Sub-20: sensacional Portugal está na final! | Relvado

Sub-20: sensacional Portugal está na final!

Golos de Danilo e Nélson Oliveira ultrapassam França e colocam uma valente seleção portuguesa no jog
 
Mundial sub-20: Nélson Oliveira festeja golo a França
Lusa

A sensacional seleção de Portugal sub-20 conseguiu o que quase ninguém esperaria: qualificou-se para a final do campeonato do Mundo da Colômbia, mercê da vitória sobre a França, na meia-final, por um claro 2-0. A equipa orientada por Ilídio Vale ainda não sofreu qualquer golo na prova!

Esta noite de quarta-feira, os portugueses entregaram as despesas do jogo aos franceses, mas a equipa das quinas chegou cedo à vantagem, com um bom golo de cabeça de Danilo, aos 9 minutos, e ampliou o resultado aos 40, com uma grande penalidade convertida por Nelson Oliveira.

Os franceses pressionaram mais na segunda parte, período em que Portugal reforçou a sua estrutura defensiva e assistiu a mais uma grande exibição do guarda-redes Mika, único guardião sem sofrer golos no torneio.

Mais uma vez, o coletivo português deu uma lição de humildade, trabalho e espírito de sacrifício. Taticamente, quase não cometeu erros.

Portugal joga a final sábado em Bogotá (2h00 de domingo em Lisboa) contra Brasil ou México, que ainda se vão defrontar hoje em Pereira, pela outra vaga.

A última vez que Portugal se qualificou para uma final foi há 20 anos. Em 1991, Portugal sagrou-se campeão do Mundo em Lisboa, vencendo o Brasil, que poderá ser de novo o adversário no jogo decisivo.

Ficha do jogo
Seleção:

Comentários [78]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Parabéns miudos!!!

Colheita de 2011, vai ser das melhores. Assim espero. Parabéns.

Só espero que o Cardozo veja muitas vezes o video da marcação do penálty (Nelson Oliveira), e aprenda como o fazer de uma forma perfeita, e indefensável! "Sem espinhas"

Tal como escrevi após o segundo jogo

"Esperava muito pouco desta selecção e, para já, tem-me surpreendido imenso os resultados alcançados. Vi o resumo alargado do jogo contra o Uruguai (vice-campeão sul-americano) e a equipa mostrou uma boa solidez defensiva e um meio-campo coeso (Danilo é muito bom jogador), faltando apenas desiquilibradores no ataque, daqueles jogadores que façam a diferença, leia-se golos e "arranquem" faltas em zonas perigosas. Sérgio Oliveira tem talento mas joga a dez à hora (um Capucho no seu pior), a Nélson Oliveira falta-lhe garra e Rafael Lopes experiência e objectividade. No jogo de hoje, Sérgio Oliveira foi substituido por Alex, um jogador mais consistente mas menos dotado e Rafael por Caetano o maior talento atacante em minha opinião. De fora mantem-se Baldé, pouco estético mas implacável.
Agora, no tudo ou nada a Nova Zelândia, uma equipa de coração que corre os 90 minutos e nunca dá uma jogada como perdida. Esperemos que Saná recupere, dado que o seu estilo de jogo (progressão com bola no pé e em tabelas constantes) pode ser importante na abertura de espaços."

Alguns jogos depois e umas fases ultrapassadas, eis que Portugal chega à final do campeonato do mundo. Em relação à minha opinião, quase inicial, da selecção, hoje mantenho o essencial, apenas destacando Mário Rui (formado no SCP e SLB) como um dos potenciais futuros defesas esquerdos da selecção principal e Nélson Oliveira que se tem empenhado bem mais nos últimos jogos, sendo sujeito a enorme desgaste na protecção de bola e nas arrancadas em direcção à área adversária.

Quando vejo estes miúdos, pergunto-me como é possivel o SLB não segurar Mário Rui e Danilo (Airton era melhor?), o SCP não apostar em Nuno Reis e o FCP ignorar Caetano e Alex (já desvinculados do clube).

Aproveitando esta excelente

Aproveitando esta excelente prestação da nossa selecção jovem, parece-me que está mais que na hora da federação de uma vez por todas pegar o boi pelos cornos e tomar atitudes quanto à "estrangeirização" do nosso futebol!

o futebol é assim mesmo: surpreendente

Portugal foi para a colombia com o objectivo de pelo menos passar a 1ª fase de grupos, sem grande responsabilidade e talvez tenha sido esse um dos factores de sucesso, a falta de pressão, o não haver jogadores "vedeta". Com o Brasil logo se verá, eles são muito rápidos e técnicos, pontapé fácil, mas os outros até agora também eram e foi o que se viu. Um destaque para um grande defesa central Nuno Reis e para um miudo que entrou ao fim e tem uma enorme velocidade Luis Martins. Mika excelente quase sempre, não sofreu golos apenas por acaso é certo mas esteve quase sempre bem. Parabéns a todos e que dignifiquem o nome de Portugal na colombia, agora que lá somos muito conhecidos devido aos jogadores do FCP.

