Clássico do Dragão: como todos ganharam mas apenas um venceu | Relvado

Clássico do Dragão: como todos ganharam mas apenas um venceu

Não deixa de ser irónico que a equipa que perdeu o jogo até pode ter sido aquela que mais ganhou.
 
Benfica-FC Porto (13/01/13): Enzo Pérez vs Varela

Não deixa de ser irónico que, no limite, a equipa que perdeu o jogo até pode ter sido aquela que mais ganhou.

Esta afirmação não surge de despeito nem de nenhum sentido despropositado de superioridade de um adepto benfiquista, antes pelo contrário, surge de alguém que se no passado foi tocado pela, eternamente madrasta, “basófia” numa semana apenas tomou o banho de realidade. Como adepto, quero sempre que o meu clube ganhe, aliás este, juntamente com o “prognósticos só no final do jogo” deve ser dos poucos dogmas do futebol mas, olhando um pouco mais á frente perder dentro das quatro linhas pode trazer alguns ganhos que uma vitória poderia fazer esfumar.

Vejamos então porque defendo que apesar do Porto ter vencido o jogo, ambas as equipas ganharam e muito.

Porque ganhou o Porto? No meu ver ganhou porque percebeu de uma vez por todas que os bloqueios que sofreu esta época estão ligados fantasmas já exorcizados, ganhou porque depois de tantas pessoas terem duvidado do seu potencial ganhou ao seu verdadeiro adversário dos últimos anos, ganhou porque a equipa conseguiu mostrar que ainda possui o espirito que sempre a caracterizou durante os mandatos de Pinto da Costa. Por outro lado ganhou também porque a segunda parte do jogo permitiu ao seu treinador fazer o verdadeiro teste de stress á capacidade de exercer pressão em todo o terreno de jogo contra uma equipa que não se sente mal com a circular a bola antes do meio campo. Luís Castro percebeu que tem equipa para aguentar 45 minutos de grande intensidade e pelo menos mais 15 a um ritmo elevadíssimo na segunda parte. O resto do tempo é uma questão de gerir o resultado. Ficou provado que, sem erros de casting este Porto tinha e tem capacidade de fazer muito mais do que fez até agora.

Porque ganhou o Benfica? No meu ver ganhou mesmo tendo perdido porque pelo jogo jogado devia ter saído do dragão com uma desvantagem maior (penso que o 2-0 não seria de todo descabido), ganhou porque apesar de ter gerido alguns titulares conseguiu sair do Dragão ainda com possibilidades reais de discutir a eliminatória. Mas, acima de tudo, acho que o Benfica ganhou porque tomou o banho de humildade que todos os aspirantes a campeões nacionais devem tomar, i.e., o resultado de quarta-feira acalmou a onda de confiança desmedida que começava a surgir entre a massa associativa, lembrou-nos a todos que camisolas não ganham jogos e que o Benfica tem uma grande equipa mas que desta vez houve um rival que foi melhor durante todo o jogo.

Entro agora no domínio da especulação, penso que se Jesus for capaz de fazer alinhar a equipa na sua total força física no próximo fim de semana frente ao Braga e disso resultar uma vitória, então terá sido essa a principal vitória do Benfica (e aí, com os devidos parabéns ás opções do treinador que conseguiu finalmente submeter o seu ego ás necessidades da equipa). Para além disto, claramente o Porto jogou tudo neste jogo, é sem dúvida o tónico de confiança de que a equipa precisava depois de ter merecido muito mais do que uma derrota em Alvalade, resta saber se todo o empenho neste jogo não terá repercussões na condição física dos jogadores que ainda têm uma enorme recta final a percorrer. Os casos de Mangala, Quaresma e Jackson parecem dar alguma indicação de uma certa fadiga física mas isto de tentar ler entrelinhas ás vezes dá mau resultado por isso até pode estar tudo bem.

Como nota final, foi bonito ver os jogadores de ambas as equipas a conviver no final do jogo. Como adepto gostei e gostaria de continuar a ver, qualquer que fosse o resultado.

Benfica:

Comentários [10]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Bom ponto de vista ...

... bem escrito apesar de um pouco extenso.

Classificação do artigo: Razoável!

E é um artigo razoável porquê ?

Só porque não fala mal do SLB?

Classificação do teu comentário: Lixo!

LOL

Kazim,

em relação a: "Porque ganhou o Porto?", devias ter esperado pela exibição dos cracalhões para o cepo frente ao enorme Nacional, o clube da fruta vai continuar a "ganhar"... eheheh

"Porque ganhou o Benfica?" Kazim, pensas mesmo que o SLB deste ano esteve com vontade de vencer o jogo nas antas...!? que se quisesse ou necessitasse o resultado não seria outro? eheheh

.................

