Hugo Viana na corda bamba | Relvado

Hugo Viana na corda bamba

 

Ruy Campos diz: "O Sporting e o Newcastle voltaram a sentar-se à mesa de negociações para tratar do futuro de Hugo Viana. O clube inglês já assumiu que não conta com o médio português e tem tido dificuldades em vender o seu passe, pelo que a opção de retomar os contactos com o Sporting se apresentou como alternativa válida. Que acham desta possibilidade? Será útil ao Sporting este jogador, depois de andar a arrastar-se pelo campo nas últimas jornadas da Superliga? O jogador mostra-se disposto a baixar o salário, mas mesmo assim ficará caro. Não irá travar a ascensão de jovens promessas do clube?"

Sporting:

Comentários [21]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Lei 5

Lei 5 - O Árbitro Nas decisões do árbitro o texto passou a rezar: O árbitro só pode revogar uma decisão que ele verifica ser incorrecta ou, Ó sua discrição, ou por aviso do árbitro-assistente, desde que o jogo não tenha ainda recomeçado ou terminado".

Quer isto dizer que ocorrendo uma infracção, desde que o jogo ainda não tenha terminado ou recomeçado após interrupção por um outro motivo, poderá o árbitro retornar atrás e agir em conformidade com a falta cometida

Lei 15

Lei 15 - Lançamento lateral foi acrescentado: Todos os adversários têm de estar a pelo menos 2 metros do local onde é executado o lançamento lateral. Com esta pequena redefinição procura o legislador evitar possível situação de confronto entre lançador e adversário, harmonizando igualmente o lançamento de linha lateral com as outras leis

Lei 14

Lei 14 - Pontapé de grande penalidade Os novos textos elucidam e impõem que o infractor na hora de execução de uma grande penalidade será punido com pontapé livre indirecto, acabando com interpretações diversas existentes e pouco coerentes

Re:Lei 14

ok, sei que ainda é de manhã...mas explica-te la melhor que ainda não percebi esta regra...

Hugo Viana para que???

Nao faz falta alguma, pois existem la melhores jogadores e mais jovens.
Caso ele regresse quem sera a vitima a ter de sair, de certeza algum dos miudos que perdera a oportunidade de se fixar na equipa, nao e justo...
A SAD que nao faca mais asneiras e que se tiver de adquirir mais algum jogador que seja um extremo de raiz e nunca deixar ir embora o Douala...

Lei 12

Lei 12 - Faltas e comportamento anti desportivo - Sanções disciplinares - foi acrescentado: "O árbitro tem autoridade para aplicar sanções disciplinares, desde que penetra no terreno de jogo até que abandona o terreno de jogo após o apito final". Com esta nova redacção árbitro que ainda no terreno de jogo, após o apito final, verifique incidentes merecedores de sanção disciplinar, passará a exibir o cartão adequado aos infractores em vez de apenas relatar o sucedido no boletim e encontro. Nesta mesma Lei, a decisão 4 do IFAB sofreu ligeira alteração na sua redacção. Agora, "Um tacle que ponha em perigo a integridade física de um adversário deve ser sancionado como brutalidade".

Acabou, finalmente, a treta do "tacle" por detrás, pelo lado ou pela frente, que lesionasse ou pudesse lesionar um adversário. Entendam os maldosos que pôr em perigo a integridade física de um adversário é de imediato punido com cartão vermelho, assim tenham os árbitros coragem para agir.

PS: com letra normal aparece o comentário de Jorge Coroado.

off-topic - alterações às regras da arbitragem

Jorge Coroado analisou na sua coluna semanal no Jornal O Jogo, algumas alterações às regras ou interpretação delas na arbitragem.
Por serem bastante interessantes, deve-se andar neste fórum para aprender alguma coisa e não apenas a “debater” se o nosso clube é melhor do que o adversário, aqui vão elas cada uma com a lei e posterior interpretação de Jorge Coroado.
PS: irá sair uma a uma para uma análise mais profunda

Hugo Viana ???

Mais um caso de fabricação pela imprensa e pelos empresários. Só fez uma boa época no Sporting há 3 anos porque havia lá o JVP e O Super Mário, assim como 17 ou 21 penalties. O rapaz não tem o valor pretendido, não tem caracteristicas para jogar em Inglaterra, em Espanha também não e vai acabar a sacar o seu ao Sporting, onde não será sequer titular.

Hugo Viana?

Eu só queria o Hugo Viana por ter sido formado nas escolas do clube, e estar nesta situação para ele desconfortável, e é pena, porque ele é um grande jogador...e não teve sorte na Inglaterra.
Continuo sem compreender porque não foi aproveitado pelo Newcastle...de certeza que é melhor que muitos que lá estão.

