"Papa Taças" Bento eleito para desbravar caminho até ao Euro2012 | Relvado

"Papa Taças" Bento eleito para desbravar caminho até ao Euro2012

 

O ex-internacional português Paulo Bento, com quatro taças conquistadas em escassas quatro temporadas como treinador principal nos seniores do Sporting, vai ter como missão desbravar um árduo caminho à seleção portuguesa de futebol rumo ao Euro2012.

Após quase um ano de “tranquilidade” fora dos bancos de suplentes, depois da rotura por si considerada tardia com o clube de Alvalade, Bento vai regressar às áreas técnicas dos relvados para orientar a “equipa das quinas”, a qual representou em 35 ocasiões como atleta, nomeadamente nas fases finais do Euro2000 e do Mundial2002.

O lisboeta Paulo Jorge Gomes Bento, nascido a 20 de junho de 1969 (41 anos), estreou-se no cargo de treinador principal dos “leões” a 23 de outubro de 2005, com um empate a dois golos em visita ao Gil Vicente, substituindo José Peseiro, após ter guiado a equipa “verde e branca” de juniores ao título nacional.

Apesar de o “Forever” (Para sempre) do então recém-eleito presidente do Sporting José Eduardo Bettencourt ter durado apenas cinco meses, até novembro de 2009, Bento ficou para a história como o segundo treinador que mais tempo dirigiu os "leões", atrás do húngaro Joseph Szabo, que orientou a equipa entre 1938/39 e 1942/43.

O técnico conseguiu ainda a primeira temporada sem derrotas caseiras em Alvalade desde 1987, além dos quatro “títulos” de vice-campeão. Na Europa, só na temporada de 2009/10 não conseguiu “passaporte” para a Liga dos Campeões, com a melhor prestação a acontecer em 2008/2009, embora os oitavos de final tenham tido um pesado resultado global de 1-12 frente aos alemães do Bayern Munique.

Nos mais de quatro anos aos comandos do Sporting, Bento obteve 60,3 por cento de vitórias, em 194 jogos oficiais, somando 117 triunfos, 46 empates (23,7 por cento) e 31 derrotas (16,0), com 311 golos marcados e 152 sofridos.

Porém, os grandes êxitos foram obtidos no Estádio Nacional, onde bateu Belenenses e FC Porto, respetivamente por 1-0 e por 2-0, após prolongamento, nas épocas de 2006/07 e 2007/08, arrebatando duas Taças de Portugal.

Paulo Bento venceu também duas finais da Supertaça Cândido de Oliveira, ambas diante dos “dragões”: 1-0 em Leiria, em 2007, e 2-0 no Estádio Algarve, em 2008.

No Jamor, como médio defensivo, Bento já tinha experimentado a glória, com êxitos pelo Estrela da Amadora (1990), Benfica (1996) e Sporting (2002), clube em que chegou a coabitar com o então jovem Cristiano Ronaldo, depois de ter representado também Vitória de Guimarães (1991-94) e os espanhóis do Oviedo (1996-2000).

A defesa do seu grupo de trabalho valeu incidentes disciplinares com vários jogadores - Liedson, Vuckevic, Stojkovic e Miguel Veloso -, assim como “guerras” de palavras contra outros agentes do futebol, nomeadamente do setor da arbitragem, devido a alguns erros que prejudicaram o Sporting.

Na seleção nacional, Bento participou na meia final do Euro2000, perdida para a França (2-1), devido ao penalti cobrado por Zidane no prolongamento, e os excessos nos protestos, juntamente com Abel Xavier e Nuno Gomes, originaram a sua suspensão por cinco meses.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Foto: Lusa

 

Seleção:

Comentários [11]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Agora so falta mudar a cabeca

Agora so falta mudar a cabeca do polvo e o resto da federacao. Depois la estaramos num bom caminho.

 

pedro

Epic Fail!

Vai ser um EPIC FAIL e tudo com, claro... tranquilidade! 

 

Não é o tranquilidades que vai mudar alguma coisa naquela equipa de futebol, um ou outro jogador, mas nada demais, serão os mesmos problemas e teremos as mesmas dificuldades para ultrapassar os já pontos de desvantagem para os rivais.

Ele não tem culpa como é óbvio, vai ser jogado aos leões e isso certamente que sei, que os encarará de frente como se sabe dele.

O problema, ou problemas como queiram, vêm de trás e tem uma face e um nome, Gilberto Madail dá tiros nos pés a toda a hora, comete asneiras, ou seja,  seria um bom dirigente no Sporting sem dúvida.

 

Não é não acreditar no Paulo Bento, não acredito é que as coisas mudem na federação portuguesa de futebol.

Lol epic fail

Mesmo.

 

 

Paulinho bentolas (ironic mode em ON!!)

Pode-se gostar mais ou menos do homem como treinador.

Mas acho que ninguem duvida que é um homem sério e que com ele no comando lobbys,padrinhagem e influencias externas são coisas que vão ficar à porta da seleção.

Pelo menos isso o homem tem de bom o resto temos que esperar para ver.

 

Ainda não tinha comentado sobre o jogo de domingo.

Estava a bulir por isso não pude ver o jogo. Mas ouvi o relato na antena 1 e pelo que me deram a entender a vitória lampiona foi sem espinhas e mais que merecida.por isso da minha parte e só para os bons lampiões cá do burgo os meus parabéns.

Os restantes,os que não valem um colhão furado (só assenta a quem tiver que assentar) um grande VAI-TE FODER!!!!!

 

Saudações alagartadas!!

Continua o spam!!!

Depois de 3 noticias sobre o FC Porto da parte da manhã que dispersaram todos os comentáriosa, saem agora no espaço de 20 minutos 2 artigos sobre Paulo Bento!!

 

Que é isto susana valente??

 

Qual é o interesse nesta sucessão de artigos sempre a dizer o mesmo????

Completamente de acordo!

 

Acho que este Relvado vive na dicotomia "site de notícias/ blog de discussão".

 

Depois, vai-se a ver, comentámos numa notícia e a discussão mais acesa e interessante está na outra...

 

Cumps!

 

 

E...

Só não papou mais devido a um sistema de merda onde a corrupção compensa e ser-se sério paga-se caro... No mínimo teria ganho mais um ou dois campeonatos e uma taça da liga...Mas é o futebolinho de merda que temos...

Tens razão..

O teu clube teria ganho mais uma taça da cerveja senão fosse a corrupção na sua plenitude naquela célebre final apitada pelo lucilio calabote, agora campeonato não estou a ver qual..

 

cumps

A corrupção...

A corrupção na sua plenitude tem sido o que mais assistimos nos últimos 30 anos de campeonatos pagos com fruta, café com leite e viagens ao Brasil por parte do clube condenado por corrupção...

Ok.. mas diz-me lá então

Ok.. mas diz-me lá então quais os campeonatos que o sporting merecia ter ganho nos últimos 30 anos?

 

Foram todos que perdeu para o porto?

 

Foram todos que perdeu para o benfica?

 

Indica-me datas s.f.f.

Com tranquilidade

vai ser a frase mais dita para os próximos tempos.