A política desportiva de sucesso | Relvado

A política desportiva de sucesso

 

Para completar o seu raciocínio proofing
nota que nos tempos áureos do FC Porto "não se vendia ou reformava um
jogador sem que estivesse perfilado o seu substituto. Para além disso, foram
sempre mantidos jogadores carismáticos no seio do plantel que comandavam o
balneário e integravam os novos jogadores. São exemplos contemporâneos de
líderes de balneário Vitor Baía e Jorge Costa, como já o foram Aloísio e André,
que entretanto integraram equipas técnicas. Esta estabilidade terá sido um
dos grandes trunfos de Pinto da Costa. A excepção a esta política foi o
último ano, em que saíram e entraram diversos jogadores e o resultado ficou à
vista: o Benfica foi campeão.
Julgo que a interrupção do jejum do Benfica também não pode ser dissociada da
política desportiva de sucesso: a estabilidade do plantel. É por demais
conhecido e marcante o momento a partir do qual o Benfica deixou de
ter uma equipa competitiva. O despedimento de um treinador campeão e a
contratação de um treinador que desfez uma equipa campeã - Artur Jorge. Ano após
ano, foram cometidos os mesmos erros sistemáticos. A contratação de vários
jogadores, a saída de outros tantos, a perda de referências no plantel... A
onda de convulsões e de instabilidade foi interrompida com a chegada de Luís
Filipe Vieira. Foram contratados jogadores que hoje são a referência do
clube e o Benfica voltou a ser campeão.
Também é estranho à partida que o clube com maior aproveitamento das escolas de
formação - o Sporting - não consiga ganhar a hegemonia do futebol português.
Com jogadores como Boa Morte, Quaresma, Moutinho, Cristiano Ronaldo, entre
outros, seria de esperar uma maior preponderância no panorama do futebol
português. No
entanto, tal não tem vindo a acontecer porque esses jogadores saem do clube
assim que demonstram algum talento. Talvez prematuramente..."

I Liga:

Comentários [9]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Off-Topic

A quem quiser entrar na Liga IOL, o Paulo_SCP criou esta liga privada:

Participem aqui

O Código para entrar na liga Relvado.com é QY3HXW.

Já estamos 15 Relvas inscritos. É de graça, não é preciso ter conta no IOL e é muito simples o registo e funcionamento da Liga.

Saudações

talvez

é bem possivel que o braga seja campeão, até talvez o ano passado ele fosse o justo vencedor!

Discordo nalgumas coisas

(...) A excepção a esta política foi o último ano, em que saíram e entraram diversos jogadores e o resultado ficou à vista: o Benfica foi campeão.

No ano anterior a esse, também se venderam jogador influentes como Helder Postiga e Capucho e o resultado ficou à vista...o Porto foi Campeão Europeu :)

O ano passado e sem querer tirar mérito algum ao Benfica aquilo podia ter dado para qualquer lado. O Sporting podia ter sido perfeitamente campeão nacional e aposto que, se isso tem acontecido, O Ricardo tinha - só para dar um exemplo - neste momento, a vida muito mais fácil.

Quero com isto dizer que estar a apontar «causas» para o sucesso do Benfica, nomeadamente a estabilidade, pode ser falacioso em virtude do quão incaracterístico foi o campeonato transacto.
Contudo, quem ganhou, ganhou e o futuro dirá se o Benfica está realmente no bom caminho. Pelo que me é dado a ver e ler, penso que sim.

* PLO *

Sairam o Postiga

e o Capucho, mas entraram o Benni e o Pedro Mendes, não ficamos a perder muito :P

Saudações

Re:Sairam o Postiga

Claro, claro...eu referia-me - numa tentativa de refutar o argumento do autor do post - apenas aos que saíram.

Mas se considerarmos os que entraram então também posso citar que o ano passado contratamos o Diego, o Ibson e o Quaresma e mesmo assim...foi o que se viu.

Só queria tentar mostrar que o «manter o equilíbrio» não passa somente por manter um núcleo de jogadores. É um pouco mais do que isso.

1 abraço

* PLO *

Re:Sairam o Postiga

Foi pena não publicarem o artigo na íntegra. Sabia que haveria quem comparasse com as saídas e entradas de há duas épocas, em que mesmo assim o FCP venceu. No artigo original ofereço uma possível razão para isso ter acontecido: o fenómeno Mourinho. Tenho para mim, que da forma como ele trabalha, em Portugal, o FCP poderia continuar a mandar embora meia dúzia de titulares, contratar outra meia dúzia e continuar a ser campeão.

