Atropelo Legal da Liga | Relvado

Atropelo Legal da Liga

 

PROZAC continua questionando: "será justo
dar um jogo a Silva por uma ninharia
e dar o mesmo castigo a Maniche, que quase dava uma cabeçada no árbitro? Será
que por causa disto se pode dizer que o sistema é azul, como fizeram os
portistas, quando Benni ficou impedido de jogar contra o SLB?"

I Liga:

Comentários [37]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Atropelos

Há duas formas de tratar este caso: Um é vir para aqui mandar postas de pescada e dizer quantos jogos devia apanhar o Benni McCarthy, ou qualquer outro jogador, para que o castigo fosse "justo". Devo desde já informar que também tenho em casa a TVI e que, quanto a estas questões do castigo justo a aplicar, as simpáticas repórteres que passam a vida a entrevistar pessoas à porta dos tribunais já me esclareceram sobre o castigo que os portugueses mais ruidosos e militantes consideram justo. Se a menina da TVI me está a ouvir, desde já devo dizer que, ao McCarthy, espetava-lhe ainda com mais jogos. Sucede, porém, que a questão aqui não é saber se o castigo foi suave ou pesado. 30 anos de prisão é a pena mais grave aplicada na maioria dos países da Europa. Esta pena é dura quando comparada com os 20 anos de pena máxima aplicada em outros países, mas extremamente suave quando comparada com as penas de prisão perpétua ou a pena de morte que é aplicada em alguns países. A dureza ou a gravidade de uma pena não se mede por comparação com o achamos que seria justo mas por comparação com a pena normalmente aplicada nesse país específico. A justiça, para ser justa, tem que ser equitativa. E este é que é o busílis da questão. Perante factos idênticos (gravações vídeo), o CD da Liga aplica de forma discricionária, no tempo e no espaço, as penas consoante seja o prevaricador. O que o FCP enviou ao CD da Liga foram imagens de agressões idênticas perpetradas por outros jogadores de outros clubes e que ficaram impunes. O CD decidiu não só ignorar as alegações como criar jurisprudência agravando a pena (poder que só dispõem as instâncias superiores).
Por isso, ao tratar-se deste problema, conviria que as pessoas fizessem um esforço para não baixar a aplicação da Justiça ao nível das tricas de futebol. O que se está a passar é grave. Um Conselho de Disciplina, composto por advogados e/ou magistrados não nomeados pela sua Ordem ou Conselho mas designados por um ou mais clubes, aplica uma justiça a que chamam desportiva, não equitativa, sem fundamento legal que a justifique e com base em provas recolhidas por não profissionais da Justiça (repórteres de televisão) não enquadrados por pessoal qualificado. Não seria já tempo de as pessoas que vêm para aqui defender que se deve acabar com a situação de excepção em que vive o mundo do futebol, começasse já por exigirem esta coisa muito simples: que a recolha de provas fosse controlada por pessoal qualificado devidamente enquadrado por magistrados. Mas que raio de país é um país em que são reconhecidos a um mero operador de câmara de TV direitos de produção de prova que são exclusivos da instituição policial? Não é esse o país que quero para mim e muito menos para os meus filhos que hão-de ainda por cá andar quando o Sr McCarthy for dar cotoveladas para o raio que o parta.

Re:Atropelos

Bem, antes de mais gostava de dizer que concordo contigo, urge tornar independente e competente os "conselhos".

mas "aplica de forma discricionária, no tempo e no espaço, as penas consoante seja o prevaricador"?? O prevaricador? O McCarthy, qts agressões se safou, este ano desportivo?

O que o FCP enviou ao CD da Liga foram imagens de agressões idênticas perpetradas por outros jogadores de outros clubes e que ficaram impunes.

Se assim foi, fizeram mal. Segundo sei os recursos servem para defender o acusado e não acusar terceiros, até pq certamente que essa escolha de imagens seria parcial.

Só mais uma coisa: haverá sempre polémica, pq defende-se sempre o clube acima da disciplina e do fair-play. É pena mas é assim ...

