E se o Sporting deixasse de ser 'grande'? | Relvado

E se o Sporting deixasse de ser 'grande'?

Representante de Abrantes Mendes admite esse cenário e sugere uma espécie de "hibernação".
 
Sporting 2011/12 apresenta-se aos adeptos
Lusa

O Sporting deverá "deixar de comprar passes e deixar de pagar ordenados para além do que é possível", sugeriu Jesus Oliveira.

O representante de Sérgio Abrantes Mendes na comissão especial de acompanhamento da situação patrimonial do Sporting, em entrevista à Rádio Renascença, analisou a situação financeira atual do emblema de Alvalade.

"O Sporting ultrapassará estas dificuldades, mas não com o brilhantismo que os adeptos gostariam", comentou, antes de falar sobre a possibilidade do Sporting perder o estatuto de 'grande' no futebol português.

"Pode acontecer, admito esse cenário. E acontecendo uma 'belenensização' como se chegou a recear? Penso que sim. É uma possibilidade que não pode ser afastada pela massa associativa", avisou Jesus Oliveira.

O representante de Abrantes Mendes disse também que os adeptos do Sporting terão que ter "paciência e os credores também". 

"Há que deixar de comprar passes e deixar de pagar ordenados para além do que é possível, sob pena de se ver o Sporting tornar-se num Belenenses, Boavista e outros clubes", acrescentou.

Jesus Oliveira apontou ainda dois caminhos possíveis para resolver o problema em Alvalade: "cortar nas despesas e viver em função do que produz no seu dia-a-dia", ou então "o aparecimento de um investidor. Porque não estou a ver os bancos dispostos a injectar mais dinheiro no clube sem saber se irão recuperar o que investiram".

Os antigos presidentes do Sporting também não foram esquecidos: "José Roquette, Dias da Cunha, Soares Franco e Bettencourt terão feito o melhor, mas terão também apostado na continuidade no exercício do poder, não olhando à real situação do clube e atirando a bola para a frente".

Sporting:

Comentários [164]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

nas profundezas das matas em ANGOLA

ENCONTRO UM ENCANTO um sorriso mais puro , um sorriso mais envergonhado que o sol que procura romper com os seus ráios as nuves, mas é um sorriso que alegra o coração das pessoas. humanos que dentro da sua pobreza mas grande brio e dignidade, dão um aperto de mão como seja o acto mais importante da sua vida , ao ler aqui o que dizem alguns relvas , é quando tenho mais saudades e vontade de partir para junto dos que brilham de verade , não vejo o dia da minha total recuperação para fugir desta gente , só um banho daqueles sorrisos poderão iluminar a tristeza que sinto em andar a lidar com verdadeiros animais ,, aquimneste forum , não terei saudades no dia que deixar de aqui escrever

Na mata...

..foste masé enrrabado.

alguem se lembra como os romanos derrotaram os lusitanos

se alguem souber como foi que o diga neste espaço para eu fazer uma comparação com o meu clube e quem o ofende

Um sportinguista só fáz falta

se defender o seu clube com todas as suas armas , mesmo que tenha de usar armas menos dignas , em resposta de tentativa de destruição do nosso clube , nunca se poderá ser razoávelmente amigo de um user mesmo que virtual , estando ele a destruir o que nós amamos e que a seguir á familia é o que nos dá alegrias , nenhum sportinguista o poderá dizer que o é se não respeitar o que é seu , lamento mas um homem em situação alguma pode ser bajulador de quem nos ofende , mais depressa respeito uma cobra venenosa que um ser humano que não me respeite , e neste forum , há muitas pessoas que por serem de um clube mais ganhador se sentem com mais direito de ofender que outros ,,,,, sou do sporting mas não choro por dár a resposta adecuada a quemmerece ser ofendido ,, É PORQUE USOU DO MESMO OFENDEU , NÃO É SÓ DIZENDO PALAVRAS DITAS ObeSENAS QUE SE FALTA AO RESPEITO . sportting para sempre morro mato pelo meu clube ,, o resto nada me comove

