Afinal, para o árbitro foi João Pinto o agressor | Relvado

Afinal, para o árbitro foi João Pinto o agressor

 

Atletas ouvidos sexta-feira
Note-se que os dois atletas já foram suspensos preventivamente pela Comissão
Disciplinar da Liga de Clubes durante 12 dias, isto enquanto lhes foram
instaurados processos
disciplinares. Prevê-se assim que o castigo
a aplicar aos atletas seja superior a um mês.
Entretanto os jogadores vão ser ouvidos nesta sexta-feira na sede da Liga pelo
Conselho Disciplinar (CD).

Carro do árbitro danificado durante Benfica-Sporting
De salientar que no relatório do jogo, o árbitro António Costa revela ainda que
o seu automóvel foi vandalizado durante o Benfica-Sporting do passado sábado. O
jornal A Bola nota que no documento o juíz
refere que a sua
viatura se encontrava danificada, apresentando vários riscos ao longo do lado
esquerdo, nomeadamente os painéis das portas traseira e dianteira, bem como o
guarda-lamas dianteiro do mesmo lado.

Primeira Página:

Comentários [39]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

António Costa para a jarra

Eu gostava era de saber o que vai acontecer ao árbitro, depois de se provar que escreveu uma coisa errada e que é mentira e que vai provocar danos em equipas profissionais.

Deve ser castigado ou será que vai haver impunidade mais uma vez para essa "cambada" que tem o apito na boca e que só fazem asneiras atrás de asneiras e que não são castigados...

E porque não alterar os relatórios depois de serem visionadas as imagens? Era tudo mais correcto...

Paulinho Santos

Eu continuo a dizer que o Paulinho Santos é um santinho!

Viva o Porto carago!

Tão santo...

que até tem Santos no nome

ehehehehhe

eis...

eis o regresso dos Torquemadas...!

(estas tuguices metem-ne nojo...)

SuperVergonhoso!!

Qual SuperLiga qual quê?! Com Conselhos de Disciplina como os nossos as pessoas ainda vão deixard e assistir a jogos de futebol para irem ver reuniões do Conselho de disciplina, qual peça cómica de 1ª qual quê.

É muito feio que a comunicação social nao pare de empolar um caso que já passou e que deve ser decidido e ajuizado na altura e pelas pessoas certas.
Agora dizer que o JVP deu um murro ao Zahovic...calma. Só quem não for imparcial pode dizer uma coisa dessas. O JVP deu um empurrão com a mão direita no Zahovic mas nem sequer lhe acerta na cara, antes sim no pescoço(vistas e revistas as imagens em camera lenta).
Este empurrão é tão igual ao que o Zahovic deu ao JVP depois de o ter agarrado e levantado do chão.
Custa-me ver as pessoas qui defenderem que o Zahovic não fez nada e que o JVP é o agressor, etc.
Mas alguém sabe, por exemplo, com que intensidade Zaho apertou o peito ao JVP?! Em termos de agressão até poderia doer mais e ser mais perigosa.
Bem, só espero que parem para pensar um pouco e que tentem dar as opiniões com isenção senão não servem de nada.

Por uma justiça "musculada".

Em primeiro lugar, creio inacreditável a noção que JVP tenha respondido a uma agressão de Zahovic. O relatório do árbitro não incorreu nessa teoria, e ainda bem que assim o fez, em nome da verdade desportiva.

      É certo que JVP reagiu intempestivamente às acções do esloveno. E, nesse quadro, a sua expulsão seria aceitável. Mas julgo não estarmos na presença duma agressão, nem tão pouco dum soco.

      Sobre este caso, a minha maior preocupação não se refere sequer a este tipo de questiúnculas. Fere-me, contudo, a forma inadmisível como os jogadores de futebol, em particular em Portugal, se entregam alegremente a este tipo de desmandos.

      O que sugiro?

      Coimas pesadíssimas para este tipo de situações. A solução da uuspensão dos jogadores apenas penalisa os respectivos clubes (dado que para os jogadores visados, essa situação não passará dumas feriazinhas...). Há que multar fortemente este tipo de atitudes, de modo a colocar um ponto final nestas cenas tristes.

      É que os jogadores de futebol há muito que não jogam com amor à camisola. Logo é preciso atingir a sua maior "paixão", il "dinaro"...

      Mainada!

      end

Os dois são dois atletas experientes ...

Que já deveriam ter juizo, mas parece que não.
Quanto ao relatório do árbitro acho muito estranho que não esteja lá descrito o magnifico sprint de Zahovic.

