Selecção: JVP encostado? | Relvado

Selecção: JVP encostado?

 

Carrico diz: "Agostinho Oliveira justificou a não convocação de João Vieira Pinto para o jogo com a Escócia dizendo que o sportinguista ainda está em recuperação. Depois de cumprido o castigo, não deveria JVP voltar a ser chamado? Apesar da paragem, parece estar em bom momento! Estará JVP em condições de participar no Euro 2004? Ou acham que JVP começará a ser encostado a pensar no Euro 2004? Quem será o substituto natural do sportinguista?"

Seleção:

Comentários [70]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Em recuperação?????Isto é uma palhaçada

Esta é de morrer a rir. Sincermante...

Acho que ficaria melhor a Agostinho Oliveira dizer que não convocou JVP porque acha que ele terá poucas hipóteses de poder participar no Euro2004. Ou em alternativa ficar calado.

É que a acreditar nas palavras de A.Oliveira, o que se poderá dizer da convocatória de Nuno Gomes? Ele veio de uma lesão e fez apenas um jogo pelo Benfica (por sinal com golos é verdade). Mas isso será justificação suficiente? Não estará Nuno Gomes com mais "necessidade" de recuperar do que JVP? Acho que a resposta é clara...

Se calhar é por isto que A.Oliveira nunca teve hipóteses de facto em ser seleccionador de Portugal para o Euro2004. Uma completa desilusão esta opinião de Oliveira.

Saudações leoninas

Thy NightWolf

Não foi convocado nenhum lateral direito pq?

Acho que Agostinho Oliveira fez uma boa convocatoria em excepção á ñ convocação de Joao Vieira Pinto e de ñ ter convocado nenhum lateral direito...entao só se já souber a estratégia que o proximo selecçionador irá utilizar concerteza um sistema de 3 centrais!
Quanto ás estreias acho que tiago já merecia á algum tempo e que Ricardo Rocha merece esta oportunidade pela sua prestaçao no SLB .

Re:Não foi convocado nenhum lateral direito pq?

Conheço um Romeno que era bem capaz de discordar contigo...

Obrigado

O Sporting não precisa de arriscar lesões ou castigos. Os 4 meses já chegaram.

E ele não está ao melhor nivel.

E porque não?

Confesso que não me escandaliza minimamente que João Pinto possa vir a ficar excluído de qualquer futura chamada à Selecção Nacional.

Obviamente que se trata ainda de um dos melhor jogadores portugueses da actualidade, ainda com muito futebol para dar. Mas a verdade é que há outros valores que se levantam.

O que João Pinto fez foi bastante grave. Não só prejudicou o rendimento da equipa, como danificou a imagem de uma Selecção. Mas sobre isto já muito se disse e escreveu.

O que a mim mais me escandalizou e mesmo entristeceu, foi ver que João Pinto nunca teve a dignidade suficiente para pedir desculpas publicamente pelo seu acto irreflectido. Errar todos podemos, mas devemos pelo menos reconhecer que erramos. Seria a única atitude digna que João Pinto ainda poderia ter.

As convocatórias para a Selecção Nacional não podem ser cegas a estes acontecimentos. Passar uma borracha sobre este incidente é permitir que mais casos destes aconteçam. E não há que ter medo de assumir uma posição tão radical, por muito polémica e pouco consensual que ela seja. Há que respeitar princípios de ética. Estamos a falar da Selecção Nacional.

Re:E porque não?


O que a mim mais me escandalizou e mesmo entristeceu, foi ver que João Pinto nunca teve a dignidade suficiente para pedir desculpas publicamente pelo seu acto irreflectido. Errar todos podemos, mas devemos pelo menos reconhecer que erramos. Seria a única atitude digna que João Pinto ainda poderia ter.


Ia ser queimado na praça publica. Por vezes o silencio é mesmo o melhor.

Re:E porque não?

Mas não devemos ser responsáveis pelos nossos actos? Que exemplo é que João Pinto deu a todos os jovens que o admiram?
Estamos a falar de um homem, não de uma criança. Ao ser convocado pela Selecção Nacional, João Pinto passa a ter mais responsabilidades do que antes tinha. Ser um profissional de futebol ao nível de João Pinto não lhe dá só direitos, dá-lhe também deveres.

Re:E porque não?

Ok, ok, ok...

Mas esse princípio, então, deve ser aplicado a todas as figuras públicas... e não de modo especial aos jogadores de futebol!

Penso que é errado atribuir-lhes toda essa responsabilidade... até porque quem é que estabelece os valores éticos pelos quais ele se deve reger?
O Estado?
A Igreja (seja ela qual for)?
A Federação?
Os Relvinhas... lol

Devem responder perante as "leis gerais do país"... certo? Como qualquer cidadão...

