A propósito das hegemonias | Relvado

A propósito das hegemonias

Benfica ou Sporting deveriam amenizar os triunfos do FC Porto.
 
FC Porto campeão nacional 2011/12: as imagens da festa - foto 01
Lusa

Após a célebre expressão de Jorge Jesus temos assistido, numa base quase diária, a novas utilizações do conceito de hegemonia. Não querendo, de todo, menosprezar a importância que a Supertaça Cândido Oliveira tem no futebol português, o verdadeiro troféu por excelência sempre foi e será o Campeonato nacional. Assim, pretendo, neste artigo apenas procurar observar as tendências hegemónicas ao longo dos últimos 79 anos no que respeita à mais importante prova profissional em Portugal.

Comecemos então apenas com um exercício simples de enumeração de títulos por cada um dos vencedores:

Benfica - 32
FC Porto – 27
Sporting - 18
Belenenses – 1
Boavista – 1

A leitura simples destes números apenas comprovam aquilo que há muito é do senso comum, i.e., que o campeonato português é historicamente uma luta a três. Por outro lado, o que esta resenha história faz é pura e simplesmente minorar a grande evolução que o braga teve na última década já que a mesma não teve reflexos em conquistas. De qualquer forma fica sublinhada a realidade que existem apenas três grandes em Portugal e que garantidamente existirão três grandes nas próximas duas a três épocas independentemente dos clubes que ganharem a liga. Mas o ponto deste exercício, fundo, assenta numa leitura mais global do conceito de hegemonia dos vencedores da liga portuguesa.

Simplificando o número de ligas ganhas (até uma perspectiva quase cega mesmo) eis que temos a lista de clubes hegemónicos por década.

30 – Divisão entre Porto em Benfica com algum ascendente dos portistas em virtude do maior número de segundos lugares

40 – Domínio do Sporting com o Benfica bastante próximo. Poder-se-ia dizer que esta foi uma década praticamente jogada a dois apenas com a brilhante intromissão do belenenses na época de 45/46.

50 – Continua o domínio do Sporting mas, nesta altura o Porto fortalece-se e começa a ameaçar, em conjunto com o Benfica esse domínio.

60 - Esta década marca o inicio dos anos de ouro do Benfica, interrompida a espaços pelo Sporting. Paramos no final dos anos sessenta para olhar um pouco para as tendências até esse ponto, claramente o Sporting está em declínio no que a títulos diz respeito (nunca mais seria capaz de conquistar 3 campeonatos em qualquer uma das décadas futuras), o Benfica com uma tendência crescente e o Porto com uma intermitência enorme, sendo que á data, com apenas 5 títulos nacionais se configurava como o menor dos três grandes. Contudo erá já possível ver que a hegemonia que o Benfica atingira na década de sessenta não poderia durar eternamente e, que se o Sporting continuasse o seu declínio seria o Porto a ascender como o segundo dos três grandes de Portugal. Mas retomemos a viagem…

70 – Nova década de domínio do Benfica, com o Porto e o Sporting a dividirem o protagonismo (ainda assim, o Sporting mantinha-se na trajetória descendente e o Porto mantinha a sua intermitência).

80 – Continua o domínio do Benfica mas assiste-se agora a um Porto com maior consistência, a intermitência das décadas anteriores parece definitivamente afastada e o Sporting começa a ver a sua posição fortemente ameaçada.

90 – Esta foi a década de ouro do Porto (no que diz respeito a campeonatos. O Benfica caiu abruptamente no número de títulos conquistados e o Sporting manteve a sua trajetória descendente. Nos anos 90 o Porto ganhou tantos títulos como o Benfica nos anos sessenta. Esta década relega o Sporting para o último dos três grandes.

00 – Uma nova analogia, a primeira década do novo século está para o Porto como os anos 70 estiveram para o Benfica, domínio total com seis campeonatos contra apenas 3 dos seus rivais.

10 – Até ao momento verificamos um domínio absoluto do Porto nos primeiros 3 anos desta década, quer Benfica quer Sporting não foram ainda capazes de conquistar qualquer troféu.

