Bruno de Carvalho: “Quem rouba tem de ser preso” | Relvado

Bruno de Carvalho: “Quem rouba tem de ser preso”

Presidente do Sporting publicou nota crítica no Facebook.
 
Bruno de Carvalho (grande plano)
sporting.pt

Bruno de Carvalho publicou uma nota no Facebook, a propósito dos alegados erros que provocaram a derrota de ontem do Sporting em Moscovo. O presidente dos leões sublinha que “quem intervém no jogo e rouba tem de ser preso”.

A nota de Bruno de Carvalho:

“Existem centenas de milhares de pessoas que vivem à custa do futebol. Eles são parte integrante de estruturas, organismos, entidades, associações, empresas, agências, enfim, um sem fim de "profissionais".

Depois existem milhões de pessoas que, nada percebendo sobre os verdadeiros meandros do futebol, teorizam, diariamente, por vários meios e locais, criando explicações elaboradas daquilo que chamam o "fenómeno" desportivo. Eles vão tecendo um conjunto de considerandos complexos onde o sistema, o modelo, as noções ofensivas e defensivas, as condutas, tudo serve para criar fórmulas de explicação para que o comum dos mortais perceba este evento mundial que carinhosamente apelidamos de "fenómeno".

Eu continuo a acreditar que na simplicidade está o segredo. As coisas são o que são e ponto final. O futebol não foge à regra. O "fenómeno" desportivo resume-se a uma tentativa frenética de tentar controlar um desporto que conseguiu envolver a paixão de biliões de pessoas. E se existe paixão e quase todo o mundo vibra com ele, então envolve dinheiro e mesmo muito dinheiro. Com o dinheiro vem a ânsia do poder, pois quem controla o poder controla o dinheiro. Mas o poder não pode ser filosófico, tem de ser real, tem de advir de controlo efetivo. Mas com o controlo real vem a noção, do povo comum, de "injustiça", "corrupção" e "falsidade desportiva". Então foi criada a teoria do erro. O erro, essa "besta" que assombra o dia a dia do comum dos mortais podendo levar a despedimentos, mortes, acidentes, entre tantas outras maleitas, mas que no futebol e saudável e natural! Errar é humano, dizem. Quem nunca errou que atire a primeira pedra, dizem. O erro faz parte do jogo (leia-se controlo), dizem. Sem o erro o futebol perde a graça e naturalidade (leia-se controlo), dizem. A teoria do erro como "amigo do futebol" vai vingando pois mesmo quem não acredita esconde-se atrás de "eu até não concordo com nada disto mas são as diretivas da UEFA e da FIFA".

Identificada a "coisa" ou melhor o "fenómeno" desportivo, resta pensar na consequência. Afinal como devemos lidar e reagir perante a "coisa"? Neste caso a simplicidade também é a chave do sucesso. A roda está inventada. O que a sociedade comum criou para lidar com os poderes ilegais criados dentro do poder legal? Prisões! Quem "opera" fora da lei e preso! Quem rouba e preso! Quem age pelo interesse próprio e não pelo comum e condenado! O futebol não se pode num paraíso do delito. Não pode vir a ser um subsistema de ilegalidade. Não pode ser uma coisa "amoral". O futebol tem de se sujeitar as leis, regras e condutas que a sociedade comum se vê obrigada a cumprir. Quem intervém no jogo e rouba tem de ser preso, não existe outra solução sem criar uma sociedade paralela que ameace tudo o que aprendemos a respeitar.

Sem começar a identificar e prender corruptores e corrompidos, sem começar a exigir-se ao futebol o mesmo cumprimento de leis e regras da restante sociedade, sem acabar com a luta desenfreada pelo poder e os seus "mecanismos de controlo", por exemplo com a introdução imediata do video-arbitro, que reduziria logo 90% desse "controlo" efetivo, o futebol arrisca-se a poder ter uma definição simples trazida da sempre brilhante sabedoria popular: "o que parece trampa, cheira a trampa e sabe a trampa, e trampa de certeza"! "


Sporting:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Marco Silva presente na champions,

jesus e o sporting como de costume fora...
https://www.youtube.com/watch?v=fdqdJH8Nfec
OHOHOH

Tivesses dado condições a Marco Silva em vez de o andares a goza

na praça pública, dizendo que os reforços dele, eram aqueles que agora JJ também desprezou, é que tinhas brilhado.

JJ é um excelente treinador, mas para o projecto sportinguista, enquadrava-se bem melhor Marco Silva que JJ, tal como, no projecto benfiquista de há seis anos, se enquadrava melhor JJ que Marco Silva.. ainda assim, vão a tempo de fazer uma boa época, mas contar com JJ para trazer dinheiro da Europa, bom, é não conhecer a história recente do futebol português.

BdC, este é o mundo do

BdC, este é o mundo do Futebol, não gostas tens bom remedio!, Dedica te á pesca...

Considero o JJ um bom treinador mas para as competições internas, e com jogadores com experiencia e maturidade.

Como já referi, entre os meus amigos, este ano, penso que dos três grandes, o FCP será o que reune mais condições para ser campeão. O FCP mantém a estrutura tecnica, mantendo quase todos os principais jogadores, teve uma pre-epoca calma. O SLB com a saida de JJ teve que refomular muita coisa dentro de casa, perdeu alguns elementos da equipa de jogo, para mim a pre-epoca foi tudo menos calma, situação da saida de jogador/treinador, alem do mais a pre-epoca que deveria ser para que a equipa podesse melhor e conhecerem se melhor as novas caras, preferiram andar em país em país, para ganhar uns milhoes. e no meu ponto de visto a pre-epoca do SLb começou, quando começou o campeonato. referente ao SCP, axo k estao a fazer os festejos muito cedo, ainda nao tinha começado a epoca e ja estavam os sportiguistas a celebrar campeonatos, liga dos campeoes, com o JJ é tudo nosso... Sinceramente na vejo nada de novo no SCP, o k vejo é como o JJ montava sempre as suas equipas. nada de novo no SCP.

O jogo de ontem, apenas serviu de mais uma exemplo, quando já contavam com o ovo da galinha... ele caiu no minuto 86, e la se foi.. é certo continua nas competições. mas vamos ver o k pode acontecer, tb pode nao ser assim tao mau, pois dos 3 grandes, nas competições europeias, a minha opiniao, axo k o FCP poderá ser a equipa que poderá ir mais longe. sendo que, se o SCP conseguir ir as meias finais ou ate á final da liga europa, poderá fazer kuase tanto guito, como ir á liga dos campeoes e ficar pelos grupos...

No dia...

...que fores para o saco diz. Levo lá um maço de tabaco!

Preso?

O menino Bruno de Carvalho está a começar a dar os primeiros sintomas de "está na hora de me ir embora", Como é possivel de que os ladrões terem que ser presos, ele é o exemplo vivo de que não são todos presos. A´está uma quadrilha bem composta; bruno de carvalho, octávio, jesus e jaime soares. O manuel fernandes coitado não sabe onde se meteu.

Mais uma bacorada

A esta altura já não havia arbitros se fossem presos por serem cegos ou incompetentes e tinha este brojesso de andar a apitar, e claro também ía preso, ou alguém duvida?

ohohohohohohohohohohohohoh

ele que va ao medico.

ele que va ao medico.