Euro 2008: Petr Cech assume erro que eliminou os checos | Relvado

Euro 2008: Petr Cech assume erro que eliminou os checos

 


Euro 2008: Petr Cech assume erro que eliminou os checos
Foi um adeus dramático ao Euro 2008. A República Checa perdeu com a Turquia por 3-2, depois de ter estado a ganhar por 2-0, e foi eliminada do Campeonato com Petr Cech como protagonista de trágico erro. «A única coisa positiva desta época é que acabou», atira o guarda-redes do Chelsea que perdeu nos penáltis a final da Liga dos Campeões para o Manchester United, em Maio passado.




Lembrando ainda os vários problemas físicos que o afectaram ao longo da temporada, Cech diz que foi «inacreditável, só azar atrás de azar».


Sobre o lance com Nihat Kahveci, avançado turco, que apontou o 2-2 no jogo da última jornada do Grupo A e que deu alento para o tento do triunfo, o guarda-redes do Chelsea repara que a sua falha «foi um choque enorme para todos» e que «o terceiro golo foi uma consequência do segundo».

«Foi um erro meu que decidiu que temos que ir para casa», acrescenta Cech. «A bola ficou repentinamente demasiado longe de mim e, quando a tentei controlar, pousou mesmo em frente ao Nihat», conta. «Devia ter simplesmente socado a bola», diz ainda.

O seleccionador Karel Bruckner lamenta por seu turno que «perder um jogo assim é incrível» e que serão precisas «muitas noites» para ultrapassar a desilusão. O treinador de 68 anos comandou o seu último encontro à frente da equipa checa, uma vez que se reforma depois do Europeu. Bruckner tinha as rédeas desde Dezembro de 2001 e deve ser substituído pelo seu actual adjunto Petr Rada.

A República Checa vai também perder dois jogadores emblemáticos que abandonam a Selecção depois do Europeu. O avançado Jan Koller e o defesa Tomas Galasek, ambos com 35 anos, retiram-se da equipa nacional do seu país. Depois de Pavel Nevded, cuja falta se fez sentir neste Europeu, são tempos de "revolução" numa Selecção checa que vem decepcionando. Eliminada também na primeira fase do Mundial 2006, depois de ter ido às meias-finais no Euro 2004, será preciso percorrer o calvário antes de recuperar o trilho do sucesso.


Fotos: Lusa


Euro 2008:

Comentários [28]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Um dos melhores do mundo falhou e assumiu o erro!

Um erro que custou um apuramento. Quantos erros, que custaram jogos, teve o Ricardo? A verdade é essa, é que mesmo o erro contra a Grécia na final do Euro, é a meias com o Costinha. E se formos a ver, não sei que outros erros ele possa ter sido, que fossem tão importantes como por exemplo, o de Chech ontem. E convém referir, que Ricardo, apesar do tal erro, na final de 2004, conseguiu eliminar a Inglaterra em 2004 e 2006, quase sozinho!

Re: Um dos melhores do mundo falhou e assumiu o erro!

Na minha opinião podia ter feito mais nos golos que a Alemanha marcou contra Portugal e foi o mesmo jogador... Cumpz

Vá lá, este ao menos admite que errou

não é como o outro, que culpa os passarinhos e os rouxinóis por cada falha própria. A grandeza de um jogador é também o seu carácter. Parabéns Cech.

Re: Vá lá, este ao menos admite que errou

Olha que o Baía também era um bocado assim e foi-me dito por um colega de equipa dele...

Re: Vá lá, este ao menos admite que errou

É, eu sei que é, ainda me está retido na memória um jogo do Baía (Slb1-0FCP, Laurent Robert) em que ele disse no flash interview qualquer coisa como: "ASSUMO que esta derrota foi de uma falha minha." e reconheceu as próprias falhas. lá está. A grandeza de um homem. De um Baía, de um Petr Cech.

É caso para dizer

acontece aos melhores. Cech é um enormíssimo guarda-redes e demonstrou-o mais uma vez ao assumir o erro que resultou no empate contra a Turquia. realmente não esteve ao seu nível durante esta época, mas espero que isto não seja resultado da entrada assassina de que foi alvo e que na próxima época possa voltar ao grande nível que nos habituou. Para mim é claramente um dos três melhores do Mundo a par do Buffon e do Casillas. Cps,

Um grande senhor...

...e um grande guarda redes que de facto nao merecia muito do que lhe aconteceu esta epoca. Mas acredito que os checos não têm memória curta. Deixa la que proxima época será melhor.

