Coincidências, Parcialidades e outras Verdades | Relvado

Coincidências, Parcialidades e outras Verdades

Será por mera coincidência que o árbitro nomeado para o Rio Ave-Benfica é o mesmo que viu tudo e tod
 

Apesar de não ser rigorosamente e de grosso modo simpatizante da mesma cor que eu perfilho, gostava de começar esta minha crónica por desejar ao Eusébio, vulgo "Pantera Negra" os meus sinceros parabéns pelos 69 anos de idade ontem celebrados.

Todavia, pese embora lhe reconhecer excelentes dotes técnicos e disso ter ele mesmo dado conhecimento através do seu futebol e das suas conquistas desportivas, no seu tempo já longínquo, por isso e mesmo só por isso, não me revejo na atribuição do título de melhor jogador português de sempre, pois, basta estar atento ao que, por exemplo, Cristiano Ronaldo já conseguiu com a sua idade, e por via disso, com o largo tempo que ainda terá ao seu dispor para melhorar o seu potencial e conquistas.

No entanto, será interessante saber se num futuro distante, a RTP, empresa pública, também procederá da mesma forma, agraciando Ronaldo, ou outro jogador qualquer que se perfile no mesmo padrão de qualidade, com uma festa de homenagem, senão ficará sempre a dúvida, se não foi pela simples razão de pertencer ao Benfica e aos seus pares, e desta equipa precisar no momento que passa, de entreter os seus simpatizantes com festas destas para desviar a atenção dos oito pontos de atraso em relação ao Porto, de certas saídas anunciadas de jogadores importantes e da situação preocupante do seu actual passivo.

Noutro quadrante diferente deste, mas também com o enfoque do clube da Luz, tive conhecimento da disponibilidade de Fernando Seara ser candidato à Presidência da FPF, através de uma declaração proferida no canal Benfica TV, o que desde logo deixa transpirar para o seio da opinião pública uma falta de isenção total, pela simples razão que um candidato de qualquer Instituição Pública que se perfile, deve primar pela imparcialidade de processos e dar disso provas para o exterior.

No preciso momento em que estou a escrever estas palavras, ainda não terá começado o jogo da Taça, entre o Rio Ave e o Benfica, e por isso estou à vontade para dizer isto, mas deve ser por mera coincidência que três jogadores da equipa dos Arcos não podem jogar por terem sido castigados na jornada anterior, ou que será também por mera coincidência, que o árbitro nomeado é o mesmo que viu tudo e todos no túnel da Luz e não se esqueceu de escrever no relatório - João Ferreira -, ao contrário do árbitro do Benfica-Nacional, Rui Costa, que certamente também por mera coincidência, claro, não visualizou nada, assim como os Delegados ao jogo, PSP e por aí fora, todos sofreram, por mera coincidência, de alguma miopia momentânea, da mesma forma que todos os doentes compulsivos do Benfica, continuam a dizer, por mera coincidência, que aquelas cenas na Luz com o seu treinador, nada têm a ver com agressões ou tentativa delas, nem eram iguais ou parecidas com o caso do Scolari, e tudo não passou de umas festinhas e melhores abraços ao jogador do Nacional.

Muito boa tarde a todos, mas não por mera coincidência, mas sim por um hábito que tenho desde pequeno, vou ligar a TV para ver o Porto no Dragão.

Saudações desportivas.

Benfica:

Comentários [32]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

todos a alvalade

afundar este filho da puta ,,,, este paneleiro tem que pagar pela boca de broche que tem , vamos polos a jogar para o 3º com o braga ,,,, o camacho um ano tambem abucanhou como este , e teve de engulir os lagartos todos dos sportinguistas , isto é pior que mulher chorona ,, está com medo do sporting e diz que quer ainda ser campeão
http://www.youtube.com/watch?v=xQpLUmz90R0&feature=related

Não se passa nada...