O Porto ameaça tornar-se no primeiro dos três grandes caso o Benfica não seja capaz de inverter o ciclo. Valendo o que vale, vou apenas tentar prever, de forma linear e amadora, o que poderia/deveria acontecer com base na tendência verificada até agora: Em teoria nesta década deveríamos assistir a uma inversão da tendência dominante do Porto (nunca nenhum clube esteve mais de duas décadas sem ver a sua hegemonia ameaçada i.e., benfica anos 60, 70 e 80) o que significa que ou Benfica, ou Sporting deveriam amenizar os triunfos do rival do norte. Uma vez mais baseado apenas na história seria espectável que o Porto conseguisse vencer mais duas ligas sendo as outras divididas entre Sporting, Benfica e quem sabe o Braga que procura de forma consistente obter o seu lugar na história.

I Liga:

Comentários [34]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Podiam ter acrescentado

que o FC Porto foi a única equipa a ganhar um campeonato em Portugal, com subtracção de 6 pontos por corrupção.

Acho que nesse aspecto têm a hegemonia há décadas.

Na minha opinião esta década começará a ser descendente para FC Porto, por várias razões. Como já disseram por aí o Pinto da Costa não é imortal e quando ele falecer vai ser 7 cães a um osso para agarrar o seu poder e haverá lutas internas. A corrupção tem os seus limites e sem o General a ditar ordens, haverá de certeza mudanças. O FC Porto perderá a sua influência na televisão, porque com a ascensão da BenficaTV a Sportv começa a quebrar e finalmente porque o FC Porto apesar de agora ganhar de qualquer jeito, nunca chegou perto dos números da massa associativa do SL Benfica. Sem isso as receitas serão sempre menores que o seu rival e quando o lucro dos jogadores não chegar aos 70Milhões, como vimos este ano, as contas começarão a descambar e o investimento será menor.

O que te digo enquanto homem que começou a ter capacidade

cognitiva para entender o futebol na década de 90, como portista, como amante do futebol, é que foi... um espetáculo ser portista neste período, como deve ter sido espetacular ser benfiquista na década de 60... o problema é quando se acabar, espero não ficar com aquele ressabiamento típico dos benfiquistas que viveram na altura do grande Benfica, com aquela azia que passada à próxima geração... espero aceitar com naturalidade a inversão do ciclo, contudo, à uma restia de esperança que não tenha que passar por essa provação :)

Eu diria que

os ciclos são uma componente inegável de tudo o que existe.
Este artigo náo foi de wishfull thinking, foi apenas um exercicio bastante limitado e, sinceramente, pelo que o porto foi capaz de mostrar nesta década, dúvido que a hegemonia se eclipse a breve prazo.

Imagino que a década de 90 tenha sido fantástica para os adeptos do porto, tal como a primeira década deste século, nesses anos voces viveram aquilo que os outros adeptos em portugal apenas sonharam.

Mas não te iludas, mesmo quando esse ciclo acabar, a fnfarronice e a azia que o benfiquistas também mantiveram, os adeptos do porto irão ter, porque essa é uma lei do futebol, uma paixão que é humilde é uma impossibilidade.

Concordo, mas o meu wishfull thinking

estava limitado à minha pessoa :) claro que colectivamente os adeptos serão ... adeptos. E nem é uma questão de humildade, é simplesmente uma questão de racionalidade, é que apesar de ser apaixonado pelo Porto, e como tal, não casar bem paixão com humildade, tento sempre ter alguma racionalidade em tudo o que faço :) a ver vamos, mas espero não ver....

Lanço-te um repto. O Futebol

Lanço-te um repto.

O Futebol em Portugal viveu 3 ciclos:

O primeiro décadas de 30'/40/50 Amadorismo puro, o tempo das balizas às costas!

O segundo, em que surge o Profissionalismo surge em Portugal, no início dos anos 60, o mecenato era lei no Futebol Português, e assim continuou na decada de 70, o segundo ciclo comprende as décadas 60/70.