Re:Atropelos

Ó Slick, já aqui o disse e insisto. Temos tanta coisa para meter veneno entre os adeptos. Era o Fernández, é o Trappatoni, era o Argel, é o Postiga. Tanto eu como tu nos podemos divertir ou chatear a mandar bocas contra o Benfica ou contra o Porto. Com um pouco de imaginação isto até se torna porreiro. Para quê misturar com o futebol questões essenciais como são a justiça e as liberdades individuais. Se o Porto ou o Benfica não forem campeões, riem-se uns, choram outros, mas nada de grave se passa. Se a justiça cai em descrédito, mais tarde ou mais cedo, não fica ninguém a rir-se.

Bla bla bla

comigo esta porcaria ia depressa ao sítio... uns traficantes e uns pedofilos pendurados pelo pescoço é o que este país precisava.

Agora vir falar de paneleirices judiciais nao interessa...

Re: Bla bla bla por Marcellus

Ó Marcellus com esses ideais, ainda vais a tempo de ir para a Coreia do Norte ou outro que tal, não achas?

«comigo esta porcaria ia depressa ao sítio... uns traficantes e uns pedofilos pendurados pelo pescoço é o que este país precisava.

Agora vir falar de paneleirices judiciais nao interessa...»


Seguindo a tua linha de raciocinio(????) se eu viesse dizer que tu és um traficante e se fosses preso por causa disso a coisa ia depressa ao sítio!! Acabavas pendurado pelo pescoço porque paneleirices judiciais nao interessam e por isso mesmo não valia pena ir a julgamento...

Cumprimentos

O esquisito...

é que o Silva não foi castigado por agressão.Foi por ter feito um gesto indecente e ofensivo(!!!!) so Luís Campos!!
O mais engraçado é que o suposto ofendido declarou não se sentir ofendido de maneira alguma e até testemunhou em favor do Silva.
Curiosamente (ou talvez não) nesse jogo o Ricardo Silva mandou uma cotovelada num jogador adversário sem que os senhores da Liga tenham tomado qualquer medida.
Curioso (ou talvez não mais uma vez) é que assim o Vitória vai ter de jogar no Dragão sem pontas de lança!!!!
Gostava eu de perguntar aos senhores da Liga se não consideram ofensivo por exemplo a diarreia que sai todas as semanas da boca de Jorges Costas, Costinhas, Maniches, Rochembacks, Pedros Barbosas, Petits, Simãos e etc etc!!!
Já agora gostava eu de perguntar à merda da comunicação social porque razão não ouvi nem 5 segundos de tempo de antena para falarem das cadeiras arrancadas no D.Afonso Henriques pelos adeptos do Braga!!!!!

Critérios e coerências!

A abertura de processos sumaríssimos, na minha opinião, fez abrir alguns precedentes, nomeadamente a nivel de critérios, com os quais a comissão discipinar da liga Portuguesa, nem sempre tem sido coerente.

- Se existe este mecanismo de julgamento que são os processos sumaríssimos, não se compreende, como é que a Comissão Disciplinar da Liga (CDL) passou a quase totalidade da 1ª volta do campeonato sem o utilizar. E diga-se que teria havido motivo, para exercer esta acção em varias ocasiões, mas ate então a CDL nada fez.

- Neste caso concreto de McCarthy, existe varios pontos que devem ser levados em linha de conta; 1º/ O jogador Sul-Africano, há que dize-lo, sendo ele reincidente nesta materia, justifica-se a aplicação de uma pena mais pesada, pois um prevaricador deve ver sempre a pena avolumada; 2º/ Já não se compreende é porque a CDL propõe 2 jogos de castigo a Benny e depois apenas por o FC Porto ter recorrido, vê a sua pena agravada. Na minha opinião, não é legítimo que um recurso possa ser motivo para agravamento de penas; 3º/ Não é compreensivel que a liga de Clubes leve quase 3 semanas a avaliar um recurso e pior do que isso, fazer o julgamento do caso na 6ª feira anterior e só promulgar o castigo na 2ª feira seguinte. Isto levou á infeliz "coincidência" de McCarthy ter de falhar a partida com o Benfica. neste ponto a atitude CDL leva as pessoas a criar certas suspeições sobre o modos-operandi desta assembleia.

