Agostinho vs Scolari | Relvado

Agostinho vs Scolari

 

Que acham destes dois seleccionadores? Agostinho Oliveira escolhe os melhores em forma, as vedetas e tem sido praticamente consensual. Luiz Felipe Scolari tem sido muito polémico, escolhe os jogadores por critérios de balneário, de dedicação, mas nem sempre estão em forma e nem sempre são os melhores. Quem é melhor na vossa opinião? Qual das perspectivas é a ideal?

Primeira Página:

Comentários [10]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A altura

em que é posta esta questão, é muito má escolhida, só porque o homem está com maus resultados já não vale nada? só por o Quaresma não estar a jogar tão bem como no Porto, já alguns relvas puseram o seu valor e maturidade em questão. O que me parece é que alguns relvas estão contentes com os deslizes de Agostinho só por este ter "confrontado" o Deus Scolari (como alguns parecem olhar para ele). Vamos cá ver uma coisa, Portugal sub21, não está a enfrentar Luxemburgos, Estónias e afins, mas sim algumas das seleções mais fortes que tenho visto (quem tem visto a França A a jogar, não terá medo de afirmar que os sub21 apresentam mais futebol). Também a sorte não tem estado do lado dos jovens Portugueses, que têm sofrido os golos logo a seguir a oportunidades desperdiçadas pelos mesmos, ou em momentos em que estamos a jogar mais. Culpas da defesa? Sim, é claro, pois a convocatória foi muito mal feita neste sector, mas que também tem existido uma falta de sorte, penso que isso é nítido, tanto com os árbitros como com as incidências do jogo. Em relação á qualidade dos dois, o Sr. Agostinho tem feito muitos erros neste Europeu, assim como Scolari cometeu erros, principalmente, contra a Grécia onde levou um banho táctico do Alemão. Sinceramente não sei qual o melhor. Consigo perceber as ideias de Scolari, que quer um grupo unido, mas não me peçam para concordar com as suas opções, mas, não é por não concordar que vou desejar que os A se espalhem a torto e a direito no mundial. Cumprimentos.

Se é pretendido

Comparar ambos os treinadores, quando , um deles vem somando desaires..e comparar , com estes lapsos, contra alguém qua ainda não jogou...mais vale logo colocar num pedestral Scolari pelo que ainda não fez, e pensar a forma de hara-kiri a Agostinho O . !! Isto, é o mesmo que hipoteticamente, colocar a comparação : após um jogo mais que falhado de Ronaldinho , pedir para comparar , com Beto que fez o jogo da vida dele...e perguntar a quem, vive sem memória e de forma emocionada ambas as situações... Ou seja, arranjem logo o caixão e a gloficação do novo Deus!!Assim , ambos serão necessários, de certeza!

Prefiro

Um grupo de onze jogadores medianos a jogar como equipa do que onze craques a jogar cada um para o seu lado. Para bom entendedor meia palavra basta.

Eu prefiro Agostinholari

Ou seja, pelos motivos apontados uma mistura dos dois seria perfeito!

eu!

nt

Dado o contexto actual, é fácil

Quer-me parecer que tanto aqui como aqui, temos matéria para discernir as diferenças entre equipa de vedetas e equipa por 'critérios'. Agora resta-nos esperar, para ver se aquilo dos 'critérios' funciona mesmo. Pessoalmente, sempre achei que funciona melhor.

Já que se fala de balneário...

...porque não se pergunta aos respectivos "balneários" das duas Selecções, a AA e os Sub-21? Pois! Pelo que tenho visto das entrevistas com os jogadores da Selecção A, não é de agora que estes falam sempre da união que existe no balneário, ao ponto de falarem em família. Neste aspecto, Scolari ganha pontos ao Agostinho Oliveira. E se uma família unida é sempre mais forte, então FORÇA PORTUGAL! PS: Eu sou, tu és, ele é Português.

Dois estilos

É sem dúvida uma altura complicada para colocar esta questão. Fica o mais recente, fica a ideia que Agostinho não costuma fazer bons trabalhos ou que é mau treinador ou mau formador. O que é errado. São dois estilos distintos. Muito que há a dizer sobre isso, foi dito no próprio artigo. Um convoca os considerados unanimamente os melhores, o outro os que para si são os melhores, conhecendo-os, confiando neles e dando-se a conhecer, a ele e aos companheiros, tratando a própria selecção como o 'seu clube'. É mais ou menos assim. Em qualquer fase final, seja de Europeu ou Mundial, o que há a fazer, independentemente das escolhas do seleccionador, é construir uma equipa consistente. Coesa. Que se entenda, que se conheça minimamente, que os jogadores se complementem, que cada posição tenha 2 ou 3 opções, que os jogadores estejam bem fisicamente. Que seja um todo, tal como uma equipa. Antes de tudo, antes dos craques do ataque, que os magos no campo, é necessário consistência no meio-campo, personalidade e segurança na defesa. Visto isto, é na minha opinião mais viável o estilo Scolari, ao invés do de Agostinho. O que não quer dizer que a forma de trabalhar deste último não possa dar resultados, e a do primeiro seja infalível. Claro. Ambos podem ganhar ou perder. Teem é que trabalhar bem, não só durante a competição, como no estágio de preparação, o que me parece que não foi feito nesta selecção sub-21.

Os dois?

Relados nâo dão um bem feito...

Pergunta tendenciosa

Essa é uma questão tendenciosa, por ser colocada numa altura em que os resultados do Agostinho não são os melhores. Daí ser relativamente fácil optar pelo Scolari. De qualquer forma eu entendo, como sempre entendi, que devem ser convocados os melhores na óptica do seleccionador. Ele, melhor que ninguém, saberá qual a melhor fórmula para obter resultados. O que é certo é que sempre tivémos seleccionadores que convocavam pelos nomes, pelo que a imprensa e a generalidade dos comentadores entendia serem os mais aptos. E nunca tivémos resultados compatíveis com a qualidade individual dos nossos praticantes. Scolari convoca pela sua cabeça, e chegámos, pela primeira vez, a uma final.