O futebol Europeu | Relvado

O futebol Europeu

 

Num passeio descontraído ou numa corrida sinuosa, as principais Selecções garantiram a presença no Suiça-Áustria 2008. De que Selecções esperavam melhores desempenhos? Na minha opinião, lamentavelmente, Portugal foi a que mais decepcionou. Até porque ainda não há certezas sobre a sua qualificação…Arrisco ainda que a nossa Selecção foi tremendamente bafejada pela sorte aquando do sorteio. O que pensam vocês sobre o nosso grupo? Um dos mais acessíveis, digo eu. Portugal era a única grande Selecção, tendo como concorrentes a Polónia, a Sérvia, a Finlândia e a Bélgica, Selecções com legítimas esperanças de apuramento, mas de um segundo plano. Ao observarmos os outros grupos, não é raro descobrirmos a presença de duas Selecções de grande categoria (a França e a Itália no grupo B, a Republica Checa e a Alemanha no grupo D, e a Suécia e a Espanha no grupo F, por exemplo), e ainda uma ou outra com aspirações aos dois primeiros lugares. Face a este cenário, como podemos nós classificar o desempenho da nossa Selecção?E que outras Selecções vos surpreenderam? Confesso que não esperava os progressos que muitas apresentaram. Que dizer das sensacionais cavalgadas da Croácia e da Roménia? Surpreendentes são também as evoluções da Escócia, Irlanda do Norte (o futebol britânico em grande forma) e Israel. Penso ainda que seria extremamente injusto não deixar uma palavra de reconhecimento e apreço à simpática Selecção do Liechtenstein que, apesar de terminar na última posição do seu grupo, consegue 7 pontos (!), duas vitórias e 9 golos. É de louvar o abandono da mentalidade exclusivamente defensiva. Que comentários tecem às prestações deste quarteto? E que selecções poderão dar o salto para a primeira divisão do futebol Europeu?
Um parágrafo para a Campeã. A Grécia, após ter falhado o último Mundial, está de volta às grandes exibições. Apurou-se no primeiro lugar do grupo C com 28 pontos (9 vitórias, 1 empate e uma derrota). Acreditam numa nova surpresa?
A finalizar, considero que, globalmente, a qualidade do futebol europeu está a aumentar. Partilham a mesma ideia? É com satisfação que vejo o despontar de novas selecções com capacidades para ombrear com os “velhos tubarões”. Depois de uma fase de qualificação muito disputada, penso que o próximo Europeu poderá ser um dos melhores...Resta esperar..[Ka!s3r^], II

Euro 2008:

Comentários [38]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Cagões como sempre...

França, Inglaterra e Espanha... Nas ultimas la se apuraram..falta a Inglaterra mas penso que tambem será apurada! Até agora vejo uma Alemanha muito forte e uma Holanda a jogar muito bem.

Re: O futebol Europeu

Discordo completamente. Acho que Portugal calhou precisamente num dos grupos mais complicados e desde o inicio que previ que íamos ter dificuldades. Finlândia e Sérvia mesmo se não se apurarem (hope not) deram luta até à última jornada, para não falar na Polónia que vai vencer o grupo e garantir a sua primeira presença num Euro. Contando ainda com a Bélgica, que teve uma prestação abaixo das expectativas, são 5 selecções para 2 lugares de apuramento. Não sei como se pode dizer que é um grupo acessível!...Mas enfim. Quanto aos outros grupos, estava-se a ver que iam haver várias surpresas, como a Escócia, a Rússia e mesmo a Irlanda do Norte. Agora nesta penúltima jornada as coisas como que viraram a favor das selecções mais cotadas: a Escócia foi eliminada, a Rússia passou a não depender de si própria para se apurar, dando esse estatuto à Inglaterra e a Irlanda do Norte, depois de um início fulgurante, está também quase eliminada. As selecções mais fortes, com mais ou menos dificuldade, acabaram por se impor. A ver vamos se Portugal não é a única surpresa pela negativa. Este próximo jogo é mais dificil do que parece e salvo erro, se Portugal empatar, e a Sérvia vencer os 2 jogos que tem em atraso, passa a Sérvia. Muito, muito cuidado.

