Sucesso de Scolari agora depende de Deco? | Relvado

Sucesso de Scolari agora depende de Deco?

 

Rasputin diz: "consumada a convocatória de Deco para o particular com o Brasil, muitos portugueses passaram a olhar a selecção nacional com outros olhos. Que efeitos terá isto na forma como os adeptos apoiarão, daqui para a frente, a selecção? Terá Portugal dado um passo para a perca de identidade ou é apenas um actualizar de mentalidades? E a partir de agora estará o sucesso de Scolari na selecção dependente do sucesso de Deco?"

Seleção:

Comentários [19]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não depende só de Deco

Deco é uma mais valia, mas ele não joga sozinho, mas é capaz de ser benéfica a vinda de Deco para a selecção, nem que seja para mudar mentalidades, e para trazer mais competetividade dentro do grupo.

Deco...o fim da polémica

Quando se pôs a questão da naturalização de Deco, com vista a entre outras coisas, a ser utilizado na selecção nacional portuguesa, fui um dos que se opôs.

Na altura, expliquei as minhas razões e os factos que me levaram a tomar essa posição.
Entendia que o jogador que sempre tinha manifestado que o seu primeiro desejo era jogar na selecção brasileira, não devesse jogar na nossa equipa.
Achei que também os casos de jogadores da altura do ultramar, bem como o caso Makukula não era comparáveis, embora os tivessem passado como iguais.
Parece-me que Scolari até nem o devia ter referido, pois como muito bem disse, ele é que toma as decisões, e se estas estiverem de acordo com os responsáveis federativos, uma vez tomadas não há volta atrás a dar.

Facto consumado.
Caso não se dê nenhuma infelicidade, e espero que não, Deco irá pelo menos estar entre os convocados para a dupla jornada que inclui o jogo com o Brasil.

Ora aqui, para mim acaba a polémica.
A partir do momento em que ele aparecer com a camisola das quinas ao peito, passa a ser um dos jogadores da nossa selecção, para além de cidadão nacional (que nunca confundi uma coisa com outra).

Ora e posta esta situação, Deco, que e indiscutivelmente um jogador com valia, é sem dúvida uma das opções mais válidas de Portugal.
Um valor acrescentado.
O devia...não devia...bla bla bla...acabou..

Mesmo que não devesse, por razões que nunca seriam de consenso, JÁ ESTÁ...

Segundo estas circunstâncias (convocados), o meu 11 preferido de Portugal neste momento é:

Ricardo
P.Ferreira
F.Meira
J.Andrade
F.Couto
R.Jorge
Maniche
Deco
Figo
Pauleta
Simão

Resta-me dizer que continuo a achar que P.Emanuel merecia a chamada à selecção, ainda mais quando Portugal parece que irá jogar com 3 defesas, e estranho pelas mesmas razões a ausência de Caneira.

É de mais

Vou fazer uma queixa á "DECO",pelo excesso de artigos sobre naturalizados representarem a selecção.

Re:É de mais

Concordo plenamente. O que é demais ...

Sucesso(s)

O sucesso de Scolari, assim, à primeira vista, parece o título dum romance, ou duma série. Scolari só terá sucesso se Portugal tiver sucesso. Isso parece-me por demais evidente.
      Portugal só terá sucesso se todos os jogadores derem o seu melhor (inclusivé Deco), obtendo eles próprios sucesso (irra, a palavra já irrita).
      Os jogadores só poderão ter sucesso se forem devidamente apoiados pelos adeptos.
      E os adeptos só poderão apoiar verdadeiramente os jogadores, o seleccionador e a selecção quando, de uma vez por todas, deixarem de bater na mesma tecla...
      Pois, pois, o sucesso também depende de nós. Não é só do Deco, de Scolari ou de qualquer outro jogador...