"João Pinto agrediu um adversário com um soco na face"
Quanto muito houve tentativa de agressão, pois a meu ver não houve ali nenhum soco, quanto muito um empurrão.

o castigo mínimo aceitável...

para o JVP, e mantendo a coerência(?), serão os 2 jogos de castigo "aplicados" ao Maniche na sequência da sua expulsão no Guimarães-Porto...

E para Zahovic???

Pela coêrencia um mínimo de três.

Saudações leoninas

Thy NightWolf

Re:E para Zahovic???

Só posso comparar situações comparáveis... não encontro nenhuma parecida sequer com a do Esloveno.

Re:o castigo mínimo aceitável...

lol... qual foi a parte despropositada??

é só rir!!

O árbitro veio aqui ler os comentários só pode

João Pinto agrediu um adversário com um soco na face, enquanto Zahovic empurrou um adversário de forma agressiva e grosseira.

Mas não há dúvida que esta "versão" corresponde muito mais à realidade do que a outra da agressão e resposta.

* PLO *

Já só faltava isto

Em primeiro lugar João Pinto não deu um soco em Zahovic.

O que ele (JVP) fez foi responder à provocação do esloveno com um empurrão do tipo "chega-te para lá e deixa-me em paz".

E Zahovic teve uma atitude grosseira? Será que alguem consegue definir correctamente o que é uma atitude grosseira? Concretamente acho que não.

Analisando friamente, é claro que João Vieira Pinto não deveria ter feito o que fez. Mas coloquem-se por momentos na pele do "grande artista". Não teriam feito o mesmo (ou quem sabe muito pior)?

Por isso, e para acabar com as dúvidas e questões de "moralidade" que estão a se levantar um pouco por todo lado, defendo o seguinte castigo:

2 Jogos para João Vieira Pinto - já que ele foi expulso com cartão vermelho directo, e esta penalização terá obrigatoriamente de ser mais pesada do que uma simples acumulação de amarelos.

3 Jogos para Zahovic para servir de lição a todos aqueles que servem de prevaricadores e incentivadores à violência.

Saudações leoninas

Thy NightWolf

Cada vez tenho mais certeza...

Que se Zahovic não se tivesse estatelado no chão, como se tivesse levado uma "esquerda á Tyson", nada disto teria acontecido.

Mas nada mesmo!

Às tantas, levavam um amarelo cada um e ficavam todos contentes.

Enfim......

Para que conste... (NP)

Por ser verdade... aqui faço dois reparos, que as imagens televisivas comprovam, sem margens para dúvidas:

  • no momento em que Zahovic pegou em JVP, o árbitro estava de costas para eles (ou seja: não viu como tudo começou)!
  • JVP não deu um soco em Zahovic... e é muito forçado falar-se em estalo, pois ninguém estica os dois braços para a frente para dar um estalo - acho eu!

    (Claro que agora podemos discutir - se calhar alguém até se vai lembrar de propor um artigo sobre isso - o que é, tecnicamente, um soco, um estalo, um empurrão, uma cuspidela, um carolo, uma cabeçada, etc...).

    Eu continuo a dizer que a cena mais "picante" se passou assim:
    JVP empurrou Zahovic: a mão direita de JVP tocou no ombro esquerdo do benfiquista e a mão esquerda acabou por tocar na cara (e pescoço?) do esloveno, na sequência do movimento dos dois braços para a frente. Antes também Zahovic o empurrou ligeiramente, quando o pousou no chão!

    Que raio! Será tão difícil assim... ver como as coisas se passaram?

    É certo que é possível questionarmo-nos sobre a intensidade e a intencionalidade do toque... mas se vamos chamar àquilo "agressão" (nos termos e com o enquadramento em que usualmente o fazemos), o futebol vai acabar num instante, pois, como já escrevi noutro post, em cada jogo há 5, 10, 15 "agressões" iguais àquela que imputam ao JVP (reparem bem em todos os cantos - como alguém me lembrou numa conversa recente) ! E, assim sendo, as simulações, as teatralizações vão aumentar... pois todos se vão lembrar de como deu resultado com o Zahovic (para não citar outras famosas encenações - e aí há de todas as cores)!

    Para já... fico por aqui! :o)

    Saudações leoninas
  • Ao NP

    Eu continuo a dizer que a cena mais "picante" se passou assim:
    JVP empurrou Zahovic: a mão direita de JVP tocou no ombro esquerdo do benfiquista e a mão esquerda acabou por tocar na cara (e pescoço?) do esloveno, na sequência do movimento dos dois braços para a frente. Antes também Zahovic o empurrou ligeiramente, quando o pousou no chão!