Re: Re: O futebol Europeu

Peço desculpa pelos meus erros. A Polónia ainda não venceu o grupo e basta apenas um empate para garantirmos a qualificação.

Portugal

Tem sem dúvida ao frupo, a melhor selecção de jogadores. Mas isso não é dizer equipa.Apesar do pender" faço equipa" de Scolari, a verdade é que nunca soube jogar entre sectores, e a qualidade de jogo é parca. Não será pela qualidade de jogadores. Cumps.

Eu só espero

que não nos saia a Grécia na rifa. Era muito azar se tivéssemos de apanhar outra vez os gregos no nosso grupo...

Falando bem verdade...

Sinceramente quero que a selecção passe, como é OBVIO, mas tenho o ligeiro pressentimento que a Finlandia vem ganhar a Portugal! Digo isto porque Portugal joga sem NENHUM AMOR A CAMISOLA!Sem nenhum objectivo comum, sem garra, sem aquela caracteristica da geração de Figo e Rui Costa...Este jogo contra a Arménia foi uma autentica vergonha, foi ver o Ronaldo e o Quaresma a tentar malabarismos sem nexo...foi ver um jogo sem garra, um jogo em que o publico se desligou completamente da selecção...foi o pior jogo da selecção em casa, que me lembro de ver! E depois vejo que com a modestia Finlandesa, e com o nariz empinado, com que andamos, não sei porque carga da agua, vejo que vai ser um bico de obra este jogo. Deus queira que esteja enganado...Deus queira... E assim, não peço que me critiquem quando assumo que prefiro ver jogar o Benfica que a selecção. Chorei naquela meia-final com a França em 2000, e a partir dai desliguei um pouco..... Desde Neca's e restantes equipes tecnicas irem as putas na Coreia, passando por murros em arbitros...depois com as sucessivas naturalizações de jogadores que viram que nunca iriam ser chamados a selecção do seu pais e viram que Portugal seria um bom chamariz...passando por seleccionadores que dão murros em jogadores de equipas adversarias, mais jogadores que nas camadas jovens roubam carões aos arbitros...mais Lobbies em todos os escalões jovens da selecção... É um pais, é uma bandeira que ELES têm que HONRRAR!Até a ultima gota de suor, pois estão a jogar sob o hino, sob uma bandeira...e quando (ate podemos ir as meias-finais, HORNA lhes seja feita) vemos o proprio publico assobiar a sua selecção nacional...algo vai mal... P.S:Aquela coisa das nacionalidades que acima referi não contem qualquer indole racista...LONGE DISSO! Tem sim, e somente uma indole OPORTUNISTA...enetendam-na se quizerem. Fiquem Bem

Desculpa lá mas...

«foi ver o Ronaldo e o Quaresma a tentar malabarismos sem nexo...» Por acaso neste jogo até fiquei admirado com o Quaresma, jogou muito mais para a equipa do que o habitual. Estás a analisar este jogo não os anteriores.

Re: Falando bem verdade...

Se tivesse pontos, moderava-te com um bem escrito.

Re: Re: Falando bem verdade...

Muito obrigado, nem que seja pelo virtual :P Boa Semana

Re: Re: Re: Falando bem verdade...

Pra ti tb! :)

Euro 2008

A Minha Previsão 1º Alemanha***** 2º Itália***** 3º França***** 4º Portugal**** 5º Holanda**** 6º Inglaterra**** 7º Espanha**** 8º Rep. Checa*** 9º Grécia*** 10º Suécia*** 11º Croácia*** 12º Roménia*** 13º Turquia*** 14º Polónia** 15º Suiça** 16º Austria*

Re: Euro 2008

Acho que apenas depois de vermos a constituição dos grupos, é que podemos ter uma ideia de até onde pode chegar cada selecção.

