Paulo Sousa candidata-se ao lugar de Couceiro | Relvado

Paulo Sousa candidata-se ao lugar de Couceiro

 


Paulo Sousa candidata-se ao lugar de Couceiro
O futuro de José Couceiro na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) está nesta quinta-feira em discussão. O treinador dos sub-20 e sub-21 portugueses reúne-se com o presidente da FPF e a sua saída parece cenário provável, mas a Agência Lusa apurou que uma cláusula de rescisão no seu contrato e o apoio de Luiz Felipe Scolari à sua continuidade estão
a travar a "chicotada". Alheio a isso, Paulo Sousa terá tentado convencer Gilberto Madaíl a entregar-lhe as rédeas das "esperanças".




FPF
O jornal Record noticia que «Paulo Sousa "exigiu" a Gilberto Madaíl que lhe fosse entregue o comando das Selecções nacionais» de sub-20 e de sub-21 logo depois de a equipa lusa ter perdido com a Gâmbia no Campeonato do Mundo de sub-20, no Canadá. O
diário salienta que o actual treinador da Selecção portuguesa de sub-16 falou com o presidente da FPF num encontro «tenso» e que terá resultado na recusa de Madaíl em aceder às suas pretensões.

Antes desta notícia ter vindo a lume, Paulo Sousa tinha admitido na Rádio Renascença que sempre foi «uma pessoa ambiciosa» e notava que teria uma reunião com o presidente da FPF no final de Julho para «abordar o [seu] futuro dentro da Federação». Parece seguro que o ex-futebolista, que está na FPF desde Outubro de 2005, pretende ter um papel mais interventivo no seio da estrutura.

O Record apurou ainda que Paulo Sousa terá apresentado uma proposta de reformulação do Departamento de Formação da FPF, ultrapassando as competências de Agostinho Oliveira, o coordenador do futebol jovem da FPF. Estas atitudes do técnico dos sub-16 terão causado mau ambiente entre os treinadores que integram a estrutura federativa.

Scolari
Será neste cenário turbulento que o futuro de Couceiro será decidido na FPF. E o actual treinador das "esperanças" poderá contar com o apoio de Luiz Felipe Scolari, havendo a hipótese de deixar o comando dos sub-20 e dos sub-21 para passar a co-adjuvar o trabalho do "Sargentão" na equipa principal portuguesa.

Outro detalhe fundamental neste processo é a cláusula de rescisão que existirá no contrato de Couceiro com a FPF. Este dado é divulgado à Agência Lusa por «uma fonte da FPF» que refere o facto de este não ser um procedimento habitual nos vínculos da estrutura e que aponta que a sua existência está a a «dificultar a tomada de uma decisão» quanto ao treinador.



Fotos: Lusa



Seleção:

Comentários [33]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

MAdaíl é o culpado

ele é que os meteu lá e assinou os contratos, com ou sem cláusulas (a tal cláusula pode bem ser inventada para justificar ao publico a manutenção de couceiro e não contrariar o sargentão, se bem que o discurso do pé frio é de quem está à espera de receber algum). agora aguente-se, pague, mas ponha os dois andar depressa.

este é igual

coloquem lá um treinador melhorzito se faz favor.

Creio que a Federação precisa de colocar lá...

... um treinador que queira fazer carreira longa na selecção. Para Paulo Sousa e José Couceiro, a selecção apresenta-se como uma espécie de trampolin para as suas carreiras a nível de treinador de futebol. Portugal precisa de alguém com experiência e que possa ser um professor e um "pai" para os nossos putos. Alguém que tenha coragem em exigir estágios de 3 meses todos os anos, pagos pela federação para que os nossos jovens jogadores possam evoluir, visto que actualmente a sua evolução é muito incepiente e sem grande nível nos seus actuais clubes. Existe muito treinador de clube que não sabe o que faz e pior que isso, pensa que sabe! Cumprimentos Futebolísticos! PS: Quanto mais cedo levarem um nível de futebol profissional aos nossos putos, mais eles têm de crescer a nível psicológico, para mim o maior factor de desiquilíbrio destas selecções, quando comparadas com as selecções dos anos 90. Reparem no tipo de maturidade dos actuais putos quando comparados com aqueles. Reparem no que faz com que um Moutinho seja já capitão do Sporting... é a sua maturidade. Isso não vem sócom o treino e competição, vem com o ambiente que os rodeia.

