Sporting: frágil Horsens ajuda no regresso aos golos | Relvado

Sporting: frágil Horsens ajuda no regresso aos golos

Van Wolfswinkel bisou na goleada imposta ao Horsens por 5-0, na segunda mão do play-off da Liga Euro
 
Van Wolfswinkel festeja com Carrillo
Shaun Botterill/Getty Images

O Sporting garantiu nesta noite a presença na fase de grupos da Liga Europa, eliminando o Horsens no play-off. Após o empate a uma bola na Dinamarca, a equipa portuguesa goleou por 5-0 em Alvalade.

Cedo se viu quem iria atacar mais, mas cedo veio à memória a falta de eficácia do Sporting noutros jogos. Logo aos três minutos Carrillo superou - facilmente, diga-se - os adversários, assistiu Elias que, com o guarda-redes fora do lance, atirou por cima.

Seria nova noite de falhas na finalização? Nem por isso. Sete minutos, grande passe de Boulahrouz que isolou Van Wolfswinkel e este regressou aos golos. O holandês marcou, é certo, mas voltou a atirar na direção do guarda-redes, é uma das coisas que sabe fazer melhor. Desta vez o braço de Ronnow desviou mas não foi suficiente para evitar o primeiro tento do encontro.

Os "leões" não pareciam satisfeitos e seguiram-se novas oportunidades: Capel rematou para boa defesa do guardião dinamarquês com os pés, Rojo teve duas oportunidades em dois cantos, ao segundo poste, mas nas duas situações atirou por cima. Do outro lado, também num pontapé de canto o Horsens ameaçou, mas a bola voltou a sair por cima. Tudo nos primeiros 20 minutos.

A meio da primeira parte o segundo golo do Sporting. O passe longo era para Carrillo, mas enquanto corria Kortegaard tocou sem querer na bola, com o movimento do seu joelho, e marcou na própria baliza.

A partir dessa situação infeliz, e até ao intervalo, nada de extraordinário aconteceu. O Sporting continuava a dominar, a cercar a área mas sem oportunidades, e o Horsens raramente passava da linha do meio campo.

Mais três para o marcador - O segundo tempo, aparentemente, iria processar-se de forma mais tranquila, a julgar pelos primeiros minutos. Puro engano. Pouco depois do quarto de hora o resultado já registava 5-0.

Vamos aos golos: canto de Capel, Wolfswinkel desviou ao primeiro poste e bisou (desta vez não foi bem em direção ao guarda-redes) aos 53 minutos; apenas três minutos volvidos, Carrillo conseguiu um bom drible e de fora da área atirou para o melhor golo da noite; depois foi a vez de Elias se destacar - roubou a bola a um adversário ainda no meio campo ofensivo, correu e rematou rasteiro para novo golo em Alvalade.

Jogo decidido, eliminatória resolvida. Ainda deu tempo para ver uma ou outra situação mais perigosa, nomeadamente através de Rojo - mais uma vez num pontapé de canto - que foi travado por nova grande defesa de Ronnow e por Capel que, isolado, viu o jovem guardião realizar mais uma intervenção de muita qualidade.

Não haveria muito mais a discutir: o Sporting é claramente superior ao Horsens - o que pode levar a estranhar o 1-1 registado na primeira "mão".

Assim terminou uma semana claramente positiva para Portugal na UEFA: seis jogos, três vitórias e três empates (com o Sp. Braga a vencer nas grandes penalidades). Seis equipas por semana nas competições europeias.

Equipas

Sporting:

Rui Patrício
Cédric, Rojo, Boulahrouz, Pranjić
Gelson (Carriço), Elias, Adrien (Jeffrén)
Carrillo (André Martins), Van Wolfswinkel, Capel

Horsens:

Ronnow
Aslam, Kielstrup, Rasmusen, Andersen
Kortegaard, Spelmann (Hajdarevic), Retov (Nøhr), Drachmann
Fagerberg (Bjerregaard), Klove

Marcadores: Van Wolfswinkel (7' e 53'), Kortegaard (22'), Carrillo (56'), Elias (62')

Sporting:

Comentários [12]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

6 equipas na Europa...

...fantástico momento do futebol tuga. Incrivel como muitos não valorizam a nossa liga e os seus profissionais.

