Taça de Portugal (balanço): já só há seis equipas da I Liga! | Relvado

Taça de Portugal (balanço): já só há seis equipas da I Liga!

Benfica, Sporting, Académica, Marítimo, Olhanense e Nacional são os sobreviventes.
 
Taça de Portugal, troféu
FPF

A Taça de Portugal vai entrar nos oitavos de final sem os finalistas da edição passada, já que o Vitória de Guimarães se juntou este domingo ao FC Porto, excluído da prova no sábado, pela Académica.

Os vimaranenses baquearam no terreno dos “vizinhos” do Desportivo das Aves, após 120 minutos sem golos e com menos pontaria que a equipa da Liga de Honra no desempate por grandes penalidades (2-3).

A Académica, que venceu os “dragões” por 3-0, em Coimbra, e os avenses não foram os únicos “tomba gigantes” da jornada, pois o Torreense, líder da II Divisão (Zona Sul), voltou a “fazer das dele” e afastou o Rio Ave (Liga), com uma vitória em Vila do Conde por 3-2, já no prolongamento, após o empate a um golo no tempo regulamentar.

A equipa de Torres Vedras, que na anterior eliminatória afastou outro primodivisonário (o Gil Vicente, por 1-0), consta da história da prova pelo facto de, em 1998/99, ter eliminado o FC Porto, com um golo de Cláudio Oeiras, no extinto Estádio das Antas.

A jornada, que teve no Sporting-Sporting de Braga o seu “jogo grande” (vitória dos “leões” por 2-0), foi pautada pelos equilíbrios em campo, pois em sete dos 16 encontros houve recurso a prolongamento e cinco deles tiveram mesmo que ser resolvidos no desempate por grandes penalidades.

Em resumo, da Liga principal sobraram seis emblemas, estando já fora 10 equipas: FC Porto, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães, Rio Ave e Paços de Ferreira juntaram-se a Gil Vicente, Beira-Mar, Feirense, Vitória de Setúbal e União de Leiria, excluídos na eliminatória anterior.

Também o Ribeira Brava (II Divisão) “vestiu” o estatuto de “tomba-gigantes”, ao eliminar o Sporting da Covilhã (Liga de Honra), no desempate por penaltis (5-4), após o “nulo” no final do prolongamento.

Ainda no que diz respeito a equipas da principal divisão, o Nacional passou no terreno do Paços de Ferreira (5-4 nos penáltis, após empate a dois) e o Marítimo ganhou por 1-0 em casa da Juventude de Évora.

O Olhanense, por sua vez, foi obrigado a desempatar a eliminatória também por penaltis (4-2), no terreno do Alcochetense (III), devido ao “nulo” registado após 120 minutos de jogo.

Entre equipas da Liga de Honra, o Estoril eliminou o Penafiel, vencendo por 2-1, com um golo obtido já no fim do prolongamento, após o empate a um golo no tempo regulamentar.

Com alguma dificuldade, o Leixões (Honra) venceu por 1-0 o Santa Maria (III divisão), e a Oliveirense (Honra) foi a Tondela (III) bater os locais pelo mesmo resultado.

O Belenenses, também da liga de Honra, venceu o Vizela (II) em casa, por 2-0.

Entre equipas da II divisão, destaque para a vitória concludente (3-0) do Tirsense (zona Centro) no terreno do S. João de Ver (Norte), e do Mirandela, em casa, frente ao Gondomar, em partida decidida por penaltis (6-5), após o empate a um golo.

O sorteio das próximas duas eliminatórias realiza-se a 22 de novembro, às 12h00, e os oitavos de final terão lugar a 4 de dezembro.

Titulo



Taça de Portugal:

Comentários