Percebes o que quero dizer?

Se é verdade que eles têm uma grande exposição pública, se é verdade que são "modelos" para muitos jovens, por via dessa mesma exposição, acho que também é verdade que esse facto não deve pesar como "agravante" numa possível pena que recebam por um erro ou crime praticado!

Era como se eu fosse "pedir contas" à Kate Moss por haver muitas miúdas com anorexia... fiz-me entender?

A responsabilidades deles não é "ilimitada"... :)

Cumps

Re:E porque não?

Mas não achas que há um bom senso que não necessita obrigatoriamente de estar escrito?

Eu não peço modelos de cidadãos, mas há limites. Estamos a falar de um jogador que estava a representar a Selecção Nacional e que agrediu um árbitro a meio de uma partida importantíssima de uma Campeonato do Mundo. Um jogo que estava a ser transmitido para milhões de pessoas em todo o Mundo. Esse jogador, que envergava as cores do seu país aquando da agressão, não foi capaz de pedir desculpas pelo seu acto...

Mas se falas de respeitar apenas as "leis gerais" do País, então que façam uma lei que inibe um jogador que fez o que fez sem se sentir responsável de voltar a vestir as cores da Selecção Nacional.

Direito ou dever?

A "lei do bom-senso" é uma boa lei...:)

Esta questão não se resolve aplicando um esquema de "preto ou branco"... é que também há o "cinzento"!
Para finalizar: não sou muito radical quando se fala em JVP não voltar a representar a Selecção Nacional...

Por mim, depois de ter cumprido a pena que lhe foi imposta... fica tudo ao critério do Seleccionador!

Não defendo "castigos eternos e exemplares", tipo "pena de morte"!

Até por outro motivo: representar a Selecção Nacional é um direito ou um dever? Ou é as duas coisas? E em que proporções?

É que se é um "direito", até faz todo o sentido quando se fala em "castigo"... mas se olharmos pela perspectiva do "dever", as coisas já não são assim tão taxativas, pois não?
Penso que entendes onde quero chegar...

Cumps

Re:Direito ou dever?

Acho que mais do que um "direito" ou um "dever", deveria ser considerado uma "honra", ou um "privilégio". E quando o jogador não o considera desta forma é porque algo vai mal.

Mas para concluir, deixa-me dizer que nada me move contra o João Pinto. Considero João Pinto um dos melhores jogadores portugueses que até agora vi actuar, e espero sinceramente vê-lo em alto rendimento no meu Sporting.
O que me move neste caso é uma certa tendência para a desresponsabilização dos jogadores, só porque nos habituámos a admirá-los no relvado.

Se eu um dia destes me passar da cabeça e der um murro no estômago de um director da minha empresa, eu sou automaticamente despedido com justa causa. Até podia achar que a minha mão ficava bem no estômago do homem, mas naturalmente acabaria por reconhecer que tinha sido um erro. Obviamente que nunca mais poderia regressar a esta empresa e seria uma decisão justa. Estaria a pagar pelo meu acto irreflectido. Caber-me-ia em consciência reconhecer esse acto ou então calar-me e seguir com a minha vida. Na minha maneira de ver as coisas, apenas faria sentido reconhecer que tinha errado, para pelo menos poder seguir a minha vida com a consciência de que tinha feito tudo para atenuar o meu acto.

Re:E porque não?

Tá. Não vou discutir mais o caso JVP, já o fiz qb.
Só que compreendo o silencio dele. Foi o que ele escolheu. Pagou pelo erro dele, isso é que é importante, para não voltar a fazer.

Errar é humano, já perdoar...

"Vocês" pedem irradiações com facilidade de mais.

PS


Que exemplo é que João Pinto deu a todos os jovens que o admiram?


Eu ainda posso ser considerado jovem, acho que o JVP é um excelente jogador (diferente de o admirar), e não vou andar a bater ao árbitro nem aos velhotes na rua.

Acho que essa questão do "exemplo" é um bocado abusada. É o exemplo do Jardel, do JVP, do seilá-quem...

Acho que ambos deram exemplos do que não se deve fazer/b, e o JVP pagou pelo que fez com a suspensão. O Jardel "pagou" indirectamente ao não levar a sua avante (e mais uns tempinhos sem salário).

Re:E porque não?

Depois de ter lido algumas respostas acerca disto por parte do Nelson Pires, com as quais estou de acordo, gostava de ter perguntar o seguinte...

No caso do Sá Pinto, esse que terá sido mais grave pois foi contra a pessoa responsável pela Selecção, (logo poderia ser encarado, ainda que excessivamente, como um ataque à Federação), a tua opinião é igual? ou seja ele nunca mais deveria representar a Selecção Nacional... És contra a presença do Sá Pinto na Selecção?? Ou é só por ser o João Pinto??

