Portugal sofreu nas alturas mas venceu (crónica) | Relvado

Portugal sofreu nas alturas mas venceu (crónica)

Cinco golos marcados, mas três sofridos, numa exibição pouco convincente da seleção nacional. Falta
 

Portugal está apenas a um ponto do Europeu 2012, depois de derrotar esta noite a Islândia por 5-3, na penúltima ronda da qualificação.

No Estádio do Dragão esperava-se uma entrada forte dos portugueses, mas a verdade é que foi a Islândia a primeira equipa a criar perigo. No primeiro de três lances consecutivos na grande área adversária, todos de bola parada, Jonsson cabeceou para uma grande defesa de Rui Patrício.

Contra a corrente do jogo, e precisamente numa bola parada, Moutinho deixou para Eliseu, que cruzou para a cabeça de Nani inaugurar o marcador, decorria o minuto 13'.

Aparentemente o jogador do Manchester United gosta de marcar na "casa" do FC Porto. Um ano depois do bis frente à Dinamarca, mais dois golos: o capitão Jonsson tinha criado perigo na baliza certa, mas aos 20 minutos criou perigo na baliza errada. Assistiu Nani, que isolado não desperdiçou.

A vantagem era portuguesa, mas a turma de Paulo Bento não dominava o jogo nem era de longe a equipa mais perigosa. À tentativa de Ronaldo, que o guarda-redes Magnússon travou, Bjarnason esteve perto de marcar, mas a bola saiu ligeiramente ao lado.

Quem não atirou ligeiramente ao lado foi Hélder Postiga. A um minuto do intervalo, numa altura em que a toada morna predominava no Porto, Carlos Martins fez um bom cruzamento para o avançado do Saragoça, que ainda enviou a bola à barra mas fez mesmo o terceiro da noite.

Islandeses reagiram pelo ar

Para o início da segunda parte estava reservada uma "bomba" de Ronaldo à barra, mas estava também reservado o golo islandês. Ao terceiro minuto, Jónasson apareceu sozinho junto à pequena área, depois de assistência de Jonsson, e de cabeça reduziu a diferença no marcador.

Os minutos que se seguiram foram marcados por um ritmo lento. A Islândia não ameaçava verdadeiramente a baliza nacional, mas Portugal também não aparecia muitas vezes perto da baliza contrária.

Em mais um lance de bola parada, e tal como no primeiro golo, o capitão islandês Jonsson ganhou nas alturas e colocou a bola em Jónasson que bisou, desta vez com o pé. Aos 67 minutos os adeptos voltavam a assobiar e começavam a pensar que a vitória não estava confirmada.

A partida continuava a não ser do agrado dos espetadores e continuava a não oferecer muitos momentos de interesse: os portugueses pareciam pouco tranquilos e os islandeses não mostravam argumentos para chegar ao empate, embora cada bola colocada na área fosse um motivo de preocupação para os jogadores lusos.

João Moutinho, a jogar no seu estádio, tranquilizou as hostes e, após assistência de Eliseu, fez o 4-2 aos 80 minutos.

As contas ainda não estavam fechadas: a três minutos do final, Eliseu marcou o quinto, com o pé direito. Duas assistências e um golo para o açoriano, que se estreou nesta fase de qualificação e nem tinha começado muito bem a noite, ao não se recordar de todos os versos do hino nacional.

Já no período de compensação, Rolando cometeu falta dentro da grande área, o árbitro assinalou grande penalidade e Sigurdsson estabeleceu o 5-3 final. A Islândia ainda não tinha marcado nos jogos fora de casa, mas no Dragão marcou três, o que espelha a pouca eficácia defensiva de Portugal, sobretudo nos lançamentos longos dos nórdicos.

A exibição foi pouco conseguida, mas Portugal venceu e assim Paulo Bento estabeleceu um novo recorde: cinco triunfos consecutivos na estreia de um selecionador nacional.

Agora falta empatar ou ganhar na Dinamarca. Ou até mesmo perder. Os resultados de outros grupos podem levar a que Portugal seja o melhor segundo classificado.

Seleção:

Comentários [13]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Help !!!

Entre o néscio do Aveiras, o travesti do marogas, o analfabruto leaovivo e o teenlover do ciclone, onde pára o o Relvado.com?

Pobre Portugal

Quase que adormeci a ver a 2ª parte, será que alguém correu? É certo que era a Islândia, mas o público e os Portugueses mereciam ver 10 minutos de bom futebol.

A nossa sorte é que a Suécia nunca ganha à Holanda e a Croácia tem um goal-average de 4, e nós temos de 10, julgo eu.

Com esta atitude perdemos em Copenhaga.