Isto passa-lhes

Não tarda todos se esquecem que o Deco nasceu no Brasil. Quando ele começar a demonstrar na selecção o seu valor, então todos os patriotas vão dizer que nunca viram problema nenhum em ele ser convocado. Quanto ao sucesso do Scolari está dependente dos resultados... como sempre. Quando ganhar, vai ser um excelente técnico, que arriscou apostar em Deco e em jogadores pouco conhecidos e ganhou a aposta. Quando perder, vai ser a pior contratação de sempre da Federação, dinheiro deitado fora, é Campeão do Mundo mas afinal não percebe nada de futebol, etc, etc. Os treinadores dependem sempre da duração da memória dos adeptos. Há um ano, Boloni era um treinador genial. Há um ano, Jesualdo era "consensual" no Benfica. Há um ano, Mourinho era arrogante por ter a certeza que o Porto ia ser campeão. As condições vão mudando, os treinadores também. Se Deco jogar mal e a selecção vencer, ninguém criticará o Scolari. De qualquer maneira, não acredito que o Deco jogue mal.

Fui contra a contratação do Scolari, por achar que em Portugal há muitos treinadores com capacidade para levar a selecção às vitórias que todos desejamos. Fui contra a convocação do Deco, por achar que ele tem capacidade para jogar pela selecção do Brasil e merece-o, e isso só não acontece por ele estar no campeonato em que está.

Mas agora, meus amigos, agora eles são portugueses. Um mais do que outro, mas são os dois da nossa selecção. Agora, temos é de estar do lado deles, no sucesso e no insucesso. E dia 29 encher o estádio a cantar os nomes de Scolari e de Deco, que são dos nossos.

Parabens caro Rasputin...

Gostaria de te dar os parabens pelo artigo que está muito diferente do que é habitual.

Um artigo sobre o Deco é realmente algo que já fazia falta ao Relvado.com!

Um abraço

Re:Parabens caro Rasputin...

Caro Alvaro,

Como estamos nas ultimas da Supertaca, (felizmente) ha que vender o peixe que o pessoal gosta de comer;)

Saudacoes Relvaticas
Rasputin

O sucesso depende ..

.. dos resultados.

deco

acho que o deco foi contratado pela selecao.
ele esta em portugal ha alguns anos mas ele mesmo nao se considera como portugues e nao esta a viver em portugal desde sempre; o exemplo de makukula é differente porque sempre esteve a viver em portugal; tal como o pires, o vieira ou o daniel moreira que podiam ser portugueses mas que foram para a selecao francesa porque vivem la desde pequenos.

acho que éra mais importante valorisar os futebolistas portugueses que andam por essa europa fora (nao sei se ha portugueses fora da europa a jogar bem futebol), tal como fez o mourinho este ano e que agora tem a melhor equipa portuguesa com um plantel bem composto.

o problema é que todos consideram o deco como uma estrela, e é verdade, e por isso é que ele esta agora na selecao. o facto tambem de nao haver suplente para o lugar de rui costa é importante. mas estamos a esquecer que existe o hugo viana que no ano passado jogou varias vezes para a selecao e tambem ha outros jogadores que podem jogar nessa posicao.

mas, estamos a esquecer que nao é preciso jogar sempre com um numero 10.

boa sorte deco.
espero que consigas mostrar o teu valor nessa selecao.

Será que acabou?

É assim o Deco pode ir há seleção de Portugal, mas e o Rui Costa vai-se embora ou fica no banco será que por causa do Deco os jogos todos da seleção como titular acabou?

o sucesso

O sucesso de qualquer treinador está sempre pendente dos resultados. O sucesso de Scolari não foge á regra.
Penso que está mal. Bestial um dia, besta no outro. Veja-se o caso do Inácio no Sporting, que depois de ser campeão, não teve uma segunda oportunidade. E o Pacheco? Pelo campeonato que está a fazer, se calhar, em outro clube já estava na rua. O que teria acontecido nas competições Europeias?
O Scolari não depende só do Deco, mas também do Figo, Rui Costa, Ricardo, F. Couto, etc.
Já agora, a minha equipa ideal para a nossa Selecção seria num sistema 3-5-2:
Ricardo, F. Meira, F. Couto e Jorge Andrade, Paulo Ferreira, Costinha, Maniche, Deco e Figo, Simão e Pauleta.
Saudações desportivas.

