Cartão Azul | Relvado

Cartão Azul

 

dpita diz: "depois de Co Adriaanse ter
levantado poeira acerca do estado do futebol português e de concretamente ter
falado na questão dos cartões amarelos, veio-me uma ideia à cabeça. Porque não
adoptar o cartão azul ao futebol de 11? Sim, aquele mesmo cartão que se usa no
hóquei em patins. Em vez de levarem o 2º amarelo e por conseguinte
a expulsão, os jogadores levavam antes um cartão azul que obrigaria à sua
substituição ou a ficar fora do jogo durante 10 minutos. O cartão vermelho
ficaria apenas para agressões ou entradas violentas. Esta ideia não ajudaria ao
espectáculo?"

I Liga:

Comentários [40]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Já há muito tempo que defendo o cartão azul.

Azul, verde, preto seja que cor for.
Defendo a existência de um cartão para as chamadas bocas.
Se um árbitro acha que o jogador está a protestar uma decisão sua de forma incorrecta devia ser aplicado um cartão que o penalizasse nesse sentido.Que não implicasse expulsão por acumulação de cartões mas um castigo aplicado posteriormente mediante análise do relatório do árbitro.
Claro que para isso era necessário ter orgãos competentes para decidir estas coisas e árbitros honestos...
Só para não corrermos o risco de num jogo um jogador ser expulso por dizer um "Fod*-se!Isto não é falta??" após levar uma cartuchada e haver outros que cheguem ao fim depois de darem pau o jogo todo.
É que toda a gente está farta de ver que a susceptibilidade dos árbitros varia consoante as equipas.
E se em relação a uns parece que têm a audição tão apurada como a do super-homem que ouvem tudo, já para outros parece que têm 3 ou 4 kg de cera nos ouvidos pois tudo podem dizer sem que sejam punidos.
Claro que há limites para a coisa mas ser expulso hoje em dia por protestos é o mais ridículo que pode existir...

Cartões

A implicação de um novo cartão teria que ser a nivel fa FIFA.
As ferramentas, leia-se cartões, só tem que ser orientadas no sentido de promover menos jogo faltoso por interdição aos jogadores, conforme de forma simples e prática sugeriu o Treinador do FCP.
De igual forma se faz com o IRS, tudo vai, do sentido que se pretende implementar com a prática dos cartões, quala orientação.
Pessoalmente, entendo que a orientação vai no sentido de promover o jogo faltoso e consequente anti-jogo, ao ponto, de tempos atrás, os jogadores até faziam para apanhar amarelos dado o caricato promovido pela gestão dos cartões!!!
Todos sabem , e ninguém faz nada, mas devesse ter em conta que, as leis internas são votadas por todos os clubes, e os clubes com menos atributos, de certeza não querem implementar uma responsabilização aos cartões amarelos sobre pena de não poderem recorrer à falta para travar adversários mais fortes...e esse será o impedimento de fazer o que toda a gente já sabe, que a actual politica não promove o futebol.
Não é preciso vir ninguém de fora para dizer isto, é que o voto dos carcavelinhos da areosa vale o mesmo que o voto de um Braga, Benfica, Fcp...e a maioria é quem delibera , nem sempre para melhor...
Abraço

Cartão azul? E que tal cartão preto?

Não me parece que seja uma boa ideia. Se há tantos critérios diferentes com apenas dois cartões disponíveis imagine-se a confusão com mais uma cartolina azul. O Hóquei em que o cartão azul é uma realidade, é muito diferente do futebol. Não há tanto contacto fisíco, é raro haver agressões, não há anti-jogo porque há determinadas regras que impedem que as equipas percam tempo. O mesmo se passa com o Basquetebol, não há cartão azul mas há exclusões após 5 faltas.
Introduzir o cartão azul seria premiar o anti-jogo e a indisciplina. Se os vermelhos só fossem mostrados em caso de agressão ou entradas duras iria beneficiar aquelas equipas que marcam um golo e passam o resto do jogo com artimanhas para perder tempo, mesmo que o jogador já tivesse sido amarelado podia continuar com o anti-jogo, sabia que no máximo iria vêr um cartão azul e regressava dentro de X tempo ou entrava outro jogador para o seu lugar. Se entrasse outro jogador para o seu lugar surgiria outro problema, as substituições. Apenas 3? Ou iria ser possível substituir o jogador independentemente das alterações já efectuadas? ....Já estou a imaginar os jogadores forçarem o azul para o treinador poder alterar tacticamente a equipa.
Com a introdução do cartão azul, o vermelho perderia alguma força o que não pode de modo algum acontecer. O futebol é um espetáculo em que é essencial seguir as regras, quem não as cumpre deve ser severamente penalizado e não apenas excluído temporariamente ou ainda pior substituído. Denfedo sim talvez um cartão preto, que fosse mostrado naquelas agtessões e entradas monstruosas. O jogador seria expulso mas ficava impedido de jogar os próximos 2 ou 3 jogos. Isto têm de ser assim, enquanto os jogadores não entenderem que do outro lado estão colegas de profissão deve-se tomar medidas radicais.