- Por paradoxo, e ao contrario da avaliação do processo Benny McCarthy, a Liga avaliou o caso o caso pedro Emanuel e respectivo recurso em apenas uma semana, transparecendo para fora algumas duvidas e inquietações e interrogações, do porque se levar tanto tempo a avaliar uns casos e ser célere noutros.

A Comissão Disciplinar da Liga, tem urgentemente que criar critérios coerentes no respeitante a abrir processos sumarissimos e nas molduras penais a aplicar aos atletas, de forma a não criar suspeitas e sentimento de injustiça, na resolução dos casos, porque a realidade neste momento é que aquilo que a Liga transparece para fora é que existem dois pesos e duas medidas!

E tudo igual

Se a justiça em Portugal está a miséria que está, não vejo surpresa nenhuma. Aliás, esta situação, é toda ela, no mínimo anedótica.

O Benny devia ter sido punido, LOGO NO DIA SEGUINTE AO JOGO, e não era com 3 jogos, mas sim com 5. Quem diz o Benny diz outro qualquer. Este tipo de decisões deviam ser tomadas nas 48 horas seguintes aos jogos, e os recursos analisados num prazo máximo de 72 horas após o jogo, e já estou a ser maõs largas.

A justica da LPFP está num estado mil vezes pior que a justiça nacional, a qual já anda na rua da amargura (vide como começou e terminou o caso do tráfico de tabaco em Viana do Castelo).

Em Portugal, por vezes o crime compensa, se ninguém der por ela melhor, senão o crime prescreve o que vai dar ao mesmo.

Muito Bem...

E como bem refere, está a ser um mãos largas...

Saudações Benfiquistas.

Penso que é básico...

...ao haver um recurso será tudo revisto e revisto minunciosamente logo a meu ver é normal este aumento no castigo. Ah, se não houvesse recurso o McCarthy não jogaria contra o Benfica?

Já agora se o plantel do Porto é tão equilibrado não terá ninguém ao nível deste jogador para quê tanta preocupação?

Que tempestade criada pelo Pinto da costa que nada mais do que foi atirar areia para os olhos dos portistas que, estanto constantemente a fazer alusões ao Apito Doirado, parece-me que se está a queimar cada vez mais.

Já agora mais uma questão, onde está aquele Presidente que «castigava» exemplarmente os seus atletas em virtudes de casos semelhantes ao de McCarthy? Preferem comparações ridículas com jogadores de outros clubes? Continuem...

Cumprimentos

Indecente

Não percebo é como é que se pode dar direito de recurso a AGRESSÕES que de modo algum podem ser atenuadas.

AGRESSÕES documentadas pela TV, vistas por todos e que não deixam margem para dúvidas!

Aliás os dirigentes do FCP têm é que estar bem caladinhos.

Cabe na cabeça de alguém que Pepe não seja castigado pela atitude NOJENTA para com o jogador do Leiria? Isso é atitude de animal...não de um homem!

Cabe na cabeça de alguém que só após 4 agressões gravíssimas McCarthy tenha sido castigado com APENAS 3 jogos?

Apelo ao vosso bom senso...3 JOGOS?! Mas o que é que é isto? Andamos a brincar às Comissões Disciplinares?!
Já nem é um caso de castigar o jogador...é um caso de SALVAGUARDAR a integridade física dos seus adversários!

Para não falar nos restantes jogadores como Fabiano, Maniche, etc...

Além disso o FCPorto é a equipa mais indisciplinada da SuperLiga e esse facto é incompatível com o estatuto que o FCP quer ter e com o bom futebol que quer apresentar aos seus adeptos.
Seria no melhor interesse do clube que os dirigentes tomassem providências dentro do clube e contra os jogadores que apresentam estes comportamentos ANORMAIS.

Mas infelizmente os dirigentes optaram por defender os seus jogadores mesmo quando não têm razão absolutamente nenhuma e contam com a habilidade de PdC em manipular os adeptos portistas de modo a colocá-los do seu lado.