Re:E porque não?

Estive mesmo para incluir o caso Sá Pinto no comentário anterior, mas acabei por não o fazer para me centrar só no caso mais recente.
Mas em relação a Sá Pinto tenho exactamente a mesma opinião. Concordo que foi uma situação ainda mais grave, e na minha opinião Sá Pinto nâo deveria voltar a representar a nossa Selecção.

Eu sou totalmente contra a ideia de que o aspecto desportivo se deve sobrepor ao aspecto ético. E no fundo é apenas disso que se trata.

Re:E porque não?

Ok, está esclarecido...

Re:E porque não?

Outra opinião muito respeitável... :)

A mim o que me custa, no que à Selecção Nacional diz respeito, é que, na maior parte dos casos, sejam (só) os jogadores a pagar pela "bandalheira" em que aquilo se torna, pelo menos de vez em quando!
Ou seja: o jogador que erra "paga pelo erro"... mas quem tem responsabilidades, em última instância, "sacode a água do capote" e... mais do que isso, até lhes é dada "carta branca" para continuarem a errar impunemente!.

Digo-te o que disse ao Hélder Postiga há poucos dias: eu acredito em "segundas oportunidades"... quando, (e parafraseando o g0ga), a pessoa se mostra merecedora dela...

Cumps

Re:E porque não?

Concordo totalmente contigo.
Só acho que uma coisa não implica a outra. Existem maneiras mais válidas de os jogadores mostrarem o seu descontentamento com a tal bandalheira que os rodeia, nomeadamente denunciando-a, como fez Figo.

Obviamente que se me dessem a escolher entre manter João Pinto na Selecção ou manter Madaíl, dizia adeus a Madaíl sem pestanejar. O prejuízo causado por Madaíl à nossa Selecção é (e infelizmente ainda vai a meio), no meu entender, bem mais grave que o de João Pinto.

Re:E porque não?

(...)"Existem maneiras mais válidas de os jogadores mostrarem o seu descontentamento com a tal bandalheira que os rodeia, nomeadamente denunciando-a, como fez Figo"(...)

Tudo bem... mas não deves comparar uma coisa com outra, pois pertencem a níveis diferentes... ou seja, o JVP agiu num impulso, "a quente", durante o jogo... o Figo teve meses para reflectir... lol

Mas sabes que as críticas dos jogadores normalmente não são muito bem vistas, por vários motivos!

Aqui mesmo no Relvado houve (tem havido) grandes discussões sobre isso, sobre as críticas do Dimas (ao Boloni e não só), do Paulo Bento (ao Boloni e logo após o fim do jogo no Mundial)... e nunca se chega a um consenso!

E viste bem as reacções às palavras do Figo, no país inteiro...:)

Normalmente as pessoas dizem que os jogadores devem falar nos "lugares próprios", no "balneário", no "interior do grupo", etc.
Também se diz que os jogadores estão lá para jogar... e "mainada"!

Será que alguém "liga mesmo" ao que eles dizem? Raramente, creio eu...

Cumps

Re:E porque não?

Mas eu não me insurjo contra o acto irreflectido de João Pinto, apesar de ser condenável a toda a prova. Insurjo-me sim contra o "pós-acto". João Pinto também teve muito tempo para se desculpar publicamente, mas nunca o fez.

Sobre o que os jogadores dizem ser ou não ouvido, acho que a culpa disso mesmo tem muito a ver com os próprios. Quando se ouve um jogador falar, ouve-se meia-dúzia de frases feitas já repetidas vezes e vezes sem conta. É normal que depois se desvalorize o que um jogador tem para dizer. Mas realmente isso seria assunto para um outro tópico.

Re:E porque não?

Tens razão... não tarda nada "ouvimos" bocas sobre a utilização que estamos a dar a este site...lol

Uma última nota sobre o assunto:
o JVP, depois de praticamente ter sido "queimado" vivo, achou melhor calar-se (eu faria o mesmo), até para deixar a Fifa julgar o caso "sossegadamente"... ele falou onde tinha de falar!

Em entrevista ao jornal "Sporting", explicitamente, ele já assumiu o erro!
Se pediu desculpa?! Penso que implicitamente já o fez... de certo modo.. porque reconhecer publicamente que se errou pode ser considerado "um pedido de desculpas!"

Mas deixo uma pergunta: depois dos castigos dos jogadores após o Euro 2000, eles pediram desculpa "ao povo português"?
Sinceramente não me lembro se sim ou não... e sou feliz na mesma! :)

Cumps

O João Pinto...

quanto a mim poderá já não ter lugar no Euro 2004... E passo a explicar porquê:

Conforme se sabe sempre foi difícil arranjar uma posição para o João Pinto jogar na Selecção, não se sabia bem se era avançado, se era médio, se era apoio ao ponta-de-lança... Hoje em dia com a quantidade de jovens valores que têm vindo a surgir para todas as posições de ataque (e com posições bem definidas em campo!!), penso que cada vez mais quem vier para seleccionador terá de apostar nesse tipo de jogador...