Grande

É preciso ser um grande guarda-redes, e um grande homem, para reconhecer os grande erros que se cometem. A verdade é que um criminoso da bola lhe estragou a carreira, pois a pancada que levou afectou-lhe a visão. Se fosse o Ricardo, estava a telefonar para uma rádio no dia seguinte a dizer que as pessoas andam sempre a falar do Ricardo e que só quem está lá é que sabe a dificuldade que é apanhar aquela bola.

Re: Grande

Já faltava o urso para fazer comparações com o Ricardo!

Nunca achei o Petr Cech grande coisa

É um bom guarda-redes mas não está ao nível dos melhores como Van Der Sar.

Re: Nunca achei o Petr Cech grande coisa

Dava-te um Divertido mas não tenho...

Provocaçãozinha...

... pelo menos não foi como o Hélton "John" lá da Invicta quando falhou frente ao Sporting... Este ao menos assumiu o erro! O outro dizia apenas que são lances que acontecem no futebol... Por aqui se vê as personalidades das pessoas. Não quero com isto dizer que o Hélton do Porto seja um mau guarda-redes, nada disso. Apenas quero salientar que não sabe conviver com os seus erros. É certamente uma pessoa que quando erra arranja sempre uma desculpa. Existem muitos mais assim, mas lembrei-me agora do Hélton... Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Provocaçãozinha...

Discordo. Se ele disse que são coisas que acontecem no futebol é porque sabe conviver com esses erros. O Hélton não culpou outra pessoa, logo parece ele o mais saudável dos dois. Errar é humano. A Mea Culpa ás vezes é exagero.

Re: Provocaçãozinha...

Ao menos o Petr Cech não foi como um guarda-redes sérvio que veste verde e que não sabia que estava a jogar futebol quando deu um pénalti à equipa adversária.

Re: Provocaçãozinha...

Desculpa, mas ainda hoje não se chegou a um consenso acerca desse lance...Por acaso sou sportinguista, mas também sou árbitro e jogo futebol. Eu possivelmente naquele lance não interrompia o jogo...é tudo uma questão de avaliação e decisão instantâneas. Mas falando do Cech, um dos melhores GR do mundo, espero que isto não "manche" a sua carreira porque ele n é nenhum Hélton nem nenhum Stojkovic! Força.

Humildade

Um guarda-redes deste calibre a assumir publicamente um erro que teve e dizer que é o responsável pelo afastamento da sua equipa e ser ele o alvo das críticas, é um acto de coragem e de louvar! É mais um exemplo que demonstra que até os melhores falham, ninguém é perfeito, mas é raro alguém assumir as culpas quando erra, portanto para mim Cech continuará a ser o melhor guarda-redes do mundo, e tenho a certeza que, perante as suas qualidades, melhores dias virão... Scolari agradece!

Aplausos para o Cech, pateadas para detractores

1) Guarda-redes é a mais dificil posição que existe no futebol 2) Petr Cech é um dos melhores guarda-redes do mundo 3) Petr Cech tem 26 anos quando, normalmente, os guarda-redes melhoram com a idade e têm uma longevidade profissional superior à dos seus colegas de campo 4) Sempre (que eu saiba) teve um comportamento correcto e humilde 5) Foi vítima de uma lesão gravíssima, da qual felizmente recuperou. Passou a usar protecção na cabeça e dirigiu-se aos seus colegas dizendo que todos o deveriam fazer 6) A posição de guarda-redes não é devidamente analisada e avaliada 7) Gostaria que me apontassem UM... mesmo só UM guarda-redes que NUNCA tenha falhado? Até posso perguntar se houve algum jogador ou pessoa que nunca tenha falhado? Só se for Aníbal Cavaco Silva ou Mourinho... :))))) 8) Esqueceram tudo de bom que ele fez? E que continuará a fazer... 9) Estou seguro de que Cech continuará a fazer execelentes defesas e de quando em vez irá errar. É a vida... 10)É um homem de estatura moral incomparável com Mourinho, Scolari, etc (isto já que estámos a falar de futebol). 11) Deixem o Ricardo em paz 12) Já alguma vez estiveram entre os postes de uma baliza de futebol de 11? 13) Já viram o treino de guarda-redes? 14) Qual será a pessoa mais frustrada por falhar? ... -ok, eu sei que ele não vai ler isto (além do mais não sabe português :). É só o que desejo): -Petr Cech, boa viagem para a Reública Checa. Saúde que é o mais importante e ignore todos os parvalhões que se julgam grande coisa por apontarem "dedos incoerentes" (tipo: hoje digo uma coisa, amanhã o contrário e depois afirmo que não entrei em contradição ou que estão a mentir...) e que, na vida real, devem ser do mais constrangedor e medíocres possível. ....