Terceiro ciclo e ultimo, década de 80/90 e seculo XXI. As receitas televisivas emergem, a publicidade surge. Nos anos 90 a lei Bosman é um sinal, ou um ponto de viragem para a Industria de Futebol. Neste Século a Industria do Futebol move milhões €!

Seria interessante, e balizando esses 3 períodos, reconhecer Hegemonias em Portugal!

Pe4o desculpa

mas não consigo compreender a associação de mecenato ao futebol nos anos sessenta e setenta. Mecenato no futebol vive-se nos dias de hoje com todos os milinários dos petro-dólares a decidirem brincar ao football manager ao vivo.

Classificar as décadas de 40 e 50 como de amadorismo puro e de "balizas ás costas" também me parece descontextualizado já que todos os clubes tinham já estádios e as competições eram devidamente organizadas. Óbviamente nã estávamos perante o profissionalismo dos dias de hoje mas o amadorismo dos jogos nos jardins á frente da prça de touros do campo pequeno há muito que haviam passado.

Também discordo nas balizas que atribuis ao "ultimo ciclo" claramente as receitas televisivas e a publicidade apenas começaram a ter impacto no inicio dos anos 90 sendo que impacto da lei bosman apenas se começou a verificar em meados dos anos 90. Contudo, a era mercantilista do futebol, o tempo das loucuras apenas se iniciou no século XX ainda que nesta segunda década, tirando os sugar daddies os clubes começem a adoptar uma postura financeiramente mais responsável.

Mecenato no Futebol

Mecenato no Futebol Português, repito, década de 60, eram os Presidentes "endinheirados" que se chegavam à frente!

No Porto o banqueiro Afonso Pinto de Magalhães deixo apenas esse exemplo.

Mas a coisa perdurou até ao final da década de 80 inicio de 90, sabes o que fez Jorge Brito por exemplo?

Eu explico-te, relativamente a Jorge Brito, fundador da Brisa, é justo relevar que teve de negociar com a Fundação Calouste Gulbenkian parte da sua colecção de arte Portuguesa, enquanto vende tembém algumas obras de arte internacional para fazer face às dificuldades financeiras do Benfica, e durante a sua Presidencia!

Quanto às 50 ultimas temporadas desportivas, ou meio século de temporadas desportivas, isto desde que o profissionalismo chegou ao Futebol Português, deixo-te o lamiré em registos:

Porto ganhou 22 Campeonatos!
Benfica ganhou 21 Campeonatos!

Porto ganhou 14 T Portugal!
Benfica ganhou 13 T Portugal!

Repito, excluindo as décadas de 30/40 e 50, o balanço dos ultimos 50 anos são esses mesmos. Tinhas essa ideia?

Ridiculo

Nem vou continuar a conversa porque a tua tentativa de manipular um artigo que tentou ser o mais isento possível é de uma desonestidade intelectual vergonhosa.

Se querias fazer o copy paste da história dos ultimos cinquenta anos que andas a postar aqui há mais de dois meses não precisavas de estar com tanta cerimónia, postavas isso como comentário ao artigo e nenhum de nós perdia tempo um com o outro.

Ridiculo...
.

Eu sei que é ridiculo, porque

Eu sei que é ridiculo, porque nem foi isso que venderam aos jovens incautos. Mas os registos são como o algodão... E desde que o profisionalismo chega ao Futebol Português, os numeros ilustram bem, e sobretudo, quando a Industria do Futebol impera, o Porto em 2 décadas e meia domina de forma hegemonica, cá dentro, e lá fora quando os "tubarões" o permitem!

Queres comparar conquistas Europeias e Internacionais Porto versus Benfica? Ou será mais uma falácia minha, e talvez ridiculo comparar o equilibrio latente: Porto 7 Benfica 2!

Sobre o mecenato no Futebol Português nos anos 60/70 nem uma palavra ...

lolada

parece o bruxoempatafucks lol

Obrigado

pelo comentãrio, ao menos expressaste a tua opinião.

Reservo-me apenas ao direito, enquanto autor do texto de a ignorar em virtude de ter tanto valor acrescentado como um protector solar nas grutas da serra de aire.