Ninguém vê, ninguém assume, ninguém deixa de dizer que os corruptos somos nós.
Tudo igual, portanto...

a tripeirada desde que lhes

a tripeirada desde que lhes esfregaram na tromba que sao batoteiros , que tiveram de passar e conviver com essa vergonha e pagina negra historica do clube que vem semana a semana inventar patetices para se desculparem que ja tenho dó. tenho dó da tripeirada :(

SLB a SANTO

Xiuuu..

Relativamente aos casos que envolvem João ferreira, Rui Costa, Fernando Seara, é tudo perfeitamente normal para os adeptos do SLB!!! Normalíssimo..

Mas imaginemos:
- Se António Oliveira tivesse ido à FCPTv anunciar a candidatura à presidência de Futebol, que comentários teriamos do mundo de Lisboa e arredores?;
- Se João ferreira tivesse poupado 3 expulsões ao FCP num jogo entre o SLB-FCP, e depois marcado 3 penlties a favor d do FCP num jogo, o que se diria??
- Se Rui Costa não anota-se nada, num jogo em que AVB tivesse dado uma estalada a um jogador da equipa adversária, no Dragão o que se diria?? O que se diria se a policia ou delegados ao jogo não tivessem anotado nada?? - Bem, este facto é fácil, basta lembrar as capas do ano passado. Incrivelmente o jornal que se esforçou tanto a divulgar o facto, neste caso tentou BRANQUEÁ-LO. Quem foi? O jornal ABENFICA!!!

Como estes casos envolvem o SLB, é tudo normalissimo!!! Tudo casos inocentes neste mundo perverso do futebol a quem a culpa se deve exclusivamente ao FCP!!!!!!!!!!!!

P.S. O FCP de santo não tem nada, mas o lema dos adeptos e do SLB é "Olha para o que eu digo, e esquece o que eu faço!!!

Os chocalhos de uma aldeia!

Conheço uma aldeia que não tem pomares mas dão fruto e feiras onde se apregoam vendettas. A aldeia não é vertical, é uma espécie de esquina curta, não tem pomares mas tem uma frutaria, e tem diante si um enorme jardim, com não muitas mas algumas árvores, demasiado verdes e pouquíssimas flores.
O proprietário desse jardim, não deve simpatizar com flores, porque ocultou uns escassos girassóis no meio de um lodaçal onde pretende inaugurar uma estátua em sua homenagem de pila murcha e alma tristonha…
Nessa aldeia, há uma grande capela, com painéis de Lord Acton “O poder corrompe, o poder absoluto corrompe absolutamente”, que já faleceu e nunca conheci.
Hoje tilintam, cómicos, os chocalhos, num tlim suprimido e repetido e num “tlão” final domesticado.
Em pouco tempo a aldeia foi assolada de subordinados, funcionários e outros idênticos aos seus semelhantes, distraídos aguardam na paragem do esclavagismo. Invadem então os prados, quadrúpedes humanos, alimentados, ao desjejum, ruminam no pastoreio orvalhado, porque há que sobreviver a mais um dia. Quadrúpedes ruminantes, por volta do quinquagésimo aniversário, surgirão achaques, flatos e imensas dores no tórax e ventre.
Naquela aldeia, naquela capela, onde repicam chocalhos, há uma morgue. Não sei se será só para os ali vivem? Se for: fica no jardim onde subsistem os girassóis.

Saudações

Brilhante...

...e mais não se pode dizer...

Saudações...

«Lá na minha aldeia da Caridade, lembro-me dela ao POSTIGO!!!

Grande escrevinhado, ó meu..., pena é que só dois ou três atinjam a finalidade do dito!!!

Toma lá uma musiquinha, cá do "JE", só para desanuviar, de tanto «pila murcha e almas penadas» que por aqui desandam no site maradex...???!!!

http://www.youtube.com/watch?v=uVt-tDyVFy4

De Jadscl

LOL

!!!

Juiz acusa árbitros de corrupção

“500 contos (2500 euros) era muito pouco para a bitola de que se falava na época. É uma maquia ridícula. Só se fosse para o aquecimento”, refere juiz.