É triste ver estas atitudes serem tomadas tão levianamente...

Re:Indecente

campeão europeu e mundial em titulo. Chega?

4 agressões???

Eu tenho falhado um ou outro jogo do Porto mas só me lembro de duas.

Cumprimentos

Caro Strizkiz

Caro Strizkiz,

Pouco percebo de leis, mas por experiência própria sei que por norma os recursos quando considerados sem fundamento resultam num agravamento da pena (em exames de que recorri da nota passei pelo mesmo, mas não é so aqui).

A gota não bate com a perdigota. Logo há aqui qualquer desentendimento.

Saud.

Re:Caro Strizkiz

Tu não recorres de exames. Contestas a nota e pedes uma reapreciação do exame. No caso concreto, não se analizaram de novo as imagens. O recurso baseia-se na qualificação de agressão ou de resposta a agressão, que têm enquadramentos legais distintos, assim como molduras penais também distintas. O que é pedido neste caso é exercer um direito legalmente protegido e até incentivado pela ligislação em vigor que em nada poderá agravar a pena aplicada. De outra forma estaría-se a oprimir o direito à contestação quando não concordamos com penas aplicadas coercivamente.

Re:Olha eu recomendava-te a ir tirar outro curso

Pk se n sabes devias saber que é perfeitamente legal. Se fosse outro explicava pk mas tu como estudante de direito recomendo-te que vas mais as aulas. Mas pro comum relva basta pensar no exemplo da uefa que ja varias vezes aumentou penas por isso é que os clubes pensam 2 vezes antes de recorrerdas penas, coisa k o porto n fez muito pelo contrario apenas utilizou o recurso como forma de n ficar sem avançados como é publico.

Re:Caro Strizkiz

Respondi-te com base numa experiência pessoal e sem fundamentos jurídicos.
Se se vier a provar que tens razão serei o 1º a reconhecer-ta.
De qualquer forma, julgo que a justiça desportiva deve ter nuances diferentes do código civil, de que falas.
E estou certo que para haver um agravamento, foi porque se reavaliaram algumas situações. De outra forma não se perceberia. (juridicamente falando, tá claro)

E ao que parece não foi a 1ª vez.

Ó Prozac...

recomendo-te a ir aqui, que é bem melhor, e sempre te libertas desse "stress" que tantos erros traz aos artigos por ti propostos.

O Maniche foi castigado com 2 jogos e não 1.

Sobre o "timing", como é lógico, a liga não poderia ser tão evidente ao ponto de fazer sair uma decisão numa semana e outra na outra, é que assim nem sequer dava para disfarçar!! Assim os processos do Silva e do McCarthy demoraram o mesmo tempo a ser decididos, o tempo "necessário"...

Mas, podias também reflectir sobre o porquê de os casos dos recursos do McCarthy e Silva terem demorado o "tempo máximo", e os dos Nem e do P.Emanuel terem sido bem mais céleres... será que o jogador do Braga tinha algum jogo mais importante esta semana?? Contra quem joga o Braga??

Pois, são tudo coincidências, que dão lugar a oportunas especulações...

Re:Ó Prozac...

Presumo que o que te preocupa é o timing, porque pareces estar de acordo com a pena aplicada...

Esqueces-te por ventura que foi o Porto que recorreu e que por isso atrasou o processo? Esqueces-te que nessa altura o Porto, salvo erro, tinha poucas alternativas a Benni e por isso recorreu, para adiar o castigo e poder utilizá-lo nesse fim de semana? Esqueces-te que ele agrediu à cotovelada, por mais de uma vez, mais do que um companheiro de profissão?!

Pois, eu sinceramente não percebo, como é que ainda há portistas (a começar pela própria SAD) que ainda desculpam o Benni pelos seus actos... aliás, perceber percebo, é que enquanto se fala de timings, sempre se atira poeira para os olhos dos outros!

Re:Ó Prozac...