Errata

Esqueci-me de antever o comentário, por isso alguns erros ficaram impunes.

Errado:
"Denfedo sim talvez um cartão preto, que fosse mostrado naquelas agtessões..."

Certo:
"DEFENDO sim um cartão preto, que fosse mostrado naquelas AGRESSÕES..."

O Melhor Guarda-Redes de Sempre

O melhor guarda-redes de que provavelmente nunca ouviu falar chamava-se Bernd Carl Trautmann. Nasceu em Bremen, em 1923.

Os primeiros tempos tornam-no num herói improvável: Trautmann foi um dos muitos milhões seduzidos pela retórica nacionalista de Hitler e fez-se militante da juventude hitleriana. Alistado nas forças nazis, como pára-quedista, apresentou uma folha de serviços em que coragem, inconsciência e rebeldia se misturavam em doses iguais.

Com a farda nazi, algumas semanas depois de ter escapado a um julgamento por sabotagem, o jovem soldado Trautmann ganhou uma Cruz de Ferro na terrível batalha de Arnhem (Holanda), no final da qual esteve três dias soterrado nos escombros de um celeiro.

O futebol só aparece mais tarde. Com a Guerra a terminar, no campo de prisioneiros de Ashton-in-Makerfield, Trautmann encontrou a paz. Jogava à bola com outros presos e, aos poucos, começou a integrar-se na comunidade. Libertado em 1948, tornou-se agricultor, e começou a jogar na baliza do clube amador de St. Helens, onde um dia foi detectado por um caçador de talentos de Manchester.

Sem experiência profissional, Trautmann só precisou de meia dúzia de treinos para convencer os técnicos do City. Ágil, louco, destemido até à inconsciência, o alemão era um predestinado. Faltava o mais difícil: convencer os adeptos, naqueles anos em que ser alemão era sinónimo de marginalização. Uma manifestação de milhares vincou o desagrado pela contratação, mas foi Alexander Altmann, o Rabi de Manchester a sair em sua defesa:"Nenhum homem pode ser julgado em nome de um povo inteiro". Os adeptos ouviram e aceitaram julgá-lo em campo.

Seguem-se sete anos de exibições miraculosas que lhe deram a reputação de melhor guarda-redes da Liga. Até ao dia 5 de Maio de 1956, em Wembley, em que o City, pela segunda vez consecutiva, tentava conquistar a Taça.

Nessa tarde, diante do Birmingham, Trautmann, que britanizara o nome para Bert, fez o jogo da sua vida numa vitória por 3-1. Mas mais do que as incontáveis defesas, o que ficou para a história foi o diálogo com o príncipe Filipe, que entregou taça e medalhas:"Por que jogou os últimos minutos com a cabeça de lado?"."Não sei, Alteza, não consigo mexer o pescoço", respondeu impassível. Radiografado no final do jogo, Bert descobriu ter jogado a última meia hora com o pescoço partido em dois sítios. Seguiram-se meses de recuperação, o estatuto de herói atribuído pelos jornais e a adoração do povo, mas também a tragédia: a morte de um filho, atropelado quando brincava na rua, a que se seguiu um penoso divórcio e uma depressão profunda.

Com 34 anos parecia acabado para o futebol. Mas foi nas balizas que voltou a equilibrar a vida: contra todas as expectativas, o regresso a Maine Road, em 1957, acentuou a lenda de indestrutível, e permitiu-lhe atingir o impressionante número de 545 jogos pelo City, até à despedida, em 1964, com 40 anos. 60 mil assistiram ao seu jogo de homenagem. Bobby Charlton chamou-lhe então o melhor guarda-redes de todos os tempos. Poucos o contestaram.

Esta estória tem o futebol apenas como pretexto. Trata-se de um homem que soube sempre erguer-se na vida apesar das adversidades. Ora vejamos:

º 3 dias soterrado. Voltou a ver a luz do dia.

º Foi preso 3 vezes. Conseguiu sempre fugir.

º Foi odiado pelo país vencedor da guerra. Passou a ser considerado heroi.

º Partiu o pescoço no meio de um jogo de futebol. Conseguiu ir até ao fim e até voltar a jogar mais jogos.

º Perdeu um filho e um casamento. Conseguiu buscar forças no futebol e viveu até aos 80 anos.

Com tudo isto, até lhe consigo perdoar ter acreditado no Hitler.

Bonito.

Abraços

Re:O Melhor Guarda-Redes de Sempre

mas que tem isto a ver com alguma coisa?

Re:O Melhor Guarda-Redes de Sempre

De onde é que copiaste o texto?

