Futebol tem que acompanhar os tempos | Relvado

Futebol tem que acompanhar os tempos

 

Afonso Correia nota ainda que
"privilegiar o espectáculo e acima de tudo privilegiar o desporto implica uma
mudança de mentalidades. Para tal acho que os jogadores deviam ser
punidos de uma forma mais severa (ou pelo menos mais regular) pela simulação de
faltas. Em Inglaterra são os treinadores dos próprios jogadores que os põem
na linha e a opinião pública não os perdoa!
E para quando profissionalizar os árbitros? Um custo relativamente
insignificante para o orçamento dos clubes (e podendo ser ainda mais reduzido
negociando patrocínios nos seus equipamentos). Não há dúvidas de que um árbitro
treinado a tempo inteiro tem outra sensibilidade, outra preparação. Além disso
não
faz sentido exigir de um árbitro a mesma responsabilidade que a um jogador
profissional!"

I Liga:

Comentários [14]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

as regras velhas sao boas

na minha opiniao, as regras existentes sao boas, mas nem sempre bem aplicadas.

as regras ditam que nenhum jogador pode ser assistido pelos medicos em campo. a excepção e se o arbitro entender que ha um risco grave para a saude do jogador se a assistencia medica for adiada... como se pode ver, no mundo real a regra foi trocada pela excepção.

se eu fosse arbitro, nao entravam medicos em campo excepto se houvesse uma poça de sangue, uma articulação a virar para o lado errado ou se um jogador perdesse os sentidos.

depois ha as faltas... de acordo com as regras, há um conjunto de coisas que nao se podem fazer, que dao origem a falta. se essas coisas forem feitas dentro da grande area, em vez de livre, marca-se penalti.

no mundo real, isto e lido ao contrario: ha uma serie de faltas que nao sao marcadas, porque se fossem havia nao sei quantos penaltis por jogo.

e que mal havia? ha poucos anos, o Sporting ganhou um campeonato e ainda hoje ha quem diga que se nao fossem os penaltis todos que do Jardel e do Joao Pinto, a historia tinha sido diferente..

e verdade, mas o que e certo é que para haver penaltis, é preciso jogar na grande area do adversario e quem nao faz isso, certamente que joga mal ou nao sabe o que ha de fazer em campo.

abraço

Nuno

Mudancas nao drasticas

E necessario rever algumas coisas, mas nao creio que se deva fazer nada de drastico que altere o jogo.

Existem varias ideias ja faladas que me agradam. Em primeiro e a profissionalizacao dos arbitros. Creio que e algo necessario para que se possa realmente exigir qualidade.
Estar em forma, livres de outros compromissos, dedicarem-se ao treino fisico e das leis do jogo.

Outra que me agrada e mover a linha do fora de jogo, dividindo o campo em tercos e sendo o primeiro terco mais perto da baliza a nova linha para os limites do fora de jogo ao inves da linha do meio campo.

Outras hipoteses foram testadas, como postes e traves da baliza ovais ao inves de redondo para devido ao angulo aumentar o numero de golos.
Achei engracado, uma inovacao que em nada mudaria o jogo, mas ouvi ser testado e nunca mais ouvi nada. Deve ter ficado provado, que pelos custos os resultados nao valeriam a pena.

Não concordo

Compreendo a natureza da intencionalidade das medidads enunciadas. Todavia, acredito que a raiz desta problemática não reside no rectângulo de jogo, mas, sim, ao nível da mentalidade. Assim sendo, é nessa vertente que o "combate" se deve processar...

      Discordo dos cinco minutos de paragem para todo aquele que seja assistido, dado o handicap que representa para a equipa lesada. Em caso da lesão ser forjada, a acção deve ser de índole meramente disciplinar, invocando o já previsto cartão amarelo...

      Em relação há impossibilidade do jogador faltoso intervir na sequência da jogada parece-me "very american" e de difícil implementação neste cinzento futebol europeu.

      Quanto à profissionalização dos árbitros, creio que é um passo necessário à melhoria do espectáculo. Contudo, não é a solução milagrosa que se procura, mas uma melhoria gradual e ponderada das condições dadas aos senhores do apito, com o consequente aumento da exigência para com o seu desempenho.

      Porque uma coisa é verdade: com o futebol neste estado, que moral existe para crucificar os árbitros?

      end

Novas regras

Ora ca esta 1 artigo interesante, e 1 questao pertinente!!!!
Quanto a essa regra dos 5 min. fora d campo dps d sair supostamente lesionado axo excelente, e por acaso ja tinha pensado mto nela!!!

E ja k tamos a falar em novos metodos para os arbitros e numa altura em k s fala tanto em colocar uns arbitros tb atras das balizas, axo k o futebol devia adoptar o metodo do hoquei no gelo, ou seja, cada vez k a bola ultrapase a linha da baliza, acende 1 luz a indicar isso mm!!!ai nunca ha hipotese d falhar....

deixo aki esta sugestao!!

