Uma questão de tácticas | Relvado

Uma questão de tácticas

 

O esquema preferencial das quinas é o 4-2-3-1, tendo como principal arma os extremos que são dos melhores do mundo.Também o seu meio-campo é recheado de bons valores, embora não tenha o grau de "fabulosidade" dos extremos (mesmo tendo Deco que considero um dos melhores do mundo).No centro da defesa temos dois grandíssimos centrais, ambos seguros no jogo aéreo e rápidos, para além de terem uma grande vantagem que não é comum nos centrais (e o que faz deles ainda melhores), que é saberem sair com a bola controlada da defesa e transpôr o jogo para o ataque, sem necessidade de terem de recorrer ao "transportador de jogo" da equipa. E temos ainda mais alguns bons centrais tais como Meira e Tonel.No entanto a nossa Selecção continua a ter as suas "pechas". A falta de um goleador que meta "medo" aos adversários na área. (Por muitos golos que Pauleta tenha marcado nunca foi um PL que tenha convencido totalmente, pois nos grandes jogos com Selecções de calibre semelhante ao nosso esteve na grande parte das vezes "eclipsado").E ainda a falta de um lateral-esquerdo de raíz que pudesse equivaler em qualidade aos laterais que possuímos para o lado direito (Miguel, Bosingwa e Nélson).Pois bem, a pensar neste nosso problema com os laterais esquerdos, julgam que seria possível adaptar a táctica aos nossos jogadores ao invés de se adaptarem jogadores à táctica?Por exemplo, eu veria com bons olhos a possibilidade de Portugal jogar num esquema de 3 centrais, pois possuímos 2 centrais de top e pelo menos outros 2 de boa qualidade.o7irg

Seleção:

Comentários [32]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Falam do ronaldo a avançado

Ora, não sou muito velho mas já vi portugal a jogar sem ponta de lança e aquilo era espectáculo total, mas produtividade nula, e acho que de vitórias morais estamos todos fartos. O que é preciso é: -ver se hugo almeida é capaz de aproveitar decentemente as inúmeras oportunidades que os nossos extremos criam. -caso seja outro flop,é trazer um avançado da sub21. -caso este também não se adapte, scolari que decida qual o menos mau, se postiga, se nuno gomes.

Sem ponta de lança!

Na minha opinião, C. Ronaldo, R. Quaresma e Simão devem de estar no onze inicial porque todos se encontram num grande momento de forma. C. Ronaldo no centro não me parece mal...quando digo no centro não é a avançado centro, é apenas no centro...descai para um lado, descai para o outro...Depois quando o Deco voltar terá que sair o Tiago ou o Moutinho. Cabe ao Scolari decidir! decisão complicada...Não sei se estão de acordo comigo, mas o Nuno Gomes no jogo com a Bélgica não esteve lá...Porque não apostar no H. Almeida ou em Postiga se é para manter esta táctica? Força Portugal! Qualquer táctica serve desde que se esforcem para dar o melhor em campo!

Uma Táctica que toda a gente entende:4-4-2!

Quer seja com losângulo ou não, muitos poderão dizer-me que a equipa ficaria desequilibrada, mas eu penso que não. Um dos problemas da nossa selecção no ataque é porque os médios não avançam para a segunda linha de ataque, ou seja, se dividirem um rectângulo de jogo em 4, eles não avançam para o último quarto do terreno, foi o que aconteceu no último jogo. Em jogos em casa, durante este acesso ao europeu, o Scolari poderia tentar incutir este esquema táctico, ainda para mais com o Deco lesionado, nos próximos meses. Sendo assim, apostaria (indo apostar num defesa esquerdo de raíz...): ---------------Ricardo---------------- Miguel--R. Carvalho--J. Andrade--Miguelito ------------Tiago--Hugo Viana--------- Quaresma-------------------------Simão -----------C. Ronaldo--N. Gomes------- Podem discutir sobre o meio campo, mas na minha opinião, um 4-4-2 equilibrado, requer dois médios centro ao estilo número "8", box-to-box, e neste caso tanto o Tiago como o Hugo Viana jogam bem nesse estilo. Outro foco de discussão é o lado esquerdo, mas também aqui, o equilíbrio é reposto, pois passamos a ter dois laterias ofensivos e assim, os adversários já têm mais dificuldade em anular as entradas pelas alas. Por fim, para mim colocar o Cristiano Ronaldo a jogar sózinho a ponta-de-lança é um crime, pois embora tenha potencial, não tem a experiência. Contudo, se colocarem a jogar ao lado de um Nuno Gomes ou até de um Hugo Almeida (avançado canhoto estilo "tanque") poderia fazer mais estragos e aproveitava o seu belo remate na zona de tiro. Queria só por comentar que não critico a actual táctica do Scolari, mas penso que temos equipa para marcar 4 golos por jogo aos adversários que temos nesta campanha, muito sinceramente e sem querer desrespeitar as outras selecções! Cumprimentos Futebolísticos! PS: o 4-4-2 é uma táctica das mais básicas que existem, talvez mais básica que o 4-3-3, contudo, é das tácticas que melhor futebol proporcionam aos espectadores...