Parabéns.

modelo de jogo leonino

O modelo táctico apresentado neste jogo foi bastante diferente no que nos dois primeiros jogos da liga. Primeiro subiu bastante mais o bloco, o que resultou num asfixiamento do adversário, e consequentemente na conquista da bola. Neste prisma acho uma leitura adequada do plantel, sendo que o Elias (bem exprimido) é o jogador perfeito para este modelo. Depois meteu mais gente em zona de finalização, o que permite libertar o Wolfs. Até aqui tudo certo. O Sporting tem bons jogadores para executar este modelo de jogo. O problema é que o único jogador que rompe com previsibilidade do futebol da equipa é Carrillo, porque os restantes parecem com medo de tocar na bola. Questões de confiança é certo. Mas e o resto? Não podemos usar como exemplo o jogo de ontem, devido às características do adversário. Jogar com este meio-campo vai dar-nos muitos resultados a zero, porque não há "chegada" à área adversária. O Wolfs não é um jogador que admire, principalmente porque falha muitos golos feitos, mas parece um jogador que ganharia em jogar com um parceiro. O Tal 4-4-2 que Domingos abandonou na derrota com o Valência, e modelo amplamente explorado em anos anteriores. O 4-4-2 permite uma maior presença na área. Neste sentido julgo que deveria ter sido um modelo mais explorado na pré-epoca, porque parece que o plano A está bem (assim assim) explorado, mas não existe um plano B. O plano B do Sá é meter jogadores na frente sem critério e recuar os criativos, o que nunca resultou! O único jogo que o Sporting de Sá venceu de "virada" (para usar a expressão brasileira) foi a primeira mão com o Bilbau. O que só por si demonstra a falta de capacidade técnico/táctica em mudar o modelo de jogo quando as coisas não estão a correr bem. Ora, isto é gravíssimo numa equipa que quer vencer títulos, porque a capacidade de dar a volta aos momentos difíceis é o bem mais precioso de qualquer equipa (que se digne em usar esse substantivo para se definir a ela própria). Olhem para o Chelsea da Champions do ano passado, olhem para o Barcelona e para o Real. Quem é que poderia prever que o Barcelona ainda iria disputar o resultado do último jogo com o Real, quando nos primeiros '40m estava completamente de rastos e perto de ser goleado à antiga? Não reconheço esta capacidade no leão de Sá Pinto, espero estar profundamente enganado.

Cumps.

Crónica interessante.

A crítica redobrada ao avançado do Sporting mesmo quando marca golos deve ser marca de um filão que deve estar a dar ouro: critica-se o Wolfs por tudo e por nada a ver se pega. Serão os leitores de jornais e sites desportivos pessoas que necessitam de um bode em quem dar pauladas ao longo de uma época?

Bah, claro que sim, há que ter um por equipa, salvo o Braga que é tudo bons rapazes!

Enquanto o "resultado fraco" não vem, celebre-se a boa vitória, se não me engano rematamos menos neste jogo do que há uma semana. Quando elas entram tudo vai bem.

Espero que a aposta no Elias e noutro 8 a pegar jogo e a subir seja para manter, em vez da aposta num 10 que não temos, basta um trinco se as equipas ficam na retranca e o Gelson proveu ter pulmão para limpar a maioria das transições adversárias.

Saudações Leoninas.

Parabéns ao Sporting pelo

Parabéns ao Sporting pelo resultado. Deveriam ter feito melhor na.. Suécia? Dinamarca? Islândia?

Há quem diga...

Há quem diga... Legolândia!

http://www.youtube.com/watch?v=0mHkLidcFEA

Se não tivesse visto o jogo

Se não tivesse visto o jogo pensava que tinha sido uma grande partida do Sporting, mas não. Vitoria justa mas apenas porque foi a única equipa que conseguiu fazer jogadas que envolvessem mais de 2 jogadores. Duvido que estes "cavalos" fizessem grandes corridas na 2a Liga Portuguesa.

Aí está ele...

Não foi grande coisa, mas é sempre melhor que os teus comentários.

Da próxima vez vou tentar ser

Da próxima vez vou tentar ser menos insensível. Mas é bom que se iludam...

Ai está o Iceman

ahahahahah

No fds estava na cruz, hoje vai para o céu.

Normal.

Pronto, já se vê na televisão

Pronto, já se vê na televisão os adeptos eufóricos. Não é este resultado que muda a minha opinião.
Não percebo como é que não há um jornalista que ainda não tenha perguntado ao Sá Pinto por que não joga o Rinaudo.
Para o fim de semana cá estamos para comentar mais uma resultado fraco.

Já perguntaram e já responderam.

O Rinaudo não está bem, não pode jogar. Desde a grave lesão do ano passado, que não há Riinaudo. E não vai haver.

É Tom..., deixa lá a maralha a maioria putalhada grizar um pouco

nãon é todos os dias (entãon nestes tempos mais presentes), enfiar no estrumalho contrário uma mão cheia, até eu já lancei uns foguetes dos Chineses nãon tardava tinham perdido a validade!!! LOL

P.S. - Contra uma equipa de amadores (trolhas, talhistas e demais calistas...), a nãon lebar de bencida isto, entãon era mais uma para o anedotário nacional...