Então, eu que sou um fanático

Então, eu que sou um fanático de registos, faço uma leitura da coisa, e irei registar por décadas os vencedores dos Campeonatos (décadas balizadas por exemplo, anos 50 entre temporada 50/51 a 59/60, corresponde a 10 Campeonatos), deixarei também sinais de declinios, ou do inicio de períodos hegemónicos.

Década de 30 (de 34/35 a 39/40, realizaram-se apenas 6 Campeonatos:
Porto 3 Campeonatos!
Benfica 3 Campeonatos!
Período de equilibrio Porto/Benfica!

Década de 40 :
Sporting 5 Campeonatos!
Benfica 4 Campeonatos!
Belenenses 1 Campeonato!
Os 5 violinos emergem, e o Sporting revela um período hegemónico com essa mitica equipa, que irá perdurar na década seguinte. O Belenenses é o 1º outsider no Futebol Português a intrometer-se nessa luta a 3. O Porto na década de 40 desaparece das grandes decisões, e vive um período cinzento.

Década de 50 :
Sporting 5 Campeonatos!
Benfica 3 Campeonatos!
Porto 2 Campeonatos!
Notas: Os miticos 5 violinos são a 1ª equipa a fazer um Tetra em Portugal. o Sporting mantem a hegemonia, mas essa magnifica equipa no final da década de 50 vai revelar sinais que esse ciclo terminou. O Porto cinzento da decada de 40, vai ressurgir em 50, e após 16 anos de longo jejum é Campeão por 2 X!

Década de 60!
Benfica 7 Campeonatos!
Sporting 3 Campeonatos!
Década de ouro do Benfica conquista 2 TriCampeonatos nesta década. o Sporting no intervalo desses Tri do Benfica é Campeão em anos par, essa tendencia, irá manter-se na 1ª metade da década de 70 O Benfica nesta década de 60 conquista os seus 2 unicos Títulos Europeus, e o Sporting também conquista a sua unica Taça Europeia. O Porto tal como acontece na década de 40 desaparece dessas grandes conquistas, porém, com classificações mais honrosas versus a década de 40, foi 5 X Vice Campeão na década de 60!

Década de 70:
Benfica 6 Campeonatos!
Sporting 2 Campeonatos!
Porto 2 Campeonatos!
Notas: O Benfica volta a repetir os 2 BiCampeonatos, tal como na década de 60, continua hegemónico, mas dá ligeiros sinais que irá perder a hegemonia que teve durante 2 décadas, aliás, conquista o seu ultimo TriCanpeonato em 1976/77. O Porto, tal como aconteceu na década de 50, é Campeão após um longo jejum de 19 anos, neste caso pela mão da "dupla" Pedroto&Pinto da Costa (este Chefe Departamento Futebol), aliás, a genese do actual Porto surge justamente no final da década de 70!

Década de 80:
Benfica 5 Campeonatos!
Porto 4 Campeonatos!
Sporting 1 Campeonato!
Notas: O Benfica termina justamente na década de 80 a sua hegemonia, conquista nesta década o seu ultimo BiCampeonato 1983/84, apesar de ter conquistado mais um Campeonato, isto versus o Porto, esse declinio do Benfica, coincide com o surgimento de Pinto da Costa como Presidente do Porto em 1982, o Porto nesta década sinaliza a sua 1ª final Europeia, a Taça das Taças, e posteriormente vence a T Campeões, Supertaça Europeia e T Intercontinental. Esta década em termos estatisticos é comparavel à década de 30, há sinais de equilibrio, em termos internos!

Década de 90 :
Porto 7 Campeonatos!
Benfica 2 Campeonatos!
Sporting 1 Campeonato!
Notas: O Porto domina o Futebol Português, e conquista nesta década o 1ª Tetra em Portugal.

Década 00 Século XXI :
Porto 6 Campeonatos!
Benfica 2 Campeonatos!
Sporting 1 Campeonato!
Boavista 1 Campeonato!
Notas: O Porto continua a dominar o Futebol Português, creio ser esta a década de ouro do Porto, sobretudo também pela conquista de 2 T Europeias e 1 T Intercontinental. O Boavista é o outsider do Século XXI, e ganha o 1º Campeonato do século!