"Há alguns árbitros corruptos, mas 500 contos (2500 euros) era muito pouco para a bitola de que se falava na época." Esta foi uma das frases marcantes de António Mortágua, juiz conselheiro que ontem, no Tribunal de Gaia, no julgamento do ‘envelope’, admitiu a existência de crime no futebol português e até contou exemplos concretos, de forma a comprovar que o processo do Beira-Mar/FC Porto (0-0), de 2003/04, não faz qualquer sentido.

'Não vejo Pinto da Costa a fazer tal coisa. Aliás, 500 contos [o líder do FC Porto é acusado de ter dado esta quantia ao árbitro Augusto Duarte] é uma maquia ridícula para a bitola da época. Só se fosse para o aquecimento', brincou o homem que passou já pela Comissão Disciplinar da Liga e pelo Conselho de Justiça da Federação. Actualmente, Mortágua, magistrado jubilado, faz parte do Comité de Apelo da UEFA.

Contudo, o procurador José Sá não alinhou no bom-humor e confrontou o juiz conselheiro. 'Bitola da época? Então está a dizer que se compravam árbitros, que há árbitros corruptos?', questionou. O silêncio momentâneo de Mortágua foi seguido por um encolher de ombros. 'O que quer que lhe responda?', retorquiu a testemunha. 'Há alguns árbitros corruptos', acrescentou o juiz, atirando depois um exemplo: 'Recordo-me de um Feirense/Beira-Mar, quando saí da Associação de Futebol de Aveiro. Ouvi na rádio que o árbitro nomeado teve um incidente e não pôde apitar, quando se sabia que ele tinha recebido 1500 contos de cada um dos clubes envolvidos.'

Mortágua não colocou datas nem nomes no acto de corrupção de que teria conhecimento, mas o seu depoimento causou inquietação não apenas no mundo do futebol como também no Conselho Superior da Magistratura (CSM).

O CSM pondera mesmo abrir um inquérito ao juiz jubilado, que possui os mesmos direitos e deveres que um juiz no activo.

PERFIL

António Mortágua é um juiz conselheiro actualmente jubilado que passou por vários cargos na justiça desportiva. Foi presidente da Comissão Disciplinar da Liga e do Conselho de Justiça da Federação. Hoje faz parte do Comité de Apelo da UEFA.

DEPOIMENTO

500 contos (2500 euros) era muito pouco para a bitola de que se falava na época. É uma maquia ridícula. Só se fosse para o aquecimento.

Todas as pessoas têm o seu preço. Não posso dizer nada por ninguém.

Se há árbitros corruptos? Sim, há alguns.

Recordo-me de um Feirense/Beira-Mar, em que ouvi na rádio que o árbitro nomeado havia tido um percalço e já não iria apitar. Sabia-se, então, que ele tinha recebido 1500 contos [7500 euros] de cada uma das equipas.

Guarida a Pinto da Costa como fugitivo? Já respondi a isso em Dezembro. Não tenho nem nunca tive uma casa em Vila Nova de Cerveira.

COMO COMENTA AS DECLARAÇÕES DE MORTÁGUA?

'DEVIA TER TOMADO MEDIDAS': Jorge Coroado, Ex-árbitro

O dr. António Mortágua teve responsabilidades na estrutura disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol. Se teve conhecimentos para fazer tais afirmações devia ter tomado as medidas necessárias para punir esses casos. Não fiquei surpreendido e louvo a frontalidade. Ainda assim, creio que as suas palavras não afectam a arbitragem.

'SE HOUVE CORRUPÇÃO É MUITO GRAVE': Pedro Henriques, Árbitro

Em Portugal há muito a ideia de ‘eu sei tudo e mais tarde direi’. Depois ninguém concretiza. Se houve corrupção, é grave. E tão grave como essas situações são as pessoas que dizem que sabiam e não fizeram nada na altura própria. Estão ao nível do suborno e da corrupção. Não faço comentários à pessoa, mas às palavras. Não são uma novidade.