Re: Re: Euro 2008

Concordo... mas não deverá andar muito longe disso... os actuais oito primeiros são 1.os e 2.os cabeças de série portanto... é esperar para ver. Cumprimentos

Re: Re: Re: Euro 2008

Eu acho que para conseguirmos fazer um Europeu de jeito temos que estar num grupo complicado. Sempre que calhamos em grupos teoricamente faceis, acabamos por desiludir.

Re: Re: Re: Re: Euro 2008

Infelizmente é verdade... gostaria de apanhar já na fase de grupos uma destas 3 fantásticas equipas: • França • Itália • Alemanha Mas infelizmente não vai ser possível Cumprimentos

A única vez que chegamos a uma final

não apanhamos a França. Das 4 Meias Finais em que estivemos fomos eliminados 3 vezes pelos Franceses! Sempre pela Margem mínima! E sempre em jogos inclinados. Portanto tudo menos a França.

Re: A única vez que chegamos a uma final

Jogos inclinados? Em 84 ainda era demasiado puto, mas pelo que vi de resumos, apenas nos deixamos bater no prolongamento de forma parva. Em 2000, apesar de toda a conversa com que possam vir sobre se o fiscal de linha viu ou não, o Abel Xavier jogou a bola com a mão. Em 2006, o penalty que deu o golo da França, existiu. Deixem a mania de culpar os outros pelos nossos insucessos! Senão a Sérvia e a Finlândia também se podem queixar que só estão a 3 pontos de Portugal, porque o jogo com a Arménia foi "inclinado". É claro que agora vão responder afirmando que já tivemos muitos jogos em que fomos prejudicados. Mas um erro não se corrige com outro erro.

Um pouco de tudo

Enquanto nos estamos aqui a nos lmentar, por dependemos de nos mesmos para nos classificarmos, os Ingleses estavam a rezar para que Israel pudesse ganhar a Russia. Enquanto nos estamos aqui a nos lamentarmos por que ganhamos de 1 a zero 'a Albania os Holandeses comemoram a sua classificacao com uma vitoria com o mesmo resultado contra o Luxemburgo. Enquanto nos pensavamos que nao estamos a fazer nada para estar no mundial os Italianos se classificam a fazer um jogo miseravel contra a Escocia, que merecia ter vencido o jogo. Na minha opiniao, deviamos e poderiamos ter feito melhor, deviamos ja ter uma equipa organizada, onde nao houvesse as contantes falhas defensivas e que as transicoes fossem mais bem feitas. Na minha opiniao, precisamos do sargentao de volta, pois o pai Scolari nao poe o seu menino de ouro na ordem. Acredito que o calcanhar de Aquiles da nossa seleccao esta no mediatismo e protagonismo de Cristiano Ronaldo, ele que e' um jogador fora de serie, mas apenas consegue explanar todas as suas capacidades quando joga em prol da equipa nao como lhe aptece. Um puxao de orelhas apenas a ronaldo faria muito bem 'a nossa seleccao.

Re: Um pouco de tudo

Precisamos do Scolari? Antes do Scolari ser suspenso, estivemos 3 ou 4 jogos sem ganhar. Com o Scolari na bancada, ganhamos 3 jogos. No próximo, ele está de volta...

Re: Re: Um pouco de tudo

... e empatamos.

Re: Re: Re: Um pouco de tudo

Ou perdemos.

Re: Re: Re: Re: Um pouco de tudo

Ora lê lá bem o que ele escreveu. Precisamos é do Sargentão. Onde está aquele Scolari do Brasil? É que esta versão paternalista "proteger o minino" não anda a trazer nada de novo, ou de bom. Cá para mim, os ares de Portugal andam a amansar o homem. Mais fibra, caramba!