Sabem porque é que teve

aquele frango? ao ver que ia para lá o Scolari no Chelsea, assustou-se com a contratação de Ricardo ao Bétis e deixou entrar.

Deixa lá, Cech

Só não acontece a gajos como eu que sabem "quase tudo" sentados a teclar num computador e a escrever em blogues e fóruns! Eu até me tenho rido dos erros... mas tenho "os meus motivos"! O erro é algo intrínseco ao jogo... sempre o foi e sempre o será! Quando deixar de o ser... deixa de ser jogo e passa a ser assim uma espécie de "ciência"... que, como sabemos desde Heisenberg, também é falível, como enunciado no seu "princípio da incerteza" e com as teorias de Popper, por exemplo... é "falsificável" e "aberta"! Os "iluminados" do futebol é que nunca estudaram Epistemologia, por exemplo... e levam-se muito a sério... consideram-se assim uma espécie de "pequenos génios"! :)

Re: Deixa lá, Cech

o que vale é que com filosofias ou sem elas, há sempre uma certeza absoluta: quando se falha 500 vezes nas mesmas situações, já não é erro, é falta de capacidade.

Re: Deixa lá, Cech

O "princípio da incerteza" de Heisenberg é isso mesmo que diz, em termos práticos (simplificar é muito redutor, mas... enfim...): nem na Física há certezas absolutas! [O produto da incerteza associada ao valor de uma coordenada xi e a incerteza associada ao seu correspondente momento linear pi não pode ser inferior, em grandeza, à constante de Planck normalizada.] E o Ricardo só falhou 375 vezes. Já contei... Fica bem!

Re: Deixa lá, Cech

Eu já estudei Epistemologia no meu 4º ano da Faculdade! Tirei 14 salvo erro. Se calhar já sou um Iluminado do Relvado sem "".. lol

Re: Deixa lá, Cech

Fixe! Foi uma boa nota! :) Duas perguntas: a) o futebol é uma ciência? b) quanto tiraste na cadeira de "Futebol"? Sei que és professor... espero que consigas melhor colocação do que tens conseguido! Cumps

Re: Deixa lá, Cech

Boas perguntas! a) o futebol pode ser considerada uma ciência na medida em que é alvo de estudos com carácter ciêntifico, passe a redundância, através do qual se desenvolve e evolui a modalidade e a sua respectiva dinâmica.. tb é um passatempo, um desporto, uma indústria e uma enorme PAIXÃO! Dá pra tudo! b) A futebol tirei 12. Tive 14 na prática, 17 ou 18 no trabalho teórico/prático mas depois o teste teórico lixou-me! Fui a exame & oral com o Jorge Castelo e sai de lá com um 12. Foi pró que deu. Tb sai da faculdade com curso de Treinador de Futebol pois foi a minha especialidade, o que já não foi mau de todo. cumps

Re: Deixa lá, Cech

Ok, percebi a tua ideia. Eu apenas digo que, para mim, não é ciência, no sentido que tem demasiadas variáveis não controláveis. Se tu juntas duas moléculas de hidrogénio e uma de oxigénio, sabes, seja em Portugal ou na China, o que vai sair dali. É um princípio universal, digamos assim. No futebol tens as Leis do Jogo, sabes quantos jogadores deve ter cada equipa, sabes as medidas do campo e da bola, até podes saber as tácticas todas... mas não consegues saber o que vai sair dali. Nunca! Há demasiados "ses" e "variáveis" para teres legitimidade para falar em "ciência". O que tens no futebol é o contributo de muitas ciências, elas sim cada vez mais especializadas e direccionadas para melhorar diversos aspectos do jogo e dos jogadores. Até o doping... LOL Mas, em si, o futebol NUNCA será uma ciência... e é por isso que me bato aqui, há muito tempo, contra as "certezas" que alguns relvas e comentadores dos media têm em relação ao futebol. Então quando leio argumentos do tipo "se tivesse entrado o xpto não perdíamos o jogo"... ou "pronto, tira lá esse golo que foi em fora-de-jogo, que o resultado ficava 3-1 e ganhávamos na mesma"... até me arrepio! E repara... eu admito que até eu próprio acabo por cair num ou noutro "erro de lógica"! Mas uma coisa é debater uma hipótese... e outra é falar com "arrogância e certeza" do que iria acontecer "se tivesse sido assim como eu digo"! Gostei desta troca de ideias! Havemos de repetir... :)

Para Professor, como dizes que és e também...