    Ainda bem que mencionar isso Nelson, porque a questão passa também por aí!

    Quantas vezes tiveste de visionar as imagens para teres esse discernimento? Quantas repetições pudeste analisar do mesmo?

    O árbitro só teve uma Nelson e foi em tempo real. Do jogo, a imagem que me ficou quando vi, que julgo poder dizer-se que é a que fica - é a que João atinge com a mão (aberta) Zahovic na face.

    Se vamos entrar aqui no que deverá ser uma agressão é outro assunto. Se vamos falar de intencionalidade do acto do JVP ou até de intensidade, temos de ir buscar o Pôncio Monteiro (especialista nesses casos).
    Eu entendo que se pode considerar agressão. Tu entendes que não. As nossas posições são antagónicas quanto ao conceito do que deve ser uma agressão, mas não do que foi visto e revisto na TV.

    Não é necessário perguntares Que raio! Será tão difícil assim... ver como as coisas se passaram? porque (salvo excepções pontuais de alguns relvas) isso é pacífico. O que nos afasta são interpretações mais subtis dos factos constatados.

    * PLO *

    Re:Ao NP

    (...)"Do jogo, a imagem que me ficou quando vi, que julgo poder dizer-se que é a que fica - é a que João atinge com a mão (aberta) Zahovic na face"(...)

    Ao árbitro pareceu um soco... muito estranho, no mínimo! E ele estava ali a 4 ou 5 metros... se calhar, o melhor mesmo era o árbitro ter apitado sentado na bancada! Pelo menos tinha visto aquele vigoroso sprint (tentativa de agressão?)

    :o)

    (...)"Eu entendo que se pode considerar agressão.(...)

    Por acaso eu também entendo que se pode considerar agressão, sim... mas não com a intensidade e a intencionalidade que alguns lhe querem atribuir! E não é preciso chamar o tal "perito"! :o)

    E, acima de tudo, o que digo é que foi uma "resposta", seja a um empurrão, seja a uma provocação! E isso constitui, para mim, um atenuante! Por outro lado, o que eu digo é que, se aquele movimento é uma agressão, então penalize-se todo e qualquer toque parecido ou semelhante (acontecem "às dezenas" em todos os jogos)! E isso... desconfio que não vai acontecer! Oxalá me engane...

    Quanto às divergências de opinião, às tais subtilezas... que seria deste fórum sem elas? :o)

    NP

    Atenuantes!

    E, acima de tudo, o que digo é que foi uma "resposta", seja a um empurrão, seja a uma provocação! E isso constitui, para mim, um atenuante!

    Não penso assim pessoalmente, nem acho que as leis devam ser mais brandas com quem "responde" do que com quem "tem a iniciativa".
    Não podemos entrar na lógica do "olho por olho". Há que penalizar ambos por igual, pelo menos no que respeita ao desporto - se existe alguma intenção de banir a violência do futebol!

    * PLO *

    PS: Quando era puto, fiz natação muitos anos no FC Porto e lembro-me que um certo dia, a professora mandou-nos fazer um exercício (bastante vulgar) que consistia em pormos as mãos contra a parede da piscina, permanecendo de pé voltados para a mesma, criando assim um "túnel" que tinhamos de percorrer nadando submersos, à vez cada um.
    Quando chegou a minha vez, um outro miúdo apertou-me contra a parede com as pernas, para que me faltasse o ar e eu não conseguisse acabar o exercício.
    Dei-lhe um soco na barriga (este foi mesmo um soco, garanto-te) e ele largou-me logo começando a chorar.

    Fui agredido? Não
    Agredi? Sim...

    Serviu-me de atenuante, o facto de ter respondido? Não....LOL
    Havias de ter visto o sermão de meia hora que levei no fim quando todos foram embora....

    Re:Atenuantes!

    (...)"Fui agredido? Não.
    Agredi? Sim"(...)


    Bem... se calhar... se não tivesses dado o soco no rapaz... tinhas morrido afogado! :o)

    Foi... legítima defesa! :o)

    Agora a sério: é claro que a "resposta" tem de ser proporcional...

    Citando uma frase que ouvi de uma farmacêutica (a propósito dum medicamento muito forte que as pessoas utilizam para uma simples dor de cabeça):
    "não se chamam os bombeiros para apagar um fósforo"!

    Apesar de estar com muito sono... acho que me fiz entender, certo?

    Bom fim de semana!

    NP

    Re:Atenuantes!

    Claro!

    Bom fim de semana!

    * PLO *

    Quando salta a tampa aos malucos...

