que o treinador do Benfica esteja a ser hipócrita. De igual forma, creio que a razão lhe assiste.
No entanto, o tempo é sempre o melhor conselheiro, vamos esperar que o anti-jogo faça perder pontos a outro clube que não o Benfica e aguardemos depois pelas Novelas e Treinadores Desnorteados que surjam.

JPS

Re:Com atitudes, não com palavras...

O Boavista fez 30 faltas (fora as não assinaladas) e o Benfica 12. À tua atenção.

Re:Com atitudes, não com palavras...

Só revela que o árbitro não agiu de má fé em relação ao Benfica.

Porque só Petit, fez (assinaladas e não assinaladas) tantas faltas como as que referes, 12.

 

Re:Com atitudes, não com palavras...

Não leves as coisas e esse extremo! Não existem só árbitros macios e rigorosos ...

Um bom árbitro deve ter um critério constante, deixar jogar mas impedir as faltas violentas e os abusos.
E não deve ter problemas em expulsar jogadores (de qq equipe) se assim isso se justificar. Uma expulsão justa no momento certo pode salvar o jogo.

Até porque se não o fizer os jogadores sentem isso e entramos numa espiral de futebol violento que nada beneficia o espetáculo ...

Quanto às opções técnicas do Camacho não percebo o que é que isso tem a ver com a actuação do árbitro ... as criticas foram genéricas e disse que se tivesse que expulsar algum jogador da sua equipe q o devia ter feito ...

Cumps

Re:Com atitudes, não com palavras...

Quanto às opções de Camacho, têm a ver com a totalidade das declarações do próprio.

Qualidade de jogo e de futebol e contribuição para a melhoria do mesmo em Portugal, cada um dá a sua.

Camacho dá-a com um jogador de excelente valia técnica e pouco faltoso.

Re:Com atitudes, não com palavras...

Mas concretamente.

Quem é que deveria ter sido expulso e onde.

Isso é que gostava que me dissessem.

Re:Irrelevante!

meu caro!

casos eu aponto uns ( Éder, André, Petit, Viveros, p.ex.) tu apontas outros!

mas não deixa de ser engraçado que pela primeira vez vi um avançado (Sokota) ver agarrado pelos CABELOS ... não deixa de ser original ....

O lance em que o Petit é rasteirado e empurrado pelas costas, aos 58 minutos, na entrada da área, é claro demais para nem árbitro nem fiscal de linha verem e marcarem ...

Cumps

Re:Irrelevante!

Para mim, não isento a arbitragem de Carlos Xistra de erros.

Mas dou-lhe o mérito, de ter tentado que no primeiro jogo da época tivesse dado a oportunidade para que as duas equipas jogassem bom futebol sem muitas interrupções.

Jogadores e treinadores das duas equipas assim não o quiserem.

Esta é a minha opinião.

Quanto a Petit, recordo-me do lance.
Mas não creio que tivesse sido por forma a prejudicar o Benfica, porque se o quisesse fazer tinha expulso o mesmo Petit, sem favores antes dos 15 minutos iniciais.

Re:Irrelevante!

Estás a misturar actuação disciplinar com a actuação técnica! Um cartão amarelo a mais, um a menos num jogo normal não tem qq importancia ... mas muitas vezes se mostrado na altura certa acalma o jogo e melhora o espetáculo.

Aquela falta sobre o Petit não é marcada para permitir "que se jogasse bom futebol"?

É este tipo de lances que irritam os jogadores e se não é o árbitro a por mão naquilo o que é que ele está lá a faze?

Os jogadores sentem se o árbitro é justo ou não e o árbitro tem aqui uma missão pedagógica de quem está envolvido emocionalmente no jogo!

Uma missão que infelizmente o árbitro ontem não soube ter ...

Cumps

Slick, aceito o teu argumento

e compreendo assim que os jogadores do Boavista tenham ficado irritados após as faltas sucessivas de Petit nos primeiros minutos do jogo, que culminaram numa entrada violenta sobre Rui Óscar se não estou enganado, que por si só dava direito a vermelho directo.
Isto aos 15 minutos sensivelmente.
Também o F.Aguiar deu um contributo assinalável nessa altura em que por acaso o Boavista controlava o jogo e criava jogadas de perigo com alguma regularidade, tendo inclusivé tido algumas ocasiões claras de golo.

Curioso, foi o facto do Martelinho ter sido o único jogador obrigado a sair por lesão.

O que também deve ter irritado os seus companheiros.

Re:Com atitudes, não com palavras...

Por o Camacho colocar o Fernando Aguiar não quer dizer que quer que haja porrada.