Agrava a situação a idade do jogador na altura, penso que os jogadores mais jovens vão começar a ganhar as suas posições na Selecção, e naturalmente irão haver afastamentos. Será o João Pinto ainda tão desiquilibrador nessa altura?? é difícil de saber...

No entanto se na altura ainda fôr de facto uma mais-valia para a Selecção, espero que seja convocado, agora se continuarmos a ver convocatórias só pelo prestígio, não vale a pena acreditar...

Já se sabe que é sempre bom ter uma pessoa com tanta experiência na equipa (único campeão do mundo juniores 2 vezes!!)... Esperemos que em 2004 esteja na mesma forma que esteve no campeonato do ano passado, pois caso contrário é capaz de já não ter lugar reservado...

Re:O João Pinto...

E está tudo dito...

JV Pinto continua a ser importante na selecção...

Sendo o lugar de médio atacante uma das maiores lacunas na formação de jogadores em Portugal penso que o JV Pinto ainda vai ter muito para dar à selecção de todos nós.
Não conheço de momento outro jogador Português tão difícil de parar, que ganhe tantas faltas à entrada da área, tantos penáltis e que centre e faça assistências como o JV Pinto continua a fazer.
Com isto não quer dizer que o JV Pinto seja um dos seleccionados para o Euro 2004, a meu ver ele nunca iria ser chamado. O que quero dizer é que neste momento não se tem de fazer uma revolução em termos de jogadores na selecção. Já basta existir a revolução do treinador e a revolução da FPF. A tão falada renovação vai existir e deixem crescer alguns bons médios atacantes que andam por ai que um deles vai ser aproveitado a seu tempo.
Vamos ter calma e apesar de o JV Pinto ter feito o que fez não somos ninguém para o julgar, estava quente e podia acontecer a qualquer um de nós...

Re:JV Pinto continua a ser importante na selecção.

Além de concordar contigo, só tenho a acrescentar, "PARA BEM DO ESPÉCTACULO O JVP MERECE JOGAR"

Saudações desportivas

Re:JV Pinto continua a ser importante na selecção.

(...)"Vamos ter calma e apesar de o JV Pinto ter feito o que fez não somos ninguém para o julgar, estava quente e podia acontecer a qualquer um de nós"(...)

Penso exactamente a mesma coisa!
Mas... caro Manchesterfan... acho que poderás ter alguns "problemas" aqui no Relvado por dizer isso...:)

Aproveito para te comunicar (porque ainda não o fiz - e isto tem a importância que tem!) - que considero a tua "prestação" de muito bom nível...:)

Parabéns... e continua assim!

Cumps

Re:JV Pinto continua a ser importante na selecção.

Obrigado caro Nelson

Os artigos que submeto e os comentários que faço não servem mais do que para tentar melhorar um pouco aqui o nível deste excelente website.
Acho que quem está à frente dele merece...
Um abraço e obrigado pela força, só à menos de um mês conheci o website e já tou "viciado"...
:p

Re:JV Pinto continua a ser importante na selecção.

Caro Nelson,

Então?!
Agora não percebo! Tão prontamente a criticar alguns comportamentos que ficam a anos-luz do de JVP... e agora a tomar essa posição?
Os acontecimentos têm gravidade. É um facto e ninguém pode negar!
Que já pagou por isso... é outra verdade! Já merece paz!

Só uma coisa: critério uniforme!

Espero encontrar-te no #Relvado ( tem sido dificil aparecer regularmente ) para debatermos essa questão, ok?! :)

Como estão a correr as coisas? ( sabes do que estou a falar! )

Abraço!

Re:JV Pinto continua a ser importante na selecção.

Caro Carrico:

o meu critério mantém-se:
criticar, sim... condenar "eternamente", não!
Depois de cumprida a pena... oportunidade ao homem de se redimir! :)

Tenho "filosofado" muito sobre o assunto, ultimamente...como já deves ter lido!

Sabes que nos casos de agressão que tenho criticado nunca leste, para além da exigência dum castigo, que eles fossem castigados "ad eternum"...

Quanto ao resto... tudo bem! :)

Cumps

Re:JV Pinto continua a ser importante na selecção.

Então já estamos acertados! :)

Só estranhei porque percebi que não culpavas JVP por este estar "a quente"!

Como já tinha referido... o jogador já merece paz! Já pagou pelo que fez!

Saudações Azuis e Brancas!

PS- Estou ansioso para rumar às Antas!