Re:Novas regras

Concordo plenamente, vai de acordo com o que eu disse em termos de mudancas nao muito drasticas que iriam melhorar o jogo e acabar com duvidas.

artigo: selecao2004

encontrei este artigo na net mas como ja vi que aqui nao se veem artigos assim compridos, deixo-o aqui:

"Guarda-redes (3)

Ricardo é o titular de Scolari, Quim o número 2(?!?). Estes têm lugar garantido no Europeu, se até lá não houver qualquer percal ço. A terceira vaga está por preencher. À parte as duas primeiras escolhas, o seleccionador apenas convocou Bruno Vale, do F. C. Porto B, para o jogo com o Cazaquistão. A sua falta de experiência e o facto de nem sequer ser titular da Selecção de esperanças fragilizam a sua posição. Com Vítor Baía fora da corrida, Moreira, titular no Benfica, é o candidato natural, mas com o Europeu de sub-21 a terminar quatro dias antes do início do Euro-2004 não é garantida a sua presença.

(acho que tem-se de fazeer uma escolha entre vale, nuno e moreira)

Laterais-direitos (1 ou 2)

Miguel ganhou terreno na luta pela titularidade(?!?), depois de Paulo Ferreira, primeira opção do treinador, ter ficado de fora nos últimos quatro jogos (regressa agora), apesar de se encontrar disponível. Desde que Scolari seguiu o exemplo de Camacho e adaptou Miguel à defesa (com Itália e Brasil utilizou-o a extremo(?!?)), o benfiquista jogou sempre os 90 minutos, com a excepção dos encontros com Paraguai e Bolívia, em que se encontrava lesionado. Paulo Ferreira é o outro(?!?) lateral de raiz convocado, mas Scolari só tem chamado um, podendo valer-se da polival ência de Sérgio Conceição, Beto ou Frechaut.

Defesas-centrais (4)

Fernando Couto continua indiscutível(?!?), em vésperas de somar a sua 100.ª internacionalização. Fernando Meira tem sido o seu parceiro habitual, mas Jorge Andrade tem estado quase sempre nos convocados (apenas falhou o jogo com a Holanda) e tem sido mais utilizado ultimamente que o defesa do Estugarda que, inclusivamente, ficou de fora da última convocatória(porqué?). Se Meira não caiu em desgraça devido ao jogo com a Espanha, parecem encontrados três centrais para o Europeu. Scolari tem chamado quase sempre quatro e Beto surge em boa posição(?!?), até por causa da sua polivalência . pode jogar a defesa-direito e no meio-campo(?!?), o que pode permitir poupar vagas nesses lugares(?!?). Ricardo Rocha (?!?)(só jogou com a Itália) e Caneira (esteve nesse encontro mas não foi utilizado) parecem ter perdido uma corrida onde surge agora Ricardo Carvalho.

Laterais-esquerdos (2)

Nuno Valente foi a primeira opção de Scolari (com a Itália), em detrimento de Rui Jorge, mas depois lesionou-se e só voltou à Selecção em 2003/04. O defesa do Sporting tem assim mais minutos de utilização. O portista só voltou a ser titular com a Espanha, mas a fraca exibição que assinou fez o seleccionador voltar a apostar em Rui Jorge na Noruega. Em todo o caso, parecem encontrados os dois defesas esquerdos . Rogério Matias(?!?) só foi chamado quando Nuno Valente não esteve disponível e nos últimos encontros da SuperLiga nem tem sido titular no V. Guimarães.

Médios-defensivos (3 ou 4)

Um dos maiores bicos de obra de Scolari. Costinha tem sido sempre titular (falhou 4 jogos por lesão) e tem o lugar seguro. Com o treinador a confessar que o 4x2x3x1(?!?) é o sistema que mais se adequa às características dos seus jogadores, falta saber quem jogar á a seu lado. Maniche e Tiago são as opções mais fortes, mas o primeiro fica agora de fora(?!?) e o benfiquista foi chamado fora de horas – Maniche fez sete jogos seguidos, a bom nível, actuando sempre pelo menos meia parte. Em todo o caso, os dois mantêm-se como grandes candidatos à presença no Euro-2004. Frechaut é a última aposta do seleccionador, que muito o elogiou depois da jornada dupla com Espanha e Noruega, e está claramente à frente de Luís Loureiro e Pedro Mendes na luta por uma eventual quarta vaga, embora não seja certo que Scolari leve quatro médios defensivos ao Europeu.