'POR QUE É QUE NÃO AGIU NESSES CASOS?': Veiga Trigo, Ex-árbitro

Conheço o dr. António Mortágua, é uma pessoa pela qual tenho grande consideração. Resta saber se ele tinha conhecimento destes casos de corrupção quando era dirigente na Comissão de Arbitragem da Liga. Se sim, porque é que não agiu? Fiquei surpreendido, e pode ser acusado de encobrir estes casos de corrupção.

'SE SABIA ALGUMA COISA DEVIA TER DITO': Luís Guilherme, Pres. Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol vai solicitar uma certidão ao tribunal onde está a ser julgado o caso para estudar o depoimento do juiz conselheiro António Mortágua. Estas são acusações muito graves. Se ele sabia de alguma coisa naquela altura em que supostamente aconteceram essas situações devia ter dito.

'JUÍZES DEVIAM SAIR DO FUTEBOL'

António Martins, da Associação Sindical de Juízes Portugueses, considera que os magistrados não deviam fazer parte dos órgãos dirigentes do futebol profissional. 'A nossa posição é clara. Entendemos que os juízes não devem estar em locais onde, de alguma forma, tudo o que se lhes exige – como a isenção ou imparcialidade – possam ser afectados. Os juízes deviam sair do futebol e de todos os desportos profissionais.'

António Martins considera ainda que os juízes têm deveres de ética maiores: 'Enquanto juízes, não podemos pactuar com ilegalidades.'

PRESIDENTE DO FC PORTO 'EXALTADO'

António Perdigão, árbitro--auxiliar do jogo Beira-Mar/FC Porto (0-0), de 2003/04, foi ontem ouvido. O tribunal quis perceber quem fez o convite para o jantar que se realizou entre Pinto de Sousa, então líder do Conselho de Arbitragem da Federação, e o trio de arbitragem, no final da partida.

'Fui eu que tive a iniciativa. Para além de ser meu presidente na altura, é uma pessoa que admiro', começou por dizer Perdigão, antes de confessar que Pinto de Sousa contou o conteúdo da conversa telefónica que manteve com Pinto da Costa no final do jogo: 'Em tom irónico, comentou que o presidente do FC Porto estava exaltado e que fez um comentário pouco ortodoxo sobre um penálti.'

Fonte: In Verbis - Portal Verbo Jurídico

http://www.mentiradesportiva.com/artigos/182-juiz-acusa-arbitros-de-corr...

O golo do apanha-bolas

O caso tem mais de três décadas e é um dos episódios mais curiosos do futebol português. Num FC Porto-Sporting, o árbitro Alder Dante validou um golo marcado por... um apanha-bolas. José Maria Ferreira de Matos aproveitou o nevoeiro para colocar a bola na baliza leonina... "Meti a bola lá dentro e pirei-me para trás do bandeirinha", contou, ao jornal Sporting.

"Fui levado sem perceber, mas dei-me conta após o jogo de que tinha sido enganado. Na altura, lembro-me perfeitamente de ter perguntado e o Fernando Gomes disse-me que tinha sido ele [Gomes] a marcar o golo. O António Oliveira disse-me o mesmo. É pena que os dois só tivessem reconhecido a ilegalidade quando ambos jogaram no Sporting", disse Alder Dante, recordando o golo-fantasma marcado por um apanha-bolas.

Na altura, os árbitros assumiam os erros e agiam em conformidade... "Escrevi logo uma carta ao Conselho de Arbitragem, pois percebi que tinha colocado a pata na poça. Levei uma repreensão, a única que tive na carreira, mas felizmente que nesse jogo acabei por não ter influência no resultado, pois o Sporting acabou mesmo por ganhar, por 3-2", lembra Alder Dante.

O ex-árbitro conta que o nevoeiro o induziu em erro, mas o facto de a bola estar dentro da baliza era indesmentível: "Estava muito nevoeiro e nem dava para ver o meu fiscal-de-linha. Fui eu que assumi a decisão."

Dante explicou a razão para não ter suspendido o encontro. "Era complicado acabar um jogo nas Antas com a equipa da casa a perder", recorda. Como nós o compreendemos. Há coisas que nunca mudam...