Re: Re: Re: Re: Re: Um pouco de tudo

Nada disso. Ele disse aquilo só para se justificar e arranjar uma desculpa para aquilo que fez!

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Um pouco de tudo

Mas "ele" quem? No meu comentário, estava a referir-me ao que o Pikapau disse, não ao que o Scolari disse. Mais uma vez, lê bem as coisas. Começas a parecer ter pressa em "bater" no Scolari ;)

O que é incrivel

É podermos conseguir a qualificação sem ter ganho qualquer jogo com os principais rivais (Finlândia, Polónia e Sérvia). Acabámos por ser a selecção mais regular contras as equipas mais fracas do grupo, Arménia, Cazaquistão e Azerbaijão. Se conseguirmos ganhar à Finlândia penso que o primeiro lugar é nosso, não estou a ver a Polónia ganhar na Sérvia. As equipas estão cada vez mais equilibradas e cada vez é mais difícil os mais fortes ganharem aos mais fracos, por exemplo Portugal teve muitas dificuldades em ganhar aos adversários mais fracos e os nossos rivais do grupo perderam pontos. Exceptuando alguns casos como San Marino ou Ilhas Faroe é difícil acontecer grandes goleadas, nesta jornada a Holanda em casa apenas ganhou por 1-0 ao Luxemburgo. Talvez as equipas portuguesas pudessem apostar naqueles mercados em vez de irem buscar brasileiros à terceira divisão. A verdade é que nos devíamos ter qualificado mais cedo, mas o facto é que tivemos sempre dependentes de nós, ao contrário de outros como a Inglaterra. Se não tivéssemos sofrido aqueles dois golos contra a Polónia e Sérvia já nos tínhamos qualificado. A nossa selecção não está a jogar nada, mas temos jogadores para chegar ao Euro e fazer uma boa participação, temos tido muitas lesões...antes do euro 2004 também não estávamos a jogar nada e depois quase que ganhávamos!

De todas as selecções a que mais pena...

...me deu foi a Escócia que teve o pássaro na mão, deixou fugir uma das patas e o árbitro assistente espanhol fê-los largar a outra. Deve ter sido um dos maiores desgostos para os adeptos e da forma como foi então...é desesperante. Actuações negativas, lembro-me da França que, sem ter feito por isso, acaba qualificada, em parte face ao atrás disposto e a Inglaterra que, quase seguramente, se vai qualificar após a preciosa 'ajuda' de Israel, ao bater a Rússia, este fim-de-semana. De resto, com mais ou menos tropeções, as equipas previstas qualificaram-se. Destaque para a Grécia, que levou uma coça da Turquia no início e depois deu um baile no seu grupo de apuramento.