Re: Creio que a Federação precisa de colocar lá...

Concordo totalmente com o título, com o resto às vezes. O problema da FPF já vem desde os tempos de Queirós, e nunca ficaram solucionados. Os sucessos do futebol jovem nas décadas de 90 e até meados da presente década ajudaram a disfarçar o problema, porque já se sabe que nas vitórias é assim. Enquanto essa organização não existir, os treinadores vão sempre sendo queimados, por muito bons que sejam (não me parece ser o caso de Couceiro, e de Paulo Sousa, embora em relação a este ainda são poucos os dados). Tens razão quando dizes Portugal precisa de alguém com experiência e que possa ser um professor e um "pai" para os nossos putos. Já não tens em relação aos estágios de 3 meses. Isso é completamente impossível, porque estamos a falar de jovens que têm aulas durante a semana. Não é por acaso que são marcados estágios de 1 semana durante as férias escolares. também tens razão quando falas no crscimento psicológico. Mas aí penso que o problema está nos treinadores e métodos da FPF e não nos clubes. Os clubes já fazem todo esse trabalho, na FPF desconheço. O problema é que tu na FPF tens como exemplos treinadores que dão facadas em superiores hierárquicos, ou tens treinadores e presidentes que falam em lóbis do futebol europeu, mundial, e marciano para justificar os desaires lusitanos. Com esta cultura de desresponsabilização, que parte dos próprios dirigentes, como é que um jovem consegue amadurecer? Acho até que a selecção estraga o trabalho dos clubes.

Quando falo de estágios de 3 meses...

... eles podem muito bem incluir apoio escolar, algo que até lhes serve para passar os tempos mortos do estágio. Eu falo em estágios, porque vejo que neste momento, é a única solução, pois os clubes não orientam os seus jovens. Como a selecção e as suas competições vão sempre existir, temos de arranjar uma solução que permita diminuir o fosso que existe perante outras selecções. Penso que o estágio faz parte disso, mas não só. Cumprimentos Futebolísticos! PS: para mim há muita gente da tribo do futebol que não está a fazer nada...

Re: Creio que a Federação precisa de colocar lá...

"Interessante" Cumps

Poleiro

O Couceiro devia ter pedido a demissão, não tem condições para continuar, quanto ao Paulo Sousa também não me parece bem que ande a mendigar o lugar do Couceiro, o Madail aqui devia impor-se e tomar uma decisão pela sua própria cabeça.

Nojentos

Quem devia escolher entre os dois era a clake do Benfica os Diábos vermelhos. È que entre os dois Venha o DIABO e Escolha

Re: Paulo Sousa candidata-se ao lugar de Couceiro

"Exigiu`? Mas quem é que gajo pensa que é para exigir tal coisa? Também não percebo porque é que se discute o futuro de couceiro. Os resultados que apresentou não merecem qualquer discussão, mrecem actos imediatos.

Em questão de currículo...

... Paulo Sousa está à altura de Couceiro...

Re: Em questão de currículo...

Currículo de treinador igual, de jogador... bem... Temos pena, caro Couceiro...

humm

Ahh grande filho do madail!!!! VErgonha

Re: Paulo Sousa candidata-se ao lugar de Couceiro

Candidatar é diferente de "exigir".

Re: Re: Paulo Sousa candidata-se ao lugar de Couceiro

O problema é que no futebol muitas vezes candidatar-se é afiambrar-se... Cumps.