ó prozac não inventes o silva do guimaraes nao ia jogar esta semana contra o porto e o guimaraes nao tem o outro avançado lesionado nem nada

O problema é mesmo o timing

Quanto ao castigo vês poucos portistas a manifestar-se, pelo menos eu não contesto (apesar de considerar que o verdadeiro castigo devia ser dado é internamente). Agora, o problema é que o Porto recorreu e eles demoraram muito tempo a proferir a decisão e quando proferiram... apanhou logo o jogo contra o Benfica, ainda aumentando a pena. Eu não acho que seja coincidência mas...

Quanto ao Silva, como te disse noutro lado, o Guimarães tem presidente e adeptos que se podem manifestar, não têm que ser os portistas. Agora, para mim, não é o Silva que mete medo. Até pode resolver o jogo e marcar dois ou trêas golos mas, neste momento, tanto se me dá como se me deu que ele jogue ou não.

Cumprimentos

Re:Ó Prozac...

Olha já agora, o FCP atrasou o processo, tal como o fez o Braga agora com o Nem, no entanto um atrasou bem mais que o outro... explicações... encontras?

Re:Ó Prozac...

A mim nada me preocupa... o artigo é teu, a ti é que te preocupa algo... eu apenas me limito a lançar-te uma "mão amiga" com mais alguns elementos (como o facto de em ambos os casos haver um beneficiado directo) que podem, ou não, ajudar-te na tua dúvida.

Não vejo a maioria dos portistas a revoltar-se contra o castigo em si, mas sim contra o facto de estes castigos não contemplarem, como deviam, todos os prevaricadores (e também obviamente pelo timing, pelas razões que te enunciei na resposta ao artigo)... não confundas as coisas!!

O que eu vejo é que, para uma boa parte, estes castigos são sempre bem aplicados porque nunca contemplam os casos todos que acontecem, e isto sim é de estranhar.

Re:Ó Prozac...

Realmente não percebo porque o Pintinho recorreu, e estranho mais é não ter aberto um inquerito interno a McCarthy, como costuma ser habitual. Assim demorou como dizes mais tempo, logo não se percebe esta discussão ou melhor percebe-se.

Estranho é que McCarthy no meio disto tudo pareça aos olhos da SAD estar inocênte tal como o que «escarrou» João Paulo.

A verdade é que Pinto da Costa vai atirando uns bitaites e os seus adeptos vão comendo que nem uns ceguinhos.

Abraço

Re:Ó Prozac...

Pois, vai atirando também tu poeira para os olhos dos outros...

Então o processo do McCarthy atrasa e o do Nem já não atrasa?? Que explicação tens??

Sobre o Pepe, existe um processo a decorrer na Liga, não sendo este um processo sumaríssimo.

Costuma ser habitual um inquérito interno por aspectos disciplinares num jogo?? Essa é uma novidade... esses casos nunca precisam de inquéritos pois existem punições previstas para os jogadores que sofram penalizações disciplinares relativas a jogos.

Re:Ó Prozac...

Nuno cada caso pode ser um caso, mas o McCarthy deveria levar 5 jogos e não 3 apenas.

Onde viste o Petit e o Argel a dar coteveladas do genero do jogador do Porto em que a bola já vai a 10 metros de distância? E porque ninguém fala do Seitaridis?

Fica bem

Re:Ó Prozac...

Nao lhe respondes?

Entao qual a diferença de timing do Nem e do Mc Carthy?

Re:Ó Prozac...

A diferença é que são processos independentes, não é preciso que a "pena" seja dada na mesma altura ... ou é?

A questão é: alguma destas decisões foi comunicada fora do prazo? O resto são apenas suposições ...

Cumprimentos

Re:Ó Prozac...

Só coincidências .. coincidências.

Fora o Jorge Luiz que também levou um jogo sem saber ler nem escrever :)

Há pior...

Em Inglaterra isso é aplicado há já bastante tempo...
Acho muito pior um Sr. da Liga, que por acaso até é Juiz, querer por em prática um castigo que não consta dos regulamentos, como foi o caso de penalizar o Vitória com um jog à porta fechada.
O que vale é que ele foi humilhado e não o deixaram prosseguir com aquela coisa...