E os Sub-20? | Relvado

E os Sub-20?

A prestação de Portugal no Mundial de Sub-20 mostrou que existe um futuro para além da geração de Cr
 
Mundial de sub-20: Portugal-Argentina
Lusa

A prestação de Portugal no Mundial de Sub-20 foi absolutamente notável. Mostrámos ao mundo, e a nós próprios, que existe um futuro para além da geração de Cristiano Ronaldo e Nani. A imagem de uma seleção combativa, bem preparada e inteligente na forma como foi encarando os jogos, conquistou-me. Sem tomahawks, sem cruzamentos de letra, sem fintas de encher o olho. Honesta e sem pretensiosismos. Uma seleção anti-vedeta, por assim dizer.

Não foi amor à primeira vista. Nem poderia ser. A fase de grupos levantou-me, desde logo, algumas dúvidas. Fomos cumprindo com serviços mínimos. O jogo dos oitavos-de-final, contra a “colossal” Guatemala, foi um bocejo e a espaços, intolerável de se ver. O ponto de viragem terá sido o jogo contra a favorita Argentina. A equipa nunca cedeu, mostrando garra e competência numa estratégia que viria a ser a sua imagem de marca. Controlar primeiro o adversário, minar o seu plano de jogo e depois começar a crescer na partida. A reviravolta incrível nos penaltis, momento de sublime superação de Mika, foi o despontar na prova, e o reclamar para si a atenção do mundo do futebol. Nas meias-finais, os irredutíveis gauleses foram dominados categoricamente. Da final amarga contra o Brasil, fica o sentimento claro de que merecíamos mais. Faltou-nos a “famosa” sorte do jogo dirão alguns. Verdade seja dita, comprometemos defensivamente, algo que ainda não tinha sucedido na caminhada até à final. Nada que manche, uma prestação em crescendo e a todos os níveis briosa.

A forma heroica como os jogadores se bateram até ao último minuto do prolongamento, foi para mim, motivo de enorme orgulho. Um exemplo de abnegação e empenho. Numa madrugada de emoções fortes, fica na retina uma exibição soberba (mais uma), do capitão Nuno Reis. Um esteio na defesa. Um nome a reter para o futuro. Não teria lugar, de caras, numa equipa do nosso campeonato? O seu empréstimo, de modo a poder jogar, a um clube do sofrível campeonato Belga, tem tanto de chocante como de vergonhoso. E que dizer de Nelson Oliveira? Este promissor ponta de lança, espécie rara no futebol luso, foi de todos, o que mais me impressionou durante a competição. Coube-lhe o papel ingrato de jogar sozinho na frente. Não se deixou intimidar, aterrorizando as defesas contrárias de forma impiedosa. Inteligente a segurar a bola, diabólico nas suas arrancadas e oportunista a rematar. Um diamante em bruto que deixou os principais clubes da Europa em alvoroço. O “Zlatan Ibrahimovic de Portugal”, como foi apelidado pelos simpáticos colombianos. Merece toda a sorte do mundo. Merece, sobretudo, que o deixem jogar para que evolua sem sobressaltos.

Terminada que está a competição, coloca-se agora uma questão óbvia. O que irá acontecer a estes atletas? Fica a ideia que regressam a um futebol que não os quer. Que retornam para um vazio competitivo. Condenados ao banco, tapados por “talento” estrangeiro, vendidos ao desbarato ou simplesmente emprestados, todos terão que ir em busca da sua sobrevivência enquanto profissionais. Triste fado este. Para alguns, a aventura no estrangeiro chegará mais cedo do que desejariam. A aposta feita na formação, resulta em desinvestimento na hora de passarem a seniores. Um contrassenso ridículo. Uma gestão ruinosa de recursos humanos. Um desperdício.

Serve este desempenho, para dar uma chapada de luva branca aos dirigentes do nosso futebol? O “grito do Ipiranga” para uma geração que se sente injustiçada... O simples facto de não ter havido uma cobertura televisiva no inicio da prova, diz muito da mentalidade reinante. “Não dá dinheiro. Os jogos passam tarde e não devem ir longe.” Pois bem, enganaram-se. Ao contrário da seleção sénior que muitas vezes demonstra tiques de vedetismo insuportáveis, estes jovens conquistaram a pulso, a medalha de prata.

Penso que devemos repensar a nossa relação com as seleções de base. Foram eles que nos fizeram sonhar durante os anos em que a seleção sénior desiludia. Habituaram-nos a grandes feitos e nós retribuímos com devoção e interesse. O recente afastamento por parte dos adeptos, resulta da ausência nas principais provas ou fracos desempenhos após qualificação para as mesmas. A falta de destaque, dada pelos media, também não tem ajudado. Este Mundial deve ser encarado como uma oportunidade para reatar esta relação. Como simpatizantes, podemos e devemos fazer melhor. Esta equipa teve o mérito de despertar em cada um de nós o orgulho pátrio, numa altura em que este anda ferido.

