Sporting é a primeira equipa portuguesa apurada à 3.ª jornada | Relvado

Sporting é a primeira equipa portuguesa apurada à 3.ª jornada

Nunca uma formação lusa havia garantido a qualificação tão cedo numa fase de grupos na Europa. Recor
 
Sporting-Vaslui: Evaldo e Van Wolfswinkel festejam
Lusa

O Sporting, ao derrotar na noite passada o Vaslui por 2-0 e ao beneficiar do empate a uma bola entre Zurique e Lazio, garantiu desde já a qualificação para a próxima fase da Liga Europa, após três jornadas realizadas.

No entanto, o feito da equipa de Alvalade não se fica por aqui, já que se tornou na primeira equipa portuguesa a conseguir o apuramento apenas a meio do percurso de uma fase de grupos europeia.

A formação lusa que esteve mais perto de conseguir esta tranquilidade logo ao terceiro jogo foi o FC Porto. Em duas ocasiões.

Uma delas foi precisamente na época passada, também na Liga Europa: três vitórias nos três primeiros jogos, tal como o Sporting esta temporada, mas a diferença é que as outras partidas não terminaram, por exemplo, todas empatadas. A qualificação surgiu à quarta jornada, no empate caseiro (1-1) com o Besiktas, num grupo que incluía ainda Rapid Viena e CSKA Sófia.

De 2009 para trás não é possível fazer este género de comparações no contexto da Taça UEFA, já que os grupos até então eram compostos por cinco equipas, nos quais cada uma só realizava quatro jogos, em vez dos seis atuais.

Para recordarmos um início de percurso imaculado de um conjunto português, é preciso recuar à época 1996/97. Novamente o FC Porto, com nove pontos em nove possíveis e, após três jornadas, AC Milan, Rosenborg e Gotemburgo somavam apenas três pontos cada. A confirmação chegou no jogo seguinte, graças ao triunfo por 3-0 sobre o Rosenborg, mas os portistas acabaram por não confirmar o seu poderio (16 pontos na fase de grupos), pois foram goleados pelo Manchester United por 4-0 nos quartos de final.

Será este início perfeito do Sporting um bom sinal para o resto do percurso na Liga Europa? A história europeia mostra que nem sempre é assim: em 2003/04 o FC Porto arrancou a Liga dos Campeões com um empate e uma derrota (Partizan e Real Madrid, respetivamente) e terminou... com o troféu na mão.

Sporting:

Comentários [12]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Fui ver ao vivo e a cores a 8ª V (maravilha do mundo) o jogo foi

sensaborão/insonso mas o «MAIOR o SPORTING CLUBE de PORTUGAL», mesmo antes da expulsão do parvalhão do Wesley (serão contas antigas do campeonato nacional???), já merecia estar em vantagem, a partir dai foi uma cavalgada de sentido único para a baliza do Vaslui e não fosse o "guarda-estrumalhos" o Cerniauskas e a falta de pontaria e alguma atrapalhação pelas facilidades concedidas, era jogo para mais de uma mão cheia de golos.

Desagradável - Aquela desatenção do gajo da zona J de Chelas, não é caso virgem, deixar-se antecipar e depois provocar falta, que no caso de ontem (foi um pénaltie que ficou por assinalar com o resultado a zeros), compensa esta falta de jeito, com as subidas e cruzamentos, pois tendo à sua frente um podão de nome Peleilinhas (anda por ali faz o que o treinador lhe pede, mais nada..., nem uma iniciativa de fintar no um para um) só me faz lembrar o Paulo Ferreira, sempre no mesmo rambe-rambe e quiçá o Sporting um dia não o venda como este...

Agradável - Não é que ontem até o Evaldo me surpreendeu (não só pelo golo), mas pelas movimentações atacantes (solto, desinibido), nem parecia o mesmo jogador de uns tempos atrás, é o que dá a concorrência ser forte no caso o Insúa, já que o outro Gremlin, não lhe fazia sombra.
Capel e Matias Fernandez em grande, um no seu gingar/balançar finta um, passa pelo segundo e tenta por vezes mais uma finta desnecessária (mas tem uma coisa boa, perdeu o lance, corre logo a tentar recuperar a bola), dá gosto vê-lo jogar, já o Rónhónhó do Matias, mais um que me deixou a salivar e na esperança de ser para continuar (grande jogatana a de ontem)...