Re: Re: Re: Paulo Sousa candidata-se ao lugar de Couceiro

Pois e neste caso com uma facadinha nas costas, para abreviar a burocracia

Re: Re: Re: Re: Paulo Sousa candidata-se ao lugar de Couceiro

Lolllllllll :) Cumps.

Isto so vem provar o que disse...

aqui do Paulo Sousa ha umas semanas atras, que como ser humano deixa muito a desejar, tragam é o Agostinho Oliveira de volta... Cumps

Please no

A única coisa que o P. Sousa tem de jeito é a Mula. Por favor arranjem alguém que perceba de formação a jovens (indisciplinados) portugueses.

Mas quem são estes gajos?

Estes gajos entenda-se Paulo Sousa e Couceiro. Se há gente que destoa no seio dos escalões de formação são estas duas aves raras. Olhemos para o conjunto de pessoas que estão na estrutura técnica da FPF: Departamento de formação (sub-16 até sub-19): Coordenador Técnico - Arnaldo Cunha: no lugar desde 2000, iniciou a carreira de treinador em 1982. Entre 86 e 96 esteve no sector de formação do Benfica, e depois de uma época no Alverca regressou à formação da Luz até 2000. Durante o periodo que esteve com os encarnados, venceu diversos títulos nos escalões de juvenis e juniores, que lhe valeram diversas distinções como treinador do ano. Supervisor Técnico - Agostinho Oliveira: na FPF desde 1990!!, esteve directa ou indirectamente ligado a quase todos os títulos dos escalões de formação de Portugal desde o Mundial 91 até ao Europeu Sub-16 em 2000, passando pelo terceiro lugar no Mundial Sub-20 em 95. Técnicos: - António Violante: na federação desde 93, assumiu funções de adjunto dos sub-15 aos sub-20 até 96, tendo estado nas conquistas dos Euros sub18 em 94 e sub16 em 95 e 96. Como técnico principal foi vice no Euro sub18 em 97, campeão no Euro sub16 em 2000 e campeão no Euro sub17 em 2003. Tem também diversas posições de honra em diversas competições. - Carlos Dinis: inicia a carreira de treinador em 1973, passa pela formação do Sporting de 88 a 94, e desde 1997 que faz parte dos quadros da FPF, fazendo parte de diversas equipas técnicas que trouxeram para Portugal excelentes resultados. Como treinador principal tem como maiores feitos ser vice no Euro sub19 em 2003 e 3º lugar no Euro sub17 em 2004. - Edgar Borges: treinador desde 1983, está desde 1991 a 2000 nas equipas técnicas de formação do FC Porto. Desde essa altura já trabalhou dos sub16 aos sub19, tanto como treinador principal como adjunto. - Paulo Sousa:Excepcional carreira como jogador, surge de repente como amigo de Madaíl na organização do Euro 2004. Passado uns tempos passa para os quadros técnicos da FPF como treinador dos sub16!! Penso que exite aqui alguma diferença não? Passando para os mais velhinhos, (sub20, sub21) que a FPF considera um departamento à parte da formação! Treinador Principal - José Couceiro: inicia a carreira em 2002 ao serviço do Alverca, passa depois por Setúbal, FCP e Belenenses, com resultados medianos na melhor das hipósteses. Em Agosto de 2006, assume funções na FPF, e logo como técnico dos sub21!! Adjunto - Rui Caçador: Trabalha como técnico da federação desde 1989, esteve na equipa técnica do Mundial 91, com diversos resultados de alto nível nos diversos escalões de formação, destacam-se, por terem sido alcançados como treinador principal, a medalha de ouro nas jornadas olímpicas da comunidade europeia em 1991 com os sub15, e o título no Euro sub16 em 1995. Aqui parece-me que as posições de treinador principal e adjunto ficaram trocadas. Concluíndo, podemos dizer que, a estrutra técnica da FPF nos escalões de formação está recheada de gente de valor, com provas dadas, enquanto que o Couceiro e o Paulo parecem isso sim estar à procura de tacho e não de fazer alguma coisa pelo futebol de Portugal. Alguém por favor que meta estes Srs. na ordem e os despeça de imediato. Que se lixem as clásulas de indeminização, se existe dinheiro para pagar ao Scolari, também deve exitir algum para nos vermos livres destes artistas.