Alder Dante e a maior vergonha do futebol Português - fcporto-sporting 2-3
http://www.youtube.com/watch?v=WYmuGpo07DE&feature=player_embedded

http://www.mentiradesportiva.com/artigos/233-o-golo-do-apanha-bolas.html

'As Manobras de Pinto da Costa' - parte III

Publicações
Sábado, 18 Dezembro 2010 21:25
Share

«Não demora muito a chegar a primeira das muitas traições de que seria acusado no futuro: foi falar com Pedroto e convidou-o para treinador do FC Porto. O problema é que Pedroto era na altura técnico do Boavista, e a contratação faz-se em segredo e à revelia de Pinto de Sousa, amigo íntimo do dirigente dragão.
O axadrezado perdoa a desfeita e os dois até fazem um acordo de não agressão para o futuro. Pinto de Sousa fica descansado. A razão é óbvia e é dita pelo próprio Pinto da Costa na sua biografia quando fala de Pinto de Sousa:

"Meu amigo de infância e homem de invulgar carácter".

O descanso do boavisteiro revela-se fatal. Uns dias depois, Pinto da Costa apresenta nas Antas dois jogadores, Celso e Taí, acabados de ser contratados à socapa ao… Boavista. Pinto da Costa, sem dó nem piedade, fura o acordo de cavalheiros feito poucos dias antes com o amigo de infância.

Pinto de Sousa fica escandalizado e corta relações. Quando Pinto da Costa entrou em guerra com Américo de Sá (já lá iremos…), Pinto de Sousa pagou a desfeita dando apoio público a este último. Mas os dois voltariam a ficar amigos. Tanto que, muitos anos mais tarde, seriam apanhados nas escutas do "Apito Dourado" a combinar árbitros para jogos do FC Porto.»

In 'As Manobras de Pinto da Costa', de Marco Alves

http://www.mentiradesportiva.com/publicacoes/118-as-manobras-de-pinto-da...

Como comprar favores dos adversários?

A compra de favores, por parte do FC Porto, aos clubes adversários – através da contrapartida de cedência de jogadores – é uma estratégia antiga, comprovada por denúncias de ex-dirigentes.

“Quando emprestamos os nossos jogadores graciosamente, procuramos fazê-lo com quem o FC Porto tenha boas relações e não falham os compromissos assumidos, tal como aconteceu com a Ovarense”, disse Pinto da Costa ao Record, a 7 de Junho de 1991, aquando do caso- Lee Springfellow.

O basquetebolista foi desviado do FC Porto para Ovar, o que desagradou a Pinto da Costa, que desde logo faz saber que a Ovarense teria um preço alto a pagar: nunca mais seria ajuda, ‘graciosamente’... Graciosamente tem aspas porque Pinto da Costa não ajuda ninguém graciosamente. Pede sempre algo em troca.

E esse ‘algo’ dependerá das necessidades do clube: uma vitória – como conseguiu com o Vitória de Setúbal (o treinador Carlos Cardoso retira da equipa os melhores jogadores, cedidos pelo FC Porto), ou como aconteceu diante da União de Leiria, na presente época, com o técnico Pedro Caixinha a prescindir dos seus melhores jogadores...

Uma das denúncias mais directas deste tipo de promiscuidade (“Levas o jogador, mas fazes o que te pedimos”) partiu de Braga, em 2002. As preparação das eleições para a Liga não correm bem a Pinto da Costa, que estava em guerra com Valentim Loureiro.

O presidente do FC Porto prepara uma candidatura alternativa, ao lado de Guilherme Aguiar, mas não consegue sequer formar uma lista e culpa o Sporting de Braga, acusado de retirar o tapete a Pinto da Costa. Os minhotos não gostam da acusação, zangam-se as comadres e... já se sabe.

“A Administração do Sporting de Braga sofreu pressões no sentido de influenciar a sua posição [nas eleições da Liga]. Essas pressões foram muito fortes e entraram pela madrugada dentro do último dia da apresentação das listas. Acenaram com jogadores do FC Porto e tentaram manipular-nos na altura da formação do plantel”, afirmou Luís Machado, dirigente dos minhotos, no Record, a 1 de Setembro de 2002.

