Braga vencedor do mercado de transferências | Relvado

Braga vencedor do mercado de transferências

O Braga conseguiu ter já na última convocatória da seleção seis jogadores do seu plantel - mais um s
 
António Salvador, Braga

Se fizermos uma análise aprimorada sobre a forma como o Braga tem vindo a subir na hierarquia dos clubes portugueses, facilmente chegamos à conclusão que o seu modelo de gestão tem sido um êxito e sempre em evolução, pautado não só no panorama interno em termos desportivos e financeiros, como também na imagem que tem deixado além-fronteiras.

Se quisermos ir até um pouco mais longe, podemos também associar e relacionar esta indiscutível evolução do clube do Minho com o que aconteceu, nos já longos anos da década de 70 do século passado, com o clube com o melhor palmarés em Portugal da atualidade, o FCP. Também ele atravessou no vazio um largo período de conquista de títulos, pese embora já ter na altura alguns títulos conquistados em anos findos, o que de facto ainda não aconteceu com o Braga.

Todavia, todos os índices ou parâmetros que o têm caracterizado nos últimos anos espelham bem que o futuro lhe será favorável, aproximando-se a passos largos do FCP e SLB, da mesma forma e em sentido inverso que também a grande velocidade se tem distanciado do SCP, dando já azo a se poder esmiuçar a ideia de que neste momento já é a terceira força desportiva em Portugal em termos puramente futebolísticos, não o sendo, como será óbvio, em termos de palmarés e de ecletismo no momento.

Outro facto que me parece relevante e que abona em favor do Braga é a forma sábia e bem gerida como nos últimos anos a sua SAD tem reforçado o seu plantel, aproveitando algumas sobras dos três históricos denominados de “grandes”, e fazendo ao mesmo tempo excelentes negócios, à sua medida, é certo, mas muito ao jeito do FCP quando começou a emergir no mercado de transferências, sendo este hoje catalogado como o melhor clube do mundo a realizar negócios de mais-valias com os seus jogadores - que, segundo informações que pude apurar, já vão para além dos 500 milhões de euros ganhos em 10 anos.

Se bem me lembro, como diria a contento o saudoso Vitorino Nemésio, há bem poucos anos atrás, através do seu atual presidente, o SLB afirmou que tinha como principal objetivo ter na sua principal equipa o esqueleto da seleção nacional. Só que por vezes entre o querer e o fazer ainda vai uma enorme distância, estando neste momento o clube da Luz numa situação precisamente contrária às pretensões do seu presidente. Por outro lado, o clube mais emblemático da cidade dos arcebispos, o Sporting Clube de Braga, parece que aos poucos se prepara a passos largos para concretizar esse desiderato, conseguindo já na última convocatória da seleção 6 jogadores do seu plantel - mais um sinal inequívoco da sua evolução e gestão desportiva de excelência para um clube com um orçamento e uma massa associativa muito aquém dos seus rivais da atualidade.

I Liga:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Em que sentido

O teu título se coaduna com o corpo de texto?

e já agora, quem é o actual presidente do Benfica? É que ao Vieira nunca ouvi afirmar tal coisa. As tuas lembranças tem origem dnasalarvidades escritas no relvado.com, nada mais que isso.

O braga lembra-me

muito o Porto dos primeiros tempos de PC, quer dizer, primeiros já não acompanhei, mas o Porto da década de 80 e inícios da década de 90... era um clube que tinha muito menos dinheiro que o Benfica ou Sporting e tinha que anes de comprar alguém, saber do seu carácter, perceber que não conseguia contratar nomes já feitos, portanto tinha que contratar desconhecidos com raça, para nessa mesma raça conseguir competir com a maior classe dos jogadores adversários... e assim, à falta de melhor fortaleceu a sua capacidade de análise, a sua capacidade no mercado de captação de jovens talentos a custo reduzido... e o que foi fantástico é que conseguia não raras vezes ganhar, e até potenciar esses desconhecidos para o estrelado, ganhando muito dinheiro em vendas... O Braga agora revela a mesma inteligência, o facto do Braga ainda não ter ganho, é que se há 20 anos os clubes com que o Porto lutava eram ricos em planteis, hoje em dia quer Porto quer Benfica estão bem mais equilibrados e fortes que nessa altura os concorrentes do Porto, daí ser mais difícil...

500 milhões de € ganhos

ou quererá dizer de vendas,, porque lucro não tem , ou se tem tido € esses desaparecem como água para o mar , posso dizer sem qualquer erro de calculo o porto perde com todos os negócios

Pois o lucro está

no facto de ter um passivo correspondente a menos de metade do verificado no Benfica e ainda assim limpar provas europeias e nacionais...

Como hoje estou bem disposto

Como hoje estou bem disposto para o aturar, só lhe lembro que na minha crónica não digo que os 6 jogadores do Braga fazem parte do onze inicial, mas que estão no rol dos convocados, se você não sabe ler eu não tenho culpa que OPiorDesteSítio continue com a cassete do costume, e que a direção do Relvado o permita.

o engraçado da história

os que eram e estavam no sporting não eram convocados , agora é tudo bom imagine-se até o veloso , que fosse eu treinado da selecção nem para lavar as botas seria convocado