Re:O Melhor Guarda-Redes de Sempre

uma palavra

ESPECTACULAR

adorei esse comentario.

fiquei comovido e ouvindo a dido ainda mais :P

Off topic Hamburgo já marcou frente ao Bayern

Já está a sair Imperial por toda a Alemanha!!Mais um coma neste fim-de-semana.

Autor:13m van der vaart

Abraço

tem é de ganhar o hamburgo :P

se leres bem o comentario que fiz no artigo do que é nacional é do benfica a respeito disso é:

Um fabricante de cerveja alemão oferece dez mil litros de cerveja aos adeptos do primeiro clube que vença o Bayern de Munique na Bundesliga. O Bayern venceu seis vezes em seis jogos e lidera o campeonato com mais quatro pontos do que o segundo classificado. “Queremos causar alguma excitação”, disse Dietmar Henle, porta-voz do fabricante, ao jornal popular “Bild”. “Não temos nada contra o Bayern, mas é preciso alguma tensão”, afirmou Dietmar Hele. O “prémio” pode ser ganho já este sábado, quando o clube de Munique se deslocar a casa do Hamburgo, segundo classificado.

transcrevi aqui para veres

Re:ok mas 1Golo já entrou

Dps comunico mais..

Abraço

Re:ok mas 1Golo já entrou

lol

Já agora o Chelsea


também sofreu o primeiro golo.

Parece que esta cena de oferecer prémios resulta.

Saudações

Re:ya Luke moore 19anos

Resulta mesmo!

Re:ya Luke moore 19anos

Pois, mas ele vai ter de oferecer o dinheiro a uma associação caritativa.

Afinal nem é má iniciativa do The Sun :)

O segundo também já entrou


e faltam 25 mins para acabar.

Saudações

Pois no seguimento disso...

Eu propunha então mudar o significado ao amarelo.
Como já outro relvinha disse aqui, mais uma cor iria aumentar a confusão dos árbitros, mas talvez se o 1ª amarelo tivesse esse tipo de castigo, os jogadores teriam mais cuidado com o que fazem.
Vejamos, levavam um amarelo e iam 10 minutos para o banco sem que esse jogador pudesse ser substituído por outro.
Ao segundo amarelo continuava o vermelho que daria uma suspensão imediata por 3 jogos.

Talvez assim se evitassem tantos lances horrendos como os que se vão vendo.

Re:Pois no seguimento disso...

Concordo contigo.

faz mais sentido isso que introduzir um cartão novo.

Cartão azul?

Acho que não ajudaria em nada o espetáculo, se só com dois já é o que é com três ainda haveria mais "cacetada". Acho que o cartaõ azul nmão faria muito sentido

Cartão azul

«Em vez de levarem o 2º amarelo e por conseguinte a expulsão, os jogadores levavam antes um cartão azul que obrigaria à sua substituição ou a ficar fora do jogo durante 10 minutos.»

Esta situação só ia beneficiar o infractor já que lhe seria poupada a expulsão.

Acho que seria vantajoso a introdução do cartão azul em substituição do amarelo em jogadas do tipo: paragem de contra-ataques em falta, entradas perigosas (que antes dariam amarelo), discussões e trocas de «mimos», etc.. Isto sim iria fazer os jogadores pensar duas vezes antes de cometer as infracções porque iriam prejudicar directamente a equipa nesse instante com a sua «suspensão» temporária.

É certo que a polémica ia aumentar porque actualmente já se discute se o lance X era para amarelo ou vermelho, assim ia ter-se mais um cartão para baralhar.

Por favor...

guarda este tipo de ideias só para ti...

por favor!

imagina lá

ja viste,temos o cartao vermelho,teriamos o cartao azul,...la vinha o dias da cunha dizer que o sistema nao queria que houve-se um cartao verde...

nao, nao e nao

Se o problema da falta de qualidade é algo que vai ser abordado apenas pela Liga Portuguesa, então tem que ser algum tipo de regra que não incompatibilize o nosso campeonato com os estrangeiros, ou que faça as nossas equipas terem que se re-adaptar para quando jogam em competições internacionais.

Na minha opinião, há que promover o futebol de ataque, mas sem tocar ans regras do jogo "dentro do campo". Deve-se mudar regras externas ao jogo nas 4 linhas, por exemplo havendo um "conselho de disciplina" a rever cada partida via TV, no dia seguinte e aplicando punições a jogadores que não as tenhasm recebido em campo pelo árbitro principal. Outra possibilidade mais radical seria acabar com os empates, desempatando os jogos por penalties, como se usava na Jugoslávia antigamente.

A meu ver, os nossos jogos poderiam ser melhores sem alterações de fundo no campeonato ou nas regras. bastaria os árbitros serem melhores e menos "mariquinhas" na avaliação do contacto físico. PArando menos o jogo, quem se deixa ficar para trás a reclamar ou a fingir fica em desvantagem, beneficia-se os mais fortes e os mais afoitos, que é o que se pretende.