Ps: Quem é melhor? Kristján Örn Sigurdsson ou Hélder Postiga? Bons defesas centrais.. Prefiro que jogue o Nuno ou o João.

A Suécia joga em casa...

...e não precisa de ganhar. basta empatar.

Mau demais para apetecer comentar

Um helder Postiga que ninguem mais a não ser Paulo bento consegue entender como este indivíduo é seleccionável quando nem numa equipa secundária do futebol espanhol ele consegue marcar golos.

Cristiano Ronaldo, mais do mesmo, aguardamos ha mais de 8 anos para ve-lo fazer um bom jogo na selecção.è que ser bom na equipa que joga, no estrangeiro, isso não basta e custe o que custar, doa a quem doer ele não merece etar na selecção de todos nós.

Defesa, um desastre com a falta dos 2 centrais do real Madrid.

Paulo Bento, um seleccionador que vai fazer uma péssima campanha na fase final do Euro 20012, pois os dados estão lançados eninguem com olhos na cara acreditará nesta selecção que tempos pese embora os resultados que tem feito.

Paulo Bento já criou uma caterva de problemas com jogadores e não tarda que mais de metade dos melhores que temos acabem por ficar de fora, tudo por cupa deste seleccionador/ditador.

prefiro ganhar por 1

para mim ganhar por 1 um simples golo chega desde que se veja entrega qualidade , azar e competencia do adversário para não se marcar mais ,,,,,,,,,, agora 5 que podiam ser 7-8 desta maneira não servem de nada foi máu de mais para ser verdade

continuas

a ser energumeno todos os dias??? se tens vergonha de te assumires vermelho(eu compreendo),mas ao menos, não tentes enganar a tua própria pessoa(pessoa?)...ainda ontem,te caiu a mascara...então,não é que há uma noticia do passivo do zbord, e o sr.(sr?)não foi logo a arranjar um link, com elogios ao benfas!!!claro, claro, nós PORTISTAS compreendemos...

tenham paciencia sobre o eliseu

dois passes para golo e um golo ok, é uma vergonha de jogador não fêz um corte pelo seu lado nunca fechou no meio ,, passes para o adversário como todo o meio campo passes directos para os pés dos islandeses,,,,,, foi uma vergonha ,

Natural

Portugal só teve falta de atitude, isso vale muito. É sempre assimnos jogos com estas equipas, não querem defender. Contra a Dinamarca vai ser diferente, logo não faço muito caso, a não ser alguma vergonha de sofrer 8 golos contra estas selecções, 4 contra o chipre, 1 na islandia e 3 em casa.

Já agora o Helder Postiga não merece sequer ser seleccionavel, nem sabe como marcou aquele golo. Carlos Martins e o Ruben micael estão uma lástima, e o Rolando tem uma falta de qualidade no jogo aéreo perigosa contra estas selecções nórdicas. Grande jogo de Eliseu, não se deve descupar o Carvalho, mas deve-se desculpar o Bosingwa.

Rolando demonstrou a Paulo

Rolando demonstrou a Paulo Bento que Carvalho é importantissimo nesta Selecção. Por vezes é preciso e necessário saber desculpar.

Esperemos que defensivamente as coisas corram melhor, pois a Dinamarca é muito mais perigosa.

O que poderia ser uma noite tranquila Rolando fez-nos passar a vergonha de sofrermos três golos com a insipida Islândia.

What???

Opah que te queira meter com os portistas ok, agora desculpar o Carvalho nunca. Agiu mal e tem de sofrer consequencias.

E é a era Queiroz de novo.

Nessa altura sofremos 4 golos do Chipre.
Hoje 3 da Islandia.
È de admitir? Sofrer 3 golos de mortos?´E é assim que não querem perder na Dinamarca? È que a Dinamarca só tem que ganhar, e joga em casa, para se apurar directamente, não vai facilitar e não são mortos. Com esta nossa defesa parece que é melhor começar a preparar o jogo do play-off seja lá ele contra quem seja. Como dizem falta um ponto. O problema vai ser conseguir fazê-lo, e logo em casa do adversário mais directo a quem também falta só...3 pontos.

Já agora, além do piço do 3º golo que andou o Postiga a fazer em campo? Como de costume jogamos 10, pois os Postiga é uma nulidade, contra 12, pois o Postiga atrapalha de tal forma que parece ser jogador do adversário.
Mas parece que fiquei a saber porque é que o Postiga tem que jogar sempre mesmo que outros sejam ou estejam melhor. Aquela palmadinha no rabo dáda pelo PB não engana ninguèm

Eles não pereceram

nada mortos.

Só não pareceram

porque os nossos deixaram.