Carta aberta

Já lia o Relvado.com há alguns anos quando, no dia 24 de julho de 2008 decidi entrar nas discussões a que assistia de palanque.
O primeiro comentário foi como que uma mola impulsionadora para o que veio nos seguintes 42 meses, nos quais tive acesas discussões e enriquecedoras trocas de argumentos, e cultivei boas amizades que, embora quase todas elas virtuais, posso apelidar de tal.
Comecei com o meu “padrinho” polo, esbarrei no Curva e jamais o larguei, deleitei-me com os artigos do artenigma, engracei logo com o kiko, emparelhei-me com o Vingador, descobri a assombrante capacidade argumentativa do Killer… depois chegou o GVF e foi “amizade à primeira escrita”… o Necrus e a sua sem-vergonhice desconcertante… “fui à bola” com o Tom e com os seus extra-futebóis por vezes coincidentes com os meus… almocei com o Vingador e com o kiko… partilhei concertos com o GVF… estabeleci a última “parelha” com o sportinguistaassumido…
O skin, o j_eagle, o Ramzi, o CaptXM, o Oh_Dae_Su… sei lá, tantos, que nesta coisa de enumerar ficamos sempre com uma mão cheia injustamente de fora… tudo gente que me tocou também pela positiva.
Enfim… foram bons tempos que agora chegam ao fim por causa de um parvalhão qualquer armado ao pingarelho… Mas um parvalhão que tem o poder de apagar coisas, deixando outras descontextualizadas e não partindo sequer para a discussão de ideias é, para mim, uma boa desculpa para a tal “gota de água” que às vezes parece que estamos à espera que pingue…
Ontem fui insultado de forma ditatorial. Senti-me lesado nas minhas liberdades enquanto user e não encontrei, pela primeira vez enquanto “relva”, a mínima lógica a que me pudesse agarrar para poder continuar por aqui com a minha integridade intocada.
Leio todos os dias insultos escabrosos, filhos desta para aqui e pais daquela para acolá… os comentários continuam lá, visíveis e orgulhosamente exibidos para todos. Parti do princípio que tivéssemos liberdade quase total neste “pasto”. Contudo, basta tocar com um dedo em certas damas privilegiadas e tudo muda de figura… Insultar meros useres podemos à vontade, insultar editores nem pensar – e nem sequer de insulto gratuito se trata, mas sim de uma resposta a um insulto: o insulto inicial fica (aquele título tonto e infantil), a resposta ao insulto é apagada…
Limitei-me a “responder à letra” a um senhor/menino que coloca o espantoso e adulto título de “E se o Sporting deixasse de ser grande?”… Esse senhor/menino terá respondido à letra (à sua letra) e apenas se limitou a eliminar a minha resposta, como se ela nunca tivesse sido sequer proferida.
Pois bem… Esta é a carta aberta que deixo aqui aos meus estimados relvas antes de “desaparecer”… Provavelmente encontraremo-nos em outras plataformas, por aí… Aqui, não mais…

Um abraço a todos que me ajudaram a passar melhor os sempre chatos “dias de trabalho”! Até sempre!

P.S.: Agradeço profundamente a onda de solidariedade que entretanto me transmitiram. Só vem comprovar que, afinal de contas, valeu a pena estes 3 anos e meio…

Cold

Não sei o que se passou mas li agora (um pouco na diagonal) este teu texto.
Apesar da referência desnecessária e totalmente injusta à minha pessoa (cof cof) quero dizer-te que foi um prazer todas as nossas trocas de "galhardetes e fluídos virtuais" que se propocionaram neste espaço. Fico triste mas compreendo-te bem. Até bem demais...Não me vou alongar mais (estou cansado depois da longa viagem desde a mouraria) e agora só quero ver um pouco de porn........hum hum...quero dizer....actualizar o relatorio semanal e ir dormir castamente.
Um abraço.

P.S. Junta-te à irmandade do old school pá. Apesar de ter lá o urso do CAptXm.... :)

Reposta à carta aberta

Caro cold-wind.
Penso que fui eu que apaguei o comentário, e não o autor do artigo. Pode ter sido por engano, pode ter sido porque era insultuoso.

A meio da noite, passei por este artigo e o nível de discussão estava para lá do aceitável. Bem sei que isso acontece em 'n' artigos, demasiados, mas como a nossa política nunca foi nem nunca será o lápis azul, é raro intervirmos. Até porque corremos sempre o risco de sermos injustos. "Na dúvida, não apagues", ensinou-me quem sempre esteve ligado a comunidades como esta.

Mas há limites em que intervimos quando estão a ser ultrapassados. O sistema de penaltis avisa-nos, vamos ver o que se passa e decidimos em conformidade. Se estiverem atentos, verificarão que alguns users foram banidos.