Re: O futebol Europeu

Redacção MaisFutebol Caso garanta o apuramento para a fase final do Euro-2008, na próxima quarta-feira, a selecção portuguesa ainda pode integrar o pote 2 do sorteio. Para isso, é preciso vencer a Finlândia e esperar que pelo menos duas selecções de entre o quarteto formado por Alemanha, Itália, Rep. Checa e Inglaterra, que nesta altura estão à sua frente, não vençam os seus jogos. Os critérios estabelecidos pela UEFA para a definição dos potes e do ranking das 16 selecções apurados passam pela média de pontos conseguidos nas duas últimas fases de qualificação (Mundial-2006 e Euro-2008). Mas como três vagas de cabeça-de-série estão automaticamente atribuídas aos países organizadores e ao detentor do título, a hierarquia surge, desta vez, bastante distorcida: basta ver que, a uma jornada do fim, França e Espanha estão praticamente certos no último dos potes, aquele que em teoria, agrupa as equipas menos cotadas, enquanto a Croácia, por exemplo, está praticamente certa no segundo pote. A Holanda é o candidato mais firme à última vaga de cabeça-de-série, precisando apenas de somar um ponto na deslocação à Bielorrússia para acabar com as hipóteses da Alemanha ¿ a outra selecção que ainda pode atingir esse estatuto. Portugal está actualmente no terceiro pote, ocupando o 10ª lugar entre os 16 finalistas, mas pode ainda entrar nos oito primeiros. A possibilidade de a selecção portuguesa entrar no quarto e último pote também existe, mas apenas se os lusos garantirem a qualificação empatando com a Finlândia, com Polónia, Roménia e Suécia a ganharem os seus jogos. Se as coisas se mantiverem como estão, Portugal terá então a certeza de não defrontar Inglaterra, Suécia e Roménia na fase final, uma vez que estas são, actualmente, as equipas que completam o terceiro pote do sorteio. Ponto de situação a uma jornada do fim da fase de qualificação, havendo ainda nove candidatos às quatro vagas por atribuir: Pote 1 Grécia Cabeça-de-série como detentor do título Suíça Cabeça-de-série como país organizador Áustria Cabeça-de-série como país organizador Holanda (2,522) pode fazer entre 2,542 e 2,416 Pote 2 Croácia(2,381) pode fazer entre 2,409 e 2,272 Alemanha (2,363) pode fazer entre 2,416 e 2,166 Itália (2,333) pode fazer entre 2,363 e 2,227 Rep. Checa (2,304) pode fazer entre 2,333 e 2,208 Pote 3 Inglaterra (2,286) pode fazer entre 2,318 e 2,181 Portugal (2,240) pode fazer entre 2,269 e 2,192 Suécia (2,238) pode fazer entre 2,272 e 2,136 Roménia (2,217) pode fazer entre 2,250 e 2,125 Pote 4 Polónia (2,217) pode fazer entre 2,250 e 2,125 França (2,143) pode fazer entre 2,181 e 2,045 Espanha (2,143) pode fazer entre 2,181 e 2,045 Pelo menos uma vaga no quarto pote será ocupada por uma destas selecções ainda sem apuramento garantido: Sérvia (se Portugal não se apurar) 2,000 Turquia (tem 1,913 pode fazer entre 1,958 e 1,833) Rússia (se a Inglaterra não se apurar) 1,958 Noruega (se a Turquia não se apurar) 1,863 Finlândia (se Portugal e Sérvia não se apurarem) 1,615 Irlanda do Norte (se a Suécia não se apurar) 1,454 Curioso... acho que nunca uma fase final de um europeu teve um quateto de cabeças-de-série tão acessível. Mas vendo as coisas por outro prisma, aquilo que pode acontecer: • Holanda • Itália • Portugal • França Sinceramente não me importava.

jà hà muito

tempo que prefiro ver jogar um jogo de campeonato que um jogo da selecção

Desilusão !

Portugal desiludiu imenso porque estava no grupo teoricamente mais fácil, era cabeça de série e foi incapaz em jogos decisivos dar a "estocada" final quando seria imperativo tal acontecer. Relembro que quando fomos jogar à Polónia esta encontrava-se numa grave crise de resultados e se tivêssemos vencido, ou pelo menos empatado, provavelmente a Polónia não conseguiria dar a volta por cima ! Depois desse jogo eles catapultaram-se para uma série de jogos vencendo e colocando-os à frente do grupo. O primeiro jogo frente à Finlândia mostrou imediatamente daquilo que Scolari é, um treinador sem ideias e sem qualquer cultura táctica não sabendo dar a volta por cima ! Era imperativo face a todas as vedetas de grande nível que Portugal tem, fazê-los jogar como equipa já que éramos bem superiores aos adversários, algo que nunca foi capaz de o fazer com regularidade, a falta de ideias, a teimosia demonstrada mais uma vez pelo seleccionador transformou uma mais do que provável qualificação, numa quase eliminação impensável ! A ver vamos como nos iremos sair frente à Finlândia, mas esses vêm cá para ganhar e não são pêra doce ! Se devemos dar mérito a quem o tem, também devemos apontar o dedo a quem tem culpas no cartório, neste caso, a Scolari cuja sua saída da selecção peca por tardia. Não estou a ser mal agradecido, mas Scolari nunca me convenceu apesar de reconhecer o mérito nos mais recentes resultados nas fases finais do Euro e do Mundial. A Espanha mesmo "mancando" já está apurada, ao contrário de Portugal, nuestros hermanos nestas fases sabem puxar dos galões e mostrar as suas reais capacidades, não é por acaso que são presença assídua em todas as grandes competições internacionais. É de louvar a forma que a Grécia se qualificou num grupo teoricamente complicado, passou com distinção principalmente tendo em conta a sua ausência no mundial! A Inglaterra é mais do mesmo... penso que conseguirão a qualificação à rasquinha ! O que lhes falta é mesmo um seleccionador digno desse nome que consiga aproveitar todos os seus talentos, aliás, à imagem de Portugal. Espero que Portugal consiga a qualificação já que seria uma pena não termos a selecção mais talentosa e promissora da Europa presente. Não o digo por ser Português mas esta selecção quando está inspirada, dá imenso gosto ver jogar e é um hino ao futebol ! Só é pena a grande irregularidade e um seleccionador casmurro que não sabe dar o braço a torcer em momentos cruciais !