Mas para o Sporting, e para aquela posição, depois de se ter dispensado Labarthe por haver muita gente para o meio-campo, não me parece uma boa opção, até porque como disses-te, já no final de epóca do ano passado, tinha perdido o lugar de titular.
Não acredito que venha, se vier, titular não é.
E sim há jogadores no Sporting que estão em fase de ascensão como Nani e Varela, que têm outras caracteristicas, mas que podem devido à contratação?? do Hugo, ficar de fora muitas vezes dos convocados.

7.500 cts por mês...

Pode vir...mas por empréstimo não e 5 milhões tá fora de questão...que culpa temos nós que nos tivessem pago 12 por ele à 2 anos (ou 3?)?

Hugo Viana

Bem ja comentei isso quando houve um tema sobre o Viana no Benfica, ontem.
Acho que e um jogador de valor, mas nao acho um fora de serie. Teve dificuldades em Inglaterra por nao ser um jogador rapido e ser posto a jogar de extremo esquerdo. Agora se o SCP o contratar estara a criar um problema no seio do Plantel, pois se ele entrar na equipa alguem tera que ser dispensado, e devera ser o Nani, que a meu ver tem muito potencial.
Para mim na minha visao um jogador nao basta ter bons pes, tem que ser rapido a pensar e a correr, se nao o for nunca sera uma estrela a nivel mundial, especialmente na Inglaterra.

Uma excelente re-contratação...

E porquê?Porque o Sporting só tem o Tello para fazer o lugar de interior esquerdo..posição esta que se tem verificado deficitária(como exemplo há o jogo com a Udinese, que sempre que a bola ia para a zona esquerda do terreno, simplesmente o ataque estagnava, porque não havia ninguém no meio campo nessa zona e como tal não existiam linhas de passe!!)!Para além disso o HV foi o segundo melhor marcador da equipa e aquele pé esquerdo faz muita mossa, para além de ser um jogador inteligentissimo!!Só espero que tudo corra pelo melhor e ele sempre venha...PS. Ele queria de ordenado cerca de 40000 euros!!Há jogadores a receberem mais e a fazerem menos!!

Hugo Viana

Sera que nao estao a fazer publicidade a mais de um jogador vulgar?Até para vender o Hugo Viana o Newcastle tem dificuldade...até mesmo dado sai caro....

Espero que venha !

Embora ache convictamente que o Sporting não precisa mt de um jogador assim , espero que venha pois penso que no Sporting pode evoluir na sua carreira e mostrar o seu futebol. Além do mais , é filho da casa e logo deve ser acarinhado e respeitado como tal. Espero que venha. O 45 está à tua espera.

Abraço

Comentario

O Sporting fará muito mal ao contratar Hugo Viana mesmo sendo o Hugo um grande jogador o Sporting tem muitos jogadores para a posição do Hugo.

Respondendo agora ao artigo

Eu se fosse dirigente do SCP só contrataria o Hugo Viana em condições muito especiais, isto é com um salário semelhante aos outros.
Hugo Viana é bom jogador mas já demorou demasiado tempo a dar o salto do "bom" para "muito bom".
Porquê? Eu não sei mas a situação mais plausível é esta: há quem evolua e quem estagne. Comparando com a vida real, existe quem seja paquete e chegue a gerente. E há quem entre como escriturário de 1ª e não passe daí. A comparação não foi muito feliz mas dá para entender o quero dizer.

Lei 12 a mais problemática

O IFAB incluiu, efectivamente, duas decisões na Lei 11. A primeira, simples, clarifica a definição da posição de fora-de-jogo: "perto da linha de baliza adversária" significa que qualquer parte da sua cabeça, corpo ou pés está mais perto da linha de baliza adversária do que quer a bola, quer o penúltimo adversário. Os braços não estão incluídos nesta definição. A razão aduzida é de que o futebol é jogado com a cabeça, corpo e pés. Se estes estiverem mais perto da linha de baliza adversária, existe uma vantagem potencial. Não existe vantagem se apenas os braços estiverem avançados em relação ao adversário. A decisão 2, com a redacção distribuída por três pontos, determina que: "As definições dos elementos de envolvimento no jogo activo são as seguintes:
- intervir no jogo significa jogar ou tocar a bola passada ou tocada por um colega de equipa.
- influenciar um adversário significa impedir um adversário de jogar ou de poder jogar a bola, obstruindo claramente a linha de visão ou os movimentos do adversário ou fazendo um gesto ou movimento que, na opinião do árbitro, iluda ou distraia o adversário.
- tirar vantagem dessa posição significa jogar uma bola que ressalta na sua direcção após ter batido num poste ou na barra, estando em posição de fora-de-jogo ou jogar uma bola que ressalta na sua direcção vinda de um adversário, estando em posição de fora-de-jogo
.