Agora, aquilo que me deixou com os pelos todos eriçados, foi o apoio o cantar desta minha gente (irmãos/companheiros de armas/lides futebolisticas), de tacha arreganhada de principio a fim, nota-se que anda qualquer coisita no ar, não se vêem euforias em exagero, mas a maralha anda FELIZ!!!

E a seguir à oitava vitória, esperam-se mais, MUITO MAIS...???!!!

Vou jantar com a famelga, que ontem foi dia de "soltura", após o jogo um bifezinho na Portugália acompanhado por umas imperiais e a seguir uma voltita pela Av. da Liberdade e..., acabando com um copo (de água) no Kremlin.

Parabéns!!

Parabéns estão a subir e jogar bem mas espero que fiquem em segundo.(no campeonato)

SPORTING

felizmente com um pouco de sorte e mta paciência a equipa encontrou-se e dai os bons resultados k demoraram a aparecer..verdade seja dita...mas tudo á volta deste clube glorioso é novo temos novos jogadores nova direcçao treinador enfim isto a dar pra o torto pessoal nao havia por onde pegar...mas tbm prova k as pessoas k estao á frente deste projeto devem dar continuidade ao bom trabalho k estao a desenvolver e mas felecidades pra meu SPORTING

Jornalismo e facciosismo de mãos dadas.

Não é a primeira equipa portuguesa a conseguir esta feito nem ele se refere à Liga Europa.

Ó Senhores da Edição, escrevam isto: é a primeira equipa europeia que, no conjunto de todas as competições europeias que se disputam com um formato semelhante (pool de 4 equipas a duas voltas), se consegue apurar só com 3 jogos (ou logo na primeira volta se quiserem).

João Pereira....

..tem uma escola do caraças.

Verdade seja dita,que foi muito bem feito.Anjinho o brazuca........

Detesto este tipo de jogadores.....

Não tem a escola do porto mas que parece, parece....

Nós na nossa formação não estamos habituados a formar jogadores assim pois, além da componente desportiva, existe a componente educacional e da formação de HOMENS, algo que o JPereira desconhece (e outros, que não a chegam a atingir na sua plenitude mesmo passando pela formação do sporting), e não a de recorrer a quaisquer esquemas para atingir as vitórias a todo o custo....parece de facto um jogador "à Porto" o que me desagrada bastante.

Nunca gostei dele como homem (criança), desde os tempos do Benfica, sempre foi um mete nojo, mas reconheço que a sua passagem pelo braga o tornou num jogador muito melhor (desportivamente falando), embora mantenha algumas atitudes que continuo a censurar por completo.

Confesso que me faz alguma confusão vê-lo envergar a nossa braçadeira de capitão, mas tb reconheço que desportivamente é uma mais valia do clube. Sempre que tiver este tipo de atitudes não conta comigo para o apoiar.

É favor puxar o autoclismo

Formação à Porto? Sabes do que falas? Passaste por lá? Por amor de Deus..
Quando eu vejo um Simão a dar o traseiro a quem lhe dá mais dinheiro, um Quaresma amuado quando é assobiado, um jogador que apesar de ter enormes qualidades tem um ego do tamanho do Mundo como o Ronaldo, até Moutinho que antes de vir para o Dragão teve um comportamento deplorável segundo dizem os dirigentes leoninos tu vens falar do caracter da formação do FCP?

Eu passei por lá, trabalhei e vivi de perto com as pessoas responsáveis e você se não se escondesse atrás de um teclado e tivesse os tomates de fazer essa declaração em público deveria ser processado judicialmente.
O que as vitórias fazem aos adeptos dos clubes da capital.. Falta de caracter..

Flushhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fernando Couto, Paulinho Santos, Frasco, Bruno Alves, Jorge Costa, André, João Pinto......................eu sei lá.............

Subscrevo!!

Subscrevo!!

POIS

Claro que subscreves. Para a merda estas sempre tu pronto.
Aqueles gajos cagam azzul!!!!!!
Subscreves!!!!

Não ha pachorra para este puto.

Nota

Sem querer "puxar a brasa à minha sardinha", e segundo informações recolhidas em vários orgãos de CS, o Sporting não só é a primeira equipa portuguesa mas também a primeira equipa europeia a conseguir a qualificação à 3ª jornada numa fase de grupos (inclui liga europa e champions league).....

Lógico que esta situação advém também de uma conjugação de resultados extremamente favorável, e que nunca se tinha verificado....mas é um facto...

Foi também o que ouvi ...

Foi também o que ouvi ...