Temos sempre problemas com os

Temos sempre problemas com os laterais esquerdos na Selecção A. Os Sub-20 têm 2 de top. Quando um jogador como Luís Martins, que foi dos que mais me encantou neste Mundial, senta no banco de uma meia-final... é porque algo vai muito bem. Mário Rui também fez um jogo fantástico.

Eu prefiro o Mário Rui

é um jogador mais sólido a defender e tem aquelas arrancadas pela esquerda que fazem lembrar Coentrão. De qualquer forma, Luis Martins tem estado bem sempre que é chamado à equipa. Ainda há outro bom defesa esquerdo (Michel) que não foi à selecção, sendo assim acho que estamos bem servidos a médio prazo.

O País não merece..

Simplemente Surreal para não dizer qu é a ironia no seu melhor....

As equipas do campeonato nacional têm cada vez menos portugueses, a aposta de jovens portugueses nos três grandes é praticamente nula (o SCP ainda ia tentando), nas camadas jovens verifica-se a tendência das equipas séniores, nos últimos anos as equipas jovens nacionais poucos triunfos meritórios têm conseguido e o que vimos ontem??

Uma selecção de sub-20, sem vedetas, a chegar a uma final de um Campeonatodo Mundo.

Quem apostava nesta situação? Ninguém..

Parabéns a Ilidio Vale, conseguiu que uma equipa muito mais valiosa que a soma da qualidade individual dos jogadores..

Aconteça o que acontecer na final, o que conseguiram é somente fantástico mas nem a Federação, nem os clubes, nem o País merecem este feito..

Realmente é um feito notável

Realmente é um feito notável desta selecção que à partida não criava grandes expectativas a ninguém!

O segredo do sucesso começa na defesa que está toda de parabéns desde o GR até aos médios defensivos, são realmente o elo mais forte!

Eu pessoalmente preferi a actuação de Portugal contra a Argentina, pois teve melhores momentos de futebol e em certas alturas do até acabou por estar por cima do jogo!

Ontem a nível ofensivo pouco se viu! Penso até que o GR francês não fez uma defesa em todo o jogo! No entanto conseguiram manietar sempre os franceses, que diga-se têm grande jogadores já com grande experiência, e não lhes permitiram grandes oportunidades!

Penso que o facto de começarmos a ganhar logo no inicio do jogo também acabou por condicionar o nosso futebol atacante!

Agora uma equipa que chega á final sem sofrer 1 único golo!! tem que ser considerada uma justa finalista!

Para mim:
Sinal +
Mika - Esteve impecável todo o jogo e quando lá não estava, estava a estrelinha da sorte
Danilo - Autor dos 2 lances de golo, sempre impecável a fechar á frente dos centrais e a limpar todo o que havia para limpar. Ainda para mais quando pelo que consta se encontra doente
Sinal -
Júlio Alves - Para mim não tem valor para esta selecção, já com a Argentina fez um jogo pobrezinho e ontem acabou por ser mais ou menos igual

Também concordo em relação ao

Também concordo em relação ao Júlio Alves. Não vejo nada nele, mas a verdade é que assinou pelo Atlético Madrid...

isso das contratações

pelo menos algumas, diz cada vez menos... Equipas como o besiktas reforçam-se com 5 ou 6 gajos portugueses - por coincidencia todos do jorge Mendes....

O Mendes deve ter um bom cu,

O Mendes deve ter um bom cu, só pode... :)

neste caso

cheira me que é mais os Turcos...
:)

Portugal

Parabens. Estamos quase lá. So falta um jogo .

E hoje não ganhámos só a uma!!

Portugal - 2 (Danilo 9' e Nélson Oliveira 40')

Senegal, Marrocos, Congo, Guadalupe, Costa do Marfim, Argélia, Gana, Togo, Mali, Martinica, Guiné-Conacri e França - 0

Muito bom! xD

Muito bom! xD

Se tivesse pontos dava-te...

Sem querer ferir

Sem querer ferir susceptibilidades, também reparei. A França não tinha um único jogador branco após as substituições... Mas olha que ouvi o Danilo a falar no fim e aquilo também não era bem bem português :)

Essa foi forte

O facto de não ter um único jogador branco, não quer dizer que não sejam franceses. Há negros descendentes de familias há várias gerações radicadas em solo europeu, o que não os torna africanos!

E cá também

Cá também há negros descendentes de famílias há várias gerações radicadas em solo europeu, o que não os torna africanos, como bem dizes.

Porém, cá, normalmente, apenas 2 ou 3 desses portugueses descendentes de africanos integram um onze inicial de uma selecção nacional. O resto, são jogadores cujos bisavós já por cá andavam no início do século passado.

Estes factos, não permitindo tirar grandes conclusões, podem servir por exemplo para desconfiar da qualidade do francês "convencional" como jogador de futebol. Parece que o francês com genes de frança (se é que se pode falar assim), branco, não tem qualidade para jogar à bola. Pelo menos não terá tanta qualidade quanto um português ou um dos negros que actuaram ontem pela frança.