Sobre o seu comentário, das três, duas: 1. Estava sinalizado por vários leitores e eu apaguei (hipótese possível); 2. Estava como resposta a outro comentário, mais insultuoso. Nesse caso, ao apagar o comentário "pai", os filhos são também automaticamente apagados (hipótese provável); 3. Apaguei por engano, querendo apagar outro em cima ou em baixo (também já aconteceu).

Deixando a conversa fiada:
Lamento o que aconteceu. Participantes como o cold são a alma desta casa. Espero que, aceitando o meu pedido de desculpas, pondere a sua decisão. Não posso é garantir que não volte a acontecer - mas se suceder cá estarei de novo para dar explicações.

Luís Miguel Nunes

P.S.: Quanto aos clones, são uma inevitabilidade com a qual temos de viver. Imbecis há em todo o lado e nenhum site do mundo, que eu saiba, conseguiu resolver o problema.

Caro Luís Miguel Nunes

Agradeço a sua resposta, um gesto de atenção que cai sempre bem e que ajuda a remar na linha oposta do que me fez tomar esta posição, precisamente a falta de diálogo e de explicações antes de uma decisão tão drástica como é a eliminação de um comentário, quanto a mim. Queixei-me efetivamente disto mesmo, deste ato de cobardia de silenciar uma voz incómoda, ao invés de, não concordando com ela, responder-se ao próprio comentário – porque não, uma vez que acabou por fazer exatamente este mesmo ato, embora um pouco mais tarde, a piores horas e soando talvez um pouco a “desespero de causa”. Interrogo-me e deixo esta mesma interrogação no ar se porventura a onda de solidariedade em torno da minha decisão não tivesse sido tão lata teria esta sua atitude sido a mesma? Espero bem que sim…

Junto à minha indignação os úteis acrescentos dos meus colegas que aproveitaram e se indignaram comigo e replico, sem querer tornar-me minimamente hostil, se não é suposto existir um certo cuidado na leitura dos tais comentários alegadamente ofensivos, que inclua contextualização, nível de linguagem, até mesmo argumentação e profundidade discursiva e, porque não, conhecimento mínimo do user em questão (e posso exemplificar que, se por acaso, ler um comentário onde o user kiko5575 esteja a mandar alguém à merda, desconfio logo que antes alguém o terá irritado seriamente; se o user for um dos que habitualmente entra logo a mandar tudo e todos àquela parte, então desconfio é se não o estiver a fazer dessa vez). Isto para dizer que, conforme o Killer_Kowalski diz, como é que o Luís distingue alguém que critica um título infeliz dado a determinado artigo referindo-se a que "parece que foi escrito pelo filho do jornalista" de outrem que se possa referir a essa mesma situação mandando o jornalista mamar aqui ou apanhar acolá? Se distingue, então, sinceramente, foi a hipótese 3, de todas as que me coloca em cima da mesa, a que aconteceu, e, sendo assim, terá que assumir as suas responsabilidades (também não quero nenhum enforcamento público). Mas o simples facto de ainda colocar as 3 hipóteses em cima da mesa já deixa algo a desejar, desculpe novamente que acrescente.

Deixando a conversa fiada:
Eu também lamento o que aconteceu, mas também o que vem acontecendo. E, obviamente, que se recebêssemos mais feedback positivo da vossa parte e das queixas de certos users mais válidos, talvez não explodisse por causa de um comentário apagado. Portanto, vou ponderar a minha decisão, apenas devido ao gesto que teve para comigo, acrescido da preocupação de me enviar um segundo e-mail convidando a ler a resposta dada.
No entanto, pego na sugestão do meu “compincha” Killer_Kowalski e faço-a minha também: republiquem o comentário ou expliquem-me por que razão não o fazem: apagam-nos logo de vez e não os conseguem recuperar? afinal leu-o e acha que não foi a hipótese 3 que aconteceu? é política da casa não reeditar nenhum comentário apagado e não abrirá qualquer exceção?

Se me permite a ousadia, e não querendo fazer disto um “Coldgate”, lanço-lhe este último repto e fico a aguardar por uma sua resposta. Mediante ela, e se me permite novamente, ponderarei acerca da minha continuidade neste site…

Espero não ter sido demasiado arrogante neste meu comentário.

Os meus cumprimentos.

Caro cold-wind

Não foi nada arrogante, ora essa.

Começando pelo fim... É-nos completamente impossível recuperar comentários apagados. Ao carregarmos no botão "eliminar" ele desaparece de vez do sistema e da base de dados. Por isso, é mesmo impossível republicá-lo. A única hipótese seria o cold reescrevê-lo.