Década de 10 (resume-se apenas a 3 temporadas):
Porto 3 Campeonatos!
Notas. O Porto inicia esta década a conquistar a Liga Europa, e conquistou recentemente o Tricampeonato, nao se vislumbram sinais de perda dessa hegemonia.

Em termos sintéticos :

Hegemonia Sporting décadas de 40/50 (Equipa dos 5 Violinos)!

Hegemonia Benfica décadas de 60/70 (emergiu o Benfica Europeu, com Eusébio Coluna, e tem continuidade na primeira metade da década de 70)!

Hegemonia Porto, décadas de 90 e 00 (Seculo XXI), um Porto hegemonico, e estende essa supremacia no Futebol Europeu!

Décadas de 30 (apenas 6 temporadas) e década de 80, equilibrio entre Porto/Benfica!

Década 10 do século XXI, O Porto não dá sinais de querer quebrar a hegemonia que ja tem há 2 décadas, culminou com a conquistou do TriCampeonato!

Rectificações ao texto, por gralhas!

Década de 70:
Benfica 6 Campeonatos!
Sporting 2 Campeonatos!
Porto 2 Campeonatos!
Notas: O Benfica volta a repetir os 2 TriCampeonatos ( e não BiCampeonatos como escrevi), tal como na década de 60, continua hegemónico, mas dá ligeiros sinais que irá perder a hegemonia que teve durante 2 décadas

Década de 90 :
Porto 7 Campeonatos!
Benfica 2 Campeonatos!
Sporting 1 Campeonato!
Notas: O Porto domina o Futebol Português, e conquista nesta década o 1ª Penta (digitei Tetra incorrectamente) em Portugal!

Acrescento:

Década 00 Século XXI :
Porto 6 Campeonatos!
Benfica 2 Campeonatos!
Sporting 1 Campeonato!
Boavista 1 Campeonato!
Notas: O Porto continua a dominar o Futebol Português, creio ser esta a década de ouro do Porto, sobretudo também pela conquista de 2 T Europeias e 1 T Intercontinental. O Boavista é o outsider do Século XXI, e ganha o 1º Campeonato do século. O Porto conquista o 2º Tetra do Futebol Português, o Sportinh havia conseguido nos anos 50 o 1º Tetra!

Boa

Acabaste de escrever o mesmo que eu mas por outras palavras e com alguns pormenores. Até te dava um ponto pela originalidade...

Parabéns pelo artigo

Parabéns pelo artigo... É a 1ª vez q respondo a algum artigo ou comentário neste site, apesar de frequentar diariamente, mas cm a maioria dos posts aqui é atacar e puxar a brasa à sua sardinha (o q é natural mas n tenho paciência pr discussões ridiculas pq NUNCA haverá consenso) n me digno a responder... Apesar de ser dum clube rival (sou PORTISTA dos 7 costados) n me custa admitir q este artigo apesar de ser dum "adversário" é bastante lúcido e coerente, por isso os meus parabéns pelo artigo... Assim vale a pena discutir futebol c os rivais...

P.S.: O meu primeiro comentário é pr um rival mas contra factos n há argumentos e pela frieza e lucidez dos numeros apresentados só tenho q aplaudir... PARABÉNS

Muito obrigado

quando se fala de futebol, há uma grande carga de paixão que corre pelas palavras e que por vezes nos faz incorrer em disparatadas discussões que não levam a lado nenhum.
Tenho para mim que benfica, porto e sporting não seriam nada uns sem os outros. Quem quer saber da liga norueguesa se aquilo é e sempre foi um passeio no parque para o Rosenborg? :P

Concordo

O q era de nós portistas sem vcs???? NADA.... E vice versa... Isto é a essencia do futebol... Gosto de rivalidades mas acima de td discutir futebol c qm tem o minimo de bom senso... Já vi mts comentários de benfiquistas, sportinguistas e portistas q mais valia estarem calados mas lógico q n desejo o melhor pr o seu clube (só na liga dos campeões, aí junto-me a si a beber um caneco e torcer pelo seu clube).