Assim se justifica o facto de o FC Porto ter dois ou três clubes na Primeira Liga com relações privilegiadas... Portimonense, Leiria, Olhanense, Setúbal... São muitos pontos em jogo, suficientes para que o empréstimo de sete ou oito jogadores (que não servem ao FC Porto) valha, afinal, um título...

http://www.mentiradesportiva.com/artigos/278-como-comprar-favores-dos-ad...

Enquanto fazem festas..

...nós já levamos ONZE PONTOS de avanço. Uma superioridade brutal!!

A "Gala dos Vermelhos" foi das maiores vergonhas que alguma vez passou na televisão pública.A RTP tornou-se no veículo oficial de informação da máquina de propaganda benfiquista.Substituiu-se, assim, à BenficaTV mas em canal aberto e subsidiada por todos os contribuintes.

Levas 11 pontos porque antecipaste um jogo...

...medida que foi amplamente criticada por ti no ano passado. O curioso é que este ano nem piaste.

Estou de acordo consigo meu

Estou de acordo consigo meu amigo, aliás, foi precisamente nessa perspectiva que fiz orientar a minha crónica.
Temos de continuar atentos a estas tentativas de destabilização ao nosso clube, não deixando passar estas situações impunes e tocar sempre na ferida que lhes doi.
Um abraço.
Ctadeu.

Ó CURVA

Se bem me lembro a vossa inauguração do estádio do dragão, teve honras, da estação pública!

Artigo interessante..

...que focou alguns temas pertinentes, nomeadamente a apresentação da candidatura de fernando seara no orgão de CS do benfica.

Que se diria se António Oliveira (só para dar um exemplo) apresentasse uma suposta candidatura à FPF no Dragão?..

Sobre Eusébio, tb lhe dou os meus parabéns, tal como ontem dei os parabéns a Mourinho. Curiosamente só O Jogo deu o devido destaque ao aniversário do special one. Mas é claro, também espero que um dia destes tenhamos a na televisão pública gala de José Mourinho e porque não a gala do Luís Figo, Fernando Couto, Vítor Baía ou Cristiano Ronaldo. Se é para homenagear as maiores figuras da nação futebolística então que não escape nenhuma.

Sobre os relatórios dos árbitros é pena o rui costa não explicar o porquê de tamanha cegueira. Só ele saberá qual a motivação para não fazer uma menção sequer ao "sururu" da Luz que culminou com um "empurrão" da parte do punho de jesus nas fuças de Luis Alberto..

Fernando Couto e Vitor Baía?

Lol...

É isso mesmo meu amigo, não

É isso mesmo meu amigo, não nos podemos calar, é preciso desmascarar alguns iluminados que andam para aí só com um sentido da orientação da luz . A cor azul e branca tem de continuar na primeira linha do desporto português e internacional.
Um abraço.
Ctadeu.

Mentiroso!

.

e corrupto!

.

???

Qual é a mentira?

Se me puderes corrigir agradeço.

Tu viste...

.... o Jesus a empurrar com o punho a cara do jogador?

Dass, que alta visão!!

Eeheheheh

Eeheheheh

Ah..

Quanto ao empurrar presumo que tenhas percebido a ironia. Quanto ao contacto com a cara do luis alberto tb me parece óbvio. Relativamente à posição da mão do jesus do que eu vejo aquilo é um punho, ou seja uma mão fechada. Ou será que defendes a tese que afinal foi uma estalada?

Que...

...cromo. Não era um punho, era isto http://www.ofigueirense.com/img_artigos/Soqueira-5519.gif

Tu consegues ver o punho do Jesus na cara do gajo????

Brilhante!!

foi uma estalada

isso dá para ver bem

Isto é do melhor!!

Que vergonha do caralho... olha manda vir fruta!!

Eu acho que o artigo está

Eu acho que o artigo está muito bem escrito estruturado. Abraço