Villas-Boas: eclipse de treinador? | Relvado

Villas-Boas: eclipse de treinador?

Imaginem a roda viva de clubes por quem Villas-Boas já assinou esta época! Quantos treinadores fabri
 

Escrevo este artigo depois de algum interregno por manifesta falta de tempo, mas hoje decidi dedicar alguns minutos a um tema que me parece interessante, pois de facto existem agentes do futebol que gozam de uma boa imprensa!

Imaginem a roda viva de clubes por quem Villas-Boas já assinou esta época! Que imagem poderá ter um treinador que se vê envolvido nestas histórias? Isso leva-nos a uma reflexão mais profunda dos inúmeros treinadores fabricados à pressa, e que têm todos um denominador comum - o FC Porto!

Anteriormente eram os jogadores emprestados por dezenas de clubes, agora temos também a moda dos treinadores. O problema é que estes treinadores foram formados com uma mentalidade e um estilo muito vincado ao clube nortenho, e isso depois se reflete quando têm um desafio diferente, em que não podem contar com certos fatores exógenos ao futebol real.

Vejam o que aconteceu a Jorge Costa, a Domingos, entre outros, e agora aquele que era já apelidado do novo Mourinho - Villas-Boas. Por isso digo que estes fenómenos são mais eclipses do futebol e erros de casting, porque treinar o Sp. Braga é uma coisa, pois tem um presidente à imagem de Pinto da Costa, mas muito mais refinado, outra coisa é ir para um clube onde se tem de lutar no campo de igual para desigual muitas das vezes. Aí se vê a força e a qualidade de um treinador.

Não basta ter estudos, falar bem inglês, vestir Armani ou Hugo Boss, para se ser um grande treinador! Vejamos o exemplo de Jorge Jesus que não tem (porque porventura não teve as mesmas oportunidades) esse predicados, mas que sabe da essência do futebol!

Mourinho existe somente um - por isso é o Special One - e por tal não podemos, e a imprensa tem muita culpa, fabricar Mourinhos todos os anos!

Bem hajam.

I Liga:

Comentários [4]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Um artigo de grande nível!

Fantástico este artigo, tão fantástico quye não se consegue entender a tese que defende! Depois deste escrito ficamos a pensar como é pena que este autor tenha tido tempo para escrever esta coisa.
Parece que o que pretende é dizer mal dos treinadores que cresceram no FC POrto, duma forma tão pouco clara e inteligente que ficamos a pensa exactamente o contrário.
Segundo o autor, Domingos Paciência é mau mas com o Braga até foi capaz de eliminar, na época passada, o Benfica, treinada por esse fabuloso Jorge Jesus, da final da Liga Europa!
Jorge Costa é mau, mas a jogar com 10, na Luz no ano passado, com uma pequena Académica, ganhou ao Benfica do tal treinador fabuloso por ser capaz de continuar a tentar jogar futebol mesmo reduzido! E este ano, apenas preparou a equipa (Cluj) que se sagrou campeã da Roménia, sendo despedido quando seguia isolado com 5 pontos de avanço sobre o segundo, acabando a equipa que orientava por ganhar o campeonato em aflição,. valendo-se da almofada de pontos que Jorge Costa lhe tinha deixado!
Finalmente ataca André Villas Boas por aparecerem notícias na imprensa que o ligam a pretensões de diversos clubes estrangeiros. Não se diz que ele é culpado disso. Para o autor, imagine-se, é mau ter muitos clubes interessados; bom seria, presume-se, que ninguém o quisesse contratar. Lê-se mas não se acredita em tanta falta de senso! Ao que se chega quando se pretende atacar o FC Porto.
Os elogios ao Jorge Jesus são opinião privada do autor. Valem o que valem e ainda bem que está feliz com o treinador que tem há três anos e que conseguiu perder a Liga para um Porto treinado por Vítor Pereira. Fica-se a pensar é como é que um artigo destes é publicado!

lolllllllllllllllllll

Este esquece-se que o FCP tem sido uma escola não só dejogadores super craques mas tambem de treinadores.
Vilas Boas apenas treinou um clube depois de sair do FCP. Mais tarde veremos se é ou não um treinador gigante, pois ele é muito jovem e tem ainda muito a mostrar de si. Há que dar tempo ao tempo. Para já ele vai continuar no FCP, depois...logo se verá..;-)

...

"outra coisa é ir para um clube onde se tem de lutar no campo de igual para desigual muitas das vezes. Aí se vê a força e a qualidade de um treinador".

Tipo Pedro Emanuel...

De resto, ficamos a perceber que qualquer ex-jogador do Porto que seja treinador é um "treinador à pressa" e que irá falhar porque não conta com supostos factores externos, como se fosse suposto todos eles terem o sucesso de Mourinho...

Estamos na silly season e

Estamos na silly season e ainda estrebucham.. :)