Continue c essa lucidez...

Cumprimentos

MENTIROSO

DE MÉRDA

Resume-te à tua INSIGNIFICANCIA

Tal cm o teu clube resume-te à tua INSIGNIFICANCIA, ou contrario de ti, lá fora puxo pelos clubes do meus país, mas cm o teu cérebro é comparável à de um insecto e n dá pr mais, ficas a falar sozinho...

P.S.: Q raio dum adepto dum clube pequenito q luta pr n descer, é q se mete numa conversa entre grandes???? FRUSTRAÇÃO????

DESDE QUANDO É QUE NÃO TURÇER PELOS

OUTROS CLUBES PORTUGUESES NA EURÓPA FÁZ COM QUE EU SEIJA BURRO , VÁI-TE CATÁR PÁ , LUTA PORQUE OS CURRUPTOS DO PORTO E DO BENFICA NÃO DEIXÃO LUTÁR POR MÁIS , VÁI Á MÉRDA , QUE MÉRDA DE MURÁL QUE TU TENS SENDO DO CLUBE QUE ÉS , O TEU CLUBE DEVIA ESTÁR NA SEGUNDA LIGA PÁ

»tendências hegemónicas ao

»tendências hegemónicas ao longo dos últimos 79 anos no que respeita à mais importante prova profissional em Portugal.»

Uma coisa que nao escreveria era justamente as 79 Edições de Futebol Profissional!

Futebol Profissional em Portugal começa sim no final dos anos 50, inicio dos anos 60, o periodo anterior, decada de 30/40/ e 50 foram períodos de Futebol Amador, os atletas nao eram profissionais e acumulavam outras actividades. Alias, já o escrevi aqui, nos anos 40/50 um dos 5 Violinos Jesus Correia, acumulava o Futebol e o Hoquei em Patins, e era craque em ambas as modalidades e Internacional de Futebol e Hoquei, alghum impensavel nos ultimos 40/50 anos!

»O Porto ameaça tornar-se no primeiro dos três grandes caso o Benfica não seja capaz de inverter o ciclo..»

Podes ser mais claro? O Porto ameaça quê?

A resposta está na tua pergunta

"tornar-se no primeiro dos três grandes "

Estamos a falar de campeonatos nacionais, neste artigo não considerei taças de portugal, taças do verão ou taças da liga. A premissa foi simples, não obstante o facto de serem todos troféus, o mais importante é o campeonato.

Se não gostas da premissa, lamento mas foi essa que escolhi.

Passar bem

MAU GOSTO!

Indiciar , desejar ou promover a morte de alguém, além de redutor, revela, menoridade...igualmente o mesmo seria projectar uma hipotética "cena" de prisão vitalicia para um cadastrado com pena suspensa que, a mim, merece novas oportunidades , quiça o de ser novamente eleito presidente; e um outro clube "mudar" para o campeonato da carica, consequência de um "pretenso" Plano Promocional Comum...

cumpr

Penso

Que esse comentário não se dirigia ao artigo.
Cumps

Na realidade

Na realidade , o Sporting tem 22 campeonatos ( já nem conto com os que foram roubados . seriam pelo menos 25 de certeza) . O Porto 30 . O Belenenses 4 . O carcavelinhos , o olhanense , e o maritmo 1 .

É que o campeonato de Portugal , era a competição que elegia o campeão de Portugal . Ou seja : CAMPEOANTO de Portugal . E era através dos regionais que se apuravam . Era como se a antiga taça dos campeões já não contasse para o palmares dos campeões europeus , só porque hoje há um formato diferente que se chama champions .