Identidade: essa palavra...

... recentemente tirada do baú!

Pelo menos esta polémica fez com que ela fosse lembrada, numa altura em que em mais nada temos "identidade".

É o futsal, o basket, o vólei, o andebol...
É no vestuário... Levi's, Saccor, Gant... é que interessam!
É na alimentação... cada vez mais entregue aos fast-food...
É nas férias... com destinos prioritários em Cuba, Brasil, Polinésia...
É na moeda... ( o Escudo não fazia parte da identidade e histórias de Portugal?! )

Enfim... o futebol de 11 é a identidade de Portugal!!!

É o que se pode entender. Nada mais interessa!

Saudações Azuis e Brancas!

PS - Este mês já não chateio mais! :)

Re:Identidade: essa palavra...

Isto é a evolução!!!

evolução?!?

chamas evolução a comer plastico? temos conceitos um pouco diferentes! faz como eu que não como junk food nem junk drinks.. vais ver o que é bom!

abraços

Re:Identidade: essa palavra...

A Sacoor é portuguesa :-P

www.sacoor.com

Re:Identidade: essa palavra...

Ignorância minha!

OBrigado pela correcção. Ainda assim, descobri lá qualquer coisa:

"De Itália, os irmãos Sacoor trazem novas tendências para a sua loja."

Já nessa altura... "identidade" devia ser sinónimo de futebol de 11!

Abraço!

Re:Identidade: essa palavra...

Falha grave:

Nem o Fado nós ouvimos.... venham-me falar de identidade!

Abraço!

Quanto a mim não vejo problema nenhum

... na chamada de Deco à selecção nacional. A Itália, Polónia, Bélgica, Holanda, França e agora recentemente a Alemanha entre outras com certeza que não saberei de cor recorrem a esta nova moda de jogadores de dupla-nacionalidade. É certo que os clubes não são clubes onde as transferências são o prato forte mas também não é qualquer jogador que é chamado à selecção e se o Deco foi é pela sua enorme qualidade e não por outras razões.

A mentalidade e a maneira de ver agora a selecção poderá ser diferente, existem pessoas de costas voltadas, pessoas que não qerem ver os jogos ou torcer pela selecção mas isto tudo é uma fase de adaptação e em breve tudo vai estar de volta à normalidade.

Agora volto a insistir num tema que a mim me preocupa um pouco. Até que ponto os jornalistas e media nacionais ficaram contentes com a chamada de Deco? Até que ponto não vai ser o bode espiatório dentro da selecção? Passo a explicar. Se por acaso Portugal perder o próximo jogo em casa nas Antas com o campeão do mundo Brasil o que era a coisa mais normal de acontecer e se logo a seguir no inicio de Abril acontecer um mau resultado frente à Macedónia o que os media vão dizer? Scolari e Deco serão postos debaixo de fogo? Os jornais, revistas, telejornais e rádios vão todos cair em cima deles devido aos desaires da selecção?

Relembro que Portugal no primeiro jogo de Scolari perdeu sem apelo nem agrado em Itália num jogo em que Portugal não jogou o seu melhor futebol. Se Scolari não conseguir emendar as coisas nos próximos dois jogos ainda vou pensar duas vezes se os media não vão "fazer a folha" ao Scolari e ao Deco. Se isto começar a dar para o azar caros relvas, ainda vou pensar duas vezes se será o Scolari que levará a selecção nacional ao Euro 2004...

Agora não vale a pena falar mais, vamos deixar acontecer os jogos para depois saber o que os media vão dizer...