Tanto faz...

Nem que seja o Jorge Gabriel...Tirem é o Couceiro de lá

Re: Tanto faz...

jorge gabriel?lol

Nao auguro um bom

Futuro para as Seleccoes jovens Portuguesas. O trabalho que Queiros andou a fazer esta a ser deitado por agua abaixo. Volta Queiros. We love you man. Cumps

Porque nao um concurso?

Parece-me que chegou a altura de fazer uma grande limpeza nos quadros da Federação! Porque não fazer um concurso público (já há aqui vários relvas a quererem concorrer) em que os candidatos teriam de mandar o seu currículo bem como um estudo para reformular o departamento técnico das selecções. Também teriam de apresentar o modelo táctico para todas as equipas nacionais, de forma a que fosse o mesmo esquema para todas que seria implmentado desde pequenos. Um júri formado pelos três mais credenciados treinadores portugueses, Carlos Queirós, Artur Jorge e José Mourinho, julgaria os candidatos!

e porque não uma maior ligação aos clubes?

Não seria nada mal pensado que os órgãos ligados á federação se informassem junto dos responsáveis do departamento jovem do scp para, de alguma forma, apreenderem o que quer que estes lhes tenham transmitir no que ao acompanhamento e formação diz respeito. Sinceramente, e clubismos á parte, acho que relações como estas não seriam, de todo, inadequadas, podendo inclusivamente desenvolver bases para um futuro mais promissor das nossas selecções jovens. Dificil? Não creio que seja, basta que a federação passe a colaborar de forma mais coesa com os clubes, que não passe apenas pela chamada dos seus jogadores. Não sei, é só uma ideia. E falei no scp por tudo o que este clube tem feito nos escalões mais jovens, doutro modo poderia ter falado noutros clubes ( porque também os há).

Possiveis escolhas

No jornal Record está referenciado a possibilidade de Humberto Coelho ou Manuel José ( um deles), ser o proximo treinador dos Sub-21 com vista a preparar a entrada em 2008 quando Scolari for embora dos AA. O que acham? Para mim qualquer um é uma boa alternativa. Pelo menos não deixam duvidas de capacidade. Já o Couceiro...

Re: Possiveis escolhas

Não acredito que o Manuel José entre nisso...

Re: Re: Possiveis escolhas

Mas que ele quer ser Selecionador A não duvides!

mais vale contratar

o stevie wonder.......... pelo menos ainda serve para cantar umas musiquinhas no intervalo!

é pena

mas o Couceiro é um cobarde em não se demitir.

Também posso enviar o cv?

Bem, se exigiu e não deu, acho que a atitude mais correcta do paulo Sousa era demitir-se. Mas duvido que isso aconteça. E temos de dar graças ao Scolari, porque se calhar sem ele tínhamos de aturar o paulo Sousa nos sub21. Vejam o maravilhoso cv do Paulo Sousa este ano nos sub16, tirado de um blog: Portugal 1 - 3 Suiça Portugal 0 - 0 Itália Portugal 0 - 5 França Portugal 0 - 0 Rússia Portugal 1 - 1 Bélgica Portugal 1 - 1 Eslováquia Portugal 0 - 0 Holanda Portugal 5 - 0 Geórgia Portugal 2 - 2 Dinamarca Portugal 0 - 2 Polónia Portugal 3 - 1 Polónia 2 vitórias, 3 derrotas, 6 empates, 13-15 em golos. Resultados maravilhosos