Na tua equipa, tirava de la...

... o Miguelito, o Viana e a menina! Miguelito: então nem no Benfica joga, nunca la mostrou nada e ja o querem na seleção. Eu logo disse quando foi para o SLB que nunca da vida tirava o lugar a Léo; mas por amor de Deus, não é por ser um dos poucos laterais esquerdinos de Portugal que deve ir a seleção. Prefiro o P. Ferreira adaptado a este. HUgo Viana: simplesmente ha melhor que ele. Tem muita bola nos pês mas nessa tactica teria que defender e isso ele não sabe nem QUER fazer! O Nuno Gomes: LOL. Sou Benfiquista mas este jogador é uma piada. Olha bem que nem C. Ronaldo nem Quaresma lhe querem passar bolas pois eles sabem que vão ser perdidas. Afinal essa equipa não vale grande coisa.

Não tenho as tuas certezas!

Miguelito não joga no Benfica a titular, mas se o Benfica tivesse outro tipo de treinador, muito provavelmente, o Miguelito já tinha tirado o lugar ao Léo, que ultimamente está em clara baixa de forma. Penso que Paulo Ferreira, Caneira ou mesmo Nélson (que para mim ainda não o vi a jogar bem pela selecção...) é tornar a equipa orfã do lado esquerdo, predominando o ataque pelo lado direito. Repara no jogo contra a França para o Mundial em que o Miguel foi completamente maneatado pela estratégia francesa. Se tivéssemos um lateral esquerdo de raíz tal não aconteceria, para além do mais, em termos defensivos, torna-se perigoso um lateral destro jogar no lado esquerdo, por motivos da própria dinâmica do jogo. Eu falei no Miguelito, e compreendo o que dizes quando referes que não esteja a jogar, mas conheces alguém mais para o lado esquerdo e que seja português? Pensei no irmão do Maniche, mas nem sei por onde ele anda agora. Relativamente ao meio-campo, o Hugo Viana quando surgiu no Sporting, que na altura jogava num 4-4-1-1, com o João Pinto a ser o "paizinho" do Jardel, jogava na posição de interior esquerdo, e só percebo o porquê de porem-no como número 10 pela imprensa, pois para mim jamais seria um número 10. O Nuno Gomes se fosse no Benfica tiráva-o da equipa mas na selecção ele tem aquela estrelinha, em cada dois jogos marca um golo ;D De qualquer maneira dei outra solução no meu comentário. Para quem coloca o Nani e tem dificuldade em colocar um Hugo Almeida, não se percebe bem o raciocínio. Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Uma Táctica que toda a gente entende:4-4-2!

Boa selecção para levar goleadas das equipas mais fortes. Colocaste muitos jogadores que não sabem defender.

Bem...

... quanto a não saber defender... o Deco do Porto defendia menos que no Barcelona, mas ele não está no meu onze agora, contudo, Tiago e Hugo Viana, são jogadores que fazem bem a posição mais defensiva do meio-campo, nas alas pode residir o problema que falas, mas tanto Simão como o Quaresma ajudam muito mais do que à uns anos atrás. De qualquer forma, tal como refiro, a jogar em casa neste esquema, frente às equipas que temos no nosso grupo de apuramento, não vejo motivos de grande preocupação. A meu ver até cria uma melhor distribuição dos jogadores no campo. Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Uma Táctica que toda a gente entende:4-4-2!

muitos filmes...