Arquepulha lê o artigo do Kazim....no fundo irias perceber os porquês de ele ter dito o que disse, com o qual concordo em absoluto

são opiniões, e eu não concordo com algumas

o clube da fruta foi superior porque o SLB consentiu... este SLB, se necessitasse, teria saído de lá com outro resultado... continuo a dizer que o clube da fruta só tem três jogadores de qualidade, o resto é só cepos, até podia vir outro treinador... com este plantel o insucesso seria o mesmo, e só o poder que usufruem nos "bastidores" lhes permite estar a apenas 15 de diferença no campeonato, ainda estarem na taça da liga e na taça de portugal

pedro, no entanto não critico a opinião/artigo do kazim nem a tua concordância com o mesmo,, apenas discordo com algumas das "análises"... e a diversidade é sempre benéfica

Kazim... gostei de ler, no essencial concordo

contigo nos ganhos, para ambas as equipas, concordo, como tu já sabes na questão do talento escondido por erros de casting, só acho que no cansaço falhaste os alvos (na minha opinião, claro) Martinez deu mostras neste jogo, pela primeira vez em vários jogos de recuperação... aqueles que me deixaram e deixam mais preocupado são estranhamente Fernando, e não tão estranhamente Alex Sandro e Danilo, acho que no próximo jogo contra o Nacional, já com 6 pontos de vantagem sobre o Estoril, poderíamo e deviamos fazer descansar alguns jogadores...

Fabiano, Ricardo, Maicon e Reyes, Mangala; Fernando (este não dá para descansar, embora exista suplente de luxo na B), Carlos Eduardo e Josué; Ghilas, Martinez e Kelvin... era possível sair de lá com empate com esta equipa e até vitória, e descansaríamos para o jogo contra o Sevilha...

Sim,

é verdade a questão de Alex Sandro e Danilo. Mas gostei e muito do que vi do Ricardo (como aliás tinhas previsto :) ).
Em relação ao Fernando parece-me ser urgente uma folga prolongada, não é que ele tenha decrescido abruptamente de capacidade física (o homem tem um pulmão impressionante) mas como prevenção, um jogador naquela posição que não está no topo da sua forma terá de recorrer muito mais ás faltas com a inevitável acumulação de cartões.
Tenho para mim que se o Benfica ganhar no domingo o sporting pode quebrar animicamente e ai surgirá a derradeira hipótese do Porto atacar o segundo lugar. Eu tiraria o Fernando o mais cedo possível na madeira.

Acho que ainda é cedo para desistirem do segundo lugar, o porto tem equipa, treinador e moral para ganhar todos os jogos até ao final do campeonato (e sim eu sei contra quem é o ultimo jogo :P).

Não imaginas como me custa escrever este nome, mas ainda estou para perceber porque razão o Kelvin não tem mais minutos de jogo nesta altura.

Em relação ao teu último parágrafo:

És tu e eu... é que bem trabalhado o homem pode dar mais numa posição de falso extremo do que aquilo que James dava à equipa... não que James não fosse um jogador superior que é, mas a 10... agora, james não tinha a velocidade de Kelvin e o Porto pagava muitas vezes por essa falta de velocidade, parecendo empastar um bocado o jogo...

O trabalho que tinha que ser feito com Kelvin era falar com ele, e fazê-lo perceber que os seus pontos fortes, estão na velocidade, remate colocado e passe também ele colocado... e não na finta como ele pensa, porque apesar de ter técnica, há muito melhor que ele no um para um, agora, vindo da linha para o meio, com velocidade que ele tem, com a assertividade que tem no passe e remate, ele poderia ser um excelente falso extremo, e além disso, com confiança, poderá também fintar mais e melhor, agora, querer entrar e fintar meio mundo, fá-lo parecer pior do que aquilo que é, aos técnicos que encontra... mas, talento o rapaz tem...

»lembrou-nos a todos que

»lembrou-nos a todos que camisolas não ganham jogos e que o Benfica»

Globalmente gostei do Artigo, todavia "estacionei" justamente nas camisolas que não ganham jogos. Pela afirmação o autor do Artigo será um benfiquista que vivenciou o período do outrora Grande Benfica, dos anos 60/70, esse já não mora cá.

Vejamos a anormalidade de tal afirmação, neste século, desde a temporada 2000/01, o FC Porto defrontou o Benfica nas Antas e Dragão em 16 jogos:

Campeonato 13 jogos, 9 vitórias para o FC Porto; 3 empates e apenas 1 vitória do Benfica!

T Portugal 3 confrontos: 2 vitórias do Porto e 1 vitória do Benfica!

Se observarmos os registos Porto na Luz para o Campeonato neste século em 14 confrontos:

5 vitórias FC Porto, 5 empates e 4 vitórias do Benfica (como visitado repito)!

Perante tais registos, pergunto, desde quando o Benfica ganha com as camisolas? Neste século a tendencia tem ditado uma supremacia esmagadora Porto, daí este resultado também não ter sido anormal, porque tem sido essa tendencia natural no Porto ou mm na Luz!

Estaciono

eu também no mesmo sítio, essa frase era uma afirmação na sequência daquilo a que chamei banho de humildade. Não me ocorreu nenhuma referencia ás décadas de 60 e 70, apenas ás ultimas semanas em que se começava a criar uma onda de euforia em torno da equipa que, no meu ver, me pareceu não só desmedida mas também despropositada.

Este é o meu segundo artigo se não me falha a memória, no primeiro que escrevi abordei precisamente a questão das hegemonias sendo inequívoco que estas ultimas décadas têm sido claramente dominadas pelo porto.