Admiro-me que quando regressou do U. de Leiria ninguem o considerava um jogador agressivo.

-O Camacho também não se referiu apenas aos jogadores do Boavista;
-Retirou o Fernando Aguiar ao intervalo, será porque? se calhar viu que o Andersson fazia mais faltas e era mais agressivo!?;

O Boavista foi uma imagem de Pacheco, jogar sobre o jogador que tem a bola, parar as jogadas, não deixar jogar e aproveitar no contra-ataque.

O àrbitro deveria ter sido mais agressivo em amarelos e ou vermelhos, de certeza que os jogadores "amaciavam" mais.

Cdomos.

Re:Com atitudes, não com palavras...

O Fernado Aguiar já era assim, no Maritimo..

Quanto ao Boavista ser a imagem de Pacheco.

Já no tempo de Manuel José me lembro de jogaram assim.
Apenas o Jaime Pacheco, pela sua forma de estar transparece mais essa imagem.
Que aliás, deu excelentes resultados, internamente e externamente (serão os árbitros diferentes, ou o Boavista jogava de forma diferente?)

E já agora, o jogo foi duro de parte a parte.
Que não se queira passar a imagem de que só os jogadores de xadrez andaram por lá a descascar.

Re:Com atitudes, não com palavras...

Não de maneira nenhuma, foram ambas as partes. Estava apenas a defender a tese de Camacho.

Porque a I Liga tem que ser Futebol.

Cdomos.

Re:Com atitudes, não com palavras...

Como disse ao Slick, Camacho dá uma excelente contribuição ao futebol Português, ao colocar o F.Aguiar, e vou mais longe, o Argel, na equipa principal.
Inclusivé na europa. Deve ser para publicitar o Euro2004.

Agora, eu nem sensurava o Camacho de os colocar, pois cada treinador tem as suas ideias, e eu por exemplo até gosto de jogadores batalhadores e sinceramente gostei da movimentação, dinâmica, jogadas de ataque em pouco espaço e rapidez do jogo do Bessa.
Talvez a malta prefira o futebol brasileiro, onde grande parte dos jogadores joga a passo, podendo quase dar entrevistas durante o mesmo.

Uma questão.

Paulo Catarro-"Ronaldo, quais foram as principais diferenças e impressões que retirou do primeiro treino em Manchester"?
C.Ronaldo--"Jogam mais duro...(pausa) e a bola é trocada com muito mais rapidez"?

Sintomático.

será efeito de tinto?

concordo plenamente com camacho, o arbitro de facto n deixou jogar,pois de deixasse expulsava o fernando aguiar,o petit e o ricardo rocha logo bem cedo ,assim evitava possiveis lesões nos jogadores do boavista e o jogo ganhava mais tempo corrido...
aposto q deve ser algum presente engarrafado do vilabinho q o camacho bebeu

Re:Só...

mais uma coisa, qual foi o jogador do Boavista k ficou lesionado? A ñ ser o Martelinho mas ele lesionou-se sozinho ou ñ foi, foi o Fernando Aguiar o Petit ou foi o Ricardo Rocha k atirou um bocadinho de relva para os olhos e ele lesionou-se no joelho?;-)tou a brincar, mas agora falando a serio kem é k se lesionou? k eu saiba foi o Sokota e ele é jogador do Benfica ñ do Boavista!
Saudações

Re:Só...

Pois, mas a lesão do Sokota também não foi em nenhuma falta do adversário...

Re:desculpa...

o k é k o Fernando Aguiar fez de tão grave para ser expulso? O Petit merecia o amarelo, sim é verdade mas mais do k isso? E o Ricardo Rocha o k é k ele fez? O Fernando Aguiar tem fama de "sarrafeiro" é verdade k em mts jogos ele dá pau k se farta, mas ñ quer dizer k lá por ter fama tenha de ser "sarrafeiro" os jogos todos e este sinceramente na minha opinião ñ o foi, o Petit entrava durinho mas ñ para ser expulso pk ele entrava como todos os jogadores do Boavista entravam, excluindo o William, o Frechaut e o Éder acho eu, e nenhum dos outros jogadores do BFC foram expulsos pk é k teria de ser o Petit ñ fez nada k os outros ñ fizessem até fez bem menos, pk eles eram 7 ou 8 e ele era aenas 1! E o Ricardo Rocha ñ ha nada para dizer porque teve um jogo perfeitamente normal até nem dei mt pela sua presença se calhar tou errada mas ñ vi mesmo nada de mal da parte dele! Já agora se o Vilarinho ofereceu alguma coisa ao Camacho ou ñ, ninguém tem nada a ver com isso e ñ presisas de ser indelicado!
Saudações a todos!