Lol!

Até pode ser de muitos filmes e de muitas marcas, de revistas até, mas é de certo a táctica mais conhecida em todo o globo e num futebol que se requer simples, penso que numa equipa com tantos interpretes mágicos, funcionaria que nem uma luva. Teríamos nada mais nada menos que 11 jogadores de cariz ofensivo, sendo 4 deles extremamente ofensivos. O problema é que nos primeiros jogos talvez sofrêssemos alguns golos, pois o meio campo não estaria rotinado, mas se o Scolari utlizasse nos jogos caseiros este tipo de táctica, protegeria um pouco os jogadores. Cumprimentos Futebolísticos!

Eu jogava assim contra a Sérvia:

Metia o Quaresma e o Nani nas alas, Simão a número 10 e Cristiano Ronaldo a avançado. Moutinho ou Tiago no meio campo e o Petit a trinco. A defesa ficava igual ao jogo da Bélgica.

Re: Eu jogava assim contra a Sérvia:

É uma solução!!!

Re: Eu jogava assim contra a Sérvia:

E depois se correr mal, quem é que tens no banco para mudar o jogo? Dá sempre jeito, deixar o Nani no banco, para entrar caso seja necessário e quando os defesas deles já estão todos rotos...

Re: Re: Eu jogava assim contra a Sérvia:

AXo k devia se mudar as regras e jogar com 23 assim ninguem fikava xateado!!

A melhor tácitica é jogar num 5-1-4

5 defesas, 1 gajo no meio campo a distribuir porrada tipo Petit e + 4 extremos.

Re: A melhor tácitica é jogar num 5-1-4

a tua ideia é engraçada

Re: Re: A melhor tácitica é jogar num 5-1-4

e suicidaria!

3 Centrais?

Não me parece o mais ajustado, não por falta de outro central de qualidade mas porque com os extremos que temos seria "roubar" criatividade à nossa selecção. Depois parece-me que o 4-5-1 com duplo pivot será o que se ajusta melhor porque nos falta pontas de lança para jogarmos num 4-4-2 puro. Pelas ultimas noticias parece-me que para o jogo com a Servia será de novo o sistema de duplo pivot com Petit e Tiago ou Moutinho, jogando nas alas Simão e Quaresma com Ronaldo a jogar nas costas do ponta de lança. Depois temos o factor tradição em que a nossa seleção jogou assim durante anos porque não tinhamos seleções com tanta qualidade como temos hoje e era necessário povoar o meio campo para conter os ataques dos adversários.

humm

O K TA A acontecer á selecção é a selecçao do scolari e nao dos portugueses, ta mal!! è um selecção onde nao taum os melhores!! E eu sempre pensei k uma selecção é uma ekipa onde se reunem os melhores d um paaís!

Re: humm

Qual seleccionável é melhor que os que lá estão? Que comentário...

Re: Re: humm

o pedro mendes nao tem lugar??? o Ze castro nao tem lugar??? o Nunes nao tem lugar??? o marco ramos nao tem lugar???

Meu Deus...

... Podias ir a treinar o Cazaquistão! Zé Castro? E tiravas qual dos que la estão? Nunes? LOL Pedro Mendes? Não é melhor que os que la estão hoje, descupa! Marco Ramos? LOL x10

Re: Meu Deus...

Uga UGa!!!Hehe!!!! O ze castro nao é melhor k o manuel da costa??? O pedro mendes nao é melhor k o petit??? o marco ramos é um lateral eskerdo puro, melhor k alguns pseudo laterais eskerdos k o scolari convocou (tipo o rogerio matias, caneira)

Re: Re: Meu Deus...

Pedro Mendes, Melhor que Petit.... UGA UGA UHHHH UGA UGA UGA UGA UGA... HA HA HA... Zé Castro na Selecção... Talvez, mas tem de evoluir, NUNCA seria titular neste momento. Marco Ramos... dou o benefício da dúvida, nunca ouvi falar. Pedro Mendes... UGA UGA UGA UGA UGA

Re: Re: Re: Meu Deus...