Voltando ao início. Tomei a iniciativa de lhe responder porque considero que quem escreve uma carta aberta no tom correto em que o fez fica, legitimamente, à espera de uma explicação. No tom correto em que o fez, repito, porque já outros relvas pediram explicações em outras ocasiões de uma forma demasiado hostil e desrespeitadora.

A onda de solidariedade que se gerou fez-me aperceber mais rapidamente do que se passava. Nós não conseguimos ler todos os comentários que aqui se publicam e a sua carta aberta eventualmente poderia perder-se no meio de outros. Assim, como houve vários comentários no mesmo sentido, foi detetada facilmente.

Existe preocupação da nossa parte em separar o trigo do joio nos comentários. Sabemos bem o que esperar dos relvas que por aqui se encontram. Sabemos quem insulta gratuitamente e quem o faz com base em factos concretos. Mas erros acontecem, e não é legítimo esperar que sejamos perfeitos nesse aspeto. Depois de lermos dezenas de comentários num mesmo artigo, e sabendo que à nossa espera há outras dezenas de artigos com outros tantos comentários assinalados por vocês como abusivos, a possibilidade de erro aumenta. Não é desculpa, é mesmo assim.

Finalmente, coloquei as três hipóteses em cima da mesa porque, honestamente, não sei o que aconteceu.

Vamos fumar o cachimbo da paz? (eu deixei de fumar há algum tempo, mas neste caso justifica-se)

Vou acreditar na justificação

Vou acreditar na justificação que me deu e fazer dela e da sua atenciosa preocupação as bases para a reconsideração da minha posição.

Venha de lá, então, essa cachimbada... ;)
(Eu nunca fui fumador, mas aceito umas passas)

Cumprimentos.

Estou aqui sentado

Aguardo a resposta, agradeço ser notificado,

Fodass oh Cold agora partiste a loiça.

Coldwind

A lucidez é teu apanágio , também aguardaria.
Desculpa de mau pagador...é curto.

Abraço Sa

Vergonhosa a atuação da Administração

Luis Miguel Nunes,

Os clones não são uma inevitabilidade. Aos 5/6 comentário já se sabe muito bem o que o user pretende fazer.

E insultos, após insultos os senhores NADA fazem.

Conseguiram fazer deste fórum um chorrinho de insultos, ódios e má-educação pura.

A CULPA é TODA VOSSA.

Por isso, este fórum perde qualidade dia-após-dia e nem assim a Administração faz nada. Um clique vale mil vezes mais que um moderar e ter um ambiente minimamente saudavél.

Este fórum tornou.-se num autêntico lamaçal.

Por isso, Parabéns, deve estar orgulhoso do trabalho feito.

+1 ponto

Apesar de pregarmos um pouco todos no deserto, pelo menos pregamos o mesmo sermão.
Não acho que seja assim tão difícil sanear este espaço e os resultados disso a curto/médio prazo seriam óptimos para o site quer em nº de visitantes mas também financeiramente.

Temos poucos penaltys

Isso é o problema.

Eu gasto um num comentário baixo nivel, mas depois já não posso martelar mais.

Enfim, chateei-me, e comecei a jogar o jogo rasteiro e comecei a picar.

Se não os posso afuguentar posso fazer marcação à zona ( Mourinho dixit), e com os sectores equilibrados, desfiro o golpe mortal em poucos minutos (mourinho not dixit).

Abraço

Será que fui eu a dar-lhe o penalty?

...Não me lembro...

Fora a ironia, parece-me uma resposta muito pouco profissional que mostra um pouco das queixas dos utilizadores. Tudo é gerido sem responsabilidade? Posso ter feito isso??? Não há cultura de exigência na vossa casa?

Luís Miguel

Louvo o facto de terem tentando esclarecer este Relvadogate (ou Coldgate, que até soa melhor), mas a verdade é que a coincidência "fede" (sem querer ofender alguém com o termo). Então é precisamente um comentário em que o Cold critica a linha editorial/jornalística do Relvado (e não de uma forma "tens sida" ou "a tua mãe chupa camelos em estações de serviço", mas sim de forma minimamente elevada) que vai ao ar?

Não quero duvidar de ninguém, mas, enfim, à mulher de césar nunca lhe bastou ser séria (feliz ou infelizmente). A hipótese que me parece mais plausível será a 3. Mas, nesse caso, por que não republicar o comentário?