Honra seja feita, a Ilídio Vale e aos Sub-20.

(Pedro Mota é um adepto atento e especialista no fenómeno futebolístico)

Seleção:

Comentários [7]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Sub 20

Na verdade foi melhor a classificação que a produção, muito fraca, revelando em cada jogo a sua mediocridade, com táctica ultra-defensiva (Ilidio Vale + Rui Caçador = 0), que julgavamos há muito banida.
Em tempos tivemos nos campeonatos seniores um treinador que usava a mesma táctica. Se não sofrermos golos, só podemos empatar ou ganhar por 1-0. Era um tal de prof. Neca, que felizmente já não consta nos primeiros nomes. Ficaram agora estes dois (e Caçador já lá está há tempo demais), para ilustrar uma forma negativa do futebol.
Fiquei com um certeza. Vamos ter uma luta grande na baliza durante os próximos dez anos. Isto se o Benfica fizer com Mika o que o Sporting fez com Rui Patrício.
Mais um ano a rodar na Académica e João Pereira já tem substituto. Cedric defende bem, tem genica para ir à frente e remata bem.
Ao contrário do que afirma, a liga belga é muito competitiva, não sendo muito conhecida. E isso irá fazer bem a Nuno Reis, como aliás ficou demonstrado neste Mundial. Com as devidas distâncias lembra-me Humberto Coelho. Uma leitura de jogo muito boa, que lhe permite antecipar o lance e, mais importante, não fez uma única falta. Para um central de uma equipa que não sofreu golos até à final, é obra.
Também gostei de Luís Martins e de Mário Rui, com algumas possibilidades de vingar.
No meio, a presença de Danilo é impressionante, mas precisa de ter alguém a apoiá-lo logo que ganha a bola, pois ela atrapalha-o um pouco.
No ataque, percebendo a importãncia e o sacrifício de Nelson Oliveira, achei que ficou longe do que vale e, sobretudo, não penso que mereça o prémio. O avançado colombiano é de longe muito melhor. E já nem falo de James Rodriguez.
Grande desilusão para mim foi Sérgio Oliveira. Sem força, sem velocidade, apenas e só um mero corpo presente. E tanto que Portugal precisava dele ao seu nível.
O resto não me parece que tenham grande futuro no futebol, pelo menso ao nível dos três grandes.

Cristiano Ronaldo e Nani

Cristiano Ronaldo e Nani e nada têm a ver com este selecção. Estes são desequilibradores, estrelas por si só, a selecção não, completamente diferente.

sub 20

os sub 21 eram melhores .

A sua escrita

Gostei do que li. Mais uma vez um artigo de qualidade. Devo dizer que nem sempre concordo com o seu ponto de vista, mas gosto sempre de ler outras opiniões que não a minha. Devo também dizer que os seus artigos não são para qualquer 'maior' cabecinha que ande por aqui, que trocam critica ou comentário, por lavagem de roupa suja ou insultos desmesurados, tipicos de um recalcamento ressabiado com um péssimo conhecimento da lingua portuguesa. Pena que comentários não sejam para comentar e sim para insultar. Mas como digo, a qualidade da sua escrita não é básica e obtusa, daí não poder agradar a todos.

O que é ser especialista no

O que é ser especialista no fenómeno futebolístico? Treeeeeeeeeeeeeeeeeeeta
Os jogos do mundial no geral foram maus jogos de futebol.
Da nossa selecção salvaram-se o NOliveira O Mika e o Danilo - jogadores interessantes, não craques.
Uma coisa é obter um bom resultado, outra é fazer crer às pessoas que o grupo é formado por grandes jogadores- o que não é de todo verdade. Este mundial em termos de futebol jogado foi dos piores

Sim,estou de acordo com o

Sim,estou de acordo com o texto na parte do patriotismo mas para mim a seleção sub-20 foi uma réplica da seleção da Grécia no EURO 2004 ,essa mesmo que foi criticada por todos por ser defensiva demais sou sincero e acho que para ser campeão do mundo Portugal não merecia, vamos ver se estes jogadores com outra estratégia de jogo se vão adaptar(isto se jogarem em clubes grandes) o tempo dirá, não vejo lá ninguém que possa chegar a um nível mundial,espero estar errado mas é o que penso.

heroica escreve-se

heroica escreve-se heróica
Quanto ao texto em si, subscrevo ponto por ponto.
Engraçada a comparação do Nelson Oliveira com o sueco. É que de facto tem parecenças no jogo.