O primeiro parágrafo apresenta-se como o mais subjectivo e criará múltiplos engulhos aos árbitros-assistentes. Na definição da Lei o fora-de-jogo deve ser assinalado no local em que se encontrava o infractor quando o colega lhe endossou o esférico. Com a redacção agora introduzida o assistente só assinalará o impedimento após o jogador tocar ou jogar a bola, o que pode suceder 30, 40 ou 50 segundos mais tarde. Se o reinício do jogo se fizer no local em que o jogador se encontrava (é esse o critério adoptado) e não onde tocou ou a jogou, terá a bola de recuar distância correspondente. Será cansativo para os jogadores e assistentes, mentalmente martirizante para ambos e óptima forma de "queimar" tempo. Paralelamente, na hipótese de desenvolvimento de segundo ataque rápido após eventual alívio perpetrado por jogador defensor ficará o assistente, apanhado em contra-pé, impossibilitado de avaliar convenientemente outras possíveis posições irregulares da equipa atacante.

Outras normas

Para uma melhor uniformização de critérios foram os árbitros instruídos no sentido de:
1) - No decorrer dos jogos se um jogador defensor agarrar um adversário fora da respectiva área de grande penalidade e assim continuar até ao interior da mesma, a falta será sancionada no local final da acção.
2) - Substituição ocorrida ao intervalo de um jogo. O suplente só poderá tomar parte no jogo após apresentar-se ao 4º árbitro e este levantar a placa indicando número do substituído e do que entra.
3) - Só serão permitidos três jogadores suplentes de cada equipa efectuando aquecimento simultâneo (preferencialmente por detrás do árbitro-assistente n.º 1)
.

Lei 3

Lei 3 - Número de jogadores Para a situação excepcional de um suplente penetrar no terreno de jogo sem autorização do árbitro, deve este último sancionar a equipa do infractor com um pontapé livre indirecto no local em que a bola se encontrava no momento da interrupção do jogo.

Anteriormente o encontro recomeçava com lançamento de bola ao solo no local onde aquela se encontrava aquando da interrupção do jogo.

OFF TOPIC: Mantorras, off-shore, Khadafi dos pneus

Vai complicar-se, o caso levantando pelo presidente de Alverca e da assembleia de accionistas da Alverca Futebol SAD - António Manuel Fernandes - a respeito da transferência de Mantorras para o Benfica.

Porque, se é verdade que a Benfica-SAD pagou o milhão de contos (cinco milhões de euros) respeitantes a 50 por cento do passe do jogador (aliás, nas cinco prestações de 200 mil contos previstas), a verdade é que, no seu artigo quarto, o contrato relativo a essa transferência (de 16 de Abril de 2001) diz que "em qualquer caso, a cedência ou transferência onerosa do jogador pela Benfica-SAD para outro clube ou sociedade anónima desportiva, não poderá ser efectuada por valor inferior a 4 milhões de contos (20 milhões de euros), obrigando-se a Benfica-SAD a pagar à Alverca-SAD 50 por cento do valor que obtiver entre 1 milhão de contos e o valor pelo que o jogador vier a ser transferido". Sem especificar cedência ou transferência para o estrangeiro, pois.

Ora, a Alverca-SAD considera que a renovação do contrato entre a Benfica-SAD e Mantorras lhe dá direito a receber desde já mais 1 milhão de contos, a Benfica-SAD, não. Vamos porém ver quem sairá vendedor desta contenda, se bem que a coisa possa ainda vir a complicar-se mais do que parece, se levarmos em conta que (por exemplo) em 29 de Novembro de 2000 foi celebrado um outro contrato entre uma tal Hervey Management Limited, das Ilhas Virgem, e a Videla Investments, do Wyoming, pelo qual "a primeira cede à segunda 25 por cento dos direitos do passe de Pedro Manuel (Mantorras)", assim como "os direitos de imagem ou outros direitos conexos inerentes ao jogador, quer no território nacional, quer internacional"!

Re:OFF TOPIC: Mantorras, off-shore, Khadafi dos pn

Este é um falso problema. Infelizmente para ele, e confirmando o que sempre pensei, o Mantorras não vale o que foi pago por ele, foi um produto fabricado por certa impresa e, posteriormente, lesionou-se definitivamente. Penso que o pobre rapaz anda preso por arames e só não é dispensado porque parece mal!!!

Curioso Hugo Viana

Sempre fiquei com "a pulga atrás da orelha" com o Hugo Viana... Classe, inteligencia, boa leitura do jogo, jovem... e não consegue afirmar-se de vez! Não em Portugal pois é um jogador caro mas porque não em Inglaterra???Algo está escondido mas eu vou saber o que é... Depois eu digo!