Repara: com a matéria-prima que o FCP apresentou ano passado, sou da opinião que o Mourinho não teria tido problemas em ser campeão com 15 a 20 pontos de avanço. Do meu ponto de vista o factor Mourinho é determinante para explicar a evolução do FCP nos últimos 3 ou 4 anos.

Quanto ao Benfica, e também sem lhe querer tirar mérito, foi campeão no ano anterior pela conjugação de vários factores: mantenho que uma das principais razões foi a crescente estabilidade do seu plantel (julgo que com os planteis pós-Toni campeão e antes da era LFV, não teria sido possível ser campeão, mesmo numa época tão atípica como a última) e também porque o FCP esteve muito abaixo das expectativas (o que vai de encontro à minha argumentação inicial, porque se não tivesse sido introduzida a instabilidade no plantel, e incluo a saída do treinador, o FCP seria de certo tricampeão).

P R O O F I N G * * * * *

Apenas irei falar do MEU Sporting

Não vou criticar os dirigentes do meu clube, nem sequer dizer que estão a fazer um mau trabalho nas finanças do Sporting ou não. Eles dizem sempre que está, e nos socios e simpatizantes apenas podemos ter certezas quando uma nova direcção entra.

Dou o exemplo do Benfica de Vale e Azevedo, que jurava a pés juntos tudo estar bem... e quando saiu a instituição Benfica estava em grande crise.

Julgo que o Sporting para ter uma grande hegemonia teria que ter as suas finanças em dia... e isto porque?

Porque se estivessem em dia, muito provavelmente recusavam ofertas chorudas, quase todos os anos, pelos seus jovens jogadores, preferindo antes que os jogadores se mantivessem.

Mas não. O meu clube é obrigado a criar para vender. Temos que ser sinceros/realistas. O Sporting necessita todas as epocas de vender uma ou duas joias do seu plantel. Concordo plenamente que não entrem em loucura gastando $ em jogadores que não são mais valias, e "apertando o cinto" aos que tem os salarios mais altos...

Para ser sincero, sem querer menosprezar os actuais dirigentes da SAD, porque não estou habilitado para tal acto, digo com toda a franqueza, que os que sairam nos ultimos anos, exceptuando o Luis Duque (ja explico porque) mostraram ser quase todos grandes dirigentes e acima de tudo sportinguistas.

Luis Duque... Gostei muito da sua 1º epoca... boa gestão, bons reforços muito importantes para o titulo que fugia á largos anos...

Nao gostei depois. Nao fui apreciador da sua nova gestão... e as contratações nao foram mas mais correctas (Dimas, Alan Mahon etc etc) com algumas excepções (Phill Babb, Sa Pinto...)

O Sporting sempre lançou jovens de grande valor, e mais uma grande fornalha deles iram ser lançados... É so preciso ter é "cabeça", gerir bem o grande Sporting Clube De Portugal, e acima de tudo manter os grandes jogadores.

Bracarenses desviados da realidade

Realmente o Braga tem uma boa equipa, com bom futebol, mas não tem pernas para chegar lá. O ano passado na altura decisiva claudicou. Isso distingue os campeões dos outros. Concerteza que o Braga tem equipa para andar nos lugares da frente e influenciar as contas do título mas sinceramente penso que não dá mais. Esperem e vejam a sua curta carreira na próxima edição da UEFA. Agora se continuarem com esta mentalidade por mais 10-15 anos ai sim poderão construir uma equipa para atacar o título. O que dada a conjuntura actual é impossível a uma equipa média dada a necessidade de gerar recitas. Mas obrigado Braga pelo futebol que praticam. Caso todas as equipas da Liga jogassem da mesma forma teriamos um campeonato muito interessante.
Cumprimentos.

Mais que o ano do Braga...

acho que as próximas temporadas podem pertencer a esta equipa que tem o estádio mais lindo do país.Não digo que seja sempre campeã mas com as bases lançadas acho que poderá lutar pelo título durante longos anos.

A ver vamos e que assim seja para bem do nosso futebol.

Lolada!!

"ao longo dos anos temos assistido a uma correlação interessante entre a tipologia de política desportiva e o (in)sucesso dos clubes. Durante grande parte da presidência de Pinto da Costa, um dos segredos do sucesso do Porto foi a manutenção da estrutura do plantel..."

E eu que pensava que o sucesso do porto de pinto da costa se devia com ofertas de prostitutas a arbitros ou viagens ao brasil ou cheques quinhentinhos a arbitros para beneficiarem o porto e prejudicarem o sporting e benfica.

Andamos todos a dormir ou que?