Médios-ofensivos (2 ou 3)

Rui Costa(?!?) e Deco têm estado sempre nas escolhas de Scolari, excepção para o confronto com os albaneses relativamente ao luso-brasileiro, e parecem ter lugar assegurado na equipa, embora seja cada vez mais provável que não sejam utilizados ao mesmo tempo, apesar de o seleccionador já ter feito essa experiência. No entanto, é possível que surja mais um médio de características ofensivas no Europeu. Hugo Viana parece ter caído no goto do seleccionador, que só não o tem utilizado mais para não enfraquecer a selecção de sub-21, e tem feito óptimos(?!?) jogos sempre que lhe foram dadas oportunidades. Silas(?!?) também foi opção, mas perdeu terreno(?!?).

Extremos (4)

A concorrência é realmente feroz para as vagas de extremos. Figo tem lugar assegurado, Sérgio Conceição foi dos mais utilizados até agora mas atravessa um mau momento(?!?) na Lazio e ficou fora do encontro com a Albânia, Simão jogou sempre(?!?) que as lesões o permitiram(?!?), Boa Morte esteve afastado desde o jogo com a Itália mas regressou muito bem com a Espanha e especialmente com a Noruega, e depois há o sub-21 Quaresma, cuja presença na Selecção mais jovem acaba por esconder até que ponto sera aposta do treinador brasileiro. Destes cinco, um devera ficar de fora, mas é demasiado cedo para dizer qual.

Pontas-de-lança (2)

Pauleta é indiscutível(?!?), bate este fim-de-semana o recorde de Coluna de jogos seguidos na Selecção e tem a titularidade assegurada. Hélder Postiga tem sido a alternativa mais consistente, apesar das viagens para a selecção de sub-21, de onde não saiu ainda esta época, em que iniciou uma aventura (para já com pouco sucesso(?!?)) em Inglaterra. Nuno Gomes é o outra ponta-de-lança já utilizado por Scolari, mas está lesionado há cinco jogos. O treinador parece preferir Postiga, mas se a selecção de sub-21 for ao Europeu e Nuno Gomes aparecer bem no seu regresso, que deve estar para breve, pode ser que Scolari repita a dupla de pontas-de-lança do Euro-2000 e do Mundial-2002"

deixei alguns (?!?) nos sitios onde achei graca, onde nao concordo ou onde acho que a pessoa que escreveu isso tem de parar de beber tanta superboook (lol).

tambem deixo aqui uma possibilidade para o equipamento do euro2004:
*camisola com riscas encarnadas e verdes
*calcao braco
*meias as riscas verdes e vermelhas.

Re:artigo: selecao2004

Eh pá...

Alguém que modere este artigo...

Saudações desportivas

Re:artigo: selecao2004

so nao percebo a tua clubite.

senao, deixo aqui os meus 23:
1/ricardo
2/paulo ferreira
3/rui jorge
4/ricardo carvalho
5/jorge andrade
6/costinha
7/figo
8/nuno valente
9/postiga
10/tiago
11/conceicao
12/nuno
13/moreira
14/frechaut/petit
15/meira
16/boamorte
17/quaresma
18/maniche
19/siamo
20/deco
21/nuno gomes
22/pauleta
23/miguel

as outras opcoes seriam:
litos, (couto), pedro emanuel, (beto), (hugo luz), (joao perreira), (edgar), pedro mendes, (duda), bosingwa, nuno assis, makukula, lourenco, almeida, (faisca)...

Re:artigo: selecao2004

Quem é esse Siamo?Ah,o P.Emanuel não pode representar a selecção já que é Angolano e penso que já representou a selecção.

arbitragem dempre

acho sinceramente que ha faltas que os arbitros pouco castigam e que se fossem bem castigados ja ninguem as fazia:

neste fim de semana o melhor jogador de todos os tempos merecia de levar um cartao vermelho e uns poucos de jogos de castigo (infelizmente este jogador continua a ser o joao pinto).

o meu grande sokota tambem costuma te uma atitude que nao respeito e que a arbitragem tambem nao havia. o feher é um pouco menos produtivo mas tem uma atitude muito boa.

eu nao falo dos outros clubes porque so quero ver os 2 grandes a brilhar.

leao com asas

Re:arbitragem dempre

J.Pinto o melhor jogador de todos os tempos.Estou a ver que queres tirar o lugar ao Fernando Rocha.Feher têm boa atitude.O jogador da Académica que na época passada levou uma cabeçada dele,é a pessoa indicada para o dize-lo.

Re:arbitragem dempre

"...so quero ver os 2 grandes a brilhar"

Sim... os dois que falaste, fazem um grande... Tens que fazer outro comentário a falar do Porto e assim já falaste dos 2 grandes...

HaRt

Re:arbitragem dempre

No meio disto tudo só não consigo descobrir onde é que o Porto è Grande

Re:arbitragem dempre

é verdade, o meu grande nao chega infelizmente ao teu grande.

mas como sou um pouco benficista, tenho de diser coisas assim...

e como sou um pouco sportingista, tenho de me queixar...

infelizmente, se nao fasso isso, quem é que acredita que sou sportinficista?

"the king"