afirmas passar, muito tempo em Blogues e Fóruns... Não seria, boa idéia dedicar um pouco aos badamecos/chavalecos a quem dizes dar aulas e fora do horário escolar (em vez de por aqui andares, ou em fóruns, dar-lhes uns ensinamentos fora do horário???) No jogo do pontapé na bola está tudo inventado, e é uma ciência em constante evolução, que ambiguidade diz cá o palrador, mas é mesmo assim as tácticas futeboleiras tem de ser sempre variáveis de 10 jogadores, daí não passam por isso está tudo inventado, agora a qualidade técnica dos protagonistas essa é que é essa, aqui à uns tempitos não viste um chavaleco Sul-Americano, que fazia jogadas de ataque com toques de cabeça e fez parangonas nos Média, e outro que num final de um campeonato FIFA, juntava a bola entre os pés/botas e dava a cambalhota para vencer o opositor... Pelos vistos, quando vai buscar umas tangas a uns tangos que escrevem tanguices que inpinjem aos chavalos é algo redutor... Hoje por acaso li uma do Albert Camus, «que diz mais ou menos isto..., quando alguém afirmar que 2 + 2 são 4, existirá um tempo na história em que o dito será mandado enforcar, queimar ou fuzilar», está um pouco diferente mas no presente percebe-se melhor!!! Jadscl

Re: Para Professor, como dizes que és e também...

Olha, eu a ti só te digo uma coisa: o tempo que dedico aos blogues e fóruns é SEMPRE fora do meu horário de trabalho... e a horas em que os putos já devem estar de pijama. Quanto ao resto... admito que tive alguma dificuldade em te perceber... mas quando eu for a Leiria, se quiseres, repetes-me as tuas ideias "ao vivo". Pode ser que te perceba melhor... E boa sorte para o futuro do teu puto que, pelos vistos, também gasta muito tempo com o futebol, em vez de estudar! :) PS. O Marrazes não é inferior ao Leiria... e até os putos da Marinha trabalham bem! :)

Re: Para Professor, como dizes que és e também...

Caríssimo está equivocado, as regras aqui em casa, mesmo que as chamem de ditatoriais é assim : O pai e a mãe trabalham para vos dar educação e vocês enquanto estudantes no superior a mais velha e o mais novo no 9º ano sabem que o TRABALHO DELES É ESTUDAR, porque é isso que eu lhes incuto e tudo o resto Desporto vem por acréscimo, e o chavalo até é acima da média, só por acréscimo ontem com a selecção de Coimbra empate 2- 2!!! P.S. A U.D.Leiria, disputa os Nacionais nas idades de Iniciados/Juvenis/Júniores, e não menosprezando como é lógico estão lá muitos amigos onde é que mesmo os 3 juntos o Marrazes+Marinha+Marinhense, podem rizalizar nos Campeonatos Nacionais com o Leiria??? Outra coisa, como professor o que não percebe lá do escrevinhado, as tácticas são feitas com 10, como é óbvio, a de ajudar os alunos (sem cobrar explicações) fora do horário escolar também é claro, quanto a não saber o que são tangas dos tangos que escrevem tanguices essa é de RIR, para professor, andou a estudar nalgum CONVENTO, na bos... Atentamente Jadscl

Para terminar, ó Maior

O que é pena é não saberes ler no meu "escrevinhado" a parte que é irónica/brincadeira. Por outro lado... acho que não percebeste - ou não quiseste perceber - a minha argumentação para explicar o porquê de o futebol não poder ser uma ciência... mas... esquece! Quanto ao Marrazes+Marinha+etc... era apenas uma provocação/brincadeira, por dois motivos: a) o Rui Patrício, por exemplo, veio do Marrazes; assim de repente não me lembro de nenhum jogador saído do Leiria... mmmm... talvez o Laranjeiro, que também foi jogador do Sporting... e não me lembro de mais ninguém... embora saiba que há... :) b) o filho de um conhecido meu, ainda iniciado, creio... e que joga no Marrazes... está a ser disputado pelo Benfica e pelo Sporting. Quanto a tanguices... tangas... blá, blá... apesar de saber os pressupostos de muitas teorias pedagógicas e psicológicas... muitas delas, é verdade, grandes "tangas" e que estragaram o ensino... devo dizer-te que lecciono há 20 anos... "à minha maneira"! E para além de professor, ocupo outros cargos na escola... e dedico bem mais do que 40/45 horas à escola e aos alunos! E achei-te um piadão vires mandar bitaites sobre dar mais tempo aos meus alunos!!! Mas tu sabes quem sou ou o que faço ou deixo de fazer? Tiveste graça... no mínimo... para não dizer que foste deselegante e inoportuno! Não sou um puto imberbe que acredita em tudo o que o Daniel Sampaio ou o Eduardo Sá dizem ou escrevem... agora até estou mais na linha de um Nuno Crato... recentemente homenageado no 10 de Junho! Vou dormir! Xau! Fica bem! :)