    O que vale é que ninguém viu a correria, perdão, o relançamento da carreira do Zahovic...

    ...estariam observadores na bancada?


    sua viatura se encontrava danificada, apresentando vários riscos ao longo do lado esquerdo, nomeadamente os painéis das portas traseira e dianteira, bem como o guarda-lamas dianteiro do mesmo lado


    Se calhar foi o anão...

    Opiniões variadas...

    Quem dá razão ao arbitro que dê um passo em frente... :)

    Vergonhoso!!!

    Sinceramente não acredito nisto... Então como é possivel afirmar-se que o João Pinto foi agressor!!! Então mas não há imagens?? Será que não têm olhinhos na cara? Toda a gente viu que aquilo não foi agressão... Mas que raio de competência têm esses Senhores... Aqui está o podre do nosso futebol... Julgam mal, tarde a más horas...
    Não sei até onde isto nos levará...
    Pede-se com urgência uma revisão completa de todos esses Senhores... Pessoal competente é o que se exige!! E rápido...

    Saudações Benfiquistas.

    Caro estrelado, repara...

    Não defendo que tenha havido uma agressão no sentido corrente da palavra.

    Não o magoou, isso é certo!

    Mal lhe deve ter tocado, se formos a ver bem....

    Mas o que importa (friso bem - do ponto de vista legal) é se a atitude de JVP se pode enquadrar dentro dos parâmetros de uma agressão ou de uma tentativa de agressão.

    E o que eu defendi desde o início aqui, não foi nem castigos ou linchamentos para o JVP que não merece, nem comparações estapafúrdias com o caso do Deco/Pepe que não tem cabimento, mas sim unica e simplesmente que o acto de JVP é (friso bem - do ponto de vista legal) rotulável como agressão enquanto que o de Zahovic não!

    Chamem os nomes todos ao Zahovic que quiserem, mas a verdade continua, para mim e pelos vistos agora para o árbitro também, a ser esta!

    * PLO *

    Re:Caro estrelado, repara...

    Até percebo... vocês estão "extasiados" da vitória no campeonato e não andam a pensar direito.


    mas sim unica e simplesmente que o acto de JVP é (friso bem - do ponto de vista legal) rotulável como agressão enquanto que o de Zahovic não!


    Também muita gente diz que o "encosto" do Roberto Carlos ao árbitro não é agressão. Afinal, o que é uma agressão "do ponto de vista legal"? Só socos e pontapés?

    E será que cuspir é uma agressão?

    Re:Caro estrelado, repara...

    Cuspir dá direito a vermelho!

    Amigo Plo...

    Comprendo o alcance das suas palavras, mas não posso concordar com elas... Porque para mim o que é, é!!! João Pinto não agrediu o Zahovic... Zahovic fez teatro, ao simular uma agressão!
    Isto é que não está correcto...
    As imagens demonstram isso...

    Saudações Benfiquistas.

    Re:Amigo Plo...

    caro estrelado,

    As imagens mostram um gesto de JVP na direcção do rosto de Zahovic

    tens 2 opções:

    - Ou consideras "agressão"

    - Ou não consideras e vamos andar aqui a discutir "intensidades" como o Pôncio Monteiro..

    Mas, sem te querer desrespeitar de forma alguma, vou-me silenciar quanto a esta questão sobre a qual já me pronunciei mais do que o que pretendia, convicto que frisei bem o meu ponto de vista.

    * PLO *

    PLO?!Parametros?!

    Parametros de agressão?! Então mas isso está estipulado nalgum código de conduta desportiva.
    É que o que para ti é agressão para mim pode não ser nada ou vice-versa.
    Neste caso, se se entende que o que o JVP fez é agressão, então para mim, o acto do Zahovic também é uma pura agressão grosseira. Será assim tão dificil compreender isso?!

    Re:PLO?!Parametros?!

    caro abandeira,

    Não tenho um conhecimento da lei tão profundo que me permita afirmar categoricamente que assim é.

    Mas penso que há certas situações (os tais parametros) que estão bem definidas como sendo puníveis com o cartão vermelho.

    Olha...cuspir no adversário, por exemplo!

    Visionadas as imagens do gesto que JVP tem (seja empurrão ou estalo ou o que quiseres..o gesto está lá) resta saber se pode/deve ser considerado agressão.

    Para mim e pelos vistos para o árbitro deve. É a minha opinião e tenho direito a ela como deves compreender.
    E ter esta opinião é muito diferente de andar aqui a pedir castigos e linchamentos para o JVP. Nisso, não alinho!

    Um abraço,

    * PLO *