Caro Luis Miguel Nunes Também

Caro Luis Miguel Nunes

Também já me apagaram alguns comentários e nenhum deles continha insultos. O poblema é k tinha agumas verdades k ao serel lidas por alguns "magoam" mais k insultos!! Desde k isso aconteceu ja nem venho aqui tantas vezes e para nem falar dos clones qua recentemente inundam isto ha força toda como em nenhum outro sitio vi!! verifiquem IP's ou os logs. nao sou expert nisto e so dei a minha contribuiçao para limpar isto, mas tambem garanto k se tiver a fazer o seu trabalho e ler comentarios, com apenas 2 dedos de testa vê muito bem quem eles são!!

Caro Editor, Por que raio

Caro Editor,

Por que raio está um comentário moderado com 7 pontos embrulhado em tanto comentário, autenticamente perdido? São estas pequenas coisas que faz com que cada vez menos vezes cá venha.

Depois... não se recorda??? humm Dou o beneficio da dúvida e fica-lhe bem esta resposta.

Caro Sr Editor

parabéns pela frontalidade, e por ter respondido. Digo-o sinceramente e sem ponta de ironia

"esbarrei no Curva"

Eheheheh.

Abraço.

Caro Cold (e edição se interessar)

User tão válido e que tanto aprendi a apreciar.... Não serás (infelizmente) um dos primeiros a sair, mas serás (DE CERTEZA) dos que mais me vai custar deixar de te ler....

Não deixa de ser triste o motivo pelo qual sais, por uma censura usada vezes sem conta sem nexo, quando insultar qq pessoa seja permitido neste espaço (e é) , desde que não os próprios (os profissionais a quem os insultos e todas as picardias até dão jeito).

Protege-se pessoas incendiárias e pouco coerentes como Rui Santos, mas nós, cada um de nós que faz o Relvado está por sua conta e risco, sem qualquer protecção de conteudo (ok, é a Internet- bem sei!) e é assim que deve ser.

Não se percebe é diferença de tratamentos entre users - dispenáveis aos olhos de uma (cada vez menos) edição, pois outro aparecerá (alguns em mais de um corpo- milagre, só pode), editores e Rui Santos !

Não sei se para esta mesma edição seremos todos , ou cada um, um mero numero de IP, e nada mais do que isso.... Conjuntos de 1's e 0's que se traduz em cartacteres num monitor. Mas a verdade é que no minimo deveriam pelo menos justificar o porquê de tal resposta ter sido banida (dar-se-ão a esse trabalho? )... Ficava bem não só perante muitos, como perante um user sempre correcto e com uma postura impecavel aqui dentro.

Caro cold,

Um grande abraço , e por falta de relvas como tu, estará este relvado cada vez mais pelado, vamo-nos vendo por aí :)
Abraço
kiko
p.s. haverá sempre concertos para ver
p.s.2 junta-te ao facebook, já lá estamos muitos... :)

já se sabia

è que um gajo até pode vir aqui cuscar, mas ultimamente é merda em cima de merda. Clones em cima de clones. Editores de merda em cima de editores de merda (???).

Vai lá ter com a malta ao face que só o abrir desta página já torna o ambiente pesado.

Abraço

Tenho pena cold...

Contudo, compreendo e respeito.
É a degradação continua do relvado...

Grande abraço.

Até já

Cold . Abraço SA

Cold, muito obrigado pela

Cold, muito obrigado pela referência. Espero ver-te no old school, serás sempre uma boa adição - também posso incluir o Killer - apesar da tendência verde.

Abraço e até já.

Ps. O Necrus é mesmo um sem vergonha.

Como em outros tempos...

...não tenho uma saca cheia de pontinhos, pá...

Até já...

Cold...

Tenho apenas 2 meses e qualquer coisa de Relvado.com mas, tal como tu, li (e leio) inúmeros comentarios escabrosos (no minimo)... Quando comecei a comentar pensava "será que não há aqui comentários equilibrados"?! Enganei-me... há e muitos.
Compreendo as razões que indicas mas, pergunto-te: Não será a tua saída uma "vitória" para as mentes que passam o lápis azul nos teus comentários?? Não será melhor ficar e "lutar" contra estes "poderes instituidos" da edição?
Pessoalmente, e depois de alguns comentários trocados contigo, preferia que te mantivesses por cá... como outros que por aqui andamm, pareces-me uma clara Mais Valia.

SL

E vão 2.

Tinha feito a ameaça mas aproveito a boleia do carácter, integridade e lisura do cold. Este site há muito que abdicou das virtudes a soldo de outros valores. Eles optaram, nós também. Um bem haja a todos.