Nuno Lima

Pode ser uma solução!

Ao contrário dos outros relvas aqui a fazerem comentários, sou de opinião que o futebol tem já demasiadas penalizações disciplinares e que isso não ajuda a criar um jogo melhor, muito antes pelo contrário!
Imaginem que iam dirigir uma empresa e o vosso método de gerir era pôr processos disciplinares aos empregados por tudo e por nada. Segundo a vossa maneira de ver isso conduzia a mais disciplina pelo medo. Na minha opinião isso só conduziria ao descontentamento generalizado e à perda de eficácia das punições por as acharem absurdas, injustas e inevitáveis.
Voltando ao futebol, na minha maneira de ver castigam-se com cartões amarelos acções que nada têm a ver com disciplina, como tirar a camisola depois de um golo, cortar a bola com a mão e outras semelhantes. Isto implica que as sanções disciplinares se tornem vulgares e, portanto, menos eficazes.
Aqui, a maioria dos relvas segue a ideia fascizante dos velhinhos da FIFA que pensam que o que faz falta são mais punições!
Creio que é muito claro, com os anos que já leva a experiência dos cartões amarelos, que eles são absolutamente ineficazes, pelo menos tal como têm sido usados, na defesa do bom futebol e na diominuição das faltas e do jogo negativo! Para mim, seria preciso experimentar outras formas de evitar o jogo faltoso, como marcar as faltas mais à frente em caso de reincidência, ou fazer que sejam marcadas sem barreira ou outras soluções que se pensem. Não estou optimista em que os velhos senhores da FIFA tenham capacidade de fazer isso! As expulsões temporárias, atrvés do cartão azul, poderiam ser um outro meio.
De qualquer maneira, entendo que deveriam acabar as expulsões em que uma equipa fica reduzida a 10 elementos. Já todos os outros desportos colectivos deixaram de fazer isso e o futebol ainda persiste em algo que é contra o espectáculo e injusto, dado que o castigo deve ser para quem comete erros e não para o colectivo! Claro que já estou a ouvir os nossos relvas, que querem muitos cartões amarelos e mais sanções disciplinares, a dizer que tal coisa iria aumentar a indisciplina. A esses eu respondo que, nos outros desportos tal não se verificou, apesar das discussões terem sido as mesmas. Porque se iria verificar no futebol? Eu quero um futebol mais virado para dar um bom espectáculo e não um jogo em que a acção do árbitro pode decidir uma partida porque expulsou injustamente alguém e em que os encontros começam com 11 de cada lado, mas podem acabar com um número diferente de jogadores em cada formação criando uma situação em que há uma injustiça!

epa....

amarelo para faltas...

vermelho para agressoes...

azul para ir tomar banho e voltar...

Verde para os k se atiram para o relvado...

laranja para akeles arbitros que nao gostam de mostrar vermelho...

preto para mostrar aos fiscais de linha kd erraxem

lilas para treinadores

cor de rosa para os jogadores suplentes

seria tudo mais colorido e bonito =)

Cartão azul

"Porque não adoptar o cartão azul ao futebol de 11"?
  Bem se os árbitros levassem o Amarelo,Vermelho e Azul era o pandemónio.3 cores já afecta muito esses senhores.Se entrar o Cartão azul,também podiam levar o Cartão de multibanco.Davam o Nib e no intervalo faziam-se logo os subornos.

Mais a sério..

Esta ideia não ajudaria ao espectáculo?"
  Poderia ser óptimo para os jogos,mas repara bem que as interrupções do jogo aumentavam incrivelmente.Um jogo levava Cartão Azul,o 4ºárbitro contava os 10minutos,mas depois com substituições,paragens de jogo,a reclamação assídua depois de uma falta.Os jogos tinham tempo útil de 30minutos.
 
Na minha opinião,o modelo a adoptar era o da FIFA.
  Apesar de ser um campeonato,e sendo longo,penso que deveria ser assim:

º 3 amarelos, 1 jogo de suspensão.
º Vermelho por acumulação de amarelos, 1 jogo de suspensão.
º Vermelho directo,no mínimo 2 jogos de suspensão.

Ah..outra coisa.Por vezes há jogadores mal expulsos.Como todos os jogos são transmitidos,porque não retirar amarelos ou vermelhos a jogadores que foram mal sancionados?Isto só na 1 e 2 Liga.

Abraço

Re:Desinteressante?lol.porquê?

Dei a minha opinião..

Re:Desinteressante?lol.porquê?

És um cromo

Re:tou a quilometros de ti..

1ºconheço-te?

Re:tou a quilometros de ti..

1º não

ps: mas não deixas de ser alto cromo por causa disso lol