Vamos por partes

1.º Este artigo devia ter sido aprovado na quinta feira, porque fazer balanços a uma jornada do fim, com quatro lugares em aberto, é prematuro. 2.º A sorte do grupo de Portugal adveio de ser cabeça de série. Mas calhou num grupo difícil, cheio de equipas chatas, que só defendem, e muito distante. E foi o grupo com mais equipas. 3.º Havia grupos TEORICAMENTE tão fortes como Portugal. E sublinho o teoricamente, porque se calhar o problema foi pensar que os jogos estavam ganhos à partida (principalmente aquela iedia do Scolari, vitórias em casa, e empates fora chegam). Parece os comentadores da SIC, ontem, que viam Portugal a perder e só falavam em goleada. Eu pensava que para golearem precisavam primeiro de empatar e depois passar para a frente. 4.º Grupos como o de Portugal: C, em que a fabulosa Grécia teve a companhia de Turquia e Noruega; F, não sei porque carga de água será a Suécia superior à Polónia e à Sérvia; e G, idem para a Roménia. Talvez o mesmo para a Croácia. Grupo da Roménia e Holanda era um bom papel químico do nosso: uma equipa favorita, Holanda, e duas equipas de leste a lutar pelo apuramento. 5.º A inglaterra está exactamente como Portugal, precisa de não perder o último jogo em casa para se qualificar, e ainda beneficiou do resultado adverso da Rússia em Israel (para se ver como é ténue a linha entre o fracasso e o sucesso, a Rússia, aos 90m, mandou uma bola ao poste e na resposta Israel fez o 2-1). 6.º Surpresas da prova: concordo contigo, embora não lhes valha de muito, porque deverão ficar todas de fora. Acrescento a Finlândia. 7.º Desilusões da prova: Portugal, em parte (o interessa é entrar, por isso só é desilusão se perder 4.ª feira); Dinamarca, Bulgária e principalmente UCRÂNIA (quarto lugar no grupo para uma equipa que ficou nas 8 melhores do Mundial). 8.º A evolução do futebol do Liechenstein não tem nada a ver com o abandono de uma mentalidade defensiva que nunca tiveram (não sabiam era mais) Tem a ver com uma selecção que apostou, dentro das suas fracas possibilidades, em melhorar o futebol da equipa pela contratação de bons técnicos alemães (Portugal viu isso no apuramento para o Mundial) 9.º Da Grécia não espero grande coisa. Teve o grupo teoricamente mais fácil, claramente. 10.º Se consideras que, globalmente, a qualidade do futebol europeu está a aumentar, porque já estás a qualificar a prestação de Portugal como desastrosa? Não será um efeito dessa melhoria, de selecções como a Finlândia?