MAs eu falei no ze castro a titular ??? Agr o pedro mendes é dos melhores medios em inglaterra, e tda a gente sabe k é melhor k o petit!!! Tou a ver k es um bom derme

Re: Re: Re: Re: Meu Deus...

O Pedro Mendes dos melhores médios em Inglaterra... Dos melhores é subjectivo. Melhor atrás de quantos??? O Petit é dos melhores em Portugal. Melhor atrás apenas de 4 ou 5 jogadores da mesma posição. Se o Petit jogasse em Inglaterra. Era também um dos melhores ou não????

3 centrais nunca

Muita gente fala em táctica de 3 centrais, mas para mim 3 centrais não é uma táctica. Ou se joga com 3 defesas ou com 5. Numa táctica de 3 defesas existem 2 laterais ofensivos e não jogam extremos (tal como o brasil fez com scolari em 2002) o que na nossa selecção seria um crime pois extremos é o que temos de melhor e não seria possível colocar Ronaldo e Quaresma ou mesmo Simão a fazer o corredor todo pois não devemos obrigar os nossos extremos a tarefas muito defensivas. Acho que a única variação possível é entre o 4-2-3-1 com que jogamos na 2ª parte contra a bélgica e o 4-3-3 que jogamos na 1ª pois Moutinho esteve muito mais perto de Tiago e Petit do que dos 3 avançados. Penso que são as tácticas ideais para a nossa selecção devendo ser alternadas consoante o valor do adversário. Felizmente os nossos 10 (Moutinho e Deco) conseguem fazer os 2 papeis pelo que podemos mudar de táctica a meio do jogo sem fazer substituições.

Tactica sem medo

Táctica Ofensiva 4-1-3-1-1 (4-4-2) M Caneira-------R Carvalho------J Andrade------P Ferreira ----------------------------M Veloso-------------------- Quaresma--------------------Deco-------------------Simão ------C Ronaldo H Almeida / Vaz Tê M Veloso – Trinco – Hoje em dia é o melhor trinco a jogar em Portugal, combativo na recuperação de bolas, forte fisicamente, segura bem a bola sem perder o seu controle, tem muito boa visão de jogo a distribuir nas curtas/meias distancias, sempre para o melhor jogador em termos posicionais, capacidade de passe directo e em desmarcação excelente, passa sempre a bola na direcção e força certa. Quaresma – Extremo – O melhor extremo do mundo (junto com C Ronaldo e Simão) Em ataque deve posicionar-se encostado a linha para aumentar a distância nas dobras dos adversários favorecendo o 1-1 onde é perfeito. Simão – Extremo – Idem de Quaresma Deco - Box-to-box - O melhor nº 8 do mundo. Forte a defender, excelente visão de jogo, é muito bom a desmarcar os extremos na curta/meia/longa distancia, é forte no 1-1 e tem um bom remate. C. Ronaldo – Melhor jogador do mundo – Já que não temos um nº 9 em condições, ou por outro lado ele é bem capaz de ser dos melhores do mundo a nº 9. A procurar os espaços vazios, dando apoio aos extremos (Quaresma e Ronaldo em tabelinhas..lindo) Táctica Defensiva 4-1-4-1 (4-3-3) M Caneira R Carvalho JAndrade PFerreira ------- M Veloso C Ronaldo Deco Moutinho Quaresma Vaz Tê

AS TÁCTICAS EM FUTEBOL 11...

Como dizia o outro, no futebol está tudo inventado, com tácticas ninguém ganha, ( as tácticas do ferrolho, do futebol totalmente ofensivo ), tangas. Quem ganha são os PLAYER´s melhor que os outros. Quais tácticas de losango, de quadrado de círculo isto é parlapier para comentadores que pensam que estão a falar para tolinhos...

qualquer tactica serve desde que nuno gomes

e pauleta nao joguem.

Gostava de ver algo...

aproximado com o sistema actual, mas sem avançado fixo. Entrando o Simão em vez de Nuno Gomes, e com muita dinâmica entre a tripla Simão - Ronaldo - Quaresma sendo que todos eles poderiam desempenhar qualquer uma das posições do triângulo ao longo do jogo. É óbvio que este sistema terá de ser muito bem trabalhado. Para ser sincero nem sei até que ponto é viável. Mas aqui fica a minha sugestão. Saudações leoninas