Eu quando liguei a tv para ver os 4ºs de final dentre frança e nigéria estive uns bons 5 minutos pensando que a frança era a nigéria. Só quando vi uma camisola de perto e consegui ver o galo é que percebi que a frança segue na mesma linha da última década. E depois ainda temos que ouvir o Platini a queixar-se de que na final da liga europa haviam poucos portugueses. Mas compreende-se, é uma mensagem que ele tem que passar e não podia fazê-la passar dando como exemplo equipas italianas, inglesas ou alemãs, por exemplo. Já nos portugueses é sempre muito mais fácil bater.

Eu não sou xenófobo e muito

Eu não sou xenófobo e muito menos racista, por isso é que tive o cuidado de dizer que não queria ferir susceptibilidades. É apenas uma curiosidade. 11 jogadores em campo na selecção francesa e parecia que estávamos a jogar com os Camarões. É um sinal da globalização e são franceses sim mas, quer se queira quer não, torna isto tudo um pouco mais estranho :)

Eu não disse que eras

xenófobo ou racista, o que eu quis dizer é que é irrelevante se são pretos, brancos, amarelos ou vermelhos. São franceses e ponto final!
Portugal sempre aproveitou jogadores das ex colónias africanas e recentemente até naturalizou brasileiros, por isso não podemos apontar o dedo aos franceses, é que também temos telhados de vidro. Baldé, Saná e Danilo nasceram em África, vieram para Portugal e naturalizaram-se portugueses, para além de Mika e Cédric filhos de emigrantes.

Cumprimentos

nota:

A França tem todos os seus jogadores nascidos em território francês.

Portugal jogou com um nascido na portuguesa Bissau (mais dois suplentes, Lass e Baldé)

Maldita Clubite

Numa relação expectativas/resultados esta equipa é das melhores de sempre e jogam futebol do bom, daquele que não vive da inspiração momentânea de um qualquer "craque" cujo único mérito é ter encontrado o empresário certo.
Tem um treinador que não inventa e que percebeu que antes de querer dar espectáculo e marcar muitos golos tem de ter uma equipa que seja capaz de não deixar o adversário fazer o mesmo e só então depois, pensar em como ganhar os jogos, porque esta, ainda é a única maneira de se ganhar alguma coisa.
Misturar questões clubísticas, além de miopia intelectual é acima de tudo uma grande tristeza que este grupo de jovens não merece de todo.

PARABENSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sois uns tristes!! Grande jogo de Portugal!! Nao entendeis nada de futebol!!!

Falta dar parabens a esta equipa!!! Eles vao calando bocas!!!

Aproveitamento dos jogadores

Creio que, com a chegada a mais esta final de sub-20, iremos assistir a uma debandada destes jovens jogadores para o exterior. Deveria haver uma Lei que proibisse os clubes portugueses de contratarem mais do 5 ou 6 jogadores estrangeiros. É uma vergonha ver equipas portuguesas que de portuguesas só tem o nome

vi 45'..

..e volto a interrogar-me como é que esta equipa chega longe nesta competição.

Tudo à defesa e pontapé para frente, tal como tinha visto frente à argentina.

Os franceses lá foram tentanto mas raramente acertavam na baliza.

A verdade é que depois de tantos jogos sem sofrer golos e ir vencendo partidas até à final, tudo "conspira" para uma vitória de portugal na final. Nos pénaltis, pois claro.

"Tudo à defesa e pontapé para

"Tudo à defesa e pontapé para frente".

Não vás por aí, Zé. Há "tudo à defesa e pontapé para a frente" e há "boa organização defensiva, bloco baixo e futebol directo". A Selecção não está lá apenas por sorte ou porque tem conseguido bater bola com força. Há critério, há inteligência, há sentido colectivo e há muito princípio que se repete jogada após jogada. Isso é trabalho. Podemos ser humildes no nosso jogar porque não temos equipa para praticar outro tipo de futebol, mas há muita organização naquele conjunto...

Abraço

No fundo

jogam como podem, e fazem no bem... Um bom treinador adequa a sua equipa ao que pode fazer realisticamente falando

Evidente. Olha a Grécia, por

Evidente. Olha a Grécia, por exemplo... alguém duvida que aquela vitória em 2004 é de um mérito enorme? Que haviam eles de fazer perante tamanha diferença de qualidade face aos grandes candidatos? Jogar de igual para igual, a favor do espectáculo, e sair de fininho na 1ª fase? Não, claro que não. Foram realistas e apostaram no que tinham, organizando-se meticulosamente para aqueles 3 ou 4 aspectos particulares do jogo deles que os levou à vitória na competição. O mesmo faz agora Portugal...

sem duvida

Os italianos dominaram tudo a jogar de maneira pragmática....
não é um Dream Team,mas se vencerem este Mundial, é um feito enorme

Estes putos tiveram a

Estes putos tiveram a estrelinha da sorte! É verdade que têm valor, mas estiveram bastante intermitentes! Sorte que tiveram à fartura o que costuma faltar até na selecção A....eficácia!