Só que na época de 1934-1935 , até 1937-1938 fez -se um campeonato EXPRIMENTAL . Ao mesmo tempo , o campeonato de Portugal continuou . Não podia haver dois campeões . Teria que ser a prova que já existia , e muito menos não podia ser uma que se chamava experimental . É intelectualmente desonesto . O Benfica ganhou 3 desses 4 quatro campeonatos . Dois com 1 ponto de vantagem sobre o 2º classificado , e outro com os mesmos pontos que o Sporting, só que em vantagem no confroto direto . Vai-se lá saber porque , o campeonato EXPRIMENTAL é que contou como um titulo oficial , e toda a história que ficou para trás foi esquecida para que o Benfica ficasse com três campeonatos . Já que o benfica também tinha ganho 3 campeonatos de Portugal , acabou por ficar com os mesmos . Já o Sporting , entre outros clubes ficaram com 0 ! O Porto ainda ficou com 1 . Como é que o campeonato de Portugal podia ser a prova antecessora da taça de Portugal , se os clubes para participarem nela tinham que disputar os campeonatos regionais ??? Assim também tínhamos que dizer que a taça dos campeões era a prova antecessora da taça UEFA LOLOL . Já que na taça dos campeões era só eliminatórias , e nem havia fase de grupos .

Acho que isto dos palmares devia de ser revisto pela FPF . Pois isto é desonesto .

orgulho de ser sporting

Estou de acordo contigo que deviam ter em conta o campeonato de Portugal, no entanto estás errado quando queres atribuir esses títulos ao Campeonato Nacional !!!

A Taça de Portugal sucedeu ao Campeonato de Portugal (1921/22 a 1938/39) como está escrito no Relatório da FPF de 1938/39!!! Eu vou fazer a transcrição do que está escrito:

"Por virtude da reforma a que se procedeu no Estatuto e Regulamentos da Federação os Campeonatos das Ligas e de Portugal passaram a deisgnar-se, respectivamente, Campeonatos Nacionais e Taça de Portugal"

Como tal tem que se pegar nos títulos ganhos até 38/39 e atribuir-se à Taça de Portugal, até porque a Taça de Portugal teve a sua primeira edição lá está em 39/40 e antes disso já existia desde 34/35 a Primeira Liga Experimental, que então viria dar lugar ao Campeonato Nacional, ou seja da 1 Divisão. Logo o Benfica tem 27 Taças de Portugal e o Sporting 24 !!

Se foi desonesto é possível, porque era a competição mais importante, MAS por outro lado era um competição a eliminar e como tal não faz nenhum sentido chamar-se Campeonato....Para todos os efeitos a decisão foi tomada e implementada em 38/39 pela FPF.

A Taça Uefa tinha o mesmo modelo que a liga dos gcampeões, foi criada com eliminatórias e uma recebia os campeões europeus e a outra não recebia campeões (pelo menos de acordo com o ranking) portanto não faz sentido comparar duas taças europeias a um campeonato nacional e uma taça nacional...

cumps

Mas na época

Mas na época, os clubes vencedores festejaram o campeonato de Portugal como os campeões . E depois passados uns anos ficaram sem esses títulos ?! Para participar no campeonato de Portugal , era necessário ganhar , ou ficar nos primeiros lugares dos campeonatos regionais . Por isso acho que a comparação faz sentido . Também o campeonato de futsal tem regras diferentes do campeonato de futebol . Mas não deixa de ser a prova máxima em Portugal em ambas as modalidades .

Em Inglaterra havia a taça de Inglaterra , e isso sim , não faria sentido dizer que era um campeonato , visto que era só eliminatórias . Mas o CAMPEONATO DE PORTUGAL para se participar , era necessário ganhar os regionais .

de qq das maneiras

Concordamos ambos que como o actual historial está feito pela FPF não está correcto.

É uma trapalhada, mas não é só na FPF, pois na AFL também têm os historiais adulturados.

E já agora para terminar tb na Federação de hoquei em patins também adulteraram o historial de vencedores...enfim

Coisas à portuguesa...

Uma das minhas ideias

para o artigo era criar uma espécie de ranking em que 1ºs 2ºs e 3ºs lugares contribuíssem com pontos, Pelas minhas contas iniciais as diferenças de títulos seriam amenizadas já que o Sporting tem um número impressionante de segundos lugares.

Eu acho que não é só dos vencedores que reza a história por isso talvez no futuro faça tal exercício.

Deixa o flatulento a pilhas bater a bota, dar-lhe a solipampa...

que logo bês a mudança!!! LOL